Autor Tópico: Na tela - vs - Impresso  (Lida 1679 vezes)

Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Online: 12 de Março de 2008, 15:27:55
Mandei hoje imprimir algumas fotos.

Elas ficaral boas, mas com baixa saturação/cor... bem "lavadas".

Sei que a imagem que vejo na tela depende de fatores como calibação do monitor, perfil de cor etc.  Mas tem algo que possa fazer para diminuir esta diferença entre o que vejo e trato com o que é impresso?

O equipamento de hoje foi um Noritsu QSS-1501|

 :fight:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 21:13:34
Você pode fazer uma calibração simplificada, caseira, eu diria. Mas é mais ou menos o que eu faço se o laboratório não tiver um perfil para fornecer:

Escolha um laboratório de confiança, para sempre ir lá (como um posto de gasolina), amplie algumas fotos (em papel mate) e volte para o seu micro e tente fazer as fotos do seu arquivo ficarem com a aparência o mais próximo possível da ampliada. Mexendo APENAS nos ajustes do monitor e no Adobe Gamma se houver. E não no arquivo, claro! Nesse momento você quer apenas equalizar as exibições e não corrigir a imagem no arquivo.
Ai sim, feito isso poderá ajustar a vontade suas fotos com um pouco de segurança de que assim será a ampliação.

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2008, 21:30:52
Exatamente o q o Mrcelo falou. Faça a calibração usando foto ampliadas no lab de sua preferência e use elas como "Alvo". Acerte o monitor usando o AdobeGamma e os ajustes do monitor e placa de vídeo.
A minha calibração é assim e tenho ttal confiança de que o que vejo na tela é o q sairá impresso no Lab. Mesmo o meu lab sendo Fuji posso dar saída no Noritsu com pouca alteração já q os Labs seguem basicamente a mesma calibração de cor.
NÃO FAÇA mais nenhum ajuste em suas fotos sem antes calibrar o seu monitor como sugerido pelo Marcelo.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Diego Pisante

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • www.diegopisante.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2008, 14:52:38
Fransergio, como o Marcelo e Lúzio falaram vc pode verificar se o laboratório não oferece a calibração do seu monitor...aqui em Curitiba eles até vem em casa no caso dos profissionais, ou vc pode levar seu micro ou notebook.

Abraço


Fernando Al

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2008, 12:38:01
Fransergio

Voce falou que o Lab é noritsu 1501, ele na verdade não é um lab digital, é uma adaptação do minilab de lampada para impressão, e coloca-se uma máscara digital de leds, e também os programas dessas máscaras não analisam a imagem.
Procure um lab que seja de impressão laser como frontier ou noritso da linha 32


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2008, 21:17:05
Fran, tenta imprimir uma foto sua (para teste/ calibração) no Centro Fotográfico, na rua da Bahia. Eles recebem o arquivo por email e você só vai buscar. tenho feito minhas cópias lá e não tenho o que reclamar. Eles tarbalham com noritsu e frontier.

ahhh: e não esquece de pedir para eles não mexerem na foto!