Autor Tópico: Sério, a Olympus me surpreende  (Lida 4968 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Março de 2008, 09:06:35
http://www.dpreview.com/news/0803/08030501olympuse420.asp

Só eles tem cojones de colocar algo no mercado que quebre com a hegemonia de ofertas.

 :worship:


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2008, 09:30:57
Fantástica, só faltou o IS, espero que saia uma E-520 com isso e agora sim a Olympus será minha próxima câmera :)
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2008, 10:44:35
A Oly e a Canon costumam ser boas em romper paradigmas, essa pequenininha me parece um conceito super interessante para quem quer algo compacto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2008, 11:12:28
A volta das lentes fixas como lenteo do "kit".
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2008, 11:30:21
Não gostei do design de botôes.
Faz voltar um pouco na minha antiga olympus 135.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2008, 11:59:19
Mateus eu acho que a idéia deles foi exatamente esta, produzir uma SLR bem compacta que pudesse ser usada como essas antigas câmeras de túnel de vidro. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2008, 13:02:43
As câmeras da Olympus sao realmente muito interessantes, bem bacana essa "pequenininha". Tem até AF no live view para quem está migrando das compactas.

Porém o fato de ser 4/3 me afasta. Argh, nao gosto de jeito nenhum. Questao de gosto.
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2008, 13:43:50
Com relação a antiga E-410, eles atualizaram o sensor, colocando o mesmo da E-3, melhoraram o LCD e no liveview eles melhoraram a velocidade de start e de foco.

Eu acredito que as características deste corpo sejam próximas da tendência futura de câmera avançada para um público amador, pois eu acho que ninguém busca corpo grande, o corpo grande é a consequência para as features que a câmera carrega, então se tivermos qualidade de imagem, velocidade, lentes, features profissionais num corpo compacto, todos amadores vão preferir o corpo compacto.

Seria legal inclusive se no futuro a Nikon/Sony/Canon criassem um formato menor que o APS, contribuindo para lentes e corpos mais compactos, infelizmente comprar Olympus no Brasil além de ter a dificuldade de comprar, tem a dificuldade de encontrar acessórios, manutenção e revenda.

Um outro detalhe que vem sendo bastante discutido aqui é na velocidade do AF, eu acredito que o AF desta câmera deve ser a mais lenta de todas DSLR.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E410/E410A6.HTM

Valeu 



m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2008, 13:54:32
poxa muito interessante esta Oly, eu teria interesse na opção com a 25mm, o preço não ruim tb.
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2008, 15:56:39
Além do foco por contraste, foi adicionado "Face Detection" no liveView, se funcionar bem é ótmo.

Também foi melhorado para 3.5FPS (antes era 3FPS) e " Shadow Adjustment Technology" (Mesmo da E-3).

Eu só não entendo como é feito o foco no liveview, sem precisar que o espelho suba?

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2008, 16:02:13
Leandro ai é que é a bomba que a Sony e algumas Oly resolveram, elas usam um sensor para o lifeview no pentaprisma e usam o sistema de AF convencional. ;)
MAs esta com foco por contraste usa o próprio sensor da câmera (como as Nikon e as Canon), o que produz um AF beeeem mais lento, na verdade é por usar esse sensor no pentaprima para captar a imagem para o lifeview que a Sony foi considerada tão inovadora, exatamente porque continua com o mesmo sistema de AF por fases e não depende dos sistemas por contrastes (mesmo usado nas compactas) que são mias lentos e menos precisos.... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2008, 16:25:06
Leandro ai é que é a bomba que a Sony e algumas Oly resolveram, elas usam um sensor para o lifeview no pentaprisma e usam o sistema de AF convencional. ;)
MAs esta com foco por contraste usa o próprio sensor da câmera (como as Nikon e as Canon), o que produz um AF beeeem mais lento, na verdade é por usar esse sensor no pentaprima para captar a imagem para o lifeview que a Sony foi considerada tão inovadora, exatamente porque continua com o mesmo sistema de AF por fases e não depende dos sistemas por contrastes (mesmo usado nas compactas) que são mias lentos e menos precisos.... :)

Realmente o esquema que a Sony fez foi excepcional, pena que eles diminuiram o tamanho do visor.

Eu tenho notado na minha compacta que o "Face Detection" ajuda na velocidade do AF, pois ele faz uma pre focagem rápida e no ponto certo, então se foi feito bem feito pode ser que o liveview da E-420 seja utilizável.

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2008, 16:55:52
Legal.

Mas não é a mesma coisa que uma 50mm em filme nem a pau.

25mm, DOF fundo, é linguagem de compacta em formato DSLR. Essa aí briga com a Sigma compacta-aps.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2008, 17:50:12
mas é uma diferença absurda Ivan? esta diferença se dá apenas no DOF?
Marcelo - POA/RS



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2008, 19:11:53
mas é uma diferença absurda Ivan? esta diferença se dá apenas no DOF?

Olha, quando o fator de equivalência é 1.6, a diferença é de quase dois pontos, isto é, para igualar uma 50mm f/2 (relativamente comum), você precisaria de uma 32mm f/1. Isso mesmo. f/1. Você sabe que essa lente não existe por aí...

E no caso de fator multiplicador 2 como a Olympus? Bem, aí seria preciso que sua 25mm fosse mais ou menos... f/0.7.

Ou seja, a 25mm vai trabalhar a maior parte do tempo em hiperfocal, e isso significa a mesma linguagem das compactas, DOF fuuundo. Melhor que as compactas? Sim, mas principalmente na limpeza da imagem gerada pelo sensor grande.

Agora, somo o DOF fuuuundo com o formato 3:4, e como é que você vai distinguir uma foto feita com ela de outra feita, digamos, pela Fuji prosumer que vão lançar de sensor 2/3"? Só nos ISOs altos pelo ruído, pois a linguagem das duas cãmeras será muito parecida.

O fator multiplicador 2 usado pela Olympus e pelo pessoal do 4:3 é um golpe mortal na linguagem clássica da fotografia.

Uma boa cãmera essa Olympus. Custando 350 dólares com a lente é ótimo negócio. Uma boa cãmera de rua. A 500 dólares o corpo é caro demais. Ela vai chegar no preço certo daqui a algum tempo, pode crer.