Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia boa, bonita e barata  (Lida 21555 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Março de 2008, 11:41:27
Freqüentemente, ouço que a fotografia é uma atividade cara. De fato, ela pode ser cara, mas não o é necessariamente. Geralmente o valor gasto com ela é uma opção do fotógrafo, profissional ou amador e, exceto em fins muito específicos, o custo não é uma prerrogativa para bons resultados.

Já comentei em um texto anterior como é possível montar um kit digital com pouco dinheiro. Aqui, levanto algumas possibilidades da fotografia com filme e ampliar um pouco o número de opções que se tem de lentes baratas e de ótima qualidade que podem ser usadas em câmeras digitais, mostrando uma foto feita com cada equipamento listado. Os preços são baseados no valor de lojas de usados, Mercado Livre ou eBay.

Fotografia analógica

É comum ouvir que fotografia analógica é probelmática por conta dos gastos com filme e revelação. No entanto, há uma infinidade de boas câmeras tão baratas que fazem valer a pena deixar alguns reais no laboratório de vez em quando.

Começando pelas rangefinders: câmeras pequenas, silenciosas e com ótimas lentes que, por conta da ausência do espelho, enfrentam menos problemas ópticos do que as objetivas de sistemas reflex. Há opções com lentes intercambiáveis (como a Kiev) ou com lentes fixas  e corpo extremamente compacto (como a XA).

Kiev 4 (R$ 80)

Alf Sigaro


Rodrigo F. Pereira

Canonet QL17 GIII (R$ 200)



Pay No Mind

Olympus XA (R$ 150)

Zadro


Rahen Z

Também existem câmeras reflex de 35mm que vêm com ótimas lentes e custam muito pouco.

Zenit 12XP (R$ 120)

H4NUM4N


Der Kraken

Pentax Spotmatic (R$ 250)

Leo Reynolds


Bill Smith

No campo das médio formato, que usam filme 120, uma ótima pedida é a Yashica Mat, que produz fotogramas quadrados (6x6). Sem contar no charme no uso de uma TLR. Tem à venda por R$ 100 no Mercado Livre.


Master of Felix


Yann G

Fotografia Digital

A fotografia digital também pode lucrar com os baixos preços do material das câmeras de filme. A melhor forma de fazer isso é através de objetivas de foco manual. O destaque está nas lentes de rosca M42. Se você tem um corpo reflex digital marca Canon, Pentax, Olympus, Sony, Minolta, Samsung ou Panasonic, você pode comprar um adaptador que permite o uso de lentes M42 na sua câmera. Infelizmente para os usuários de Nikon a coisa não é tão simples, pois os adaptadores para essa marca usam elemento óptico para o foco no infinito, alterando a claridade da lente e a qualidade de imagem. E aí, as opções de ótimas lentes por preços irrisórios é bastante ampla. O inconveniente é o foco manual e alguns ajustes nas formas de fotometria. Algumas opções de lentes dentro desse grupo:

Mir 20-M 20mm f/3.5 (R$ 250)

Masabu

Super-Takumar 28mm f/3.5 (R$ 200)

Geopelia

Super-Takumar 50mm f/1.4 (R$ 150)

I, Timmy

Jupiter 9 85mm f/2 (R$ 150)

Gene Wilburn

Jupiter 37A 135mm f/3.5 (R$ 100)

Shyha

Pentacon 200mm f/4 (R$ 200)

Marco Bernadini

Todos esses são exemplos de equipamentos de qualidade por um preço muito baixo, especialmente quando comparados aos de câmeras e objetivas modernas. No entanto, a qualidade de imagem não está relacionada aos recursos e funções das câmeras e lentes, e sim às características ópticas dos materiais utilizados. E nisso os exemplos acima, apesar de antigos, não deixam a desejar. No entanto, é preciso abrir mão de alguns confortos, como o foco automático ou a captura digital. Dependendo do ponto de vista, isso também pode ser visto como uma vantagem, já que qualquer coisa que nos faça fotografar de forma diferente pode ser benéfico em termos de aprendizado.

Nota: todas as fotos que ilustram este artigo foram utilizadas sob licença Creative Commons.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2009, 11:38:26 por Leo Terra »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2008, 12:17:39
Muito bom o artigo Rodrigo... É muito legal mostrar essas lendas da fotografia associadas aos resultados que elas podem proporcionar... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2008, 14:56:21
 :clap: :clap: :clap:

Muito bom mesmo! Eu estava reparando as cameras, acho que usei uma Pentax dessa Spotmatic, sem fotometro, na época de faculdade.  :shock:
Era muito empolgante descobrir na hora da revelação o que saiu, ou não.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2008, 16:32:51
Luiz,

As Spotmatic têm fotômetro sim, mas a medição é em stop-down. Ele é acionado através de uma chavinha ao lado da lente (à direita na foto) que fecha o diafragma na abertura selecionada e liga a medição, representada por uma agulha no visor. É um método interessante pois ao mesmo tempo conferimos a fotometria e a profundidade de campo.


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2008, 21:35:02
Faz pouco tempo que estou acompanhando o que escreves (e o teu trabalho). Sempre ótimas informações.

Para quem já possui uma câmera digital, é interessante ver as possibilidades da segunda parte do artigo. E nem apenas para as M42. É possível que a câmera permita utilizar uma objetiva antiga e barata, provavelmente perdendo algumas funções. Mas a experiência é, sem dúvida, interessante. Até a dificuldade em focar, o erro, a tentativa de melhorar na proxima vez, trazem um divertimento maior. Pelo menos para mim.

Eu pensei em comprar uma SLR 35mm mas desisti da idéia. Com o preço da que eu queria (que possuia algumas automatizações) eu poderia comprar duas lentes antigas e ainda sobrava dinheiro. Optei pela segunda opção e estou me divertindo. Agora estou deixando tudo em casa e saio só com a câmera e uma 28mm que emburreceu a minha câmera (só funciona no "M"). O problema é que não posso mais culpar a câmera pelos erros.  :assobi:




Guaracy Monteiro
flickr
blog


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2008, 23:03:56
Guaracy,

Você tem razão, tem objetivas antigas, geralmente de foco manual, que podem ser uma boa pedida. A Nikon é um exemplo. Também concordo com você que o uso de uma dessas lentes ajuda a educar o ato fotográfico e a composição.

É bom que a câmera seja burra, pois obriga o fotógrafo a ser inteligente.


freewilly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2008, 12:57:48
Gostei...
muito bacana mesmo.
Canon 30D + Tamron 28-75 XR DI 2.8 + Canon 18-55 + Canon 580exII + Meus olhos!

"Você não precisa procurar por Deus. Ele sabe onde você está. ACEITE-O"


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2008, 09:51:13
Rodrigo, por favor, gostaria de uma ajuda sua.

Será que você poderia me dar uma força pra escolher alguns lentes, manuais, 50mm, ou menos, pra usar com uma Olympus E-510 ?

Eu andei dando uma olhada no ebay, mas lá eu acho muito confuso.

É melhor comprar o adptador com a confirmação de foco ?

Achei essa aqui "
Olympus Zuiko OM 50mm f/1.2 Lens sharp Mint condition" mas muito cara,  US $599.95 !

abraços.
[Cameraless !]


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2008, 10:23:11
oi Matusalém... nunca tive DSLR Olympus... mas já acompanhei bastante sobre elas, até onde eu sei existe possibilidade sim de usar lentes Olympus antigas com adaptador... mas te informa direitinho o que os usuários de DLSR Olympus acham de usar, pelo o que eu lembro quem já usou não gostou muito da experiência.
Marcelo - POA/RS



matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2008, 11:51:48
Ok, obrigado Marcelo.

Eu também postei em um forum internacional, aqui no Brasil temos poucos usuários Olympus.

Eu andei vendo as imagens geradas pelas lentes manuais Olympus e são aburdamente boas  :D

Eu fiquei interessado em comprar alguma lente pra que eu possa fazer testes.

Eu não faço cobertura de eventos nem nada, é tudo amador mesmo, mas gosto de qualidade de imagem, principalmente pelo fato das minhas ampliações, tenho muitas 30x45 e quero fazer uma impressa em canvas dos meus cachorros.

Eu preciso de uma lente pra tirar fotos, bem limpas, durante o dia. E uma que pudesse tirar boas fotos a noite; claras pra usar o iso mais baixo possível.

Acho que é isso, se alguém mais puder ajudar eu agradeço.
[Cameraless !]


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2008, 11:56:38
mas a reclamação não é quanto a qualidade da lente.... mas do uso das mesmas
Marcelo - POA/RS



matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #11 Online: 14 de Março de 2008, 18:21:24
Marcelo, por favor, na prática eu posso usar qualquer lente que tenha adaptador pra minha máquina ?

abraços.
[Cameraless !]


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #12 Online: 14 de Março de 2008, 19:48:48
isso mesmo... agora como é na prática o uso de cada uma delas é outro papo, não sei como fica a fotometria, para ter confirmaçao de foca precisaria de um adaptador com chip
Marcelo - POA/RS



m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #13 Online: 14 de Março de 2008, 19:53:25
dei uma procurada rápida no google e achei isso:

http://oly43club.ru/

M42 → 4/3
OM → 4/3
Nikon → 4/3
Pentax → 4/3
XXX → 4/3


onde XXX se propõe a encaixar qualquer tipo de lente :-D, fantástico isso :-D
Marcelo - POA/RS



matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #14 Online: 14 de Março de 2008, 23:20:00
Wow, muito obrigado Marcelo, está atacando até em russo, tá bem nas pesquisas  :D

Cada adaptador desses com confirmação de foco está saindo em média U$50 no ebay, eu vou tentar encontrar as lentes e depois decido qual adaptador vou usar, acho melhor assim.

Agora vou a procura das lentes, vou ver se achos as citadas no artigo.

abraços.  :ok:
[Cameraless !]