Autor Tópico: Qual a mais indicada pra mim H9 ou FZ18 ?  (Lida 10089 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 06 de Março de 2008, 09:37:40
Ivan uma diferencinha vai ter sim, isso não tem nem como discutir, o controle da revelação te dá mais liberdade, mas eu considero isso parte dos sacrifícios da fotografia, em alguns casos você tem que sacrificar uma coisa por outra, no meu caso eu sacrifiquei o RAW para poder filmar bem e em termos de fotografia poder ligar a câmera no flash de estúdio ;), eu até sinto falta do RAW, mas o que a S5 me ofereceu a mais acabou tornando ela bem mais atrativa que a FZ-18, admito que a H9 me atraiu muito pela questão da foto, mas o vídeo melhor na S5 quase empatou o jogo e a sapata de flash definiu o jogo em direção à S5. Mas esse foi especificamente meu caso que tinha um objetivo maior bem definido e que sobrepujava os demais, mas é claro que isso vai variar de pessoa para pessoa.
Outro dia fiz uma 20X30 em ISO 400 com a S5is e ficou bem legal a imagem, dá para usar tranqüilamente para um nível de exigência normal (claro que meu olhar de fotógrafo de moda tem que ficar mais tênue para avaliar, mas a camerinha encara bem os desafios rs).

LEandro a H50 eu não vou comentar porque não tenho parâmetros para tal e houveram modificações significativas na ótica, mas mesmo nos links que você postou a H9 está mais nítida. O teste do dpreview tem exposições diferentes porque as câmeras possuem ISO mínimo diferente e os padrões estão ajustados para os ISOs mínimos (exatamente para analisar o máximo desempenho delas). Quanto a nitidez o que você está achando mais nítido é halo no relógio, ou seja, é software. :)
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 09:46:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 06 de Março de 2008, 09:58:46
Citar
Quanto a nitidez o que você está achando mais nítido é halo no relógio, ou seja, é software. Sorrindo

Nitidez?

Eu não falei nada sobre comparação nenhuma... Até porque no comparativo eu havia reparado que uma era iso200 outra iso 400.

E nas minhas fotos não tem relógio nenhum -risos.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 06 de Março de 2008, 10:00:08
Ivan eu estava falando com o Leandro.. :D
Papo de doido... Rs... :D

LEandro a H50 eu não vou comentar porque não tenho parâmetros para tal e houveram modificações significativas na ótica, mas mesmo nos links que você postou a H9 está mais nítida. O teste do dpreview tem exposições diferentes porque as câmeras possuem ISO mínimo diferente e os padrões estão ajustados para os ISOs mínimos (exatamente para analisar o máximo desempenho delas). Quanto a nitidez o que você está achando mais nítido é halo no relógio, ou seja, é software. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Março de 2008, 10:06:35
Pra tirar a dúvida de aberração cromática. segue duas imagens interessantes.
http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_h9-review/DSC00098.JPG
http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_fz18-review/P1010033.JPG

Mais outras duas legais.
http://www.dcresource.com/reviews/panasonic/dmc_fz18-review/P1010038.JPG
http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_h9-review/DSC00103.JPG

Concordo com vc.....eta papinho de doido.....

Estes dias minha mulher falou que está enjoado da sua foto no MF, ela pediu pra vc mudar...hehehe.

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 06 de Março de 2008, 10:39:16
Rs... O duro é eu achar outra foto para colocar no avatar.  :doh:
Nos seus exemplos temos novamente um problema, as fotos estão nitidamente com exposições muito diferentes na primeira e ângulos de ataque da luz bem diferentes em ambas, isso afeta CA e constrastes, estes testes não controlados não podem ser usados como referência porque apesar de parecerem iguais são condições bem diferentes, ai encontramos fenômenos estranhos devido ao sombreamento, como a impressão de nitidez na borda inferior esquerda parecer maior na Sony e na superior direita maior na Pana, o centro da Sony parecer muito superior ao centro da Pana (não é tanta diferença como mostra na segunda foto) e por ai vai. :(
Não dá para comparar duas câmeras em condições diferentes, fotografar o mesmo cenário não significa fotografar nas mesmas condições, o ângulo da luz e sua dureza são dois dos fatores que mais afetam a nitidez e os contrastes dos objetos fotografados, por isso que em testes de externa as fotos devem ser feitas no máximo com pequenos intervalos de tempo (quanto menor o intervalo melhor) porque dificilmente as condições de luz se repetem novamente, mesmo no mesmo horário do dia. :/
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 10:47:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Março de 2008, 10:54:04
Sim, é verdade que neste caso as condições afetam o desempenho, mas a AC da H9 é algo que em nenhuma condição a FZ-18 vai entregar, isso fica claro com as diferenças nestas fotos, ainda unindo estas fotos, mais as fotos controladas pelo imaging-resource e pelo dpreview, não temos mais dúvida que a óptica da FZ-18 é bem superior ao da H9.

As fotos externas do imaging-resource são feitas em estúdio...

Por isso que a Sony deve ter melhorado a óptica para a H50.

Valeu
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 10:54:54 por lfedersoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 06 de Março de 2008, 11:00:09
Leandro como assim as Externas são em estúdio????
Rs...
Se tem luz do sol já era, não é mais luz controlada, você no máximo gera interferências, mas o controle da luz está nas mãos da natureza, a não ser que você consiga gerar uma fonte de luz que torne a do sol insignificante (o que é uma situação que eu nunca cheguei a presenciar, porque realmente precisaria de muuuuita luz), no caso das que você mostrou é claro e cristalino que um conjunto foi feito com luz mais dura e mais lateral do que o outro na segunda foto. Outra coisa é que AC é um dos fatores que é muito influenciado por exposição e ângulo da luz (na verdade é extremamente influenciado por esses fatores) e na primeira foto do seu exemplo a superexposição da Sony evidencia muito o problema, o que já não ocorre com a Pana, já na segunda foto você repara que o ângulo é mais favorável para ambas o que torna mais imperceptível a AC em ambas, um dos poucos reviews que conheço, que trabalha com luz controlada, é o Dpreview (que, apesar de ter uma análise tendenciosa dos testes, eles têm usado métodos de teste relativamente bons)... :)
Em termos de AC eu diria que a Sony é praticamente nível da Pana e melhor que a S5, com os vidros novos não sei como vão ficar, não dá para avaliar ainda. :/
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 11:05:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Março de 2008, 11:21:20
Leandro como assim as Externas são em estúdio????
Rs...

Cartaz de 150 megapixel com luz controlada.

Eu acredito que a idéia é analisar resolução, e no meu caso analisei as bordas.

Leo, volto a dizer que a H9 não consegue competir com a concorrência (FZ-18 e S5), ela é um monstrengo, pesada, com uma óptica conhecida como sendo a pior da categoria, ela é lenta, nem parece uma câmera fotográfica.

Eu tive uma H5 aqui na empresa, ainda bem que roubaram e agora acredito que vou pegar ou uma Canon S5 ou uma Canon SX100.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Março de 2008, 11:27:18
A explicação do imaging-resource.

Mas a sua idéia de criar um estúdio é show...rsrs

"Like several of our tests, these images are actually photos of a high-resolution poster, shot under studio lighting. As of this writing, the poster in question was produced from a high-resolution scan of a 4x5-inch transparency, scanned to a resolution of about 150 megapixels. Even at that, it's starting to show its age, as the combination of camera lens, film emulsion and scanner resolution mean that many of the current 5+ megapixel cameras come close to capturing all the detail that's present. (We have a new poster under production, produced from 45 separate digital images, "stitched" into a single 400+ megapixel image, that should comfortably outpace the resolution of portable digital cameras for years to come.)

Why did we choose to shoot a picture of a picture? The idea was to show a typical subject (a house and surrounding foliage) in a way that would be absolutely consistent from camera to camera. Any outdoor subject is going to vary considerably from day to day, as the lighting changes with the weather, atmospheric conditions, and season. Shooting a poster lets us compare images from cameras shot weeks, months, or even years apart, with the sure knowledge that nothing has changed from one shot to another.

Things to look for here are fine detail, as seen in the foliage and tree limbs against the sky, sharpness in the corners, and the preservation of subtle detail in the shaded brick patterns. - Many cameras with overactive noise suppression severely blur the brick patterns that are in shadow."
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 11:29:05 por lfedersoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 06 de Março de 2008, 11:28:44
Leandro um monstrengo eu concordo, ela é a maior delas, esse foi um dos motivos que deixei ela de lado, agora lenta não é não, tem uma performance muito parecida com a S5is.
A H5 eu cheguei a brincar com ela e era bem limitadinha, mas a H9 eu uso tanto quando a S5 e em termos de velocidade não dá para diferenciar no dia a dia, ambas têm bons sistemas de luz auxilar (para AF noturno), ambas perdem o foco com a mesma freqüência e por ai vai. :)
Em termos de ótica uma coisa que acho que podia melhorar na H9 era só a distorção nas bordas que é um pouco pior que a da S5is, nitidez ela é comparável às outras nas bordas e superior no centro, a A/C dela é azul, a da Canon e a da Pana é inversa, é vermelha, e é menor que a da Canon, pelo menos entre todos os testes que já fiz com a do meu pai e a minha S5is esta é uma observação recorrente quanto à A/C. :/
Quanto ao painél em estúdio me desculpe, mas nenhuma das fotos que você passou o link são painéis, são todas fotos mesmo e com claras variações na luz da cena, basta ver as sombras e até a cena, em umas as fotos estão de uma forma e em outras estão de outra (veja a cerca viva da segunda rs... Na da Pana ela está morta, na da Sony está viva rs)..
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 12:38:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #25 Online: 06 de Março de 2008, 11:30:55


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 06 de Março de 2008, 11:36:31
Acolla não é a mesma foto é exatamente o que temos discutido e por incrível que pareça as condições destas fotos que você postou são iguais às do outro post do Leandro em tudo e para ambas as câmeras rs, estas fotos não servem para comparar, não possuem a mesma luz e a mesma condição, e isso afeta A/C absurdamente, ainda mais em câmeras com operações de AC invertidas (a Pana gera invasão tonificada para vermelho, enquanto a sony gera para azul).
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 11:37:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #27 Online: 06 de Março de 2008, 11:39:34
Concordo: a foto da FZ18 é MUITO MAIS DIFÍCIL! O céu está
nublado, branco, enquanto o da H9 tá azul!
Ou seja, o contraste na foto da FZ18 é muito maior.
E mesmo assim a FZ18 dá uma surra na H9!
Se o céu na foto da H9 estivesse branco, nem quero
imaginar...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 06 de Março de 2008, 11:42:09
Então Acolla, não dá para afirma que é mais difícil porque não sabemos o ângulo de entrada da luz, isso sim é o que importa para aumentar ou reduzir a A/C, como a sua foto está com praticamente os mesmos ângulos de ataque da luz das do Leandro continuamos então na mesma, o Dpreview tinha um teste de A/C super legal e padronizado que sabe-se lá porque não usa mais. :/
Uma coisa interessante também que ninguém nunca leva em conta são as relfexões internas (cuja Panasonic FZ-18 é a pior entre as UZ), que reduzem muuuito a nitidez e o contraste da lente em condições de muita luz, como no caso da foto que você postou acima.
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 11:47:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Março de 2008, 11:44:37
Oh Leo, assumi só esta vai...hehehe  :ok: nem que for por brincadeira..... :assobi:

Abraço