Autor Tópico: K20D + Lente SDM... AF silencioso e muito rápido  (Lida 6947 vezes)

m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Online: 11 de Março de 2008, 20:07:33
era o que eu mais queria saber sobre a nova K20D além dos resultados obtidos com o novo censor (que para mim está uma beleza) era o AF.

Que venham as lente SDM... apesar da K20D aparentemente ter ido bem no AF mesmo numa 50mm das "antigas", bom, no mais é ir acompanhando para ver se é isso mesmo.

boa leitura: http://www.anandtech.com/digitalcameras/showdoc.aspx?i=3259&p=3
Marcelo - POA/RS



rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2008, 20:57:47
Boa notícia, Oreste.
Segundo o artigo, essa DA* 16-50/2.8 é uma barganha comparada ao preço das similares Nikon/Canon e o autofoco é tão bom quanto.
Me simpatizo pela filosofia dos produtos Pentax e espero que a ela entre de vez na briga pelo mercado, pois quem sai ganhando na concorrência é o público.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Cesar_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2008, 21:00:45
Mas Marcelo, deixa ver se entendi... para a lente ter o poder do AF mais rápido, tem que ter dois pinos dourados no mount da câmera? Olhando, parece ser o mesmo mount da minha K10D.

E com relação aos resultados de qualidade de imagem da K20D? Foram os mesmos que o Léo tem comentado ou agora os testes tem melhorado??
« Última modificação: 11 de Março de 2008, 21:07:06 por Cesar_cwb »
Pentax K10D, K1000 e ME-Super


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2008, 21:21:38
a K100D Super e a K10D são compatíveis com as lente SDM sim, quanto ao AF mais rápido, na K10D li que a SDM fica sim mais rápido mas mesmo assim em ambientes de pouca luz ela não tinha um desempenho tão melhor que as lentes "normais", mas tem outra coisa né, a maioria das cameras K10D testadas nos reviews usaram lente sem SDM e desta forma não teve nenhum teste conclusivo sobre elas, alguns chegaram a dizer que a SDM tinha desempenho idêntico as DA e FA porém silencioso, enfim, espero que nos testes da K20D contemplem junto uma lente SDM para saber bem como  é na verdade o desempenho desta lentes.


Lembrando tb, que a FA 50mm tb foi bem no teste de AF, podendo isso caracterizar um motor no corpo mais potente.
Marcelo - POA/RS



Cesar_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2008, 22:30:14
Pois é, eu acredito que lentes SDM devem ter um desempenho melhor em termos de velocidade de AF, além de uma qualidade ótica melhor, e com certeza mais silenciosas.

Semana passada em um curso no Senac tive a chance de pegar nas mãos uma Canon EOS 30D, com uma lente Sigma 28-135 (ou algo assim) com motor, mas sinceramente não achei que o AF fosse mais rápido que o AF da minha K10D com lente Sigma 28-105 sem motor que eu tenho. Eu percebi que o AF da Canon tinha a mesma função de confirmação de foco que o AF da Pentax, entende? Fiquei um pouco decepcionado. Agora não sei se o motor das lentes da Sigma são mais lentos que os das lentes Canon.

Mas com relação a 16-50mm DA SDM, com certeza dá vontade de trocar o carro por outro de menor valor para comprar uma dessas.. hehehe

abraços
« Última modificação: 11 de Março de 2008, 22:30:41 por Cesar_cwb »
Pentax K10D, K1000 e ME-Super


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2008, 22:48:32
Mas com relação a 16-50mm DA SDM, com certeza dá vontade de trocar o carro por outro de menor valor para comprar uma dessas.. hehehe
abraços

até que é boa idéia, Cesar.
Máquina não paga Ipva todo ano e nem precisa parar no posto toda semana pra abstecer.  :ponder:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 00:06:09
Pois é, eu acredito que lentes SDM devem ter um desempenho melhor em termos de velocidade de AF, além de uma qualidade ótica melhor, e com certeza mais silenciosas.

Semana passada em um curso no Senac tive a chance de pegar nas mãos uma Canon EOS 30D, com uma lente Sigma 28-135 (ou algo assim) com motor, mas sinceramente não achei que o AF fosse mais rápido que o AF da minha K10D com lente Sigma 28-105 sem motor que eu tenho. Eu percebi que o AF da Canon tinha a mesma função de confirmação de foco que o AF da Pentax, entende? Fiquei um pouco decepcionado. Agora não sei se o motor das lentes da Sigma são mais lentos que os das lentes Canon.

Mas com relação a 16-50mm DA SDM, com certeza dá vontade de trocar o carro por outro de menor valor para comprar uma dessas.. hehehe

abraços
Sigma 28-135 com motor??? N existe uma sigma 28-135 HSM, vc n quis dizer canon 28-135 USM?
César pra vc ter uma boa idéia da diferença de velocidade de AF entre a pentax e canon, proponho o seguinte:
 pegue a sua k10d (já tive uma) e uma 30D (nem precisa ser a 40D, que é mais rápida) e use nas 2, lentes sem motor de foco interno, uma tamron por exemplo. Facilmente vc encontrará uma tamron 28-75 ou 17-50 mount canon e mount pentax.
Com os corpos e lentes iguais, vá para um ambiente de baixa luminosidade (como um quarto iluminado por uma lâmpada de 100 W) e faça testes de AF. Você não precisará de nenhum mecanismo de medida para perceber a diferença, tão significativa ela será.

 :ok:
Rio do Sul - SC


Blog


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2008, 00:32:07
Pablo,

Eu já notei que a k10d com a Sigma 28-75 2.8 com pouca luminosidade realmente demora para focar. Se for um ambiente escuro, ela simplesmente nao foca...  :ponder:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Cesar_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2008, 22:54:52

Pablo, era uma lente Sigma sim, mas não lembro qual era. Eu sei que você já teve uma K10D e não quis desmerecer em nenhum momento a Canon. O que acho que se fosse uma lente Canon, o AF seria bem mais rápido.  :ok:
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 23:07:19 por Cesar_cwb »
Pentax K10D, K1000 e ME-Super


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 08:50:59
César,

 Sei que vc n estava desmerecendo a canon; longe de ter entendido isso. ;)

Apenas quis ilustrar que qualquer corpo canon e com qualquer lente (n precisa ser usm) tem AF mais rápido do que a K10D com lente similar. Isso em situação de baixa luminosidade, pq a luz do dia n dá pra notar diferenças. Esta é única vantagem que vi da 40D em relação à k10D.

Tenho muita curiosidade para ver testes, com protocolo de avaliação bem delineado, medindo o tempo de AF da K20D + SDM's!

abraço
Rio do Sul - SC


Blog


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2008, 09:22:51
César,

 Sei que vc n estava desmerecendo a canon; longe de ter entendido isso. ;)

Apenas quis ilustrar que qualquer corpo canon e com qualquer lente (n precisa ser usm) tem AF mais rápido do que a K10D com lente similar. Isso em situação de baixa luminosidade, pq a luz do dia n dá pra notar diferenças. Esta é única vantagem que vi da 40D em relação à k10D.

Tenho muita curiosidade para ver testes, com protocolo de avaliação bem delineado, medindo o tempo de AF da K20D + SDM's!

abraço

Considerando somente o  resultado final+workflow, o que vc poderia dizer de suas experiências “Pentonicas X Canonicas”?


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2008, 21:31:02
Vou testar nesse fds, na K10D, minha 50-135 SDM que chegou....devido às minhas viagens, ainda n tive tempo de fazer nenhum teste, só de admirá-la.... :D....

Quanto ao uso de uma lente sigma, tive oportunidade na festa de meu filho confrontar uma D80 com a mesma lente q possuo - uma sigma 24-70. Não vi difereça substancial na velocidade de foco. E o play do prédio onde moro não possui uma excelente iluminação.



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2008, 23:55:08
Gazineo, faz o teste de foco dessa lente em condições de pouca luz, e ve se ela faz foco rápido...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2008, 23:56:44
opa SDM por aqui.... :-D
Marcelo - POA/RS



Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2008, 08:43:29
Usei a lente ontem, numa apresentação de teatro que fazem sobre a paixão de cristo, aki na igreja onde frequento.
Mas antes fiz alguns testes em casa mesmo: não sou nenhum expert e nem profissional. Ainda uso a fotografia como hobby, por isso os comentários são minha perceção e não uma análise:

1 - fotografei meu filho no contra-luz de uma janela, sem flash, tendo o cuidado antes de desfocar a lente no manual. O foco se fez como se fosse um piscar de olhos - literalmente - não há trepidação snsível na câmera quando a lente está focando!!!!!!! :clap:
2 - escolhi uma caixa num canto da sala que estava na penumbra: mesmo método, desfoquei a lente no manual para depois fazer o foco no automático - a lente fez 3 tentativas e focou com a imagem ficando boa - e olha que a caixa tem uma tonalidade parecida com a parede . Fiz o mesmo com a sigma 24-70 e com a pentax 18-55. A sigma não conseguiu focar. A pentax do kit, depois de várias tentivas, fez um foco mas a imamgem n ficou boa.

O que eu me impressionei foi no teatro da igreja. Com iso 1000, velocidade variando entre 15 a 50 e abertura entre 2.8 e 3.5, ela foi super rápida e precisa. Fiz quase 200 fotos e focou rápido em quase todas.

Gostei muito da lente e acho q a performance do foco melhou muito em relação à outras lentes. Outro ponto legal: o anel para o range é  suave e não é preciso nenhum esforço. E a lente não altera o tamanho quando se passa de 50 para 135 e vice-versa. Recomendo.