Autor Tópico: Macro fotografia  (Lida 2472 vezes)

Zabot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • Esse eh o meu texto pessoal! rsrs
Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:07:36
Ola pessoal,

Comprei uma Nikon D80 faz 4 dias e estou tentando aprender a fotografar.. veio com uma lente tamrom 75-300 e um tamron 28-80mm.

Enfim tentei fazer algumas macro e nao entendo porque nao da?  A maquina nao foca quando esta muito proximo ao objeto, somente quando estou a uma distancia de 1,5 metros, eu li nas especificacoes q o foco minimo é essa distancia. Mas me digam como entao se faz fotos Macro??? Sóh se tiver uma lente especial para fotografar em macro?? E outra coisa.. mesmo eu focando certinho e tal.. eu apertava para tirar a foto e maquina nao tirava nada. Eu escolhi no eskeminha da maquina aquela Florzinha que ate onde eu sei representa macro. E tentava bater fotos mesmo de longe e focando corretamente e a maquina nao fazia nada. Apertava e nao tirava fotos. Porque?

Eu sei que as minhas perguntas sao estúpidas para voces  :doh:, e voces devem estar dando muita risada lendo  :hysterical:, mas eu adoro fotografia... nao sei bater fotos ainda .. mas eu sei e gosto de admirar boas fotos. Comprei a maquina para tentar aprender.. se puderem me ajudar por favor  :ok:

Abacao a todos
NIKON D80


Zabot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • Esse eh o meu texto pessoal! rsrs
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 16:12:46
obrigado a todos pela cooperacao  :clap:
NIKON D80


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 16:13:20
Se não estiver na distância apropriada para a lente fazer foco vc vai apertar o botão e não vai acontecer nada mesmo.
Tem lentes que permitem fazer foco mais perto do objeto e outras bem mais longe. Depende da lente.
As lentes q vc está usando não são adequadas para macrofotografia e, aproveitando, também não tem uma boa qualidade ótica.
A Tamron tem a lente 17-50 DI que permite uma grande aproximação do objeto fazendo foco e permitindo o disparo porém não chega a ser macro. Seria mais um close.
As opções seriam a compra de um lente própria para macro ou a compra de uma lente de boa qualidade ótica e um filtro close-up para colocar nesta lente. Assim vc garante uma boa qualidade ótica. Os filtros Close-up são bem baratos e oferecem boa qualidade para que que se aventurar em fotos de detalhes.
A primeira coisa que sugiro a vc é que esqueça estes modos automáticos Vc deve saber usar os ajustes manuais e semi-automáticos. Para isso vc tem de aprender os conceitos básicos de operação de um reflex e o que os vários ajustes fazem e os resultados.
Aqui mesmo no fórum (ou mesmo na internet) vc consegue tutoriais e manuais sobre conceitos básicos de fotografia. Não deixe de ler e aprender pois são muito importantes. Depois leia sobre conceitos de macrofotografia.
Tem muita coisa para vc ler e entender. Nem dá para te explicar num tópico.
Seja bem vindo e bom aprendizado e estamos aí para dúvidas mais específicas. Abração.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Zabot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • Esse eh o meu texto pessoal! rsrs
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 20:47:23
 :clap: Obrigado Luzio.

Tava agoniado ja sem entender cara, sim vou tentar realmente a estudar e usar a maquina manualmente.
Eu comprei filtros UV e Polarizador . e tambem um filtro (se é que é chamado de filtro) WIDE. para as fotos ficarem mais wide (largas). Junto com esse filtro wide tem junto acoplado junto um "Macro" eu consigo retirar esse Macro desse filtro wide, porem o macro nao cabe em nenhuma das minhas lentes, apenas o filtro Wide cabe na minha lente 28-80mm .
Daí outra pergunta, nao estou entendendo... essa lente wide tem que ser usada junto com esse "MAcro" ? ou nao?

1) se forem usados juntos ela cabe na minha 28-80mm.

2) se nao forem para ser usados juntos esse macro nao cabe em nenhuma lente minha, eh mto pequeno. nao cabe em nada.

Mais uma pergunta de quem nunca viu maquinas na frente rsrs... mas sou obrigado a perguntar porque eu moro em Londres inglaterra, nao conheco ninguem aqui q faz fotos, to aprendendo sozinho, via internet algumas coisas. Por isso to postando essas perguntas. Agora que voce falou desse filtro Macro q eu me lembrei, deve ser esse entao q eu tenho, ou nao?

Abracos e obrigado!!!!!  :)
NIKON D80


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 22:39:45
Nem conheço filtro Wide e ainda mais que venha com um close-up atachado nela. De qualquer forma me parece incoerente usar os dois juntos.
Cada lente tem uma medida específica de rosca para acoplar os filtros e eles devem ser comprados na medida certa para a medida. Pode se dar sorte e ter 2 ou mais lentes q usem filtros da mesma medida então vc pode compartilhar. Existem adaptadores para fazer com q um filtro maior possa se usado numa lente de diâmetro de filtro menor (um anel de redução). Já o contrário, usar um filtro menor numa lente de diâmetro maior causa interferência na imagem, por motivos óbvios.
Os filtros para close-up costuma interferir na qualidade da imagem e caso sejam usados é preferível  que sejam usados com lentes de boa qualidade ótica, como a Tamron 17-50 2.8 ou uma lente q não seja zoom. Isso para manter uma boa qualidade ótica.
Caso queira bater papo podemos usar o Mesenger com microfones (detesto ficar digitando) ou se for do Rio por tel te passo algumas dicas.
Abraço.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Zabot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • Esse eh o meu texto pessoal! rsrs
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 06:15:49
zabot168@hotmail.com

esse é meu msn.

Adiciona eu aí.

Eu moro na Inglaterra.

Abracos e obrigado
NIKON D80


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 13:54:53
 :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:15:09
Zabot, tudo bem?

Eu não entendo pq os fabricantes de lentes  colocam a nomenclatura "macro" em algumas lentes, já que na verdade elas possuem uma ampliação razoável favorecendo fotos de closeup. Isto acaba complicando a vida de muitos iniciantes.

A dica do Luzio com relação aos filtros closeup é muito bacana, mas como foi dito, comprometem a qualidade final da imagem, principalmente se utilizar dois ou mais filtros closep em conjunto.

Alguns links sobre filtro closeup:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=11241.0

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=10666.msg111005#msg111005

Tb não entendi este filtro wide+closeup.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Zabot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
  • Esse eh o meu texto pessoal! rsrs
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 22:29:49
vALEU ANDRE; VOU LER SIM  :ok:


Sim fala em macro mas nao vejo nada de macro, nao entendo porque e eh acoplado ao WIDE ANGLE LENS.

to tentando fazer umas fotos...aprendendo e passando frio aqui em london.

se quiserem ver aih vai http://www.flickr.com/photos/57236752@N00/

Abracos
NIKON D80


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2008, 17:47:03
Uma excelente alternativa é vc usar uma lente invertida.
Procure no Google que vc vai achar o macete. Vai tirar
fotos realmente macros, tipo fotos de insetos etc.
Lente é barata, qualquer uma 50mm de foco manual vai servir.

[]s


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2008, 22:35:24
Esta dica do Acolla é super bacana.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2008, 00:27:57
Zabot, tudo bem?

Eu não entendo pq os fabricantes de lentes  colocam a nomenclatura "macro" em algumas lentes, já que na verdade elas possuem uma ampliação razoável favorecendo fotos de closeup. Isto acaba complicando a vida de muitos iniciantes.


Lente macro nada tem a ver com macrofotografia. A denominação "macro"
numa objetiva (ou "micro", nas Nikkor) tem a ver com o tamanho da
imagem projetada no plano do filme (ou do sensor). Ultimamente (maldita
inclusão digital...  :D :D :D ) é que o termo "macro" tem sido usado
para designar lentes com capacidade para foco a pequenas distâncias.
O que não quer dizer 1 cm, por exemplo. 30cm já são "macro".
É que as pessoas confundem macro-fotografia com o termo "macro" das
objetivas, e acreditam que a lente vai focalizar a poucos cm do assunto.

[]s