Autor Tópico: RAW  (Lida 4569 vezes)

Chello

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Resposta #15 Online: 24 de Março de 2008, 21:16:46
Boa discussão!

Ratifico o que o grande Ivan disse, pois toda a literatura que até hoje tive acesso sobre JPEG e sua compressão, afirmavam que a perda é sim cumulativa.

O certo sem dúvidas é manter o RAW original e a cópia PSD para poder fazer os ajustes e alterações necessárias. JPEG só mesmo quando for levar para o minilab ou para colocar na net.

Abs
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acolla

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Resposta #16 Online: 24 de Março de 2008, 21:17:11
Achei: No livro do Thom Hogan, "The Complete Guide to the D50", pág. 143:

"If any of the files you copied in Step 3 are JPEG files
you should also consider immediately using a product
that’ll resave them in a form without compression (you
can set up a Photoshop Action, for example, to take
all the files in a folder and save a
.TIF or .PSD version
for editing). If you don’t perform this step, then you’ll
need to be attentive when you open files for
manipulation, since some software applies JPEG
compression every time you save a file in the JPEG
format (i.e., you could end up compressing previously
compressed files, adding artifacts). Fortunately,
Photoshop versions 6.0 and later don’t do that, but
beware of touching your JPEG files with other
products. (Note also that some programs can perform
image rotation without recompressing JPEG images,
and some don’t. I find it safer to avoid the problem
entirely by moving my files out of JPEG format as soon
as possible, even before rotating them.) "

[]s
« Última modificação: 24 de Março de 2008, 21:18:39 por acolla »


acolla

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Resposta #17 Online: 24 de Março de 2008, 21:18:21
O Photoshop 6 saiu em 2000. A versão 8 é o CS. A v.9 é o CS2.


rogerio_prazeres

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Resposta #18 Online: 24 de Março de 2008, 23:09:52
Boa discussão mesmo...

Ivan,

Sinceramente, confesso que olhando as duas imagens agora (pois do trabalho não conseguia ver) não noto direfença de qualidade. Noto diferenças muito sutis em alguns tons, mas não de qualidade de bordas, das transições etc.

Talvez falta de um olho melhor treinado.  :aua:

...

Mas de qualquer modo o texto colocado pelo Acolla, mesmo fazendo ressalvas, também sugere evitar o "ressalvamento" em JPeg continuamente.

O Chelo tb foi categórico... rs

Então já não há o que discutir. Melhor ter cautela pois informação digital perdida e gravada não volta do além.  :hysterical:

Eu tb terei de agora em diante.

Abraços a todos.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Chello

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Resposta #19 Online: 25 de Março de 2008, 07:39:25
Boa discussão mesmo...

Ivan,

Sinceramente, confesso que olhando as duas imagens agora (pois do trabalho não conseguia ver) não noto direfença de qualidade. Noto diferenças muito sutis em alguns tons, mas não de qualidade de bordas, das transições etc.

Talvez falta de um olho melhor treinado.  :aua:

...

Mas de qualquer modo o texto colocado pelo Acolla, mesmo fazendo ressalvas, também sugere evitar o "ressalvamento" em JPeg continuamente.

O Chelo tb foi categórico... rs

Então já não há o que discutir. Melhor ter cautela pois informação digital perdida e gravada não volta do além.  :hysterical:

Eu tb terei de agora em diante.

Abraços a todos.

Pois é Rogério, o texto do Acolla apesar das informações deixa claro que é melhor tomar cuidado no ressalvamento. Acredito que a maioria já deve ter passado por aquela decepção de rotacionar o JPEG no visualizador do windows e depois no PS descobrir que você "matou" a qualidade da imagem.. rs.. JPEG é uma faca de 2 "legumes", e dessa forma qq alteração em JPEG (mesmo uma simples rotação) merece cautela por parte daqueles que se importam com a qualidade.

Eu tenho um texto onde há muita informação sobre os problemas com JPEG, só preciso vasculhar meus favoritos aqui e ver se ainda encontro o link.

Abs
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Ivan de Almeida

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Resposta #20 Online: 25 de Março de 2008, 09:44:11
Na realidade, o texto do acolla dá razão à sua tese, Rogério. Ou seja, ele diz que sob certas condições o JPEG pode ser salvado sem novo ciclo de perdas. Mas na prática, pode ter certeza que é bom evitar o ressalvamento do JPEG.

Mesmo assim, e tendo usado o CS (PS-7) noto perdas evidentes nas duas imagens de comparação, textura das folhas, etc.

Por isso, quem fotografa em JPEG deve desde logo passar sua imagem para TIFF se pretende trabalhar nelas.

Quando, muito raramente, fotografo em JPEG a primeira coisa que faço é converter a imagem para 16bits, para que os pixels transmformados tenham mais degraus para se acomodarem. Trabalho a imagem toda em 16 bits e se não estiver completo o tratamento, salvo em tiff.


acolla

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Resposta #21 Online: 25 de Março de 2008, 11:18:57
Também, o Thom pode estar equivocado...

[]s


Ivan de Almeida

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Resposta #22 Online: 25 de Março de 2008, 11:52:44
Também, o Thom pode estar equivocado...

[]s


E aí, como ficamos -risos?

Deixa quieto. A gente salva em TIFF e pronto. No caso-exemplo, salvando em JPEG 6 (que não deveria degradar), degradou.

Abraços,
ivan


acolla

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Resposta #23 Online: 25 de Março de 2008, 12:24:14
Lembrando que TIFF pode ter perdas, também, se for TIFF comprimido...
Para usar TIFF comprimido, parece que somente o TIFF-LZW não tem perdas.
Acho mais indicado salvar mesmo em TIF, mas sem compressão, ou em PNG,
e depois comprimir com zip ou rar.
Tem uma página muito boa aqui:

http://www.steves-digicams.com/techcorner/October_2004.html




« Última modificação: 25 de Março de 2008, 12:28:12 por acolla »


acolla

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Resposta #24 Online: 25 de Março de 2008, 12:30:57
Ivan, não é JPG 6, é Photoshop a partir da versão 6 ! O JPG tem que ser salvo
sempre com máxima qualidade, ou 12. Se salvar no nível 6 do JPG, aí a vaca desanda, mesmo...



« Última modificação: 25 de Março de 2008, 12:31:43 por acolla »


guaracy

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Resposta #25 Online: 25 de Março de 2008, 13:18:00
E aí, como ficamos -risos?

Deixa quieto. A gente salva em TIFF e pronto. No caso-exemplo, salvando em JPEG 6 (que não deveria degradar), degradou.

Fica tudo como está. O método de compressão é, geralmente, com perda (lossy). Existem variantes que são sem perdas (lossless). Só quem implementou o algoritmo ou tendo acesso ao mesmo poderemos ter certeza. O simples fato de girar uma imagem também pode incorrer nos dois casos. Existem algoritmos que produzem perda e outros não.

Como regra é melhor assumir que possui perda. Mesmo assim, a perda pode ser imperceptível para muitos e só é mais visível na sucessão de abrir/gravar.

Eu ainda acho que o mais importante é a qualidade da informação. 12/14 bits por cor contra 8bits. Em muitos casos também não faz tanta diferença mas, quando se deseja extrair o máximo, o raw é a melhor opção. Como eu não sei quando vou extrair o máximo de uma foto (nem sei extrair o máximo :)) eu uso sempre raw.

Maiores informações podem ser encontradas na fonte: http://www.jpeg.org/jpeg/index.html
Guaracy Monteiro
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Pictus

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Resposta #26 Online: 25 de Março de 2008, 13:22:31
Peguei a imagem http://www.imaging-resource.com/PRODS/E3/FULLRES/E3hSLI0100.HTM
Fiz uma action(Photoshop CS3) que aplicava um ponto preto no canto superior esquerdo, fechava/abria o arquivo(qualidade maxima)
e aplicava um ponto branco, depois de umas 16 vezes o resultado foi:


Chello

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Resposta #27 Online: 25 de Março de 2008, 14:28:35
Peguei a imagem http://www.imaging-resource.com/PRODS/E3/FULLRES/E3hSLI0100.HTM
Fiz uma action(Photoshop CS3) que aplicava um ponto preto no canto superior esquerdo, fechava/abria o arquivo(qualidade maxima)
e aplicava um ponto branco, depois de umas 16 vezes o resultado foi:


Não precisa dizer mais nada!
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clebinho_pfz

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Resposta #28 Online: 26 de Março de 2008, 02:01:01
eh .. asdhfuashasdf
cabo :P
Mas ao cara que inicio o tópico. Fotografa em raw e seja feliz ! Vc n volta pro jpg nunca mais :P


matusalem

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Resposta #29 Online: 26 de Março de 2008, 08:42:29
Esticando o tópico, eu tenho uma dúvida muito simples: Quando eu for mandar pra impressão eu posso mandar em .tiff ou é obrigatório o .jpeg ?  :ponder:

Nesse link tem uma imagem muito esclarecedora a respeito da dupla .tiff .jpeg.

Obrigado.  :ok:
[Cameraless !]