Autor Tópico: Qual das Canons????  (Lida 3308 vezes)

morena moroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 13 de Março de 2008, 15:56:21
 :D E ai, gente!
Bom, este é mais um tópico de "qual câmera compro"! rs...
Tenho uma camerazinha bagaceríssima que está nas últimas. Mas, especialmente por ter me apaixonado por fotografia e os recursos da coitadinha serem escassos, gostaria de adquirir uma descente pra aprender a fotografar... Já passei da faze de achar que a Sony vale alguma coisa... Procurando pelas marcas mais top pra fotografia, me apaixonei pela Canon, mas estou bem confusa sobre quais os recursos que são realmente válidos... :ponder:
Pra que vocês possam me ajudar, dando dicas de câmeras (e também avaliando meus requisitos :) ), cito abaixo os requisitos que eu acho que são importantes numa câmera: (e não esqueçam, que eu vou "aprender a fotografar" com ela!)
- mínimo de 3 X de zoom óptico
- ISO 800 (na verdade eu não sei qual o mínimo de ISO aceitável...)
- Flash de no mínimo 2 m.
- Preferencialmente de pilhas
- Foco mínimo de 2,8
- estabilizador de imagem
- obturador e abertura manual (o tal de "balanço do branco" não faz parte destas características??)
Claro, não gostaria de uma câmera muito cara... As seguintes me pareceram boas, mas tem tantos recursos que não sei se são importantes e a tornam muito caras também: SD750, SD1000, A720is, A550. Sei que as Sd são de baterias, mas elas parecem tãããão fantásticas que eu até excluiria este requisito! Outra coisa, aquele face detection vale a pena mesmo?
Conto com a ajuda de vocês com dicas...  ;)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2008, 16:04:48
Morena,

Algumas semanas atrás eu também estava em dúvida qual camera compacta comprar, eu tinha como meta gastar no máximo R$700,00, acabei ficando em dúvida entre umas 10 câmeras e no final acabei fechando na Canon A720is.

Sendo que uma das principais atribuições dela é justamente a possibilidade no aprendizado, afinal ela tem excelentes controles fotográficos, além da qualidade de imagem muito boa, desde que trabalhe entre ISO80 até ISO200 e no máximo ISO400 para pequenas impressões.

Segue o tópico que abri na época, ele pode ajudar um pouco.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0

Boa sorte


morena moroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2008, 16:18:24
lfedersoni, de fato estavas na mesma sinuca de bico que eu!  :D
MAs quanto ao flash demorar pra carregar? é muito tempo? Este é um dos problemas que a camera antiga tem... Mas ela carrega mesmo que o flash esteja desligado  :shock:

Acho que vou chegar a mesma conclusão que vc e ficar com ela mesmo! Foi bastante instrutivo o assunto que trataram no tópico, e já anotei mais uma porção de "expressões diferentes" pra eu pesquisar... auto didata é isso aí mesmo... :ok:

Mas podem continuar respondendo! :)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2008, 17:56:50
Eu tenho visto que quanto mais eu estudo fotografia e clico com as minhas câmeras de filme, mais eu aprendo a fazer fotos interessantes com a Sony P72 da minha mãe, que não tem ajuste de velocidade e diafragma, mas eu acabo me virando bem só com a compensação de composição.

Com o tempo, a gente descobre que toda a câmera tem suas limitações. Exemplo:

Uma Canon 5D é fantástica, mas se você sair com ela para fotos descompromissadas aqui em Porto Alegre, o risco de assalto é iminente. Além disso, não é boa para flagrantes, pois chama muito a atenção. Além disso, experimente levá-la para uma balada e fotografar os amigos... e se você quiser ir para a pista dançar, beber, etc, quem vai ficar cuidando do brinquedo? E aí? Quem imaginaria que uma 5D tem desvantagens tão importantes para o fotógrafo amador?

Outro exemplo:

Uma Panasonic LX2, uma compacta de luxo, pequena, alta nitidez, lentes leica, distância focal mínima de 28mm mas com o seu sensor widescreen parece ter uma cobertura maior ainda, ótima para paisagens, enquanto a maioria das compactas começa em 35mm ou 38mm. Um belo dia, no entanto, você quer fazer um retrato do seu filho com aquele fundo desfocado. Você coloca no zoom máximo (o dela é 4x) para diminuir a profundidade de campo e não consegue isolar o seu filho do segundo plano. E aí, como uma compacta tão cara e luxuosa pode ser "tão" limitada?

Assim, escolher uma câmera é algo muito pessoal. Eventualmente, dependendo do entusiasmo com a fotografia, você vai querer ter várias lentes e câmeras, cada uma para um propósito diferente. Para você aprender a descobrir o que você quer, o mais básico é uma câmera de filme, baratinha, como uma Pentax K1000 com uma 50mm. Nela você vai manipular parâmetros básicos da fotografia (profundidade de campo, velocidade, abertura, fotometria, foco, etc). Sabendo isso, você vai aprender a tirar proveito até de uma Sony P72, contornando algumas de suas limitações.

As digitais são ótimas, mas não acho muito didáticas, pois mostram tantas opções e atalhos para se fazer "boas" fotografias que você pode acabar no meio do caminho, por comodidade. Bem que podiam fazer um back digital para acoplar nas K1000... :P
« Última modificação: 13 de Março de 2008, 17:57:05 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Lucas Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
    • TrekEarth
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2008, 18:14:01
Boa Francisco!
 :clap:
Mais fotos em: TrekEarth


morena moroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2008, 18:48:24
Eu já tirava algumas fotos bem bacanas com a minha camerazinha bagaceira, e, além disso, ainda terei ela caso for dar uma volta na Redenção!  ;)

E quanto à escolha pessoal, é complicado proque não tenho as cameras que almejo ao alcance da mão. AS cameras que tenho acesso, de amigos, por exemplo, são mais automáticas, muito boas, mas sem muitos recursos para aprender...

Sem dúvida as analógicas são as melhores para se aprender sobre fotografia, mas acabam envolvendo um custo um pouco alto com o tempo... (fora que a gente só sabe se a foto deu certo depois que revela) :ponder:


RICARDOJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2008, 19:03:05
Boa noite, Morena.
Também sou um aprendiz e apaixonado por fotografia e como todos, eu também tive as mesmas dúvidas. Hoje tenho uma Canon S2 Is (que acaba de pifar após um tombo) e uma Fujifilm S9100. Gosto muito das duas. Tanto que pretendo comprar uma Canon S3 ou S5 p/substituir a que qeubrou.  Essas duas câmeras são muito legais em termos de recursos. Ambas tem super zoom ótico (Canon 12x e Fuji 10,7x) e são alimentadas por 4 pilhas AA recarregáveis ou alcalinas. O estabilizador de imagem da S2 é impressionante. Outro recurso que tambem é bem legal na S2 é a troca de cores e ascentuação de cores e ela também filma c/som estéro (pode-se usar o zoom ou fotografar enquanto se filma), tambem tem a facilidade do menu em portugues.
 Enfim, na minha opinião, para quem quer tirar bastante proveito, mexendo bastante nos botões, a Canon (S2, S3 ou S5) são uma excelente pedida.
 Visite os sites www.dpreview.com e www.steves-digicams.com.
 Espero ter ajudado.
 Boas fotos.

Ricardo Jabara


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 19:56:18
lfedersoni, de fato estavas na mesma sinuca de bico que eu!  :D
MAs quanto ao flash demorar pra carregar? é muito tempo? Este é um dos problemas que a camera antiga tem... Mas ela carrega mesmo que o flash esteja desligado  :shock:

Mas podem continuar respondendo! :)


Morena,

O carregamento do flash é lento e incômodo, mas não é muito diferente da maioria das câmeras compactas nessa faixa de preço.

Valeu





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 20:15:17
Eu tenho visto que quanto mais eu estudo fotografia e clico com as minhas câmeras de filme, mais eu aprendo a fazer fotos interessantes com a Sony P72 da minha mãe, que não tem ajuste de velocidade e diafragma, mas eu acabo me virando bem só com a compensação de composição.

Com o tempo, a gente descobre que toda a câmera tem suas limitações. Exemplo:

Uma Canon 5D é fantástica, mas se você sair com ela para fotos descompromissadas aqui em Porto Alegre, o risco de assalto é iminente. Além disso, não é boa para flagrantes, pois chama muito a atenção. Além disso, experimente levá-la para uma balada e fotografar os amigos... e se você quiser ir para a pista dançar, beber, etc, quem vai ficar cuidando do brinquedo? E aí? Quem imaginaria que uma 5D tem desvantagens tão importantes para o fotógrafo amador?

Outro exemplo:

Uma Panasonic LX2, uma compacta de luxo, pequena, alta nitidez, lentes leica, distância focal mínima de 28mm mas com o seu sensor widescreen parece ter uma cobertura maior ainda, ótima para paisagens, enquanto a maioria das compactas começa em 35mm ou 38mm. Um belo dia, no entanto, você quer fazer um retrato do seu filho com aquele fundo desfocado. Você coloca no zoom máximo (o dela é 4x) para diminuir a profundidade de campo e não consegue isolar o seu filho do segundo plano. E aí, como uma compacta tão cara e luxuosa pode ser "tão" limitada?

Assim, escolher uma câmera é algo muito pessoal. Eventualmente, dependendo do entusiasmo com a fotografia, você vai querer ter várias lentes e câmeras, cada uma para um propósito diferente. Para você aprender a descobrir o que você quer, o mais básico é uma câmera de filme, baratinha, como uma Pentax K1000 com uma 50mm. Nela você vai manipular parâmetros básicos da fotografia (profundidade de campo, velocidade, abertura, fotometria, foco, etc). Sabendo isso, você vai aprender a tirar proveito até de uma Sony P72, contornando algumas de suas limitações.

As digitais são ótimas, mas não acho muito didáticas, pois mostram tantas opções e atalhos para se fazer "boas" fotografias que você pode acabar no meio do caminho, por comodidade. Bem que podiam fazer um back digital para acoplar nas K1000... :P

Perfeito Francisco, a grande profundidade de campo é uma droga nas compactas, mas com a A720 eu tive uma boa surpresa, pois com a dist.focal de 34.8mm (210mm equivalente), começa a dar uma profundidade de campo melhor, mas é complicado pois é uma distância focal ruim para alguns ambientes pequenos.

Agora eu vou te falar que esta câmera é muito legal para o aprendizado, para aprender os conceitos de exposição, sensibilidade, exposição do flash, etc, etc, inclusive a limitação do sensor (ruído) ajuda inclusive a forçar o aprendizado.

Um outro detalhe que me surpriendeu nesta câmera é a boa qualidade da lente, eu inclusive fiz neste final de semana algumas fotos de paisagem junto com a Nikon D40 e vou te falar, se fizer uma exposição bem feitinha, a imagem fica tão boa quanto..., com mais ruído é lógico, porém com um tratamento legal, bordas bem nítidas e bonitas cores.

Estou me divertindo pacas com ela, e surpreso com os resultados.

Abraço


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 20:22:49
Boa noite, Morena.
Também sou um aprendiz e apaixonado por fotografia e como todos, eu também tive as mesmas dúvidas. Hoje tenho uma Canon S2 Is (que acaba de pifar após um tombo) e uma Fujifilm S9100. Gosto muito das duas. Tanto que pretendo comprar uma Canon S3 ou S5 p/substituir a que qeubrou.  Essas duas câmeras são muito legais em termos de recursos. Ambas tem super zoom ótico (Canon 12x e Fuji 10,7x) e são alimentadas por 4 pilhas AA recarregáveis ou alcalinas. O estabilizador de imagem da S2 é impressionante. Outro recurso que tambem é bem legal na S2 é a troca de cores e ascentuação de cores e ela também filma c/som estéro (pode-se usar o zoom ou fotografar enquanto se filma), tambem tem a facilidade do menu em portugues.
 Enfim, na minha opinião, para quem quer tirar bastante proveito, mexendo bastante nos botões, a Canon (S2, S3 ou S5) são uma excelente pedida.
 Visite os sites www.dpreview.com e www.steves-digicams.com.
 Espero ter ajudado.
 Boas fotos.

Ricardo Jabara

Ricardo,

Eu comprei para a empresa que trabalho uma Canon S5is (acabei virando o comprador oficial de camera) nossa que câmera jóia, no dia em que a Canon resolver o problema de ruído em sensores pequenos, eu vou te falar que estas DSLR de entrada vão estar com os dias contados.

E vou te falar que o preço não está ruim.....por uns R$500,00 a mais que a A720 vc pega uma câmera bem melhor.

Valeu



acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2008, 21:30:14
Pô, esse negócio de filme pra aprender a fotografar, tá por fora.
O cara tira 36 fotos, manda revelar, espera, paga, aí vai ver
onde acertou e onde errou? Isso é coisa do passado.
Adoro filme, tenho várias câmeras analógicas, uso uma
Praktica direto, acabei de comprar uma Canon VT de 1956, que
pretendo usar bastante, etc... Mas pra aprender a fotografar,
recomendo uma câmera com controles manuais e boa lente. Vai
aprender infinitamente mais, e mais rapidamente do que com
uma analógica.

Depois, junte um dinheirinho e pegue uma reflex.

[]s

« Última modificação: 14 de Março de 2008, 21:31:24 por acolla »


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2008, 01:47:06
Acho uma piada dizer que uma câmera de filme é boa para aprender a fotografar, como vai saber qual abertura, velocidade, etc, usou nas fotos? Gosto também de filme, mas para aprender não rola de jeito nenhum, qualquer câmera dslr é boa pra aprender, depois de ficar bom aí sim uma de filme pode ser interessante, porém desnecessária para a maioria das pessoas, muito melhor tirar 500 fotos e escolher 36 fotos boas do que revelar um filme de 36 poses, pelo menos umas 10 não seria escolhidas para revelar se pudesse ver antes.. eheheh
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Março de 2008, 10:24:05
Com uma câmera da linha A da Canon, a pessoa gasta muito pouco dinheiro e tem uma câmera com os controles de exposição, compensação para flash e exposição, sincronia lenta do flash, ou seja, todas características importante para treinar e aprender os conceitos de exposição.......uma Canon A570/720 e um curso como por exemplo a "Teia do Cohecimento" é quase tudo que a pessoa precisa para aprender sobre fotografia.

Além disso estas câmeras são conhecidas pela boa óptica, bom tratamento, a Canon costuma ser mais conservadora na redução de ruído, proporcionando mais textura e nitidez e quando o ruído está exagerado, existe ainda a possibilidade de um segundo tratamento para eliminar o ruído.

E também esta nova geração de compactas vem com o "Face Detection" muito interessante e rápido para pré focagem.

Valeu
« Última modificação: 15 de Março de 2008, 10:25:16 por lfedersoni »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 15 de Março de 2008, 16:29:31
Com uma câmera da linha A da Canon, a pessoa gasta muito pouco dinheiro e tem uma câmera com os controles de exposição, compensação para flash e exposição, sincronia lenta do flash, ou seja, todas características importante para treinar e aprender os conceitos de exposição.......uma Canon A570/720 e um curso como por exemplo a "Teia do Cohecimento" é quase tudo que a pessoa precisa para aprender sobre fotografia.

Além disso estas câmeras são conhecidas pela boa óptica, bom tratamento, a Canon costuma ser mais conservadora na redução de ruído, proporcionando mais textura e nitidez e quando o ruído está exagerado, existe ainda a possibilidade de um segundo tratamento para eliminar o ruído.

E também esta nova geração de compactas vem com o "Face Detection" muito interessante e rápido para pré focagem.

Valeu

Também sou dessa opiniao. Minha primeira cam foi uma Canon A95, 5 megapixels, LCD móvel, o que eu achava o maior barato! E claro, controles manuais! Perfeita para começar a entender os principios de fotografia, abertura, velocidade e Iso... e realmente, comparado com cameras de filme, com a grande vantagem de ver o resultado e o exif ali na hora, fazer comparações e mais testes.

Eu estou por fora do que cada novo lançamento dessas compactas da Canon tem, mas com certeza recomendaria uma Canonzinha dessas, com controles manuais.

Com a camera em maos, vai ser hora de brincar, fazer testes e aprender. Fazer as fotos com  o fundo desfocado, ou focar o fundo e deixa o primeiro plano desfocado, panning, foto noturna com longa exposição... etc...

abraços!  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


clebinho_pfz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2008, 00:38:09
bom, como o tópico virou ao avesso, vou dizer minha opinião também !!! :P
também não acho legal usar só filme pra aprender a fotografar ! comecei a fotografar com o advento da digital, e ainda aprendo muito com isso. usei filmes demais na faculdade, mas .. não era eu quem pagava né !!!
visto o custo do filme hoje em dia, mais o tempo pra esperar se ficou bom ou não, continuo com a digital ! em breve estarei comprando uma nikon analógica e um pequeno laboratoriozinho. Mas pela paixão que peguei a filme e fotografia analócica ! Porém, se fosse pra aprender os conceitos básicos, nunca pegaria uma analógica ! ABS !