Autor Tópico: meu primeiro book  (Lida 11583 vezes)

marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Online: 06 de Julho de 2005, 10:25:05
galera,

vou fazer o book de uma amiga, que me pediu para enviar para agências de propaganda.
Pensei em fazer em externa, já que não tenho mais flashes (só o da câmera).
Vou utilizar a 300D e a lente do kit.
Gostaria de dicas práticas, como tipo de maquiagem ela deve usar, quantas roupas diferentes, tipos de roupas, locais legais (rio), horário bom de luz (penso que bem de manhã ou a partir das 15:30hs...), e ângulos que eu não posso esquecer de fazer!

Quem pode me ajudar nisso?
Valeu!  :P  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2005, 10:59:03
Oi Mari...

Legal voce estar se envolvendo mais com fotografia assim... Eu te aconselho a arrumar um rebatedor já que vai fazer externas.... Eu ainda acho que é bom ter o flash para a necessidade de algum preenchimento que voce não consiga... A questão do horário também é interessante... Um amigo me disse que um bom horário é a partir das 16hs.

Mas com certeza tem gente mais preparada para dizer detalhes sobre a forma de faze-lo!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2005, 11:01:18
Olá!
Tudo jóia?
Eu fiz um "book" domingo agora e usei uma câmera "bem parecida" com a sua... REbel XT (é claro que tem algumas diferenças, mas acho que não são tantas assim).

Bem, eu te diria para escolher um horário depois das 15:00h (mas veja se o sol ainda não está "forte") para ir começando... eu escolhi um local cheio de árvores e paisagens bem abertas... a hora boa mesmo é lá pelas 16:40, 17:00h... (mas tb varia de dia-a dia, pois pode estar meio nublado ou o sol fortão, sem nuvens).

Sobre a maquiagem, como vai ser durante o dia, creio que não deva ser carregada... eu tenho preferencia para apenas "retoques" mais simples... mas deixo isso em conta para a pessoa escolher... eu como não entendo nada de maquiagem, deixo isso para a pessoa fazer, só alertando que o ideal é não carregar muito, mas é uma questão de preferencias... O cabelo é a mesma coisa... eu prefiro mais ao natural, mas se quiser fazer "chapinha" hehhe - tudo bem...  :lol:

As roupas, eu sempre falo até meio que de brincadeira, para a pessoa arrumar uma malinha... hehehe
"No mínimo": um ou 2 vestidos, 3 blusinhas, calça, sort, bikini (se quiser) e uma roupa que a pessoa goste, além de se quiser também uma roupa "social" - eu também falo para levar umas 2 sandálias/e ou sapatos (de preferencia de salto alto - mas é questão de gosto tb).

Uma dica "boa" (talvez vc já saiba) para quem usa apenas a câmera (não tem uma lente melhor e um flash externo), faça o uso do EV+ ou EV-... exp. do flash para +2 se for o caso, etc... parece que é um "recurso" bobo, inútil, etc... mas faz toda a diferença no resultado final.

No mais, quanto as "poses", um dia antes de tirar as fotos, vá no google.com.br e na parte imagens, coloque para fazer pesquisa em "modelos, poses, fotos de bikini, etc..." para vc ver várias e ter uma idéia do que o povo está tirando e tirar umas fotos parecidas e inovar nas outras... (eu até chego a gravar umas 40 poses numa câmera digital da sony para mostrar para a modelo antes para ela ver se gosta de alguma pose... mas é apenas para se ter uma idéia... o interessante é desenvolver durante a seção/sessão...)

Exemplo:
Foto do lugar escolhido

Mais alguns exemplos












Bem, acho que é por aí.
No mais, calma, tranquilidade, criatividade... e sorte também hhehe

Abraços,

Renato
« Última modificação: 06 de Julho de 2005, 11:20:25 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2005, 11:05:39
Nossa Renato! Valeu mesmo, ajudou muito =o)

Mas não entendi porque você diz pra colocar o flash em +2... não fica muito forte?


Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2005, 11:12:02
Oi Mari, Blz.

Meu ramo é foto publicitária, mas já fiz vários books e acho que posso te dar algumas dicas.

1- Peça a sua amiga para fazer uma maquiagem bem suave, pois as agências gostam de ver o rosto da modelo ao natural (limpo).
2- De três a quatro tipos de roupas, sendo uma de preferência biquini, as agências analizam muito o corpo das modelos.
3- Independente da hora do dia, fotografe a sombra e tenha um rebatedor branco ou prata com você (p/suavisar as sombras).
4- Pegue várias revistas (tipo capricho) e veja as poses das modelos e adapte as suas a partir dai.
5- O book deve ter de 8 a 10 fotos, destas, umas 5 de corpo inteiro (explore braços e pernas) , 2 de meio corpo (explore expressões) e 3 closes (olhares e bocas).

É por ai vai...

Abraços e boa sorte.
Luciano      


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2005, 11:12:29
Opa!
Dependendo da ocasião fica muito forte e até "estoura", mas se você for tirar foto na sombra e tiver muitas "sombrinhas" junto a pessoa, principalmente no rosto, as vezes é interessante quebrar e aí só usando + 2 mesmo... e também depois das 17:40h que já começa a escurer, vc terá que usar o +2 para pegar mais o fundo (se for sua intenção também).
Mas veja também o iso que vc está usando para não ficar muito clara a foto e também não tão escura...
Bem, mas só no local mesmo e testando na hora para saber qual intensidade usar.
Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2005, 11:21:38
Saquei Renato!

Luciano, brigada! Ajudou mto também.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2005, 11:26:27
Pois é...

Mas no caso, estas fotos não foram para ser enviadas para as agências...

Geralmente as agências pedem (neste caso a agência MEGA do setor new faces me tinha passado um email assim:

Material que você deverá enviar por correio comum ou sedex:
Quantidade mínima: 12 fotos (máxima 25 fotos)

Closes: 03/rosto, 03/corpo/roupa, 03 biquíni/frente e 03 biquíni/costa (corpo inteiro com poses diferentes), o biquíni deverá ser pequeno tradicional, de cor lisa (não estampado). Sendo de interesse, você poderá substituir o biquíni por lingerie.

Tamanho: mínimo 15 X 21 e máximo 20 X 25 - coloridas ou preto&branco - papel normal ou fosco.

As fotos poderão ser amadoras, porém o fundo deverá ser branco ou bem neutro (sem paisagem).

E no site tem mais algumas dicas:
Para pessoas inexperientes segue algumas dicas básicas que irão sem dúvidas realçar sua produção fotográfica.

Não abuse na maquiagem, os profissionais deverão vê-la o mais natural possível, nos lábios use um batom que combine com sua roupa e pele ou bastante brilho (super sensual); nas poses, dê uma pitada de superioridade em seu olhar (aquela cara de TOP MODEL); bastante postura e bumbum bem empinadinho também será muito importante; se possível treine em casa antes de ir para as fotos.

As fotos solicitadas não podem ser com cara de muito menininha, pois este tipo de foto neste concorrido mercado da moda é devorado pelas fotos e pessoas mais ousadas; portanto aproveite sua beleza e capriche nestas fotos solicitadas sendo bastante desinibida, e tenha uma brilhante carreira, pois se você já tem o fundamental que é a beleza, aproveite bem esta chance de talvez entrar para a mais concorrida agência do planeta.

Se as fotos forem amadoras procure fazer com alguém conhecida(o), para que não fique inibida (com vergonha) na hora das poses estraguando toda sua produção, dê preferência a pessoa que tem bastante liberdade e que te deixe bem descontraída, pois nesta competitiva carreira, os profissionais que farão a análise não estão interessados em saber com quem fez as fotos, e sim de como elas estão.

Estas dicas foram passadas pelos(as) melhores fotógrafos(as) e produtores(as) do país, se seguidas corretamente, com certeza suas fotos ficarão bem legais, É bom lembrar que você está preste a entrar para uma carreira onde a vergonha e inibição não combinam com o brilho e o sucesso.

Bem, acho que isso.. hehe

Abraços,

Renato

 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2005, 15:11:10
E lembre-se que você está "vendendo" A modelo. Isso parece óbvio, mas muita gente se empolga e disvirtua. Portanto, expressões e QUALIDADES devem ser mostradas.

Se ela tem um sorriso bonito, mostre, barriga sarada, mostre... dê prioridade as qualidades sempre.

De resto já falaram tudo.


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2005, 15:27:46
gostei das dicas


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2005, 16:41:50
sim, ótimas dicas... o problema vai ser o fundo branco ou liso... eu não tenho como fazer em estúdio, nem tenho iluminação pra isso.  ;)  


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2005, 17:43:19
Citar
sim, ótimas dicas... o problema vai ser o fundo branco ou liso... eu não tenho como fazer em estúdio, nem tenho iluminação pra isso.  ;)
Há um tempo atrás fiz retratos de diretores de uma empresa com fundo branco, de uma maneira mais simples possível.

Usei a luz de uma grande janela que incidia em uma ângulo bom (45º) e era bem soft, rebati com isopor o outro lado para amenizar as sombras e estendi um TNT branco atrás. Ficou perfeito. Todos gostaram.

No fundo, o lado em que a luz vinha ele estourava naturalmente, até mesmo porque deixei ele um pouco virado à janela, para que ela refletisse melhor. Agora do outro lado ficou um pouco cinza, mas foi muito simples de resolver: usei a ferramenta "dodge" do PS e pronto.

:)
« Última modificação: 06 de Julho de 2005, 17:44:33 por Danilo »


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2005, 18:11:22
Mari,

Note que o fundo liso é uma exigência da Mega, não necessariamente uma regra. E a idéia do Danilo é interessante também. Tenho certeza que muita coisa criativa aparecerá por aqui...

Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2005, 18:13:35
ahn sim, pq eu terei que fazer em externa... eeheheh =o)
E ela vai mandar pra agência de propaganda, não de modelo.
 :P

valeu mesmo, galera
só falta eu fazer meu rebateror tabajara eheheh

depois eu posto as fotos aqui


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2005, 18:15:31
Citar
depois eu posto as fotos aqui

Promessa é dívida!!! ;)  
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"