Autor Tópico: 43X33 a partir da s7000  (Lida 3096 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2005, 12:29:48
Talesp:

Pelo que sei o Kim faz panorâmicas usando o Noritsu QSS32, aliás o mesmo equipamento do lab em que revelo. A altura não é de 50cm não, mas de 30,5cm no máximo (por isso sempre falo de fotos deste tamanho e não maiores). Esse Noritsu faz panorâmicas de 30,5 (largura do papel em rolo) por até 91 cm, e eu mesmo já fiz umas quatro delas. São cópias muito bonitas. Para fazer de 2m é preciso usar ploter jato de tinta, e aí a foto já não é mais impressa por processo fotoquímico tradicional.

Já as ampliações maiores como as que você fez me parece só serem possíveis em equipamento Lambda, de leds. Já tentei fazer uma de 50X75, mas eles me prestaram um serviço tão ruim (prazo, cortes na foto, outras grosserias) que desisti. Como era somente uma foto de estudo, não insisti.

Mas tenho certeza que para fazer paisagem deste tamanho satisfatoriamente só com um negativo de médio formato. Aliás, estou comprando uma câmera de médio formato TLR para paisagens (negativo quadrado).

Ivan
« Última modificação: 07 de Julho de 2005, 12:31:06 por Ivan de Almeida »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2005, 12:41:58
Ian, acho que as ampliações que vi foram maiores do que as que você falou. Foi no mesmo lab que fiz a minha ampliação, por isso acho que talves eles tenham feito nesse Lambda. Dá proxima vez que for no lab vou perguntar exatamente qual equipamento eles usam, pois vi que usam um terminal Noritsu, mas vi dentro do lab uma Frontier. Quero saber qual o limite das dimensões do equipamento que eles usam.

Puxa, eu também já tinha me interessessado em comprar uma médio formato antes de você comentar. Já tem uma idéia de preços?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2005, 12:49:31
Até onde sei, o Lamda tem como limite 50X80. O Noritusu 30X91 e o Frontier 25X37.5.

Se você constatar outra coisa, me diga, pois isso  me interessa.

Ainda estou formando idéia, mas creio que com cerca de 80 dólares se compre alguma coisa no ebay.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2005, 16:04:37
Citar
Prezados:

Neste início de julho completo 2 anos de fotografia digital e 37 anos de fotografia, e considero ter cumprido minhas mestas de desenvolvimento relatvas a essa etapa de dois anos recentes, metas referentes à linguagem, definição de temas, composição. Agora tenho por objetivo conseguir durante o próximo ano a qualidade técnica em cópias 30X40 ou 30X45, isso incluindo cuidados na captura, cuidados no escaneamento (ser for o caso), cuidados na conversão de RAW, cuidados no tratamento.

Como o assunto que por hora mais me atrai é paisagem rural, isso implica em uma atenção extrema, pois a paisagem é dos ramos mais exigentes em termos de qualidade final. Na paisagem todo detalhe é significativo, tudo precisa de nitidez (até que ponto?), toda grosseria aparece. Para o momento estou realizando uma série de experiências de  copiagem. Tenho da última série de fotos que fiz, que estão em http://ivandealmeida.multiply.com/photos/album/23 diversas feitas em filme e em digital. Escolhi uma delas e vou fazer cópias de 30X43 das de digital (cropando embaixo para ficar na proporção a partir de um arquivo de 43X33) e de 30X45 das de filme. O total das experiências incuirá fotos feitas diretamente a partir do negativo e outras a partir do escaneamento em máxima resolução, posterior tratamento e posterior copiagem. Grosso modo são quatro cópias: uma digital colorida, uma digital PB, uma de filme a partir do negativo, uma de filme a partir do escaneamento. Talvez mais uma da digital com tratamento diferente de sharp.

Hoje acabei de pegar a primeira dessas, a digital em cores. papel mate, 30,5X43cm. A foto ficou linda. Quando observada de 80 cm a 1m de distãncia é simplesmente perfeita. Em curtas distâncias (30 a 40 cm com óculos) mostra insuficiência de detalhamento, mas nada que não existisse em fotos do mesmo tamanho, exceto se feitas em médio formato. Fiquei muito satisfeito. Mesmo mostrando essa insuficiência as superfícies como o céu ou zonas mais uniformes de cor são limpas, sem ruído, havendo pequeníssima presença de ruído nas luzes mais baixas. Contudo, como conheço a foto origem, acho que mesmo esse pode ser muito reduzido com outro workflow de sharpeamento. Não houve nem haverá redução de ruído por software.

Semana que vém farei a digital PB e as outras.

D+ o seu album de fotos no mutiply

Muito bom

 :P  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ