Autor Tópico: Fotos antigas de cidades... alguém coleciona?  (Lida 1304 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 06 de Março de 2008, 23:46:34
Ultimamente estou tendo contato com um pessoal que "coleciona" fotos antigas de cidades.
Descobri muita foto boa, interessante e fotos que resguardam a história daquele lugar.
O interessante é que a maioria dos "colecionadores" NÃO SÃO FOTÓGRAFOS E MUITO MENOS TIRA FOTOS... e inclusive vendem parte do arquivo que possuem para fazer exposição, para virar decoração em restaurante, supermercado, etc...

Alguém do fórum também gosta e/ou coleciona fotos antigas?

do tipo 1920, etc?
« Última modificação: 06 de Março de 2008, 23:46:58 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



reineves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2008, 21:27:08
Meu pai tem uma caixa de sapatos cheia de postais, do tempo que ele foi artista de circo, lá pelos anos 30 e 40. A maioria são do interior de Sao Paulo e Rio de janeiro. Estou pensando em fotografá-las para reprodução.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2008, 00:05:38
Quando eu fiz graduação, há mais de 10 anos, minha monografia foi sobre fotografia e história. Eu analisei as fotos da fundação da cidade nos anos 1930/40 onde eu morava. Empreguei a metodologia de Boris Kossoy. Eu tenho a reprodução dessas fotos em algum lugar, quando eu achar eu posto aqui.

Conheço várias pessoas que colecionam fotos. Não é o meu caso. Esses dias vi uma exposição que resgatava fotos do Rio antigo, uma pessoa encontrou numa feira de antigüidades uma porção de fotos de um mesmo fotógrafo. A pessoa restaurou as fotos, pesquisou a vida do fotógrafo, fez um trabalho de pesquisa interessante.