Autor Tópico: Muitos Frequentadores / Poucas Perguntas  (Lida 2859 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2005, 10:52:55
Danilo , Alex, todo mundo sabe desse problema mas por mais q tentamos, uma hora sai uma patada e pode ser como um ataque pra quem chegando ..

Talvez por querer mesmo, mas talvez sem querer, oq mais vemos é quando alguem pergunta o nego responde:

- Procure antes de perguntar
- Duvida já respondida
- Entre em tais links, etc

Não acho errado mostrar os links pra galera não, mas é aquele esquema, vc pode falar de tudo pra todo mundo, vc pode até xingar educadamente, hehe

Se formos mais cortês com os novatos, reduziria bastante esse atrito q aconteçe sempre q alguem pergunta algo basico.

Eu mesmo não manjo nada, mesmo assim quando tem uma duvida q ja perguntaram, eu tento mostrar os link e ser educado, no minimo a pessoa vai ler os links, mas se ja chegar regassando o cara nem pesquisar vai, vai embora e não volta mais ..

Resolução pro problema não tem, sempre pessoas vão saber mais, menos, etc, o negocio é mudar como tratar a galerinha novata, com certeza depois de uma boa atenção à eles, se sentiram mais confiantes e iram participar mais, dai vem a troca de conhecimento, etc ..

PS: é só um ponto de vista, não julgo ninguem, mas o problema existe e muito de nos sabemos, e ainda sim, alguem vai lá e catraca alguém ...  :(

T+
« Última modificação: 07 de Julho de 2005, 10:57:55 por Matheus »


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2005, 12:39:08
Colocar os links eu acho extremamente útil, pois mostra (ou aprofunda) a resposta. As outras duas frases citadas realmente afugentam ao invés de aproximar.
Lendo o tópico do Gabão me ocorreu uma coisa interessante: parece que ficamos sempre aguardando a opinião de quem sabe mais que a gente, e aí perdemos a oportunidade de expressar uma opinião diferente. Nem sempre o que queremos ouvir é somente o extremamente profissional, às vezes queremos simplesmente a opinião sincera de alguém que não conhece tanto assim. Só que "os que não conhecem tanto assim" (me encaixo nessa categoria) ficam só observando...
Sei lá... Acredito que com tudo isso esse forum continua sendo uma excelente referência, mas sinto que precisaria haver algo que nos aproximasse além do contato virtual.
Abraços,
   
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Tiago Santos

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2005, 15:39:07
Bem apesar de novato aqui nesse forum, já participo de outros e conheço o Fernando ha alguns meses.

Algumas respostas para perguntas simples realmente afastam as pessoas que estão chegando agora. Principalmente quando essa pessoa tem uma camera mais simples e vem os outros particpantes com cameras mais avançadas. Eu mesmo quando comecei com uma Aipteck (nem lembro mais se é assim que escreve) fiquei lendo um dos foruns por meses, mas mesmo depois de me cadastrar fiquei mais algum tempo sem postar nada, pq diversas vezes via algumas respostas mal-criadas de alguns usuários. Então tudo isso deixa a pessoa acanhada.
O equipamento dos outros acanham muitas pessoas, eu mesmo, ainda estou meu assim para participar do WS no Ibira, com minha simples A75, tendo em vista que vários tem prosumer ou DSLR.
Esse é o meu relato, e como o Fernando disse no primeiro, aqui mesmo vou me apresentar.

Meu nome é Tiago, moro na zona norte/oeste de SP e tenho como já citada simples A75.

Abraço a todos.

T+
Tiago Santos Nunes - São Paulo/SP

 Nikon.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2005, 15:45:18
Tiago,

Realmente a gente se conhece há alguns meses! :) hehehehe.

Sobre a camera ser simples, eu acredito que todos nós queremos extrair o máximo de nosso equipamento e também queremos aprender as técnicas do mundo da fotografia. Com isso, acredito que todos nós temos necessidades e coisas a compartilhar... Nem que seja pra falar bem ou mal de nossos equipamentos!

Mas é isso aí turma! A gente tá pegando o espirito da coisa!

E vamos aos posts!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2005, 21:26:36
B) Bem, eu acho que o pessoal tem medo de passar por bobo ao fazer perguntas que "todo mundo sabe", mas isso é besteira pq na fotografia existem certos e "certos". Muitas coisas são relativas de acordo com a realidade de cada um.
Eu comprei uma camera bem simples, do tipo que ninguém recomenda, a Canon A400. Mas para o valor que eu queria gastar e o uso que vou fazer, ela é muito boa. O importante é respeitar os limites do equipamento. Por ex.: tenho feito ótimos retratos de amigos(as) e familiares usando sempre a luz do sol como auxílio, seja no fundo, num brilho nos cabelos, etc., sempre a ISO 50(superfine e large), e tenho obtido resultados que, para o tipo de camera, considero excelentes. Mas jamais vou ter um ótimo resultado com uma foto de um grupo a cinco metros usando flash à noite, extrapola-se o limite do equipamento e aí vem ruído e subexposição.
Estou fugindo um pouco do tema mas quero dizer que falem, falem, perguntem e não liguem para respostas meio "chiitas" de alguns, tenha sempre a certeza que a maioria dos "certos" são relativos e alguns, até errados.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2005, 21:36:28
Eu acho que a galera tem que perguntar mesmo, sem essa de vergonha! Eu já perguntei a diferença entre EVF e DSLR, se uma lente 55mm já indicava o tamanho de filtro 55mm, se a 300D tinha zoom... bom, já deu para entender, né? :P
Inclusive, as perguntas fazem até o pessoal que já tem um bom conhecimento aprender mais, pois pode acontecer (e acontece) de haver respostas diferentes que levam a galera a rediscutir assuntos até então já estabelecidos.
Eu, pelo menos, depois de um tempo de pesquisa e prática já dou até uns "pitacos" às vezes...

Abraço!
« Última modificação: 07 de Julho de 2005, 21:37:26 por Bruno Gomes »