Autor Tópico: Nikon D40 e previsão de profundidade de campo  (Lida 3632 vezes)

Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:12:28
Senhores,

Estou fazendo minhas investigações e me deparei com essa dúvida. A D40 realmente não tem previsão de profundidade de campo? E como ainda não tenho uma DSLR, qual sua importância? Realmente faz falta? Grato a todos.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:52:12
Olha, como eu só tenho câmeras antigas de filme e nem todas tem preview de profundidade de campo, eu considero um recurso que não é fundamental. Está certo que o preview de profundidade de campo dá alguma agilidade, mas ele também tem seus problemas.

Por exemplo, em lugares onde a iluminação não é muito boa, o preview (às vezes também chamado de botão de stop-down metering, pois permite que câmeras modernas fotometrem com lentes mais antigas) deixa o visor tão escuro que mais atrapalha do que ajuda.

Ter controle fino sobre a profundidade de campo nem sempre é um fator crítico. Às vezes você só quer desfocar um pouco o fundo em um retrato, então um chute (e a prática aprimora esses chutes) resolve. Há situações onde um controle maior é importante. Por exemplo, digamos que você esteja fotografando uma multidão, em que as primeiras fileiras são ocupadas por personalidades que você quer destacar. Assim, você pode usar o preview de profundidade de campo para delimitar o foco apenas, aproximadamente, na área em que se encontram as pessoas importantes.

As câmeras manuais, antigas, possuem uma escala de profundidade de campo que pode ser verificada no anel de foco da objetiva, assim o preview no visor não é tão necessário, ainda que em algumas situações seja mais prático.

No meu caso, e para as fotos que eu faço, confesso que não uso nem a escala, nem o preview. A prática deixou o meu olho treinado, ainda mais fotografando com filme, sem poder errar muito. Com digital, ao menos em fotos posadas ou estáticas, você sempre pode dar um segundo clique.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 14:39:42
Mesmo tendo O botão para poder avaliar a profundidade de campo acho mais prático, quando necessário, fazer uma foto e avaliar o resultado no LCD. Nas máquinas mais atuais então é mais fácil ainda já q os monitores já são bem grandes e vc ainda pode ampliar a imagem na tela. Com o tempo e prática nem isso vc vai mais usar...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 16:30:10
drbambei,

Realmente ela não tem...

Inclusive eu nunca tive a oportunidade de saber como funciona esta função....e tenho curiosidade.

Como aparece esta previsão no visor? O que mecânicamente ela faz para mostrar no visor?

Obrigado


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 21:37:42
Simplesmente o diafragma é colocado na abertura que vc setou sem disparar a máquina, então no visor vc vai ter a imagem com o diafragma fechado para a abertura especificada. COm aberturas pequenas o visor vai ficar bem escuro e isso nestes visores pequenos é um problema para se avaliar a profundidade de campo. Com aberturas maiores o visor fica obviamente mais claro, mas mesmo assim difícil para avaliar a PC.
A avaliação da profundidade de campo neste caso é no visual, não tem nenhuma representação gráfica ou numérica. Efeito parecido (e melhor) é vc fazer uma foto e avaliar a imagem no monitor...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 21:54:04
Simplesmente o diafragma é colocado na abertura que vc setou sem disparar a máquina, então no visor vc vai ter a imagem com o diafragma fechado para a abertura especificada. COm aberturas pequenas o visor vai ficar bem escuro e isso nestes visores pequenos é um problema para se avaliar a profundidade de campo. Com aberturas maiores o visor fica obviamente mais claro, mas mesmo assim difícil para avaliar a PC.
A avaliação da profundidade de campo neste caso é no visual, não tem nenhuma representação gráfica ou numérica. Efeito parecido (e melhor) é vc fazer uma foto e avaliar a imagem no monitor...

Perfeito Luzio,

Agora entendi o que é feito mecânicamente.

Obrigado


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 22:01:03
Acho que o Francisco disse tudo.
Numa DSLR, em que vc tem a possibilidade de ver o dof imediatamente no LCD depois de bater a foto, esta função é quase uma redundância. Basta fazer a foto com outra abertura.
Eu tenho DoF preview na AE1 e já tentei usar esta função mas não achei o resultado satisfatório.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 13:28:32
Obrigado a todos, esclareceu bastante! Artigo fantástico Paulo, obrigado. Mas realmente, tudo que ele falou no artigo pode ser feito do modo que vocês disseram: bate a foto e olha o resultado.
Vi que a D40 também não tem o bracketing. Não é essencial, pode ser feito na mão. Mas uma HDR já fica mais difícil, não é? Abraços.


http://www.naturephotographers.net/articles0905/rb0905-1.html


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:20:56
Vai ter de fazer manualmente. Eu nunca usei no meu tipo de foto, mas se vc pretende fazer deve avaliar a possibilidade de comprar outra máquina que tenha esta função.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 16:30:33
Tenho o botão de DOF na minha KX de filme e acho fundamental para fotos de objetos próximos etc.

Uso ele junto com aquela região central do visor que ajuda a focar e ainda varro toda a foto pra ver o que tá focado e não. Assim sei exatamente o que vai sair.

Porém no viewfinder dessas digitais tamanho APS a imagem no visor é bem pequena... ruim até de focar. Acho que até por isso o botão de DOF perde o sentido.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 16:32:49 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Barone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
    • http://www.barone223.multiply.com
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 15:16:56
Acabei de sair de uma prosumer e comprar uma pentax k10d,putz , como estou apanhando com esse tal de dof, até pegar a pratica tenho que clicar muito.........uma dlsr desfoca até pensamento...e o pior que de vez em quando perco algumas fotos porque no visor parece que está tudo dentro do foco, mas quando abro no lcd, volta e meia aparece algum sujeito meio desfocado :( :(
Pentax K10d
Pentax SMC P-DA 18-55mm f/3.5-5.6


Barone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
    • http://www.barone223.multiply.com
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 16:06:08
Acabei de sair de uma prosumer e comprar uma pentax k10d,putz , como estou apanhando com esse tal de dof, até pegar a pratica tenho que clicar muito.........uma dlsr desfoca até pensamento...e o pior que de vez em quando perco algumas fotos porque no visor parece que está tudo dentro do foco, mas quando abro no computador, volta e meia aparece algum sujeito meio desfocado :( :(
Pentax K10d
Pentax SMC P-DA 18-55mm f/3.5-5.6


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #13 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:03:23
Obrigado pela participação de todos.

Acabei de sair de uma prosumer e comprar uma pentax k10d,putz , como estou apanhando com esse tal de dof, até pegar a pratica tenho que clicar muito.........uma dlsr desfoca até pensamento...e o pior que de vez em quando perco algumas fotos porque no visor parece que está tudo dentro do foco, mas quando abro no lcd, volta e meia aparece algum sujeito meio desfocado :( :(