Autor Tópico: Problema com fotos Still  (Lida 7762 vezes)

alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Online: 06 de Março de 2008, 14:30:39
Olá pessoal estou eu aqui com mais um problema, após muito tentar e tentar venho novamente pedir a ajuda dos amigos do fórum.

1ª - Já fiz o WB com uma folha de sulfite na frente da lente
2ª - Já fiz rebatedores paras as lampadas com TNT
3ª - Já coloquei isopor nas laterais
4ª - Agora por ultimo coloquei como base usei o papel laminado

Agora mando as fotos sem tratamento e com tratamento

Aguardo sugestões





Minha grande dúvida é:

Consigo tirar foto still sem passar por tratamento no ps para deixar o fundo branco?
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2008, 14:42:23
Oi Alessandro,


Não entendi bem porque vc está usando o papel laminado se quer fundo branco...
Use uma base branca translúcida e coloque uma luz debaixo da peça que vc quer fotografar, isso deve resolver o seu problema. Quantas luzes você tem disponíveis? Para um efeito legal vc precisa de no mínimo duas.
Em relação ao WB, o ideal é usar um cartão cinza 18%, vc deve achar em lojas de artigos fotográficos. Mas se estiver fotografando em RAW, isso é facil de corrigir.
Mande mais detalhes do seu set up prá a gente poder esclarecer melhor a sua dúvida !
 :)


()s

GuiGui


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2008, 15:20:03
Então guigui usei o papel laminado pra dar efeito de sombra no proprio produto, um estilo mais legal agora na minha mesa eu não usei o acrilico translucido com uma luz embaixo, eu usei um PVC branco e não estou gostando do resultado, estou usando 4 lampadas brancas de 20w e uma circular de 34w em cima...

na configuração da maquina estou usando:

- Fuji S9100 Finepix
- Velocidade do Obturador: 1/2s
- Abertura F10,9
- Comprimento focal 29mm
- Abertura do Diafragma F11
- Tempo de Exposição: 1/2s
- ISO 80

-
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2008, 16:06:30
Alessandro, o papel laminado não vai te dar o reflexo branco  :(
Vc deve então usar o acrílico branco como base, e não usar a luz embaixo.
Dá uma olhada no tópico " Frutas"  na Arena, acho que a minha foto tem o reflexo que vc tá querendo fazer :

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21856.0

Depois me fala!

GuiGui


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2008, 16:10:57
guigui entrei no seu site e vi uma foto do jeito q pretendo fazer meus produtos é no link FOOD a quarta foto com a jujuba e a garrafa de água, pois o efeito tem o reflexo é feita na foto ou vc usa o ps pra fazer isso
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2008, 16:13:10
Então, Alessandro, é com uma placa de acrílico branco mesmo, iluminação acima do produto.
Posso estar falando acrílico sem muita certeza... moro nos EUA e aqui a placa que eu uso é de " plexiglass". Acho que aí se chama apenas plexi, pode ser ? Mas acho que acrílico funciona igual.  :)


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2008, 16:42:41
Então guigui me informei e esse material que vc disse é o mesmo que acrílico, minha dúvida é somente em relação ao acrilico é branco neh..... e coloco uma luz atrás???
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2008, 16:56:28
Para vc conseguir um reflexo abaixo do produto sem distorções, vc precisa de 2 coisas :
1- que a placa esteja bem plana
2- pelo menos uma luz tem que estar acima do produto, de preferência entre a câmera e o produto, num ångulo de uns 45 graus na direção do produto.
É até mais simples você ir experimentando prá ver onde a luz cai melhor em relação ao seu produto , nem todos os sets vão servir para todos os tipos de produtos.
()s
GuiGui


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2008, 19:23:48
Guigui, suas fotos de comida são bem legais!

Podia postar uma foto de como você faz uma dessas, como a da foto 7, das frutas saindo dos vidros  ;)

« Última modificação: 06 de Março de 2008, 19:24:18 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2008, 19:32:49
Guigui, suas fotos de comida são bem legais!

Podia postar uma foto de como você faz uma dessas, como a da foto 7, das frutas saindo dos vidros  ;)



Obrigada, Kergi !  :) :)
Esta foto das frutas saindo dos vidros éuma composição de várias fotos, na verdade uma de cada fruta individualmente, e compostas no PS. Cada uma das frutas fotografei numa tenda, prá não ter problemas de sombras e texturas muito diferentes.

()s

GuiGui


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2008, 20:07:10
a configuração da maquina esta correta guigui?
Que tipo de luz usa tem alguma foto da mesa still que usa?
Pensei em comprar a mesa da atek, é necessário?
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2008, 23:58:11
oi Alessandro!

pra sua foto ter um resultado legal, use uma fórmica branca, ou acrílico...

no caso do acrílico, se vc quiser uma foto sem sombra, coloque uma luz por baixo dele, mas cuidado com o flare (luz na lente - a grosso modo)... para evitá-lo, coloque nas laterais do objeto cartolinas pretas, deixando espaço suficiente para que em volta do objeto passe um pouco de luz, deixando o fundo branquinho e sem sombras.


para luz de cima, eu usaria lateral, com um vegetal na frente (ou outro difusor) e do lado um rebatedor.

para foto com fórmica, vc pode ter uma sombra... e pra sombra não ficar muito dura, não chegue a luz tão perto. sempre c/ o rebatedor, pro objeto não refletir o preto, use e abuse de rebatedor branco. no caso de objetos cromados, não aconselho isopor, pela sua textura que acaba refletindo... o legal é usar pedaços de fórmica branca.

qto maior o rebatedor, mais área branca no objeto vc vai ter.

Aí é só ir testando, o preto da cartolina pra evitar o flare, ou até mesmo reflexos brancos indesejáveis...sempre trabalhando com o rebatedor.

 :)
Banzai


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2008, 08:56:15
esse rebatedor que vc diz é pra usar as fotos com flash?
normalmente nao uso flash em fotos de produtos...
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2008, 11:38:59
oi alessandro!

pode-se usar o rebatedor tanto com flash ou com luz contínua. mas o interessante é esse flash estar posicionado não de frente para o objeto, mas de lado (com difusor) ou por cima, meio de contra... se for de contra tem que tomar cuidado pra luz não vir na lente...  lempre-se que o rebatedor, além de refletir o branco no cromado, ele rebate a luz! rs  então sempre use mais ou menos  no oposto da sua luz, isto é... se o flash está posicionado a direita do objeto, virado pra ele, o rebatedor tem que estar  do lado esquequerdo, rebatendo essa luz.
estou sem equipo no momento, pra fazer uma foto e te mostrar... mas vou tentar desenhar a luz no paint... vai ficar meio tosco, mas mais tarde vou tentar fazer... :)
Banzai


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2008, 11:44:06
Alessandro,
o rebatedor que o pontabranca tá falando tb serve para luz contínua.
Pode ser uma placa de isopor branca, ou qualquer superfície branca e plana. Pode ser prateada tb, mas cuidado pq isos intensifica a luz rebatida e pode causar reflexos indesejáveis no produto, se fôr metálico.