Autor Tópico: Uma dica para tirar fotos de balé  (Lida 2816 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 09 de Julho de 2005, 01:34:04
E ae Galera?
Tudo jóia?
Quero algumas dicas para tirar fotos num teatro...
VAi ter dança de balé.

Meu equipamento: rebel XT com lente do kit (talvez eu consiga um flash externo)

Será que dá para se obter bons resultados?

Eu já fiz umas fotos em teatro antes e obtive melhores resulados com fotos feitas sem o uso do flash... o complicado é captar o movimento, mas com várias tentativas até dá certo...

Bom, vou chegar um pouco antes para fazer vários testes, mas alguém já de "lance" me daria uma boa dica?

Abraços,


Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2005, 03:09:43
Creio eu que você terá que seguir os mesmos passos de um show. Só que vai ter que usar velocidades mais altas para capturar os movimentos, ou fazer uma linguagem diferente usando baixas exposições (já ÓTIMAS foto assim).

Eu não gosto de flashs, acaba com o clima do espetáculo. Mas se a iluminação não ajudar...

Depois posta umas fotos aqui.

abraços
« Última modificação: 09 de Julho de 2005, 03:09:54 por Danilo »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2005, 13:55:45
hunm... blz Danilo..
Valeu...

Eu fiz uns testes ontem aqui em casa mesmo num lugar bem escurão, e no escuro com uma luz e até deu alguns resultados satisfatórios... (digo não pela luz, mas pela range... minha lente vai até 55mm (ou 90 no crop)... eu já fiz o teste até de distância... hehehe

Mas vamos ver... vou tentar também tirar umas fotos antes do balé (no camarim) para que se caso as de dança mesmo não ficarem boas, eu já tenho pelo menos as do camarim.

Bom, mais ninguém tem uma dica pra me dar?

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2005, 04:25:39
Bom... vou falar dos resultados...

Foram tiradas quase 500 fotos...

Em geral eu até gostei do resultado, mas não foi como eu esperava.... realmente a lente do kit é "meia boca"... e não é fácil tirar fotos em teatro... principalmente quando a organizadora não quer ninguém por perto... que fique na frente...

Sobre o uso do flash externo, eu não sei se é ruim ou não, mas eu queria ter um 580ex para ver se iriam ficar melhores as fotos... (eu acho que sim  :lol: )

Dificuldades: além de um pouco da limitações de "range" e de "luz" natural, o sistema de luz do teatro era terrível... não mantinha luz uniforme, fora que as vezes acontecia uns pisca-piscas, só que de cores amarelas e de diferentes tons e de diferentes intensidades.

Tinha uma equipe de filmagens que ficou bem na frente, o que impossibilitava de eu ficar andando muito - além é claro da organizadora já falar de ante-mão que não queria gente andando quando começasse.

A bancada do teatro era muito alta, o que fazia com que eu ou tirasse foto de baixo para cima (o que acabou acontecendo com umas 30%) ou que eu levantasse (e atrapalhasse a equipe de filmagem - heheh as vezes era inevitável)

Porém, depois de umas danças, teve um intervalo e fui lá eu conversar com um outro fotógrafo que estava lá para ver se ele tinha conseguido tirar umas fotos boas e tal... aí ele também me reclamou que não podia andar e etc...

Logo após esta conversa, ele se dirigiu a organizadora e ela "deixou" que ele andasse as vezes... nisso também consegui um lugar meio que na frente (só que bem na lateral), mas que para mim na hora foi a "melhor" coisa....

As fotos: tentei na maioria das vezes intercalar e variar as maneiras - sempre com o intuito de se obter melhroes resultados... foto sem flash, com flash, exp. +2, Exp. 0, iso 800, iso 200, iso 1600, etc... 1/60s, 1/200, 1/100, 1/15s, etc..
Depois que consegui este lugar-zinho, e de vários testes eu me limitei a iso 800 e com o uso de flash com 1/2 ponto a mais, deixando o tempo em 1/50s, 1/60s até 1/80s (dependendo do range 18-55mm)

Bem, surgiram algumas fotos com um pequeno "probleminha" (nda difícil para o photoshop), mas gostaria de saber o porque q isto ocorre:


Veja que apareceram algumas "bolas" de luz... está mais detalhada na foto inteira


Esta foto, apesar de não estar tão "nítida" foi uma das que mais gostei





Bom, mas deu para aprender algumas coisas...

Abraços,

Renato
« Última modificação: 10 de Julho de 2005, 04:32:57 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br