Autor Tópico: Dificuldades com uma canon xti+lente28/135+flash430ex  (Lida 2110 vezes)

dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Online: 26 de Fevereiro de 2008, 22:46:36
Pessoal venho aqui pedir ajuda, ou seja opiniões; Comprei esse conjunto acima e achei que ja estava pronto pelo menos para fazer alguma coisa, porem quase causei um terremoto de 07 grau. Fui fotografar uma formatura num ambiente coberto, porem cheio de luzes de efeito ( verde, vermelha, azul ), porem toda vez que registrava um momento as fotos saiam como se estivesse fora de foco, algumas vezes escuras, e outras como se tivesse tremidas. Estava com um iso 200, uma velocidade de 45, e uma abertura de 4,5. Tentei no desespero colocar um iso de 400, uma velocidade de 60, com abertura de 5,6. Quando comecei a perder o chão. O flash estava no modo ETTL, porem parecia que ñ jogava luz para clarear o assunto. E olha que ñ fiquei abusando muito do zoom, nem tao pouco da fotometria. Alguem poderia me ceder algumas dicas, pois estou a ponto de abandonar um investimento de quase 5 mil reais.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 23:18:52
Puxa... deve ter acontecido alguma coisa...
Porque eu até esses dias tinha um kit bem parecido... o que mudava é que a minha era XT ao invés de XTi ((creio que a sua DEVE ser até melhor)) e o flash era o 420EX (até inferior o seu se for ver).

Você chegou a fazer alguns testes com a máquina antes?
A lente tá ok? (pq vc falou que não está achando o foco)
Alia´s, está configurado a área de foco? central, lateral, direita, esquerda?

Agora, a velocidade 1/45s é lenta... tipo, com esta lente que você está usando dá até para tirar fotos com velocidades menores, mas é 'temerário" em eventos... quando for assim, tenta tirar várias na sequencia...

E sobre os isos, o iso 800 da XT era excelente... você chegou a fazer teste em iso mais alto nesta sua câmera?
Tava configurado tudo?
O flash 430ex eu não conheço... mas deve ter como configurar para jogar mais luz... ou então, se for automático, como o 420ex, configura o flash da câmera para +2 pontos... você chegou a fazer isso?

Tem como enviar uma foto para a gente ver?

Gr. abraço!!!

obs: eu fazia casamentos e eventos e as vezes nem levava o flash ((não gosto de flash externo... tento o máximo usar a luz ambiente e as vezes chamo gente para usar célula))
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 23:20:39 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 23:18:55
Não abandone o cunjunto. Faça um bom curso de fotografia, que vá do básico ao avançado, passando por conceitos de flash e eventos sociais. Isso pode te ajudar muito.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


danilofassa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • Portifolio Danilo Fassa
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 08:47:54
Dantas,

O equipamento que vc está usando é otimo, mas fiquei com a impressão de que vc achou que quem faria todo o trabalho é a camera e não é assim...

Quanta experiencia vc tem como fotografia ? Pode ser que o problema seja vc... Já considerou isso ?

Sabe que o foto automatico é feito por contraste ? Sabe que existem diferentes formas de fotometria ? Sabe o que é compensação de exposição de flash ?

Se a resposta para uma ou mais dessas perguntas for não, tá faltando conhecimento e acima de tudo, treinamento.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 09:59:16
Dantas o ISO 400 ou 800 são boas opções, a velocidade 1/30s a 1/60s também.
Com o flash externo não era para o AF da sua câmera estar sendo enganado.
A luz de foco estava acendendo?

Se quiser seguir a sugestão do Guto de uma olhada em www.teiadoconhecimento.com.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 18:32:16
Não abandone o cunjunto. Faça um bom curso de fotografia, que vá do básico ao avançado, passando por conceitos de flash e eventos sociais. Isso pode te ajudar muito.

Ou isso ou leia MUUUUUITO aqui pelo fórum. Pegar um equipamento desse e sair clicando ao léu não vai ajudar mt.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 23:31:55
Tô te passando em PVT o endereço da lixeira aqui de casa...  :assobi:

Brincadeira...

Um equipamento mais complexo exige mais conhecimento. Isso é fato.
Vc tentou o modo automático?? Ela deveria conseguir se resolver aceitavelmente em modo automático salvo algumas condições extremas... Ainda mais com um flash com luz de foco, TTL etc.

Verifica se ela está funcionando corretamente... e de qualquer modo segue as dicas que deram pois são muito válidas.

...

Isso me lembrou que eu já fotografei um casamento de um amigo... Eu era o fotografo pé de chinelo que tirava as fotos das crianças, dos bêbados etc. enquanto o profissional (muito bom por sinal) fazia as cenas importantes.

Quando comecei o flash ficava em manual e regulava a abertura na KX pela tabela do flash...

Ao decorrer do evento fui notando que com a abertura típica que enquadrasse a distância de um grupo de pessoas (a maioria das situações) ou com um ponto mais fechado quando enquadrava uma pessoa inteira na vertical (mais perto) eu podia cobrir a maioria das fotos.

No final já nem olhava mais o dial pra regular rsrs... a grande maioria das fotos ficaram boas tecnicamente (as poses e composição já são outra coisa).

Ahh o foco eu fazia no manual (é uma KX) e eu era bem treinado disso pois tinha mania de ficar brincando dia inteiro com a câmera fazendo focos. Mas de qualquer modo para o DOF que tinha com o bom flash nem precisava ser tão preciso.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Clio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2008, 08:28:03
Tenho uma XTI e um flash 420EX. Não trabalho com ela mas fotografei festas de aniversários de amigos com esse equipamento e o resultado foi muito bom. Não desista!


Gili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2008, 09:53:16
Eu to usando praticamente esse equip, até mesmo "inferior" pq ainda estou com a lente do kit, fazendo festas infantis e as fotos ficam otimas e sao feitas tranquilamente, mas tenho que compensar no flash pq sempre falta luz la na casa que fiz a parceria.

abs
Bruno Gili
Nova Iguaçu, RJ
Flickr