Autor Tópico: Book modelo - padrões de apresentação  (Lida 11761 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 01 de Março de 2008, 14:56:30
Olá,
Já fotografei poucas vezes em estúdio para publicidade, mas não é minha praia. Por gosto, prefiro o jornalismo, o documental e a paisagem. Foto na rua. Mas estou as voltas para atender uma amiga e fazer um book para agências. Sei que existem algumas "regras" para apresentação de book/modelo, mas gostaria que alguém do meio me desse alguma orientação nesse sentido:

- Quais os melhores formatos de ampliação
- Pode-se alternar externas com estúdio?
- Devo evitar sempre fotografar com cenários e concentrar o assunto nas características físicas da modelo certo?
- Alternar Cor com PBs?
- Qual diferença entre um book para agência de propaganda e para agência de modelos?
- O que não fazer????

Imensamente grato às boas almas que me ajudarem!! :worship:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2008, 15:11:26
A ampliação padrão é a 24x30cm.
Normalmente um book vai ter entre 6 e 10 fotos neste formato.
Pode usar externas sim, desde que a evidência recaia sempre sobre a versatilidade da modelo.
Pode usar P&B, mas é recomendado que boa parte do material seja colorido, afinal é necessário ter idéia dos tons de pele, cabelo e olhos da modelo.
Basicamente existem dois tipos de book, um que é para apresentação (que é o que a modelo usa para chegar na agência), neste quanto mais básica for a maquiagem melhor, outro é o book usado para venda da modelo (que é o que a agência vai usar para criar composites e etc), neste é fundamental que a agência escolha a linha de trabalho ou o fotógrafo, para direcionar o que espera da modelo, este tipo de book também exige produções melhores e especializadas.
O principal erro cometido nos books é forçar a barra em luz e etc, porque na verdade a função do book não é mostrar o fotógrafo e sim a modelo... ;)
Espero que as dicas ajudem.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2008, 23:22:57
Valeu Leo,

Era justamente o que eu precisava saber.

Obriagdo!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2008, 05:18:49
E geralmente 3 fotos de rosto (frente, lateral 1 e 2)
3 fotos de "biquini" para mostrar o corpo (pode ser uma de frente, outra de costas e uma mais de lado)
3 fotos de roupa (social, esporte verão e inverno)
E talvez para arrematar, um close nos olhos, boca, nariz, cabelo, etc.. do que a modelo tem de melhor...

E veja também qual a agência que a modelo vai mandar as fotos, porque cada agencia tem um perfil e geralmente as que possuem site, já falam quais as fotos que elas querem...

Gr. abraço e boas fotos!!!
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2008, 17:55:05
Só mais uma dúvida:

Há algum critério para a encadernação deste book?
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


bySantiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • santiago r.s. fotografia
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2008, 12:06:37
legal este topico estou na mesma situação.... recebi uma proposta de uma agencia p/ fotografar as modelos fazer books e composites.
A minha pega mais com valores por estar "fora" deste tipo de mercado.
Alguem poderia me dizer +- o que é entregue e qual sai o valor somente do fotografo e da produção total.
Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2008, 20:07:23
Marcelo Books de apresentação podem ir em qualquer pasta, books comerciais vão com as pastas da agência, as fotos normalmente são encaminhados para a agência...

bySantiago Valores dependem de diversos fatores, renome do fotógrafo, valores praticados no mercado local, custo da equipe de produção e por ai vai.
Normalmente entrega-se as fotos (entre 6 e 10 depende do acertado com a agência) e o CD com no mínimo estas fotos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rodrigoK

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Kieffer - Fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2008, 21:45:33
Marcelo Books de apresentação podem ir em qualquer pasta, books comerciais vão com as pastas da agência, as fotos normalmente são encaminhados para a agência...

bySantiago Valores dependem de diversos fatores, renome do fotógrafo, valores praticados no mercado local, custo da equipe de produção e por ai vai.
Normalmente entrega-se as fotos (entre 6 e 10 depende do acertado com a agência) e o CD com no mínimo estas fotos.

Só pra constar minha opinião sobre essa questão de valores.

Também tenho esse tipo de dúvida com valores, na verdade já desisti de perguntar isso em fóruns com base no histórico de mensagens sobre o assunto que já vi.

Mas o que notei não só aqui no MF mas como em qualquer fórum de fotografia é que ninguém nunca diz um valor aproximado.
Ex: Um book ou serviço de X fotos pode custar entre X e Y reais a depender da qualidade do produto e do renome do fotógrafo, lembrando que esse é um valor estimado e que o local (cidade / estado) também influência.

A sensação que tenho as vezes é que as pessoas não dizem valores por achar estar revelando o quanto  ganha, claro que não precisa dizer eu ganho X, basta dar uma estimativa do mercado, acredito que quem trabalha com isso deve ter uma idéia da média que o mercado paga em sua área de atuação.


Abraços,


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2008, 00:31:59
Rodrigo o problema é que não tem um valor aproximado e nem receita para isso, eu já vi Book de R$ 150,00 e já vi Book de R$ 1200,00, já vi casamento de R$ 250,00 e casamento de R$ 10.000,00, precificação depende de um número tão grande de fatores, que fica difícil dizer para alguém "cobre tanto" ou "cobre algo por volta de tanto", porque a própria respeitabilidade do fotógrafo modifica o tanto que os clientes estão dispostos a pagar. As agências de modelos, por exemplo, costumam pagar bem menos do que a modelo diretamente, porém compensam com volume, ai cada fotógrafo julga o que compensa em termos de volume e retorno, também temos a questão localidade, existem locais onde você pode cobrar mais caro e locais onde você deve cobrar mais barato para conseguir ter base de clientes, porque cada local tem uma percepção de valor diferente para cada tipo de fotografia, a concorrência e a percepção de valores dos clientes são diferentes, imagine o seguinte, você não consegue nem comprar uma coca-cola (que é um produto padronizado, em teoria é igual em qualquer lugar) pelo mesmo preço nem mesmo na mesma cidade, quanto mais um serviço extremamente customizado e vinculado a uma percepção de valor subjetiva (como o renome do fotógrafo que clica e da equipe envolvida).
Eu costumo sugerir o seguinte em minhas aulas que fazem referências a preços, procure estabelecer um preço hora para o seu trabalho, este preço deve ser compatível com o mercado local, não deve supervalorizar seu trabalho (isso é algo que costumamos fazer quando estabelecemos preços, tendemos a achar que nosso trabalho vale mais do que realmente vale e isso é uma armadilha arriscada) e acima de tudo deve conseguir cobrir seus custos, incluíndo suas horas de trabalho e desgaste de equipamento (porque se isso não for possível então não compensa para você trabalhar com isso), tendo este preço hora procure levantar o tempo que você leva em um trabalho desses (isso é mais fácil de responder, eu por exemplo levo em média 2 horas em um book, com experiência você deve levar por ai, com menos experiência você vai precisar clicar mais e perder mais tempo, mas não deve passar de 1/2 período por trabalho).
Apesar de conceitualmente a idéia de preço paracer simples é impossível você achar uma tabela pronta para preços de fotografia (o pessoal não seguem nem as de fotojornalismo), infelizmente não dá para você usar a percepção de valor relativa a outros fotógrafos e outras condições ao seu trabalho. Por isso que as pessoas costumam não dar um valor certeiro para isso, porque varia muuuuito de condição para condição.
Você pode pegar preços com simples cotações no mercado, não há dificuldade nisso, o problema é que o que se aplica a outros fotógrafos nem sempre se aplica a você, na verdade você precisaria achar preços praticados por fotógrafos exatamente nas mesmas condições que você e ainda saber se eles estão tendo escala para poder reproduzir os mesmos preços e mesmo assim correria o risco de colocar um preço que não fosse o melhor para maximizar seu lucro. Para você ter uma idéia em Adm a gente passa 6 meses estudando preços na faculdade para entender superficialmente como definir um preço adequado para a percepção de valor do cliente, o tema é tão delicado que é responsável por vários sucessos e fracassos comerciais, principalmente em itens com percepção pouco clara de valor, como serviços... :)
« Última modificação: 05 de Março de 2008, 00:40:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rodrigoK

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Kieffer - Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2008, 12:48:54
Concordo em parte com o que você disse, sim o trabalho é muito customizado e sei que tem diversos fatores implicantes no resultado final de um valor a ser dado, entretanto, você diz:

Eu costumo sugerir o seguinte em minhas aulas que fazem referências a preços, procure estabelecer um preço hora para o seu trabalho, este preço deve ser compatível com o mercado local, não deve supervalorizar seu trabalho (isso é algo que costumamos fazer quando estabelecemos preços, tendemos a achar que nosso trabalho vale mais do que realmente vale e isso é uma armadilha arriscada) e acima de tudo deve conseguir cobrir seus custos, incluíndo suas horas de trabalho e desgaste de equipamento (porque se isso não for possível então não compensa para você trabalhar com isso), tendo este preço hora procure levantar o tempo que você leva em um trabalho desses (isso é mais fácil de responder, eu por exemplo levo em média 2 horas em um book, com experiência você deve levar por ai, com menos experiência você vai precisar clicar mais e perder mais tempo, mas não deve passar de 1/2 período por trabalho).

Aí vem a pergunta: Como estabelecer um valor hora compatível com o mercado se está entrando nesse mundo agora e não tem idéia desses valores para poder estabelecer algo compatível?

Já ouvi dizer o seguinte: Pegue o valor que você quer ganhar mensal ou quanto ganha atualmente com seu trabalho e faça os cálculos para cobrar dentro de X trabalhos mensais, que pretende fazer, um valor que somado dê o que pretende ganhar por mês.
Esse método não se aplicaria em 100% porque, como posso definir um valor para o mercado fotográfico com base no trabalho atual que pode ou não ter a ver com a fotografia, posso trabalhar com algo que ganha muito bem e esse cálculo supervalorizar o trabalho matando por completo a entrada no mercado de trabalho ou não.

Realmente é um assunto muito delicado e de difícil discussão.   :ok:


Abraços,


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2008, 14:15:58
Então, uma boa forma de começar a ter uma idéia é ligar e orçar algumas fotografias do tipo das que você pretende fazer em seus concorrentes diretos, com isso você já vai estabaler o primeiro parâmetro, que é a sensibilidade do mercado local aos preços de fotografia, não adianta querer cobrar mais do que os famosos da cidade e nem menos do que os iniciantes, o ideal é achar um preço que seja compatível com sua condição de iniciante. Em seguida você deve orçar seus custos, calcule quanto cust cada clique com sua câmera, para isso é só dividir o número de cliques médios antes da manutenção pelo preço de manutenção e a depreciação, ai você estima quantos cliques em média você dá em uma hora naquele tipo de fotografia e calcula quanto custa em média seus cliques por hora, associe a isso sua hora de trabalho (não pense em ganho por mês, pense em hora de trabalho, porque é isso que você está vendendo, você não é assalariado, você é prestador de serviços, pode vender mais horas em um mês e menos em outro, você terá que aprender a conviver com isso) e veja se está compatível com o que você encontrou no mercado, se estiver você já tem sua base de preços.
Subir o preço também é uma arte, se a demanda estiver muito intensa você pode ir subindo gradualmente os preços até que a demanda fique estável e maximize o seu ganho, é um processo relativamente complexo, leva tempo e requer certa experiência, mas a definição do preço é parte do aprendizado necessário. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rodrigoK

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Kieffer - Fotografia
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2008, 16:37:42
Obrigado Leo, acho que essa foi uma das melhores respostas que já li sobre essa questão de valores, não diz os valores, mas explica bem como calcular, e como ter base de valores do mercado.  :ok:

Não se preocupe com a questão de valor/hora, no mercado de trabalho que eu atuo (espero que por pouco tempo) eu trabalho com valor/hora também, então essa questão eu já estou acostumado.  :assobi:


Abraços,


brunoseta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
    • Alguns trabalhos
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2015, 10:40:44
Depois de 7 anos vou entrar com algumas dúvidas aqui nesse tópico.

Muito bem explicado, muito detalhado. Gostei bastante. Vou fazer meu primeiro book para modelo apresentar em agência essa semana, e estava com dúvidas sobre quantidade de fotos, formato e quais roupas usar.

Ainda é dentro desse esquema ou nos últimos anos mudou?

E geralmente 3 fotos de rosto (frente, lateral 1 e 2)
3 fotos de "biquini" para mostrar o corpo (pode ser uma de frente, outra de costas e uma mais de lado)
3 fotos de roupa (social, esporte verão e inverno)

Além dos outros detalhes comentados.

Abraço e obrigado

« Última modificação: 19 de Maio de 2015, 10:41:01 por brunoseta »
________________________________
Bruno Seta
www.brunoseta.com.br

http://500px.com/brunoseta


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2015, 00:02:46
RISE FROM YOUR GRAVE





 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2015, 12:15:42
Obrigado!

Acompanhando!
 :snack: