Autor Tópico: Duvidas com o formato RAW  (Lida 2040 vezes)

Numb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Tudo vale a pena Qdo a ALMA não é pequena!!!
Online: 27 de Março de 2008, 08:14:49
Bom Dia,

gostaria de esclarecimentos sobre o formato RAW... como ajusto minha câmera p/ esse formato? Como salvo no meu computador com esse formato? Quais são as vantagens desse formato... enfim coisas de iniciante :D

Minha Câmera é uma CANON A720is!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2008, 10:59:28
Bom Dia,

gostaria de esclarecimentos sobre o formato RAW... como ajusto minha câmera p/ esse formato? Como salvo no meu computador com esse formato? Quais são as vantagens desse formato... enfim coisas de iniciante :D

Minha Câmera é uma CANON A720is!

Numb, seja bem-vindo em primeiro lugar.

Logo os Mestres aqui presentes irão te dar muitas dicas com certeza, mas darei minha humilde opinião.

O formato RAW é um arquivo "cru", (eu disse arquivo e não imagem) que sai com todas as informações da captura feita pela sua cam e possibilita dessa maneira um controle enorme sobre o tratamento da imagem e uma melhor qualidade final, visto que não usa a compressão do formato .jpeg.

Para transferir estes arquivos para seu micro, basta usar o próprio programa que vem com a sua cam, no caso da minha XT uso o EOS utility. Depois de transferido, esse arquivo só pode ser manipulado através de um conversor RAW. Uma ótima dupla é o ACR (Adobe Camera Raw) + Photoshop CS2.

Estando com o Photoshop aberto e arrastando o arquivo Raw para ele, a janela do plugin é aberta e nele você poderá efetuar todas as configurações necessárias para salvar este arquivo como uma imagem que pode ser no formato .jpeg ou até mesmo .tif que dará à vc uma melhor flexibilidade para outros ajustes no próprio PS sem perda de qualidade como ocorre com o formato .jpeg.

As vantagens como já citei são inúmeras desde poder ter o arquivo com a máxima qualidade que sua cam fornece, controle sobre a exposição e balanço de branco no pós-processamento, etc.

Só garanto uma coisa: Se dedicando e aprendendo a trabalhar com Raw, dificilmente vc irá querer fotografar em outro formato e suas fotos terão muito melhor qualidade.

Dê um pesquisar aqui no fórum que vc verá muita coisa boa sobre Raw.

Boa sorte!

Abs
Chello
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2008, 12:09:26
Bom Dia,

gostaria de esclarecimentos sobre o formato RAW... como ajusto minha câmera p/ esse formato? Como salvo no meu computador com esse formato? Quais são as vantagens desse formato... enfim coisas de iniciante :D

Minha Câmera é uma CANON A720is!

Eu acredito que a A720 não permite gravar as fotos no formato RAW. Pelo menos com o firmware original. Para que ela disponibilize esse formato, é necessário um programa especial que podes conseguir em http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK

Lá tem todas as instruções para instalação. Note que ele não altera o firmware original da câmera portanto, não existem maiores problemas. O CHDK possui ainda diversos utilitários interessante.

São arquivos normais e basta tranferí-los do cartão para o computador.

O problema maior será o programa para reconhecer o formato. É bem provável que o Photoshop ou outros programas comerciais não reconheçam o arquivo. A solução seria utilizar um programa como o Rawtherapee, que é gratuito e deve funcionar perfeitamente.



Guaracy Monteiro
flickr
blog


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2008, 13:58:00
Não entendi! A câmera A720 não entrega raw, nativamente. Como um programa especial fará ela disponibilizar o raw, sem "nenhum processamento"?


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2008, 14:23:07
Não entendi! A câmera A720 não entrega raw, nativamente. Como um programa especial fará ela disponibilizar o raw, sem "nenhum processamento"?

Maiores detalhes eu não sei, mas deve ter no site do CHDK. Mas o básico seria a interceptação de determinadas chamadas e desviar o processamento normal para um processamento específico. Basicamente, toda a câmera inicia com o RAW, que são os dados do sensor. Em vez de pagar os dados e gerar o .jpg, a rotina é interceptada e, antes da gravação do .jpg ela grava uma arquivo no formato raw (crw?) e depois, se for o caso, passa o controle para a rotina de geração/gravação do jpg.

Existem diversas funcionalidades adicionais implementadas, como o histograma rgb, possibilidade de criação de scripts para automatizar tarefas. Se eu tivesse uma canon que o CHDK funciona, certamente o programa estaria no cartão.

Mas é interessante para ver que muitas das restrições encontradas nas câmeras são impostas pelo fabricante e não são restrições de hardware. É possível ter uma 300D com diversas características de uma 30D, por exemplo.
Guaracy Monteiro
flickr
blog