Autor Tópico: Fotografia Infravermelho com câmera convertida  (Lida 18200 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #15 Online: 11 de Março de 2008, 12:34:01
Interessaten, trabalhoso e arriscado heim..hehe
Parabéns, mas qual o uso comercial destas fotos a não ser meramente artístico?
abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 11 de Março de 2008, 17:34:08
Romulo, eu uso um Hoya externo R72, tem uma perda de uns 10EV com a compacta, acaba sempre dando exposições de alguns segundos. A minha DSLR Minolta é ainda pior.

Para tirar o filtro AA da câmera preciso colocar algum vidro ou filtro no lugar, e o que pega é o corte de precisão, nunca achei aonde posso fazer isto.


Olha, não necessariamente é preciso colocar outro vidro no lugar, talvez outra camera seja mais simples de fazer isso.
Realmente esse corte é bastante complicado. Por isso o mais indicado é usar o filtro externo.
Abs
Romulo Lubachesky


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 11 de Março de 2008, 17:36:13
Rômulo,
Impressionante a qualidade das fotos.
Nos entrega uma visão bastante diferenciada do normal, como se viesse de uma bela pincelada artística.
Os retratos então foram os mais bacanas na minha opinião.
Geram uma aura gélida bastante interessante... Definitivamente um fantástico resultado.

Pergunta praticamente retórica, mas farei assim mesmo:
Após a alteração feita no equipamento, ele servirá apenas para fazer fotos IR, correto?

Um forte abraço e parabéns mais uma vez.

Rodrigo

Obrigado pelo comentário, anotarei esse "aura gélida", se tu permitir usarei talvez use em um próximo artigo...
Sim, depois da alteração é só infravermelho.
Abs
Romulo Lubachesky


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 11 de Março de 2008, 17:38:24
Interessaten, trabalhoso e arriscado heim..hehe
Parabéns, mas qual o uso comercial destas fotos a não ser meramente artístico?
abraços
MateusZF

Obrigado pelo comentário,

Como a maioria das novas tecnicas o infravermelho tem mais um valor cientifico. Porem o uso artistico vem ganhando peso e creio que o proximo passo possa ser a popularização e o uso comercial.
Abs
Romulo Lubachesky


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #19 Online: 11 de Março de 2008, 17:42:34
Obrigado pelo comentário, anotarei esse "aura gélida", se tu permitir usarei talvez use em um próximo artigo...
Sim, depois da alteração é só infravermelho.
Abs
Romulo Lubachesky

Ehehehe... Sinta-se a vontade para usar o termo.
É que foi o que exatamente me veio a cabeça ao ver as imagens.
Principalmente os retratos.

Obrigado pela pronta resposta. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


roberta jardim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #20 Online: 14 de Março de 2008, 22:55:48
Oi Romulo tudo fine?

como voce esta cortando o filtro?

um de 55 para sensores nikon sera que saem 2 cortados?



uma das ultimas que fiz com a morta D70  :aua: :aua:


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2008, 12:42:47
Oi Romulo tudo fine?

como voce esta cortando o filtro?

um de 55 para sensores nikon sera que saem 2 cortados?



uma das ultimas que fiz com a morta D70  :aua: :aua:

Olá Roberta,

Cada filtro, não importa o tamanho, só rende um corte. O resto se vai!
Abs
Romulo Lubachesky


efiemi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://www.sensitive.com.br
Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2008, 16:08:13
Romulo, eu converti uma panasonic FZ30 em infravermelho. Mas não consigo chegar nas cores que vi nas tuas imagens, aqueles tons de azul e folhas brancas, você consegue na captura ou com edição?

Abraço
Fernando


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2008, 20:54:01
efiemi, faz o balanço de branco antes da captura, aponte para a folhagem, e sempre use RAW.
Voce usa que filtro?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


efiemi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://www.sensitive.com.br
Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2008, 21:08:25
Acho que já sei qual o problema, eu retirei o Hot Mirror, mas ainda assim preciso de um filtro. Os meus verdes ficam em tons de laranja e dependendo da iluminação não vejo efeito de infravermelho. Estou procurando um filtro 55mm e não encontro. Mesmo assim, obrigado pelas dicas Paulo :]


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 18 de Abril de 2008, 22:29:25
Acho que já sei qual o problema, eu retirei o Hot Mirror, mas ainda assim preciso de um filtro. Os meus verdes ficam em tons de laranja e dependendo da iluminação não vejo efeito de infravermelho. Estou procurando um filtro 55mm e não encontro. Mesmo assim, obrigado pelas dicas Paulo :]

Olá, fazia tempo que tu tinha postado, mas eu não vi, por isso nao respondia antes.

Seguinte, pra conseguir esse efeito, não importa muito a cor que tu tem direto da camera, o mais importante é que o céu e as plantas tenham a maior diferença possivel de tons e cores.
Na minha camera, não por ser convertida, eu uso balanço de branco medido no céu azul com o filtro. Isso faz com que o céu fique cor de chá e as plantas brancas ou azul bem clarinho.
Mas usando o balanco de branco pra tungstenio vai dar céu vermelho e vegetacao magenta, isso tb é suficiente para depois tu mexer no channel mixer do PS e tb no hue/saturation deixando cada um com a cor que tu quiser.
Faça alguns teste e poste aqui, olhando para as fotos é mais facil apontar um caminho.
Abs
Romulo Lubachesky


efiemi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://www.sensitive.com.br
Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2008, 13:06:40
Na verdade eu não prestei tanta atenção quanto devia no artigo. Eu faço faculdade de fotografia, estou na última faze e ia fazer meu TCC sobre fotografia infravermelho. O que fiz foi apenas retirar o hot mirror, mas sem usar filtro, o que não é tão eficaz. Agora não tenho mais muito tempo e vou pensar em algo diferente para o projeto. Inclusive aceito sugestões.
Obrigado mesmo pela ajuda.

Abraço.


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #27 Online: 01 de Maio de 2008, 21:59:47
vc falou q o ponto de foco altera .
entao como saber se esta focada??
esse hot mirror esta colada ou esta apenas colocado sobre o sensor?
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2008, 13:30:47
vc falou q o ponto de foco altera .
entao como saber se esta focada??
esse hot mirror esta colada ou esta apenas colocado sobre o sensor?

Tem que recalibrar o foco da camera, corrigir manualmente ou usar uma abertura que compreenda todos os planos desejados em foco.
O hotmirror não é colado ao sensor, ele pode ser um conjunto com o filtro Anti-Alising que tb fica na frente do sensor, mas não colado.
Abs
Romulo Lubachesky

www.rbfotografia.com.br
fotos - artigos - reviews
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 13:34:21 por romulogeo »


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2008, 16:40:01
"Tem que recalibrar o foco da camera," oq issu realemnte qr dizer como eu saberia recalibrar o foco da camera???
" corrigir manualmente" eh visivel onde tera o foco no visor como antes?
pelo que havia lido eu acreditava q vc via com foco mas o foco na verdade estava alterado, estou errado ???se fort corrigir manualmente devo em media deixar masi perto ou mais longe??
valeu rapaiz
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-