Autor Tópico: Carteira de imprensa  (Lida 43607 vezes)

Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2005, 13:47:51
Pessoal,

Esse negócio de fazer a própria carteira está me lembrando a época que eu trabalhava no Centro de Ciencias Biológicas da UFRJ.
Começaram a exigir crachá dos professores e alunos e como eu só fazia estágio lá não tinha nenhum tipo de carteira, então todo dia tinha que deixar a identidade na portaria e me davam um crachá de visitante.

Um dia resolvi acabar com isso e coloquei o meu certificado de reservista da aeronautica em um crachá, nunca mais fui barrado tanto na UFRJ como no Museu Nacional.

Agora essa carteirinha de fotografo manufaturada acho que não engana o povo aqui do Rio.

O melhor seria scannear uma verdadeira e trabalhar ela no PS, mas daí já é falsificação, e isso é crime, como o mensalão.

Um abraço,

Marcel
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #16 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:02:10
pois é ... esse tipo de negócio aqui em curitiba acho que nao funciona! :)


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:34:55
Nem aqui em Fortaleza.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 09 de Agosto de 2005, 17:12:10
Esse tipo de negócio é considerado inclusive exercício ilegal da profissão. ;) Trabalhar como fotojornalista sem registro no ministério do trabalho é ilegal ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2005, 17:23:27
Citar
Esse tipo de negócio é considerado inclusive exercício ilegal da profissão. ;) Trabalhar como fotojornalista sem registro no ministério do trabalho é ilegal ;)
tá aí. não sabia. pensei q só as profissões regulamentadas tivessem esse problema.

tb não sei se o termo certo é "regulamentada" mas tipo: pra exercer medicina tem q ser médico, diploma, residencia... mas pra ser fotojornalista, é só satisfazer os critérios já ditos anteriormente? qq pessoa q os satisfaça pode se tornar um?

fui
« Última modificação: 09 de Agosto de 2005, 17:24:15 por wguerreiro »
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2005, 19:13:53
:denken: Eu acho que depende de cada cidade. Aqui em Fortaleza parece que existe : fotógrafo, fotojornalista e repórter fotográfico. Não tenho bem certeza mas acho que em cada cidade a imprensa local trata de uma forma diferente o problema. Pra tirar a dúvida rapidinho é só levar um papo com um fotógrafo de jornal que ele passa a realidade de sua cidade. Existe inclusive uma carteira emitida na prefeitura em que vc paga uma taxa anual como autônomo, sendo essa taxa variável de acordo com o ramo de trabalho, e com ela vc exerce a profissão numa boa, pelo menos em boa parte dos casos. Eu fui uma vez lá e tinha uma repórter formada em jornalismo tirando a dela para poder exercer a profissão e ficar legalizada quanto ao ISS municipal. Com essa carteira de autonomo vc não é obrigado a emitir nota fiscal de serviço, só recibo, pelo menos aqui em Fortaleza. A documentação é mínima e vc tem uma identificação emitida pelo poder público te identificando naquela profissão. Pode ser que sirva só para eventos e serviços avulsos, não servindo para trabalhar como imprensa, mas já é alguma coisa legalizada, um primeiro passo. Antigamente tinha que fazer um curso no sindicato dos radialistas para poder trabalhar na imprensa, mas pode ter mudado. De fato não deve ser tão difícil se não ninguém começava nunca. No site da prefeitura daqui tem todas as informações.
Bye
« Última modificação: 09 de Agosto de 2005, 19:16:21 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2005, 19:27:15
bom, pelo menos pra clicar festinha infantil, 15 anos e casamento não precisa da carteira né?

é o q tá pintando por aki mesmo!  :photo:  
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2005, 19:58:49
A profissão de jornalista e as relacionadas (fotojornalista, cartunista, etc) é regulamentada a mais de 30 anos heheheh! :)

Existe uma liminar atualmente que permite que qualquer um sem diploma ou sem passar pela banca tire seu MTB (registro no ministério do trabalho) apresentando apenas 3 trabalhos realizados e creditados, porém é uma liminar que ainda não foi julgada, e existe um recurso solicitando que ela seja caçada (não sei bem os termos) e todos que tirarem por ela terão seu MTB cancelado se ela cair, portanto não acho um bom negócio.
Basta procurar o ministério do trabalho e tirar, eu tirei o meu a 2 anos, foi demorado mas não foi trabalhoso, de posse do MTB basta pagar as taxas sindicais e tirar a carteirinha de verdade.

Não adianta ficar se iludindo, fazer carteirinha no computador qualquer um faz, e isso pode dar até multas salgadas tatno para vc como para quem o contrata, não custa nada fazer as coisas direitinho, o sindicado dos jornalistas é um dos mais baratos de todas as categorias, custa R$ 192,00 ao ano para quem é do interior e R$ 360,00 ao ano para quem é da capital, a ARFOC custa R$ 150,00 e o procedimento apesar de demorado é bem simples, basta levar o material no ministério do trabalho e aguardar. Quando sair o reultado vc encaminha para o sindicato ou para a ARFOC, paga as taxas e recebe sua carteirinha, a FENAJ serve até como RG.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2005, 00:56:49
Boa Noite Leo,
gostaria de saber se no meu caso tambem posso conseguir a ARFOC.
Sou Fotógrafo Técnico Pericial (Policia Técnico-Científica), ou seja não tenho registro na carteira de trabalho, mas sou legalmente habilitado pelo Estado como Fotógrafo.
Conforme o estatuto do Funcionário Público, posso lecionar, ser proprietário ou diretor de minha empresa ou desenvolver atividadades artisticas e culturais, desde que não seja conflitante com o trabalho policial.
Será que eu consigo a minha???
[/size]
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2005, 02:04:50
Citar
A profissão de jornalista e as relacionadas (fotojornalista, cartunista, etc) é regulamentada a mais de 30 anos heheheh! :)

Existe uma liminar atualmente que permite que qualquer um sem diploma ou sem passar pela banca tire seu MTB (registro no ministério do trabalho) apresentando apenas 3 trabalhos realizados e creditados, porém é uma liminar que ainda não foi julgada, e existe um recurso solicitando que ela seja caçada (não sei bem os termos) e todos que tirarem por ela terão seu MTB cancelado se ela cair, portanto não acho um bom negócio.
Basta procurar o ministério do trabalho e tirar, eu tirei o meu a 2 anos, foi demorado mas não foi trabalhoso, de posse do MTB basta pagar as taxas sindicais e tirar a carteirinha de verdade.

Não adianta ficar se iludindo, fazer carteirinha no computador qualquer um faz, e isso pode dar até multas salgadas tatno para vc como para quem o contrata, não custa nada fazer as coisas direitinho, o sindicado dos jornalistas é um dos mais baratos de todas as categorias, custa R$ 192,00 ao ano para quem é do interior e R$ 360,00 ao ano para quem é da capital, a ARFOC custa R$ 150,00 e o procedimento apesar de demorado é bem simples, basta levar o material no ministério do trabalho e aguardar. Quando sair o reultado vc encaminha para o sindicato ou para a ARFOC, paga as taxas e recebe sua carteirinha, a FENAJ serve até como RG.
ok, entendi.

MAS uma coisa me inquieta. se pra tirar as carteiras oficiais e ser sindicalizado eu tenho de ter pelo menos 3 trabalhos publicados em veículo da imprensa, então estou sendo incentivado a trabalhar irregularmente, correto?

caso sim, minha carteirinha de computador pode me ajudar a ter 3 bons registros, me permitindo por exemplo adentrar em um local e clicar um show, tendo minha foto publicada em um jornal ou revista...

dessa foram posso passar anos fotografando e dizer q ainda não sou registrado pq estou tentando publicar 3 trabalhos na imprensa...

e aí?  :denken:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2005, 02:06:55 por wguerreiro »
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2005, 02:37:39
Citar
Boa Noite Leo,
gostaria de saber se no meu caso tambem posso conseguir a ARFOC.
Sou Fotógrafo Técnico Pericial (Policia Técnico-Científica), ou seja não tenho registro na carteira de trabalho, mas sou legalmente habilitado pelo Estado como Fotógrafo.
Conforme o estatuto do Funcionário Público, posso lecionar, ser proprietário ou diretor de minha empresa ou desenvolver atividadades artisticas e culturais, desde que não seja conflitante com o trabalho policial.
Será que eu consigo a minha???
[/size]
Se vc já publicou pode solicitar o MTB e em seguida solicitar a carteirinha, para todas as carteirinhas oficiais é necessário o MTB, o MTB é o registro no ministério do trabalho para fotojornalismo, se vc tiver esse registro pode tirar. :)

Quanto aos 3 trabalhos ou 10 (quando eu tirei o definitivo eram 10) vc pode fazê-los em carater experimental, ai vc vai cobrir polícial e coisas assim que são mais simples de entrar que um jogo de futebol, ou paga ingresso hehehehe! :) Tbm é uma idéia... :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2005, 07:33:48
Wguerreiro,

Eu até entendo seu ponto de vista. Mas acho que o que aconteceria, ao menos aqui no Rio de Janeiro, é o seguinte:

Você ia tentar entrar em lugares públicos, como shows, eventos esportivos ou qualquer outra coisa, e não iam aceitar a sua carteira caseira como documento, primeiro porque eles têm seus próprios fotógrafos contratados, segundo, porque eles têm experiência com a imprensa e com "malandros" :mf_w00t2: , e de cara saberão que sua carteira não tem valor que não como mera identificação (particular, porque não é documento). Portanto, não iam permitir que você entrasse no evento. Na verdade, aqui no Rio, corre risco de tomar uma surra desses seguranças retardados.  :bye2:

Talvez sirva pra entrar em um evento chulé, particular, e de baixa repercussão. Do que vale você conseguir entrar em um evento pequeno/particular de baixa repercussão na imprensa? Vai publicar onde? E sem publicar, vai continuar sem o registro profissional, e dessa forma, continuar frequentando eventos chulés, sem repercussão na imprensa.

Acho que inclusive, as pessoas vendo que o documento não tem nada de oficial, que é caseiro, iriam menosprezar seu trabalho. Que fotógrafo é esse que não tem nem um registro correto mas tá sempre por aí querendo participar dos eventos? Acho que só os fotógrafos de sites de noitada e etc tem acesso mais facilitado, mesmo assim, com conchavo. E ainda acho que em alguma hora eles deveriam tentar se profisisonalizar.

Ao menos aqui e na minha cidade natal, no interior do ES, seria muito mais fácil você conseguir suas fotos pra publicação, no dia-a-dia na rua ou em eventos abertos ao público e de entrada franca.

Pra quem tá no Rio, uma boa chance (e aventura) é ir pro centro da cidade, por volta das 15/16hs e ficar lá até se iniciar a guerra Guarda Municipal X Camêlos. Quase todo dia tem uma foto publicada em algum lugar. Outra opção é dar uma de cata defunto e publicar no jornal O povo, que se amarra numa história sangrenta.  :stop:

Abraços!!

 
« Última modificação: 10 de Agosto de 2005, 07:50:15 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2005, 10:05:01
Citar
Wguerreiro,

Eu até entendo seu ponto de vista. Mas acho que o que aconteceria, ao menos aqui no Rio de Janeiro, é o seguinte:

...

Abraços!!
 :thmbup:

concordo com o q disse, aliás com o q todos expuseram aqui... só fico refletindo mesmo sobre esses primeiros trabalhos publicados...

então vamos lá: qual a melhor (ou a mais correta) forma de chegar com uma foto em uma redação?  é só bater na porta e oferecer?

já ouvi dizer q a galera primeiro tenta conseguir a foto "free", trocando por crédito. entendo q o crédito deve ser dado independente da foto ser vendida ou não. em compensação liberando ela "free", as 3 publicações vem mais rápido. e aí, só pagando ou vale liberar a foto sem receber nda? vamos considerar um jornal de circulação grande como parâmetro. existiria diferença se fosse uma revista menor ou jornal de bairro?

quem tiver experiências fala aí.

 :gathering:  
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2005, 20:05:35
:snack:

ninguém?
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2005, 14:43:56
aih..
na minha carteira de trabalho tem como profissão "produtora de multimídia". Será que posso pedir a carteirinha quando completar as três publicações (já tenho duas quase que garantidas...)?

O que tem que estar escrito na carteira? E o fotógrafo freela? Como faz?