Autor Tópico: Escolha de câmera de até R$700, 00 & pequeno review da Canon A720is  (Lida 6175 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Pessoal,

Estava na duvida na semana passada qual seria minha nova compacta, eu estava buscando algo em no maximo R$700,00 e com bastante prioridade na qualidade da óptica e do JPG (relação ruído/textura e cores).

Dentre as opções que cobrem este valor (SP & B&H & ML) eu escolhi as seguintes câmeras.
Canon SD1000, Canon A720, Canon A570, Casio EX-Z77, Fuji FinePix Z10, Fujifilm FinePix F480, Nikon P50, Sony W80, Sony DSC-S800, Panasonic Lumix DMC-LZ7.

Acabei montando uma matriz de prioridade, porem alguns itens que acho importante, eu não coloquei na matriz por falta de informação disponível na NET, como velocidade de AF, eficiência do IS, qualidade do corpo/acabamento (todas CAM são de plástico, exceção a Casio e Sony W80).

Das câmeras mencionadas, o valor vai de R$500,00 ate R$650,00.

A qualidade da imagem eu avaliei utilizando as fotos dos reviews dos sites abaixo.
www.imaging-resource.com
www.dcresource.com
www.steves-digicams.com



Na sexta-feira 22/2 acabei comprando a Canon A720is.

Apos 02 dias com a câmera seguem abaixo os pontos positivos e negativos que a principio me chamou atenção.

Positivos

1- Lente com boa qualidade óptica, baixa distorção, bordas bem nítidas e baixa aberração cromática.
2- Detecção de face bem eficiente e rápida, e ainda mantendo boa acuracidade do foco.
3- JPG bem equilibrado, pois apesar da Canon manter um nível de ruído um pouco mais alto do que a dos concorrentes, é notado uma melhor preservação da textura e mantendo cores alegres e razoavel latitude.
4- Menu bem simples e interativo, com botões bem posicionados para o controle fotográfico, destaque para o botão de impressão, que pode ser customizado para ISO, WB, etc.
5- Controles fotográficos
A- Compensação de exposição para o flash.
B- Sincronia Lenta para o flash.
C- Prioridade de abertura e velocidade.
D- Modo totalmente manual.

6- Eficiente luz auxiliar para foco noturno, mantendo a velocidade do AF agradável.

7- Corpo de plástico, mas bem robusto, dando impressão inclusive de material e peso metálico.

8- Bloqueio de exposição.

Pontos Negativos

1- Carregamento do flash lento.
2- Velocidade do zoom poderia ser mais rápido.

Seguem abaixo algumas fotos como referencia.
http://www.steves-digicams.com/2007_reviews/canon_a720is/samples/img_0004.jpg
http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_a720-review/IMG_0043.JPG
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720ISINI0080.HTM

ISO400
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720ISINI0400.HTM


Abraço a todos.
« Última modificação: 20 de Março de 2008, 20:13:45 por lfedersoni »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 19:24:36
Leandro, valeu pela iniciativa de postar o tópico  :ok:

Outro dia tava vendo umas compctas e notei que a A720 é um ótimo custo x benefício mesmo por causa do preço.
Em contramão a A650 IS além de estar sumida, parece que o preço é bem mais salgado. E como ambas tem o mesmo range, não sei se compensaria pegar tanto a A650 IS. O sensor de fato é maior, porém pra compensar ela tem 12MP, o que deve deixar o nível de ruído parecido nas duas.

Uma dúvida que tenho é se a óptica da A650 IS é igual a da A720 is ou da G9. Alguém sabe?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 19:35:41
Pedro,

Eu chutaria que se trata da mesma óptica, eu cheguei a ver uma série de fotos da G9 antes de decidir sobre a compra e a qualidade óptica é idêntica, além disso, a tendência nestas grandes companhias é a unificação de componentes, ainda mais neste caso em que a qualidade óptica está num nível muito bom para compactas, eu diria que somente a Panasonic LX2 tem uma lente com esta qualidade (compactas).

Mas eu vou te falar, eu peguei a G9 na mão, e ela é fantástica, pena que o preço não batia com meu orçamento, eu vi em SP por R$1300,00

Obrigado



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 19:54:32
É que eu tinha lido que a óptica da G7/G9 era diferente da A710/A720
E também acabei de lembrar que sendo o sensor de diferentes tamanhos, o crop é diferente. Então a óptica também. Ou estou enganado?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 20:41:12
É que eu tinha lido que a óptica da G7/G9 era diferente da A710/A720
E também acabei de lembrar que sendo o sensor de diferentes tamanhos, o crop é diferente. Então a óptica também. Ou estou enganado?

Pedro,

Eu acredito que pode acontecer de ter apenas um dos vidros diferentes, para somente corrigir o tamanho do sensor e manter o mesmo range, ou os valores que eles indicam de comprimento focal não seja 100% acurado....mas não tenho certeza.

Mas note nos reviews que a qualidade óptica (distorção, bordas e nitidez) e os problemas ópticos (aberração) são idênticos.

Obrigado


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 23:51:27
Estreando de Batman.... :D



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 15:37:38
Coloca um crop 100% pra gente ver :D


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 19:04:53
Coloca um crop 100% pra gente ver :D

Pedro,

Posso fazer sim, mas eu acho que os sites especializados conseguem ter mais critério.

Uma ferramenta excelente, que utilizo bastante para avaliar é a página de comparação de imagem do imaging-resource, é muito legal, pois se pode comparar lado a lado fotos de muitas câmeras.

http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2008, 18:20:53
Pedro,

Um detalhe que não mencionei no início e que estou achando muito legal nesta compacta é que com a comprimento focal de 34.8mm (210mm equivalente), mesmo com um sensor pequeno (1/2.5") se consegue uma baixa profundidade de campo que já começa a ficar legal para retratos.

Eu nunca tive uma compacta com 210mm equivalente e é algo que ajuda bastante em retratos.



Abraço


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2008, 18:26:14
Bem interessante :) Um close up no rosto deve ficar com a profundidade de campo menor, apesar de não ser muito recomendado 210mm para retratos

Tem um ratrato meu tirado com uma A620 em 140mm em f4.1 em que o DOF é bem legal também.
No trabalho não tenho acesso ao orkut pra pegar a foto, mas quando tiver em casa posto ;)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2008, 22:45:46
Bem interessante :) Um close up no rosto deve ficar com a profundidade de campo menor, apesar de não ser muito recomendado 210mm para retratos

Tem um ratrato meu tirado com uma A620 em 140mm em f4.1 em que o DOF é bem legal também.
No trabalho não tenho acesso ao orkut pra pegar a foto, mas quando tiver em casa posto ;)

Legal Pedro, Posta pra ver. :ok:

Eu tive uma Fuji F30, e uma Casio Z700 com 100mm máximo e pra conseguir uma baixa DOF o close tinha que ser muito grande, além de ficar muito próximo a câmera do rosto, tirando um pouco a naturalidade do fotografado.

Apesar que eu acho que mais que 200mm em compacta começa a ficar quase impraticável, principalmente porque a solução para conseguir uma maior velocidade é sempre aumentar a sensibilidade e em compacta ISO acima de 200 começa a ficar muito ruim.

Nesta câmera A720is até ISO200 fical legal, mas acima disso somente quando não tiver saída.

Abraço


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2008, 23:38:27
Taí:

Por incrível que pareça essa foto é espontânea rs
(e eu que cortei a foto nessa proporção 3:2)

Citar
Apesar que eu acho que mais que 200mm em compacta começa a ficar quase impraticável, principalmente porque a solução para conseguir uma maior velocidade é sempre aumentar a sensibilidade e em compacta ISO acima de 200 começa a ficar muito ruim.

Tem razão... Mas é por isso que eu gostava da FZ5/7/8. Em tele ela ainda tinha a abertura de f/3.3, o que não dá nem um ponto de luz de diferença comparado ao wide. Claro que o sensor dela é bem fraco em relação as concorrentes, mas acho que na maioria dos casos a óptica e o bom estabilizador fazem um bom contrapeso...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2008, 00:12:46
Show Pedro, bem espontânea.. :)

Inclusive a sua foto ficou com uma profundidade de campo menor do que a minha, mas o close ficou muito forte, é o que acho que se pode evitar com um comprimento focal um pouco maior.

O meu costume com a reflex são retratos com pelo menos 1/2 corpo e um fundo um pouco borrado, normalmente com 55mm real e F/5.6, eu acho que consigo algo próximo com a compacta em 34.8mm real(210mm eq) e F/4.8.

Abraço

« Última modificação: 02 de Março de 2008, 00:13:36 por lfedersoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2008, 09:11:34
Um pequeno crop comparando a Canon A720 e a Nikon D40 (ISO200 ambas). Fiz este teste ontem dentro de casa com a exposição que normalmente utilizo dentro de casa, com o objetivo de entender as diferenças de qualidade dos retratos que mais faço (ISO200, Flash & abertura máxima).

CROP1



CROP2


« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 21:09:49 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2008, 21:12:36
Fiquei com vontade de colocar estas duas últimas que fiz com ela.