Autor Tópico: Gerenciamento de Cores  (Lida 15455 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 07 de Julho de 2005, 23:44:01
Se há um assunto em manipulação que eu não consegui compreender bem ainda é o gerenciamento. Explico.

Adquiri um colorímetro, usei, monitor calibrado ele gera um perfil que é salvo e passa a ser adotado automaticamente.

Até aqui okey, era o esperado.

Mas digamos que eu abra uma mesma foto no Paint Shop Pro, e no Photoshop CS (eu uso ambos, algumas funções do PSP são mt melhores que no CS, e vice-versa), essa mesma foto do ex. seria mostrada com tons mais avermelhados no PSP, e mais amarelados (ou neutros talvez) no CS. Se abro pelo visualizador do Windows XP, vejo nos mesmos tons do PSP.

Bem, desligando o gerenciamento de cores do CS ele mostra no mesmo tom do PSP. O problema estaria resolvido se não fosse uma passagem do livro PS CS Bible, que menciona que o gerenciamento é extremamente útil para garantir p. ex. que fotos com o padrão web fiquem muito parecidas mesmo quando visualizadas em monitores descalibrados.

Outra dúvida, scaniei duas fotos pelo mesmo scanner, no mesmo momento, fui trabalhar com ambas, uma ao salvar o PS colocava um checkbox
  • marcado para sRGB, já a outra
  • marcado para Colorvision que é o perfil gerado pelo colorímetro.


Me interessa basicamente salvar todas as fotos sempre com um padrão para impressão e outro para web, mas tá na cara que estou confundindo alguns conceitos.

Alguém poderia explicar?!
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2005, 00:52:40
Acrescentando, lendo um pouco mais sobre o assunto, acho que entendi o que deve ser feito, contudo a dúvida de estar fazendo o correto ou não:

Digamos que a imagem origem seja minha FZ15, o perfil embutido nas imagens são sempre sRGB. Deixaria o PS com management em off, e converteria sempre as imagens do sRGB para o perfil do monitor calibrado. Seria isso?

E para mandar para a impressão? Converto novamente e gravo como sRGB, ou gravo sem perfil algum?
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2005, 05:27:24
Até agora entendi que  para web é sempre sRGB e que é melhor não
embutir ICC(perfil) para imagens web. http://exoteric.roach.org/rant.html

“Digamos que a imagem origem seja minha FZ15, o perfil embutido nas imagens são sempre sRGB. Deixaria o PS com management em off, e converteria sempre as imagens do sRGB para o perfil do monitor calibrado. Seria isso?”

*Acho* que é isto.

“E para mandar para a impressão? Converto novamente e gravo como sRGB, ou gravo sem perfil algum? “

*Acho* que converte e manda com o perfil.

Já que vc está com o monitor calibrado, qual das imagens parece ser melhor ?
Modifiquei a calibragem e não sei se fiz M :)

Ta boa ou muito escura ?  (prefiro esta)


Ta boa ou ficou muito clara ?  (aqui ficou meio lavada)

 
« Última modificação: 08 de Julho de 2005, 06:23:58 por Pictus »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2005, 13:13:02
Acho que gosto mais da clara, mas aí é pessoal, a que você gostou não está mt escura não, só achei mt contrastada. Só n entendi o que você falou no início, que para web o ideal seria sRGB, então n deveria incorporar perfil. Anyway qd vou mandar p web o PS pergunta se salvo sem perfil embutido (no caso sRGB) ou com ele.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2005, 14:44:04
Gustavo:

Há um perfil de cores do monitor, geralmente carregado pela placa gráfica, e um perfil de cores do PSP, que deve ser setado em Edit>Color Settings>(Advanced Mode)>o seu perfil.
Ou o perfil sRGB do monitor.

No meu caso, a placa gráfica NVidea 64 deu a cor aproximada usando o perfil Prophoto (perfil embutido). Como não tenho colorímetro, em seguida fui às regulagens do monitor coloquei fotos impressas do lado e regulei contraste, temperatura de cor e brilho, mas a adoção do prophoto já tinha me levado bem perto.

Normalmente ao tratar uma foto a converto do RAW para tiff 16bits Prophoto, cujo perfil de cores é melhor perceptualmente, isto é, é um perfil cujas definições de cores são mais ricas nos tons mais bem percebidos e mais pobre nos outros, ao contrário do sRGB que é linear. Isso permite que essa imagem tenha em tons inportantes transições mais suaves e menos ruído, pois ruído é um contrraste entre pixels, e se você dispõe de tons intermediários esses tons contrastam menos entre si. Quando abro uma foto em sRGB aplico em View>Prof Colors para que não fique com tons estrnahos, isto é, o PS compatibiliza seu perfil (Prophoto) com o sRGB.

Em Prophoto ou em Lab Color aplico as alterações que achar devidas. Normalmente aplico sharp através de uma máscara de sharp localizado conseguida pelo canal Lightness do Lab Color, e em Lab Color faço também algumas correções de cores e curves. As correções de cores em Lab são muito bem divididas em tons médios, altos e baixos, ao contrário de em RGB onde se voc~e altera os tons médios os altos vão junto.

Terminada a preparação da foto, a converto para 1) sRGB, 2) 8bits (nessa ordem), e então a salvo como JPEG 12 para impressão.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2005, 14:57:12
Olha quando se trabalha com dispositivos calibrados vc tem que desativar o gerenciamento de cores ou ativar a calibragem identica em toda cadeia, meus softwares mostram exatamente a mesma coisa, sem diferença nenhuma.
Vc deve estar atento a estas configurações para não achar que está usando um dispositivo calibrado mas sua calibragem estar sendo estragada pelo software.

No fotoshop basta vc ir em view, proof setup e ajustar monitor RGB que vc verá exatamente as cores reais da imagem (desde que seu monitor esteja corretamente calibrado).

Espero ter ajudado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2005, 15:38:00
Obrigado, era exatamente isso q eu queria saber, no caso o problema (acho) era que no view --> proof setup, estava em CMYK, ajustei para Monitor RGB (calibrado pelo colorímetro) e desliguei (por enquanto, o gerenciamento).

Ivan, você pegou um ponto importante da minha dúvida, agora que presumo, resolvi a questão das fotos com visualizações diferentes, digamos que você estivesse trabalhando apenas com JPEG (ou na melhor das hipóteses, TIFF) que é o que minha câmera oferece, o JPEG da FZ já vem com um perfil embutido, o sRGB. Justamente por o sRGB eliminar certas definições de cores e tons (um dos preços para facilitar o ajuste entre dispositivos) é que fica a dúvida, ao trabalhar essa foto no PS, eu deveria converte-lá para qual perfil? Essa é a parte que não entendi no caso do JPG, trabalho sob sRGB tbm? Ou ao abrir para trabalho no PS, converto para um perfil mais rico em cores como CMYK ou outro, trabalho, e novamente converto para sRGB como você faz?

Desculpem esse tipo de dúvida, mas concordo com o Deke do PS Bible, é um dos assuntos mais controversos e mal entendidos em termos de manipulação.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2005, 15:46:29
Se você acertou a placa com o perfil feito pelo colorímetro e deixou o PS neutro, trabalhe em sRGB mesmo, pois não vai haver melhoria em trocar de perfil, exceto para sharp e cores onde é legal fazer em Lab Color.

Ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2005, 16:05:28
Pensava que eu deveria converter para o 'working space' no caso, no caso o perfil do monitor calibrado...
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2005, 17:02:56
Por falar nisso, mandei a foto. Como comentei com o Luciano, o Noritsu acrescenta um pouquinho de sharp, e o lab daqui está setado para acrescentar +1. Veja atrás da foto. Tem N N N e AS +1. Depois disso passei a afazer cópias pedindo AS em zero, mas mesmo assim sai um pouco sharpeada em relação ao original. De todo modo, não creio ter atrapalhado.
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2005, 18:55:45
Beleza, Ivan, aguardo.

Sobre as cores, definitivamente eu leio leio e não entendo isso. Veja o exemplo, uma imagem cuja origem é minha FZ, perfil embutido sRGB, abro uma no PSP e outra no PS, o PSP não pergunta nada e abre direto, assim como seria no visualizador do Windows. Já o PS (que está com o gerenciamento desabilitado) pergunta se:

a. Mantenho o perfil sRGB embutido?
b. Converto para o espaço de trabalho atual (do monitor calibrado)?
c. Se nada faço e descarto os perfis?

Bem, se optar pela última opção, percebo que a imagem fica identica ao PSP e ao visualizador; já se optar pelo sRGB ou converter para o perfil/espaço de trabalho do monitor os tons se alteram levemente, mas alteram.

Qual caminho a seguir? Porque?

---

A dúvida mesmo é se optar por trabalhar em sRGB, pela opção a. por exemplo, mantendo o perfil embutido original da câmera, o monitor estando calibrado mostra o sRGB corretamente?!
« Última modificação: 08 de Julho de 2005, 19:11:04 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2005, 19:15:02
Gustavo o perfil só define o espaço de resposta tonal, ele tem uma influencia moderada, o sRGB é o espaço padrão, o adobe RGB é um espaço tonal mais amplo e contém mais informação do que o RGB, o único problema que vc pode enfrentar é na conversão é uma parte do espaço tonal ficar fora da curva de resposta do outro, desta forma vc teria um aumento do contraste em um dado ponto quando fosse converter ou no sentido inverso uma redução do contraste, eu sempre uso adobe RGB por ter um espaço tonal mais amplo, principalmente no que tange aos tons de pele.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2005, 19:42:54
Okey, era justamente por saber dos espaços mais amplos que eu estava em dúvida, Leo, sobre qual o melhor para se trabalhar, só mais uma dúvida, digamos que eu tbm opte por trabalhar no Adobe RGB 1998, sem dúvida é um dos melhores espaços de trabalho pelas respostas tonais (ao menos segundo alguns livros de PS), mas ao gravar a imagem para mandar ao frontier, você manda para o lab com "embbeded profile" Adobe RGB, ou converte para sRGB?!
« Última modificação: 08 de Julho de 2005, 19:45:27 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2005, 20:41:00
Mando em adobe RGB mesmo.
Vários minilabs já reconhecem este padrão de espaço tonal.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2005, 21:30:36
Vou complicar um pouco, tenho dúvidas tbm com relação a publicação na web, exemplo, peguei uma mesma foto da FZ15, perfil sRGB nativo, e abri duas vezes no PS, em uma mantive o sRGB, na outra deixei descartei o perfil. Salvei, e publiquei no Flickr. Na visualização pelo navegador ambas ficaram idênticas, ou mt próximas.

Aí salvei novamente, porem a partir do site (Flickr), e abri pelo PS,.. a que estava com sRGB ficou com um tom levemente azulado igual a imagem da FZ qd aberta originalmente, que a sem perfil não tem, em resumo no PS mostrou como deveria ser mostrado. Porém eu sempre tive a noção que o sRGB era o perfil indicado para imagens web, por ter menos variação, isso é só em relação ao momento de edição da imagem?! Já que para web não houve nenhuma diferença quando visualizada pelo site..

Duas conclusões já tirei: quando convertidas para o Adobe RBG os tons ficam mais interessantes, e qd descarto qualquer perfil, trabalhando sem gerenciamento, as imagens que inicialmente tinham o sRGB da FZ15, ficam mais naturais, em resumo, elas melhoram. Quando publiquei na web, ambas, a com perfil e a sem perfil, ficaram como a que descartei o perfil no Photoshop.

A impressão que fiquei é que se a imagem for gravada pensando futura manipulação talvez o perfil seja interessante, porém se for para visualização por outro usuário, acho que sem perfil é mais garantido, o engraçado é que sempre li o contrário.

sRGB incorporado: http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=24568634&size=o
Nenhum perfil inc.: http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=24568669&size=o
« Última modificação: 08 de Julho de 2005, 21:43:57 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear