Autor Tópico: LIMPEZA INTERNA  (Lida 20391 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #30 Online: 11 de Março de 2008, 20:55:15
E o Espelho!?
E a base do viewfinder, não seu o nome, o que fica logo abaixo do visor, com os pontos de foco, pode se limpar como?!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 12 de Março de 2008, 00:57:05
Espelho e despolido limpa com pincel também, o despolido se não sair com o pincel pode ser que esteja por dentro, ai pode ser necessário desmontar, ai complica, tem que levar na assistência.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #32 Online: 12 de Março de 2008, 01:30:02
Tenta primeiro a técnica que eu coloquei porque ela resolve em 90% dos casos. :)

Beleza...
Vou comprar amanhã o brush para limpar o sensor.
Valeu velho. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Abril de 2008, 23:33:45
Ressucitando esse tópico...

Tava com um pouco de sujeira em meu sensor. Fui tirar foto de céu claro e apareceu quando fechei para f22.
Tava bem pior, limpei com o cotonete seco bem de leve como recomendou o Léo.



Melhorou muito mais essas aí são resistentes.

O pontinho tb não sai por nada. Os outros estão flutuantes e tá tranquilo pois estão soltos e com um pincel devo conseguir tirar.

É possível sujeira por baixo do passa-baixa? Tô achando ele muito definido pra estar na superfície.
A mais da esquerda parece até fungo... Será?

Ou é normal ficar algo grudado, não sair à seco e ter que passar algum produto mesmo?

Agradeço.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2008, 00:02:28
Feio heim...mas acho que vc fez fotos dos balões do padre.
 :hysterical:
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 00:02:45 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #35 Online: 29 de Abril de 2008, 07:29:48
"Lavou, tá novo..."  8-) :hysterical:


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2008, 12:01:24
Rogerio olhando o círculo maior dá pra notar o ponto com o famoso pé-de-galinha que aparece nas lentes com fungo. Acho que só uma limpeza úmida resolve.

Nesse caso vc decide se manda pra assistência ou tenta usando pec-pad e haste flexível ou sensor swab com eclipse (muita gente aqui condena) ou metanol

veja http://www.cleaningdigitalcameras.com/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2008, 12:14:25
A câmera é uma Canon D30, né? Então o eclipse não deve ter problema, o risco dizem que é só a partir da 40D e 400D, que possuem um revestimento de "indium tin oxide" (sei lá a tradução disso, deve ser óxido de índio estanho  :shock:) anti-estático, e que pode ser danificado por causa do metanol. Pra quem tem cameras com o filtro de sensor revestido, a melhor opção é o E2, do mesmo fabricante.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2008, 12:47:20
Tem que usar ETANOL puríssimo... Metanol NÃO!

http://www.photografos.com.br/topico.asp?id=37553
Paulo Brochado

Um dos inarredaveis problemas especificos da fotografia com cameras SLR digitais e' o acumulo de sujeira no sensor. Conscientes disso, por um lado as fabricas de cameras desenvolvem tecnologias e "protocolos" para evitar o problema, por outro lado os fabricantes de acessorios desenvolvem tecnicas e equipamentos especificos para limpeza dos sensores. Ha hoje quase que um metodo anti-sujeira para cada modelo de camera, e varios metodos de limpeza para cada fabricante de acessorios, com diferentes graus de eficiencia. O passar do tempo e a experiencia dos usuarios, no entanto, acabam por ir progressivamente selecionando entre os metodos os mais funcionais e efetivos.

No que tange aos fabricantes o que se tornou quase denominador comum entre as tecnicas de evitar os males da poeira foi colocar `a frente do sensor, geralmente contido em uma firme e fixa moldura atarrachante hermetica, um filtro de vidro optico. Servindo diferentes propositos conforme o fabricante (passa-baixo, antialias, antinfravermelho, etc.), todos esses filtros em comum servem como ponto de acumulo da(s) poeira(s), evitando que esta(s) se deposite(m) diretamente na sensibilissima superficie do sensor propriamente dito. Porque, claro, limpar um vidro implica muitissimos menos riscos que limpar a mui complexa e delicadissima estrutura superficial de um sensor.
Ultimamente, varios fabricantes decidiram revestir a superficie externa (onde o po se acumula) desses filtros com um revestimento de oxido de indio e estanho (ITO - indium tin oxide). Esse revestimento nao apenas e' muito transparente e pouquissimo reflexivo (transmitancia >85%) como apresenta a interessantissima vantagem adicional de ser eletricamente condutivo, evitando assim a formacao de cargas eletricas estaticas, um dos mais importantes magnetos para atrair e 'colar' a poeira na superficie do filtro.

Quanto aos metodos de limpeza, ha basicamento os 'secos' e os 'umidos'.
Os secos incluem sopro de ar para deslocar a poeira, pinceis eletricamente carregados passados gentilmente sobre o filtro para 'atrair' os graos e a aplicacao de adesivos, desde a grosseria de usar fita adesiva comum ate o novo, sofisticado e efetivo metodo do Dust-Aid [http://www.dust-aid.com]. Esses metodos secos no entanto, nao conseguem remover do sensor nem manchas (escorridos, gorduras, etc.), nem os graos que se 'soldaram' `a superficie do vidro (polen, fezes de inseto, etc.) por acao de umidade — donde a oferta de metodos umidos que, essencialmente, consistem em passar sobre o vidro do filtro um tecido embebido em um liquido.

Entre tantos outros produtos utilizados para o metodo umido, um vem ha alguns anos salientando-se por sua eficiencia: o Eclipse da Photographic Solutions (Photosol). Em funcao das severas medidas de seguranca pos 11 de setembro, e devido ao fato de ser muito inflamavel, o Eclipse nao pode ser transportado por via aerea. Assim, achar Eclipse aqui na terrinha e' dificil e, quando achado, custa caro. (Tanto quanto eu saiba o unico distribuidor nacional e' a Casa do Restaurador em Sampa, e cada vidro de ~70ml la custa ~R$70.) Pesquisando-se na internet, inclusive no proprio site da Photosol, verifica-se que o Eclipse trata-se de metanol (alcool metilico) de altissima pureza e praticamente isento de agua. Essa mesma preparacao e' vendida em estabelecimentos especializados em reagentes para analise quimica. Custa ~R$40. O litro!

No entanto, o metanol ataca o revestimento de ITO dos novos filtros. Alertado quanto ao problema pelos fabricantes, a Photosol disponibilizou o Eclipse2 ou E2. Este, pode ser usado em qualquer sensor, tanto nos antigos, como nos mais modernos revestidos com ITO. Custa, nA Matriz, o mesmo preco do antecessor. Aqui, nao chegou ainda...
Pesquisando a internet, inclusive o site da Photosol, verifica-se que se trata de uma formulacao de etanol (alcool etilico), metanol e alcool isopropilico. Pesquisando-se um pouco mais, pode-se chegar a um forum de usuarios Leica onde se le uma instrutiva mensagem enviada pelo proprio David Stone, o 'dono' da Photosol:
http://www.leica-camera-user.com/digital-forum/20667-eclipse-e2-m8-dmr-answer-photosol-2.html

Nessa mensagem, somos informados que, desde sempre, os fabricantes limpam, limparam e provavelmente sempre limparao seus sensores com etanol, purissimo e com a menor umidade possivel. A Photosol, conta-nos mr. Stone, utilizou metanol apenas para evitar uma determinacao do BATF (Bureau of Alcohol, Tobacco and Firearms) que, nA Matriz, proibe a venda ao publico de etanol que possa ser ingerido. E somos informados que, no E2, o metanol e o alcool isopropilico entram apenas como contaminantes para tornar o etanol venenoso, improprio para consumo oral!

De todo modo, os mesmos estabelecimentos que, aqui, vendem reagentes para analise quimica vendem uma preparacao de etanol purissimo e com menos de 0.01% de agua. E cujo litro custa ~R$35!

Se voce mesmo costuma efetuar a limpeza de seus sensores, fique informado.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2008, 13:07:36
Beleza Pictus!
Essa foi no gogó  :clap: Desconhecia o E2
Muito bom mesmo

abs
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 13:08:06 por wdantas »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2008, 01:11:32
uma coiza q eh bom pra limpar tambem é aqueles aparelhos de nebulizacao.. eu dou uma soprada e depois uso o aspirador...
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #41 Online: 13 de Agosto de 2008, 22:53:17
Fui na http://www.bherzog.com.br e comprei etanol absoluto 1 litro por R$12,20
e 500 gramas de sílica gel azul por R$29,00

Edit
Não sei se este etanol serve, agora vi que é 99,5 a 99,4 de pureza...  :ponder:
« Última modificação: 13 de Agosto de 2008, 23:11:46 por Pictus »


LeandroViana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • Leandro Viana
Resposta #42 Online: 02 de Outubro de 2008, 00:14:49
Alguém poderia me informar se em Brasília tem algum lugar bom pra fazer limpeza?
A minha está com dois pontinhos meio que chatos, mas nada que atrapalhe nas fotos


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 07 de Maio de 2018, 11:29:49
Será que dá certo usar um cotonete, pano de microfibras e uma liga de dinheiro limpa ?
Amarra o pano de microfibras no cotonete usando a liga de dinheiro. Essa solução seria para limpar espelho e sensor.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 11:30:14 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 07 de Maio de 2018, 13:33:24
Será que dá certo usar um cotonete, pano de microfibras e uma liga de dinheiro limpa ?
Amarra o pano de microfibras no cotonete usando a liga de dinheiro. Essa solução seria para limpar espelho e sensor.

O que é uma "liga de dinheiro"?

nem no Google achei.