Autor Tópico: Carteira de imprensa  (Lida 43220 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #60 Online: 26 de Julho de 2018, 15:37:56
Alguém aqui trabalha com eventos. Como jogos de futebol voleis e etc.. onde se precisa carteira de imprensa.
Se sim, alguém sabe ajudar como conseguir uma carteira dessas? Obrigado

Eu fotografo eventos esportivos esporadicamente e sempre quem fornece os crachas eh a empresa que me contrata.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #61 Online: 29 de Julho de 2018, 14:23:37
Bom, vou dar minha opinião atual, que vale aqui para SP. Eu tenho registro de fotojornalista e tenho a carteira da Arfoc. Já tive a do Sindicato dos Jornalistas (não tenho mais porque parei de pagar o sindicato) e já tive inclusive a carteira da FIJ (Federação Internacional de Jornalistas) e posso dizer: aqui no Brasil não adianta nada ter essas carteiras. Justamente por tudo que já foi falado, ninguém mais dá credibilidade para elas. Então chegar em um evento e apresentar a carteira, quase nunca é entrada garantida. Tem que ter feito o cadastro com a assessoria de imprensa antes, indiciando o veículo responsável, etc. Raras foram as vezes que simplesmente mostrei a carteira, fiz o cadastro e entrei, mesmo pautado. Quando foi coisa em cima da hora sempre rolou um stress a mais, com e-mails, carta da mídia, etc. Agora fora do Brasil a carteira internacional é um benefício excelente e dá desconto ou isenção em um monte de atrações, principalmente na França e Inglaterra, mesmo que esteja só passeando. Ok, ela custa EUR 90 (além da sindicalização obrigatória) então só vale a pena se estiver realmente precisando na viagem.
Hoje no Brasil é como o Croix falou : o contratante providencia a credencial, pulseira, etc. E dependendo do evento se tiver produtor, ele fica sendo o responsável por você.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada