Autor Tópico: O que acham desses preços?  (Lida 6802 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #15 Online: 25 de Junho de 2008, 18:57:48
Senhores, só mais uma dúvida. No caso da diária, há alguma restrição ao uso da imagem? Ou se o cliente quiser vender, usar em publicidade, etc, tá valendo?

Abraço!
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2008, 21:01:12
Pessoal, valeu pelas dicas!

Conversei agora a tarde com o pessoal, vai ser um dia inteiro, manhã e tarde e ele quer dar o CD pro pessoal da escola, como parte do "pacote" do aulão, que é numa praia durante o final de semana.

Razinva, vou procurar uma referência pra essa matéria, mas R$ 50 por CD só compensaria se tivesse pelo menos uns 6 alunos pra comprar o CD. Quanto à proteção, tenho minha proteção tabajara, com plástico cristal :D

Achei que vocês iriam achar legal a opção 1, é menos caro pro pessoal da escola e eu posso ganhar o mesmo valor vendendo as fotos e seria um primeiro passo com o cliente.

Obrigado mais uma vez!

Beleza, olha o valor tb achei muito baixo, só compensaria se vendesse o cd, garantida a compra, pra cada aluno, o que deu pra entender na reportagem. Vou fuçar aqui, ver se é da sua cidade. 
ABcs!!
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #17 Online: 25 de Junho de 2008, 21:17:44
Kergi,

Se reparar na minha assinatura eu trabalho com fotografia esportiva, mais precisamente fotografo corridas de rua. Trabalhava para um site gringo e desde o começo deste ano estou em carreira solo, pois sou ex-corredor e como por motivos de saúde não posso mais correr, acabei aliando as duas paixões e assim como muitas pessoas desse meio me conhecem ficou mais fácil "fazer a clientela".

Em relação à preços só posso te dizer que é impossivel cobrar um valor alto dos participantes de um evento. No seu caso o surfista e no meu o corredor. Eu comercializo apenas o arquivo digital em média reolução para que o participante possa ampliar até 20x30 com tranquilidade. Os concorrentes comercializam as fotos impressas, mas eu por conhecimento dos anseios de boa parte dos atletas, vendo apenas o digital e deixo o cliente à vontade na sua utilização.

Agora, no envio das fotos deixo claro que a utilização para fins comerciais e publicitários depende de autorização prévia.

Acho que se fizer a venda do arquivo em média, poupará trabalho de revelação, envio e aumentará seu lucro líquido.

Boa sorte!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #18 Online: 25 de Junho de 2008, 22:45:51
Chello,

Em relação à preços só posso te dizer que é impossivel cobrar um valor alto dos participantes de um evento.
Você acha R$ 15,00 caro?

Acho que se fizer a venda do arquivo em média, poupará trabalho de revelação, envio e aumentará seu lucro líquido.
Concordo, vai dar bem menos trabalho. Mas nesse caso aí o cliente, que no meu caso é a escola, recebe as fotos em baixa?

Conversando aqui com minha namorada ela cortou logo, dizendo: "Tu acha que se mandar essas fotos em baixa o pessoal vai comprar de ti pra imprimir? Se o pessoal manda imprimir até foto de celular e acha que tá bom! E muitos nem vão imprimir."  :D

Valeu a dica Chello  :ok:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #19 Online: 25 de Junho de 2008, 23:35:32
Você acha R$ 15,00 caro?
Não acho caro 15,00. Achei caro o valor de 30,00 e 60,00 que vc mencionou no começo.

Concordo, vai dar bem menos trabalho. Mas nesse caso aí o cliente, que no meu caso é a escola, recebe as fotos em baixa?

Conversando aqui com minha namorada ela cortou logo, dizendo: "Tu acha que se mandar essas fotos em baixa o pessoal vai comprar de ti pra imprimir? Se o pessoal manda imprimir até foto de celular e acha que tá bom! E muitos nem vão imprimir."  :D

Valeu a dica Chello  :ok:
O que eu sugeri é o que faço que é vender os arquivos em média resolução, caso o cliente seja o participante individual. Assim, ele poderá fazer uma impressão de até 20x30 sem problemas.
No caso de o cliente ser a escola e você for cobrar a diária como sugerido pelo Guto, ai os arquivos tem que ser em alta na minha opinião.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #20 Online: 26 de Junho de 2008, 15:31:50
Beleza Chello

Vou mandar um orçamento, mas vou baixar o preço pois os R$ 600 propostos ficou muito fora da realidade da proposta.

Mando resultados :)

Valeu pessoal
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #21 Online: 26 de Junho de 2008, 15:32:01
Olha, eu concordo com quem falou aí que nego manda imprimir até foto de celular, eu sei disso porque outro dia desses vi uma foto horrorosa com uma qualidade sofrível, toda pixelada lá em casa e descobri que minha cunhada mandou imprimir a foto do celular!!
Qualidade pra o leigo é qualquer coisa. Aliás, se forem crianças os alunos da escolinha de surf, a imagem em baixa resolução pra eles serve bastante pra botar no orkut, no msn, no blog ou em qualquer outra coisa dessas que pra eles tá bom. Criança e adolescente hoje em dia não liga pra foto em papel, pra eles o que importa é ter uma "fotinha digital" pra postar em alguma comunidade deles ou mandar pros amigos verem. Foto pros mais novos é algo super volátil...é aquele momento e acabou, passou aquele momento eles apagam as fotos e pronto, tira novas e a coisa anda!
O ideal seria realmente já entregar um CD pra cada um com todas as fotos em qualquer resolução e por um preço fechado.
Não adianta cobrar caro, porque provavelmente eles já não estão pagando muito pelo curso, quem dirá por um CD com as fotos dele.
A única experiência que eu tive neste sentido, foi quando eu fui surfar no Hawai, um fotógrafo profissa fez umas 20 fotos minhas, colocou num CD todas em alta resolução e ainda me deu uma ampliação de 20 X 30 por U$30,00.
Infelizmente este mercado é isso aí. Cobrar 600 reais pela diária só se for fotógrafo contratado para um campeonato, porque nem o dono da escolinha ganha isso!
Abraços.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #22 Online: 26 de Junho de 2008, 16:16:38
gfranco, obrigado pela resposta, bom ponto de vista

Ontem pensei como você e por isso comentei em baixar o preço. Nesse caso, se fossem 15 alunos e cada um pagasse R$ 30 por CD, eu já saía bem com R$ 600  ;)

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #23 Online: 26 de Junho de 2008, 17:18:11
Legal Kergi, eu acho bacana esse raciocínio. Você ganha pouco por aluno, mas no montante total, acaba ganhando o mesmo que uma boa diária!


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2008, 18:36:01
Ih pessoal, só atualizando. Como eu esperava, e acho que vocês também, a proposta não foi aceita, mas os requisitos diminuíram, vai ser só uma sessão pela manhã e vou ver se faço um preço mais bacana.

A proposta inicial foi de R$ 300 com 2 sessões manhã e tarde. Só que a galera da escola quer levar 18 alunos e vai cobrar só R$ 40 pra cada com diária na pousada e 1 aula inclusa, e esperam incluir as fotos nesse valor  :eek: Não sei como é que eles vão ganhar dinheiro assim, até comentei isso hoje com eles  :shock:

Agora vou pensar no que fazer, tipo R$ 180 com as fotos em baixa com meu site em marca d'água, quem quiser alguma em melhor resolução tento espremer alguma coisa com cada aluno. Não é bem o que eu esperava, mas acho que como 1a experiência é válida, e como tá chegando as férias vou acabar fazendo fotos individualmente no horário das aulas da galera.

Eita, ficou enorme o post  :D

A única coisa boa agora é que vou lá na praia de manhã fazer fotos e vou aproveitar a tarde pra cair na água.  :assobi:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2008, 18:47:49
Ih pessoal, só atualizando. Como eu esperava, e acho que vocês também, a proposta não foi aceita, mas os requisitos diminuíram, vai ser só uma sessão pela manhã e vou ver se faço um preço mais bacana.

A proposta inicial foi de R$ 300 com 2 sessões manhã e tarde. Só que a galera da escola quer levar 18 alunos e vai cobrar só R$ 40 pra cada com diária na pousada e 1 aula inclusa, e esperam incluir as fotos nesse valor  :eek: Não sei como é que eles vão ganhar dinheiro assim, até comentei isso hoje com eles  :shock:

Agora vou pensar no que fazer, tipo R$ 180 com as fotos em baixa com meu site em marca d'água, quem quiser alguma em melhor resolução tento espremer alguma coisa com cada aluno. Não é bem o que eu esperava, mas acho que como 1a experiência é válida, e como tá chegando as férias vou acabar fazendo fotos individualmente no horário das aulas da galera.

Eita, ficou enorme o post  :D

A única coisa boa agora é que vou lá na praia de manhã fazer fotos e vou aproveitar a tarde pra cair na água.  :assobi:


É Kergi, aos poucos você vai chegando num valor razoável para você e para eles. Porém, não me leve à mal mas como o Guto já disse em outro tópico de clientes "chorões" assim eu acabo fugindo! rsrs

Abs e boa sorte!

PS: Êêêê vidão hein? A praia bem ao alcance à qq hora do dia.. rs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #26 Online: 05 de Julho de 2008, 23:20:29
É, realmente não dá, propus R$ 150 por 80 fotos em 800x600, já na camaradagem. Mas pediram fotos "ilimitadas" e com melhor qualidade. Aí não vale a pena de jeito nenhum, nem pra quem tá começando.

Vale mais fazer as fotos na praia e disponibilizar no site pro pessoal, só a título de divulgação mesmo  :)

Valeu a discussão pessoal  :ok:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2008, 23:51:07
Meu amigo Kergi!

Desculpe mais uma vez, mas faz bem em fugir de "clientes" desse tipo!

Desvalorizar demais o teu trabalho, tua dedicação com aprendizado, teu gasto com equipamento, teu tempo fotografando.. tem um limite!

Muitos outros negócios vantajosos e que te paguem o justo aparecerão para você, tenho certeza!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #28 Online: 22 de Julho de 2008, 15:21:26
gfranco, obrigado pela resposta, bom ponto de vista

Ontem pensei como você e por isso comentei em baixar o preço. Nesse caso, se fossem 15 alunos e cada um pagasse R$ 30 por CD, eu já saía bem com R$ 600  ;)



Kergi, você já calculou o seu custo real? R$600,00 reais parece razoáel mas você tem que colocar no papel realmente o que você gasta mensalmente, coisas do tipo: depreciação do seu equipamento, transporte, sua internet, CD´s, depreciação do seu computador, você mora sozinho? Seu aluguel é seu escritório então é custo também, alimentação, etc...É difícill colocar essas coisas como custo mas você só vê que é preciso quando você percebe que não está conseguindo evoluir com o seu trabalho por causa de grana e mal consegue viver disso.

Numa boa, desculpa a siceridade, vender suas fotos em CD é diminuir o seu trabalho e é engessar a sua criatividade. Procura outros meios de se diferenciar, por exemplo, nas escolinhas de surf para crianças: faça uma montagem em Fotolivros, deixa os pais acompanhando o trabalho que você está fazendo pela internet (com login e senha), enriqueça os fotolivros com  ilustrações, poesias, etc... Isso você agrega valor ao seu trabalho...Colocar o seu trabalho em CD diminiu o valor do seu trabalho para os olhos de qualquer cliente.

Outra coisa: sempre capriche na pós-produção. Muitas vezes é a única maneira de superarmos algumas limitações $$$ de nossos equipamentos.

Abraços e boa sorte.
« Última modificação: 22 de Julho de 2008, 15:26:06 por rodrigofaria »


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #29 Online: 23 de Julho de 2008, 17:19:12
Oi Rodrigo, boa colocação, seguem os comentários  :ok:

Kergi, você já calculou o seu custo real?
[...]
difícill colocar essas coisas como custo mas você só vê que é preciso quando você percebe que não está conseguindo evoluir com o seu trabalho por causa de grana e mal consegue viver disso.
No meu caso, não vivo disso. Imagino então que meus custos vão se limitar ao equipamento + seguro + descolamento. É duro incluir todos esses custos que voce comentou quando a foto não é nem sua renda secundária. Concordo plenamente que tem que ser feito do modo que você comentou.

Numa boa, desculpa a siceridade, vender suas fotos em CD é diminuir o seu trabalho e é engessar a sua criatividade. Procura outros meios de se diferenciar, por exemplo, nas escolinhas de surf para crianças: faça uma montagem em Fotolivros, deixa os pais acompanhando o trabalho que você está fazendo pela internet (com login e senha), enriqueça os fotolivros com  ilustrações, poesias, etc... Isso você agrega valor ao seu trabalho...Colocar o seu trabalho em CD diminiu o valor do seu trabalho para os olhos de qualquer cliente.
Massa. Mas pro fotolivro você pensaria em quantas fotos? A idéia é ótima, até pensei em imprimir fotos maiores como naqueles scrap-books (sei lá como escreve), pra entregar avulso e não no fotolivro, pois o custo sobe demais pra esse tipo de trabalho.

Obrigado pela dica!


Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos