Autor Tópico: Curso de fotografia do Senac no Rio  (Lida 18257 vezes)

fotomacro31

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 05 de Março de 2008, 01:33:50
OLá pessoal,

Eu Tô querendo muito me tornar um profissional da fotografia, mas tenho que começar pelo básico, e to querendo fazer o curso do SENAC-RIO de fotografia com duração de 5 meses.

Pergunto a vocês:

É bom o curso? vale a pena paga os R$1000 por ele? :ponder:
Qual camera que eu compro? vi uma nikon F90x por 600 com lentes ou pego uma canon rebel ou uma D40? ou uma melhor usada? :ponder:

Gostria muito de opiniões. :ok:

Obrigado a todos antecipadamente. :clap:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 14:15:22 por Kika Salem »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2008, 08:10:54
Os cursos do Senac sempre são referência.
E se você está começando compre uma Pentax K1000 por R$ 200,00 e depois decida como vai por a mão no bolso, a partir da sua necessidade.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


fotomacro31

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2008, 10:13:42

Olá Marcelo,

Vc é do Rio?
Qtas fotos se tira num curso destes aproximadamente?

Muito obrigado.

Um abração


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2008, 10:22:48
Sou de Santos/SP, e aqui em São Paulo o SENAC tem uma porção de cursos técnicos, livres e oficinas. Inclusive o Bacharelado. Todos muito bons. Não sei de qual curso exatamente está falando, mas mesmo assim não faço a menor idéia de quantas fotos você vai tirar!
Mas no que isso é importante? Custo? Se começar a fotografar com filme te fizer um fotógrafo mais criterioso, melhor!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2008, 16:50:48
Quer ter um bom instrumento para aprendizado, mais rápido? Compre logo um a Reflex Digital e junto com o curso de fotografia faça um bom curso de PhotoShop. A possibilidade de se ver a foto logo após ela ser feita e sem interferência de terceiros (no caso do filme o laboratório) te permite uma agilidade muito grande para avaliar seus erros e acertos.
Com uma analógica uma parte importante do trabalho q é a revelação e ajustes serão do laboratorista e não de vc e todos sabemos as dificuldades q se tem com laboratórios, dos inúmeros erros .
Isso já causa uma grande diferença no aprendizado.
Vamos supor q vc queira testar uma série de regulagens e seu efeitos, vc está em casa, pega a máquina e faz as fotos. Senta na frente do computador, abre as fotos (elas tem todos os dados das regulagens usadas)e confere as diferenças na hora, podendo comparar uma ao lado da outra. Muito mais rápido!!
Agora imagina com filme: Compra um filme, tem q saber q filme é, como ele se comporta, características de cores... Faz as fotos para testar alguma dúvida. Aí fica naquela: um filme de 36 poses não convém fazer só 3 fotos e acaba esperando para gastar as outras...
Vai ter de anotar todas as regulagens em uma papel e com as características de cada foto e filme.
Vai ter de mandar para um Lab para revelar (pegar ônibus, carro estacionar, escolher um dia livre...) e aí torcer para q não façam merda na revelação, se fizerem vão dizer q a culpa é do filme ou sua. Podem revelar de um jeito q , se não estragar de todo, pode te levar a conclusões erradas... Vai ampliar em q tamanho para ver elas? Se for 10x15 mesmo foto merda fica mais ou menos... No computador vc Vê em tamanho grande... Quanto tempo para vc ver o resultado deste simples exercício?
Sem condições!!! Compre logo uma Reflex Digital.
Sou do Rio e se quiser pode ligar para mim. A gente fala pessoalmente e te passo mais informações.
Eu nunca fiz curso de espécie alguma...
Anota aí > 3106 0056
A partir de 10 horas da noite. Fique a vontade.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


fotomacro31

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2008, 17:48:07
Olá pessoal,

marcelo e Luzio valeu mesmo :clap:
Luzio, trocamos uma ideia sim.

Coments? :ok:

valeu!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2008, 21:52:12
Citar
Quanto tempo para vc ver o resultado deste simples exercício?
Sem condições!!! Compre logo uma Reflex Digital.

Caro Lúzio, concordo com quase tudo o que você falou. Mas da forma que coloca as coisas faz parecer que a fotografia não existia, ou era impraticável, antes do advento da tecnologia digital!!!!

Quanto ao controle imediato do resultado que temos agora, isso é inegável. Tem toda razão. Mas pensar em toda essa trabalheira que você falou, faz com que pensemos mais antes de apertar o botão disparador e evita que se fotografe demais no chute (não estou dizendo que é seu caso, claro!). A falta do conhecimento técnico e a facilidade do "dispara-apaga", pode não ser uma boa combinação.

Quanto à revelação, basta ter um laboratório de confiança, que seja bem equipado e respeite o pedido "SEM CORREÇÃO".

Também nunca desistimularia alguém a estudar. Perdão, isso está errado. Ser auto-didata é possível, com muita leitura, pesquisa e dedicação. Grandes fotógrafos são auto-didatas. Mas uma boa escola encurta caminhos, te coloca em contato com pessoas que vão poder discutir com você técnicas, equipamentos, mercado e etc e te insere no ambiente mais rapidamente. Fiz alguns cursos livres em diferentes escolas e estou sempre estudando em publicações. Estou certo que sem a orientação de alguns profissionais experientes, teria batido muito mais a cabeça por ai.
Mas cada um escolhe o caminho que lhe parecer melhor, certo?

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2008, 15:08:16
Bem, Luzio, tem mais uma coisa. Concordo com a praticidade das digitais, mas um escaner de filme não resolve parte da trabalhaeira da qual você relatou? Particularmente, só fotografo com filme, e por ter escaner eu apenas revelo os negativos. Nada mais. Ah, claro, tem a questão das 36 poses, do filme correto para a situação, etc. Mas nunca faço cópias. Só os negativos e depois passo para o PC e vejo como ficou, altero o que eu quiser. Normalmente, não altero nada.



Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 21:16:46
Ontem fui ao Senac do Centro conversar com o professor sobre o curso de fotografia.

Sinceramente, pensei um pouco como o Luzio e verbalizei isso com um amigo que é aluno do curso. Sentamos e conversamos por muito tempo sobre a importância do estudo de como tudo começou. Claro que eu me convencí...

Fiz Mestrado em Microscopia eletrônica, e por conta disso, passei muitas horas na câmera escura revelando filmes e ampliando. Isso é um prazer absurdo. Ver o papel sendo tomado por diversos tons de cinza e a sua imagem aparecendo. Pois é, reconheço que na atualidade fica difícil vivenciar isso no dia-a-dia, mas vale o prazer de conhecer como se fazia.

Sou apaixonada por fotografia, mas tenho pouca experiência e uma exigência grande que me faz querer melhorar mais e mais. Conheço muita gente excelente que fotografa como ninguém, mas um curso fornece a teoria que também acho importante.

No Rio, além do SENAC existem cursos livres que eu estou avaliando. No segundo semestre, com certeza, estarei matriculada em um.

Bem, é isso. O advento das manipulações digitais fez com que muita gente nem se preocupe com detalhes. O PS faz milagres, mas temos sempre que ter um olhar crítico e nos moldar aos novos tempos.Essa é a minha opinião.

Um abraço
« Última modificação: 13 de Março de 2008, 21:21:40 por Isabella Palmié »
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 22:49:59
É por essas e outras, que hoje existe mais, apertador de botões e operador de PS do que fotógrafos. :no:
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2008, 01:23:22
Eu só fotógrafo com filme e só trabalho com negativos escaneados. Como o negativo tem uma latitude incrível e a revelação em minilab é bem neutra para se ter mais liberdade de ajustes na ampliação, tenho um controle incrível sobre a exposição e liberdade para corrigir cores e contrastes.



Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 14 de Março de 2008, 12:33:30
 :doh: :doh:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 14 de Março de 2008, 15:44:53
Eu só fotógrafo com filme e só trabalho com negativos escaneados. Como o negativo tem uma latitude incrível e a revelação em minilab é bem neutra para se ter mais liberdade de ajustes na ampliação, tenho um controle incrível sobre a exposição e liberdade para corrigir cores e contrastes.


Fala serio... :shock:
Alguém avisa pro Francisco que estamos no século 21  :ponder: :D
O homem já chegou na lua e não existe mais o muro de Berlim...  :assobi:
« Última modificação: 14 de Março de 2008, 16:13:24 por Pictus »


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2008, 13:15:47
bom,eu concordo com as duas partes..eu trabalho com fotografia a mais ou menos 18 anos
passei da era analogica para digital..as digitais mais comuns,só servem para baratiar custos e agilizar o tempo..
mas nunca chegou a qualidade de uma foto analogica ,positivo ou negativo..P/B ou COLOR
OBS:não falo de digitais de MEDIO-FORMATO
se voce quer agilidade e menor custo ,sem duvida a digital
se voce quer realmente conhecer a fotografia sem duvida a analogica
não sou avesso a digitais ,pelo contrario ,elas estão ai para melhorar nossas imagens...
adoro trabalhar no PHOTOSHOP,é muito rico para voce ter ideias
MAAS..as analogicas são meu xodó..
sobre cursos voce pode dar uma olhada melhor em q voce quer abranger..
o senac é bom ,mas tenho escutado algumas coisas negativas..mas se informe mais..
tem na Urca
tem na Barra


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2008, 00:20:46
Estou pensando em fazer um curso também. Olhei no Ateliê da Imagem que fica na Urca, o curso básico de 30hs sai na faixa de R$400,00.

Tenho algumas questões:

Alguém sabe se é bom este curso do Ateliê da Imagem?

E o do SENAC, é melhor?

Existem outras opções no Rio?

Obrigado!