Autor Tópico: Como vc utiliza os pontos de foco de dua DSLR  (Lida 6019 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 12 de Março de 2008, 13:10:40
Pessoal, como vcs utilizam os pontos de foco de suas máquinas ?
1-pontual
2-central
3-objeto próximo
4-toda a área de foco

Pergunto isso por que estou tendo dificuldade de fotos em eventos sociais. Assim, duas pessoas conversando, um espaço entre elas: quando faço a foto o foco fica no fundo e não nas pessoas ;). Também quando enquadro as fotos e disparo o obturador, o foco está ok, dispara o flash e depois do resultado, vejo que ficou fora de foco. Há algum ajuste necessário na máquina ou é 'amadorismo'' mesmo e me falta experiência ? Estou começando agora nas atividades profi e parece tudo meio corrido em eventos sociais, assim, mal dá tempo pra enquadrar a cena... :aua: :aua: :aua: parece fotojornalismo brabo :eek:...
Tenho uma D50.
Abços.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 13:45:35
Rodrigo, evento social é pauleira mesmo. Tem que antecipar a cena, senão perde. Eu uso ponto de foco único, e vou alterando conforme necessito. Medição spot. E muita prática para trocar de ponto rapidamente antes da ação acontecer. Eu já acostumei, e normalmente quando levo a câmera para o olho já fiz a alteração do ponto de foco.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2008, 14:14:12
Eu uso central, travadíssimo para evitar acidentes, cobrindo a menor área possível. Primeiro escolho o ponto de foco apontando o centro da objetiva, seguro no botão e depois refaço o enquadramento. Isto evita acidentes como definir um ponto de foco para uma foto e esquecer de mudá-lo na posterior.

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2008, 17:45:19
Como o Marcelo falou, eu tbm uso foco central, enquadro mais ou menos antes de por a câmera no olho. Procuro um ponto de contaste com o ponto central na cena depois reenquadro. acho que o problema aí é que vc está enquadrando antes de buscar o foco no plano da cena.
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2008, 18:15:05
Eu uso central, travadíssimo para evitar acidentes, cobrindo a menor área possível. Primeiro escolho o ponto de foco apontando o centro da objetiva, seguro no botão e depois refaço o enquadramento. Isto evita acidentes como definir um ponto de foco para uma foto e esquecer de mudá-lo na posterior.

abraços

Faço o mesmo. Antes não tinha a preocupação de sempre fazer o foco no olho do fotografado, fazia na testa, no nariz, na boca, geralmente ficava praticamente no mesmo plano. Agora usando a 28-75 f/2.8 já observei que em aberturas maiores, se nao focar o olho, depois dá diferença! Então: Deixar configurado o foco em "central", fazer o foco no olho do fotografado, segurar o foco e reenquadrar.

 :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2008, 21:02:02
geralmente eu uso pontual. Na minha maquina são onze pontos daí é só ir usando as setas pra mudar. Acho bem mais prático do que focar sempre no centro e depois reenquadrar. Mas cada caso é um caso. Nunca fiz um teste pra saber qual é o mais preciso.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 21:18:35
geralmente eu uso pontual. Na minha maquina são onze pontos daí é só ir usando as setas pra mudar. Acho bem mais prático do que focar sempre no centro e depois reenquadrar. Mas cada caso é um caso. Nunca fiz um teste pra saber qual é o mais preciso.
Do jeito que você faz é mais preciso.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 10:28:19
Só central.

E naõ uso autofoco. Foco no olho, apenas confirmo (e nem sempre concordo)


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 10:46:39
Ola!

Estou com a maioria.
Foco central, na maioria das vezes foco nos olhos.
De vez enquanto tiro o foco central, quando quero usar outra pessoa ou objeto no assunto.

Abracos
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 11:27:22
Acho que entendi: primeiro faço o foco em algum lugar com contraste, no olho por exemplo, travo o foco e depois enquadro novamente (tudo isso muito rápido, pois se não perde-se a foto... :() estava fazendo primeiro o enquadramento, como o michel rezende falou :worship:, depois tirava a foto. Não me preocupava com foco, pois imaginava que com os pontos de foco da lente, 18-55 são 5 pontos se não me engano, iria focar o que estava mais próximo, apesar de ter uma configuração que regula isso...vou fazer uns testes..
Obrigado a todos pelas dicas
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2008, 11:38:13
Rodrigo, a quantidade de pontos de foco é da câmera, não da lente.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2008, 12:47:07
Rodrigo, a quantidade de pontos de foco é da câmera, não da lente.
:D, isso mesmo... :doh:
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2008, 14:18:51
O problema dos automatismos é que eles interpretam as coisas lá como foram programados, e em grande parte das vezes não correpsonde ao que queremos.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2008, 17:13:00
Como eu uso foco manual, o meu foco é sempre centralizado com a ajuda do visor bipartido. Quando quero focar algo à direita ou à esquerda, centralizo o objeto a ser focado, regulo o foco e retorno à composição desejada.

Eu acho que uma câmera voltada ao público profissional não precisa ter nada além do foco central, a não ser quando elas vierem equipadas com reconhecimento de voz e de imagens. Aí o fotógrafo vai dizer "foca no olho da velhinha" e a câmera obedece :P
---------------------
Ops... tinha esquecido do pessoal de eventos, que às vezes vale mais um foco impreciso do que perder o momento.


« Última modificação: 13 de Março de 2008, 17:16:05 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2008, 17:48:19
geralmente eu uso pontual. Na minha maquina são onze pontos daí é só ir usando as setas pra mudar. Acho bem mais prático do que focar sempre no centro e depois reenquadrar. Mas cada caso é um caso. Nunca fiz um teste pra saber qual é o mais preciso.
Do jeito que você faz é mais preciso.

Verdade, é muito fácil avançar ou recuar um pouquinho no momento de reenquadrar. E isso pode fazer muita diferença no foco.