Autor Tópico: IPTC, alguém usa pra catalogar?  (Lida 2605 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 11 de Março de 2008, 11:45:57
Olá pessoal, faz bastante tempo procuro um esquema pra catalogar as fotos mantendo a informação na própria foto e não no programa. Cheguei até a criar um programinha pra fazer isso usando uma técnica que li num livro, editando o nome do arquivo com números identificando as palavras, mas parei na parte da visualização das imagens, não consegui fazer e desisti.  >:( A idéia era adicionar palavras em várias fotos de uma vez, pra ganhar tempo e manter a informação no arquivo.

Mas daí vi que no ACDSee tem a opção de editar o IPTC, permitindo catalogar e colocar DENTRO do arquivo da imagem as palavras. Alguns bancos de imagens como o fotolia também usam diretamente isso. Só que o ACDSee tem que fazer foto por foto...

Alguém tem usado o IPTC? Já conseguiu fazer uma busca pelo IPTC com algum software?

O ACDSee faz, mas ainda tenho dúvidas se quando eu mandar os arquivos pra CD e DVD como eu vou fazer essas buscas.
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2008, 11:57:07
Eu preencho os IPTCs, com keywords inclusive no próprio programa da Nikon, o Picture Project. Mas existem outros que também fazem isso em quantas fotos você selecionar, tipo o Photo Station. No Photoshop acho que só dá para fazer foto por foto. Nunca tentei no CS3.

Nunca usei as keywords para organizar os arquivos, apenas usei uma vez quando um banco de imagens me pediu. Ou seja, a busca seria feita no sistema do site do banco.

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2008, 12:21:52
Então Marcelo, pro banco de imagens é perfeito, ele tendo o sistema de busca.

No meu caso, que o uso não é profissional, quero catalogar fotos antigas e novas e poder achá-las no meu HD ou nos backups.

Se algum dia precisar pra um banco de imagens, ótimo, já estão catalogadas e as encontro rápido :D

O software da canon também faz a inclusão de keywords no download, mas não vi se é pro IPTC, na próxima vou verificar!

valeu
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2008, 16:38:50
Kerginaldo, eu uso o lightroom e nele vc pode criar um banco de palavras chave, até com hierarquia e adicionar em lote ou a medida que for carregando as fotos para posprodução.

O mesmo LR permite busca das imagens pelas keywords que estão gravadas nas imagens.
Faça uma experiência pra ver se satisfaz


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2008, 22:21:06
Opa Wallington, tenho aqui um livro do Scott Kelby sobre o Lightroom e ele tem realmente um sistema incrível de catalogar, bem intuitivo e faz em várias imagens ao mesmo tempo. No livro não fala sobre o backup da biblioteca pra CDs e nem se usa o EXIF ou IPTC pra catalogar, vou pesquisar.

Você sabe dizer se o lightroom guarda as informações em banco de dados de forma proprietária ou insere na própria imagem?

Acho que vale baixar uma versão demonstração pra testar...  :assobi:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2008, 23:19:17
Você sabe dizer se o lightroom guarda as informações em banco de dados de forma proprietária ou insere na própria imagem?


Não aguentei e fui testar...  :D Realmente o lightroom tem opção de enviar as keywords pra imagem, guardando no IPTC, na hora de criar uma keyword.  Bacana
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 08:11:54
Kergi, tem um livro do Clício Barroso sobre LR que orienta sobre a utilização, catalogação, importação e exportação de catálogos, conversões, etc. Achei muito bom.

Ele usa pra arquivamento o iView porque o volume dele é muito grande. Eu estou preferindo arquivar no próprio Lr e fazer backup exportando o catálogo inteiro. Só as fotos que vou entregar, converto para jpeg ou tiff. As melhores faço um dng e arquivo também. Sempre fico com uma cópia no PC, outra no HD externo e uma terceira em DVD.

Quando quero fazer uma busca, se necessário uso as keywords no LR. É bem prático

A chave é criar keywords consistentes que ficam na base de dados e ir usando nas fotos

abs