Autor Tópico: Gerenciamento de Cores  (Lida 15497 vezes)

Pictus

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Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2005, 22:17:05
Guss, este livro parece bom
http://www.colorremedies.com/realworldcolor/
Encontrei no eMule
ed2k://|file|Real.World.Color.Management.(2Nd.Edition).(Real.World).[Isbn-0321267222].pdf|33854187|1A893AE69B9673CC0FB3B11C8DE5BB87|/
To pegando, assim que finalizar jogo ele no RapidShare...
 


Pictus

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Resposta #16 Online: 09 de Julho de 2005, 00:58:04
Tá aí o livro...
Real World Color Management (2Nd Edition)
O livro é um scan meia boca do original, ou seja o PDF é um
big bitmap :(  
(quem não saca inglês não pega pq não pode ser traduzido)

Só dei uma olhada rápida e pude verificar que é tudo bem explicado
nos mínimos detalhes...
http://rapidshare.de/files/2912607/R-World-Color.7z.html


 


GRM

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Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2005, 01:05:56
Obrigado, Pictus, tô baixando pelo link, o complicado é que tô com uma porrada de livros e acabo nunca lendo, ler na tela é dose, imprimir é caro.

---

Definitivamente eu não entendo isso (2).

Fui para a PS Bíblia do Deke, cap. Gerenciamento, o cara (assim como o PS) demonstra que o perfil mais indicado para web seria o sRGB. Bom, eu pego duas imagens, como dito antes já, deixo uma sem perfil algum e outra com sRGB, publico num site, entro pelo site esperando ver ou diferença entre elas.

Mas não. Ambas, inclusive aquela que foi publicada com o perfil sRGB incorporado, iguais àquela sem perfil algum no Photoshop.

Bem, se meu monitor está calibrado corretamente (pressuponho que sim, pois estou usando colorímetro), e a imagem sem gerenciamento algum é a que apresenta identidade com a aberta pelo navegador, de que adianta eu utilizar sRGB para a web?!

Vá lá que usando RGB ou sRGB para impressão o lab tenha identidade com isso, mas sinceramente não consigo entender.
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

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Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2005, 01:32:29
De nada, vc não é o único a sofrer de excesso de e-books :)

sRGB x  Adobe RGB para WEB
http://www.anandtech.com/digitalcameras/sh...aspx?i=2380&p=8
 


GRM

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Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2005, 02:15:58
Dor de cabeça isso.

Quando mantenho o sRGB direto da imagem da câmera, parece que ele corresponde com a imagem da câmera, o detalhe é que se descarto o perfil parece que melhor incrivelmente a imagem, ficando mt mais natural e real, claro que se recomponho o sRGB após haver descartado o original, aí mantém essa imagem natural. Mas de que adianta essa correspondência se jogando o perfil embutido no lixo a imagem fica mt melhor?
« Última modificação: 09 de Julho de 2005, 03:38:47 por Guss »
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Ivan de Almeida

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Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2005, 08:30:49
Gustavo:

Você deve lembrar, há muito tempo tenho insistido que em tratamento digital a ordem dos fatores altera o resultado.

Por isso sempre partimos do mais rico para o mais pobre.

Muita gente diz: "Ah, mas se vou mandar para impreessão sRGB JPEG 8bits, para que começar de ProPhoto tiff 16 bits?"

A resposta é que durante os tratamentos as diversas conversões vão se fazendo com melhor controle, intencionalidade e riqueza, de modo que o JPEG sRGB 8bits final tem suas cores perceptualmente muito mais bem distribuídas que o gerado direto.

Quando começo pelo Prophoto, as cores dele são melhores, há diferença de latitude no perfil, há menos ruído. Quando termino em JPEG 8, esse JPEG teve a menor degradação possível, provavelmente é melhor do que aquele que sairia da cãmera direto.

Por isso a ordem de descarte dos perfis é essencial.

Agora, você tem de fazer um teste simples: Prepare uma foto pequena com cores bem definidas, mande copiar e compare. Aí você saberá com certeza a qual perfil corresponde a foto.

Ivan


GRM

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Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2005, 16:10:28
É isso mesmo, Ivan. No que diz respeito a impressão eu iria fazer alguns testes assim ao longo da semana, com diferentes labs. Estou tentando mesmo é ver como ver aqui a imagem que você (em tese) veria no seu monitor ao olhar pelo Flickr ou Olhares por ex., uma pergunta, quando você fala em 'ordem de descarte dos perfis', penso q entendi mal, mas você sugere que eu faça isso mesmo que notei? Descartar o perfil embutido da câmera, visto que as imagens ficam melhores sem ele?

Eu estou lendo um material aqui, "anyway", sobre gerenciamento, algumas coisas já entendi, e é incrível como é mal interpretado esse negócio no PS.
« Última modificação: 09 de Julho de 2005, 16:11:28 por Guss »
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Danilo

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Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2006, 18:12:32
Enfim achei um Frontier aqui na baixada santista (escondido em São Vicente). Mandei duas fotos de teste para lá, uma em sRGB e outra em AdobeRGB.

Levando em conta que meu monitor não está calibrado:

A 1a foto (sRGB) ficou mais parecida com os tons do meu PC, as diferenças, creio eu, sejam por causa da não regulagem.

A 2a ficou muito diferente, principalmente os vermelhos. O laboratorísta disse que os frontier costumam puxar para vermelho, mas foi engraçado, porque a jaqueta vermelha que aparecia na foto ficou rosa e a pele morena da mulher ficou quase vermelha.

- O que ocorreu na 2a foto deve ser por causa do profile?

- Eu utilizo o monitor, o CS2 e ou ACDSee em ProPhoto, será que isso influencia em algo?

- Quando fotografo em AdobeRGB, abro a foto no CS2 (ProPhoto) e converto para sRGB estou fazendo os procedimentos corretos?


E eu  que achei que já tinha entendido isso.  :doh:
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2006, 18:13:46 por Danilo »


Pictus

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Resposta #23 Online: 06 de Janeiro de 2006, 06:35:30
Leia a parte 1 até a 4
http://www.nulab.com.au/newsletter/novembe...RGBViaAdobe.htm

Fotografando em RAW é o mesmo esquema para o white balance e o color
space, vc é que decide na hora de converter.

Se a foto está em Adobe RGB, manipule ela em Adobe RGB mas antes
de gravar para exibir na WEB ou mandar imprimir no LAB converta
para sRGB.


Para traduzir:
http://babelfish.altavista.com/translate.dyn
ou
http://www.worldlingo.com/en/websites/url_translator.html


Danilo

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Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2006, 12:18:26
Valeu Pictus

Li tudo, mas como meu inglês não é 100%, algumas coisas devem ter passado batido. Ontem mesmo já havia lido muita coisa em fóruns e acho que "voltei" a entender isso.

Só uma coisa, fotografando em JPEG - AdobeRGB, é melhor a conversão para sRGB no início do tratamento, no final, ou tanto faz?


Pictus

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Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2006, 13:46:21

Faz um teste aí...
Fotografa(luz natural) um bico-de-papagaio(a folha tem que estar vermelha)
ou um hibisco vermelho e converta de RAW para JPG com o White balance
meio errado, mexa tb um pouco no contraste e saturação.

-Converta de RAW para JPG aRGB, manipula e no final transforma pra sRGB
-Converta de RAW para JPG sRGB e manipula.

Manipula tentando recuperar o vermelho original da flor/folha.
Com qual esquema foi melhor ?
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 06:39:39 por Pictus »


Danilo

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Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2006, 13:59:51
Vou fazer o teste.

Bom, eu imagino que convertendo depois degradará menos a imagem, mas eu vou continuar convertendo antes porque assim já sei como a imagem ficará.

Porque tratando a imagem, cores, curvas etc e resulta em uma saturação. Depois de tudo isso, convertendo para sRGB as cores saturam mais ainda, me obrigando a diminuir.

 


iole

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Resposta #27 Online: 22 de Julho de 2007, 19:08:22
Aos feras do forum.

Porque quando estou trabalhando em RAW, no cameraRaw as cores ficam parecidas com o profile sRGB (mais saturadas) e quando eu abro no photoshop as cores voltam para o perfil adobe RGB (tons pasteis e suaves)?

Tenho que configurar o cameraRaw pra aRGB?
Como faço isso no CS3 e no cameraRaw 4.1?

Agradeço se obtiver resposta, pois o tópico que desenterrei, estava bem enterrado!!!


Pictus

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Resposta #28 Online: 24 de Julho de 2007, 06:41:52
Como os pobres mortais não tem monitor capaz de mostrar as cores
do Adobe RGB, melhor ficar com sRGB mesmo a não ser que esteja
usando algo como SyncMaster XL20 http://www.thetechzone.com/?m=show&id=682
ou coisa melhor...

No ACR 4.1 é só clicar ali do lado de Open Image


No PhotoShop Shift + CTRL + K

 


Leo Terra

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Resposta #29 Online: 24 de Julho de 2007, 08:35:24
Ajuste corretamente o proof setup que tudo aparecerá corretamente, se o seu monitor está calibrado você deve ajustar o proof setup para o perfil pantone obtido na calibragem.
Leo Terra

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