Autor Tópico: FOTOS DE CASAMENTO  (Lida 8256 vezes)

amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #30 Online: 21 de Março de 2008, 19:17:01
A velha questão do uso de flash.
Independentemente de Canon ou Nikon, e nesta questão sinto-me à vontade para falar , pois já possui ambos os sistemas e embora hj possua canon nada  me impede de mudar amanhã para Nikon , ambos não são 100% precisos requerendo por parte do fotografo a intervenção através  da compensação seja -/+.

Nigazz amigo faça a seguinte experiência, estipule uma determinada regulagem em sua máquina por exemplo: modo M, velocidade do obturador  1/60, abertura de diafragma f/5.6ISO 400 e faça uma foto onde as cores envolvidas sejam tais que não o branco nem o preto depois  faça outra foto com as mesmas regulagens e agora sim coloque algo de cor branca por exemplo,  especialmente se esta estiver em primeiro plano, verá que esta segunda foto ficará mais escura, isto  tanto acontece com a canon quanto com a nikon, por experiência devo reconhecer que a Nikon é mais precisa mas não está livre  desta mesma característica, solução,  há que compensar potencializando o flash, pouco importa se numa marca implica compensar +/- o processo é o mesmo, ( a forma mais rápida de compensar é através da máquina e não do flash).
Dependendo do ISO utilizado assim como da abertura, distância focal etc.. tal compensação poderá variar, mais uma vez isso é válido para ambas as marcas.

A dica que eu daria é simples, assim como se dirige um carro, inicialmente a gente começa devagar tipo,  agora  vou pisar na embreagem e engato a primeira  vou soltando aos pouquinhos, passado um tempo vc entra no carro faz tudo isso e ainda por cima fica pensando na gostosa da vizinha  :D,  vai até o destino sem pensar se está engatando a primeira ou quinta, o que eu quero dizer com isto?  simples treine e conheça seu equipamento faça simulações de forma a automatizar sua intervenção nessas regulagens, ainda mais na canon em fração de segundos vc troca de iso, compensa o flash muda de abertura etc...
Normalmente em eventos dessa natureza costuma-se usar o que muitos chamam de receita de bolo ISO tal, abertura tal, velocidade tal,  entrou luz de filmagem regulagem tal etc..... aí entra exatamente a tal agilidade  a que me referi, certa feita fui convidado para cobrir um casório junto a um amigo, fiz exatamente isso se acaso segui-se nessa profissão com o tempo lá estaria eu fotografando e pensando na vizinha heheheheh

O importante é realmente conhecer  nosso equipamento e saber que em certas condições torna-se necessário nossa intervenção e não deixar por conta do automatismo do mesmo.

Até então sem querer apimentar essa questão de Canon x Nikon a coisa estava mais fácil a meu ver para a canon pois graças ao bom rendimento dos ISOS altos, ainda mais para quem não usa a chamada segunda luz, com o bom rendimento dos Isos altos o fundo é muito mais preservado( não depende só desta variável a preservação do fundo é claro),  além de fazer com que o flash despeje um chorinho de luz  de quebra ainda economiza pilhas, embora isto seja pouco relevante.
Com os novos lançamentos da Nikon (d300 e d3) esta questão de iso foi resolvida para o lado da nikon.

È isso amigos, longe de mim de querer dar  aula para alguém, apenas acho que por vezes a insatisfação face a certos resultados obtidos decorre mais por causa das nossas falhas do que outra coisa, isso explica porque  fotografo A independentemente da marca que usa vai lá e faz bonito,  enquanto que o fotografo B acerta uma e erra duas.

abs

amv



Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #31 Online: 21 de Março de 2008, 20:01:34
È isso amigos, longe de mim de querer dar  aula para alguém, apenas acho que por vezes a insatisfação face a certos resultados obtidos decorre mais por causa das nossas falhas do que outra coisa, isso explica porque  fotografo A independentemente da marca que usa vai lá e faz bonito,  enquanto que o fotografo B acerta uma e erra duas.

AMV,

cara isso prá mim sem dúvida foi uma aula, na qual gostaria de ler mais coisas, pois isso com certeza enriqueceu meus poucos conhecimentos, acredito que equipamento A ou B tem suas diferenças, porém não faz tudo sozinho, no meu caso acho que qq que fosse o equipamento teria o resultado não satisfatório, pq o erro está em mim mesmo, na minha falta de experiência e conheceimento, como vc disse, treinar e conhecer o equipamento e domina-lo, ae irei fazer fotos olhando para a gostosa do lado  :D ... valeu pelas dicas ou melhor aula ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #32 Online: 21 de Março de 2008, 20:54:51
Como disse acima minha intenção realmente não é dar aula, até porquê tenho muito a aprender, mas tão somente trocar idéias a respeito do tema.
A melhor forma de estudar seu equipamento é iniciar com o básico sem sair metralhando a esmo, inicie pela regulagem acima depois vá aumentando  o iso e veja o que vai acontecendo para a mesma potência  do flash, depois faça o oposto baixe o iso e repita o teste aos poucos você vai percebendo as diferenças que vão acontecendo e relaciona-las às mudanças feitas, volte às regulagens iniciais mude a abertura repita os testes quando você menos pensar vai-se dar conta que para esta situação vc compensa X para aquela outra situação vc compensa Y.

Com isso vc vai ter o seu domínio por entender  de que forma seu equipamento se comporta face às regulagens impostas, creio que é de suma importância que se aprenda a analizar o Histograma, assim basta dar uma olhada rápida no histograma e na hora vc já decide se deve compensar +/- um tiquinho de luz.

Creio ter alguma coisa guardada aqui no meu pc a respeito desse lance de histograma preciso é achar, depois posso lhe enviar. :ok:

abs

amv


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #33 Online: 21 de Março de 2008, 21:52:14
amv,

se tiver alguma coisa fico agradecido se me enviar ... tenho realizado vários testes e treinado bastante, e vejo que com isso tenho crescido e feito várias melhorias ...

Abs
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #34 Online: 21 de Março de 2008, 22:05:24
Enviei via e-mail :ok:

abs

amv


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #35 Online: 21 de Março de 2008, 22:21:06
Enviei via e-mail :ok:

abs

amv

Se puder envie novamente pois ainda não recebi ...luizlimasi@gmail.com

Valeu ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #36 Online: 21 de Março de 2008, 22:28:59
Tinha enviado pelo seguinte endereço: nigazzman@hotmail.com , de qualquer forma reenviei denovo pelo endereço indicado :ok:

abs

amv


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #37 Online: 21 de Março de 2008, 22:36:55
Galera,

estou postando outra foto do mesmo evento para que possam verificar a diferença qdo se tem um pouco mais de luz.
Obs: não foi feito nenhuma alteração no PS, o arquivo está original ...

« Última modificação: 21 de Março de 2008, 22:43:30 por Nigazz »
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Saulo Felix

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
  • FÉ É POR A PROVA OS SEUS SONHOS...
Resposta #38 Online: 22 de Março de 2008, 02:40:57
VAI COMEÇAR ESSA BRIGA INRACIONAL DE NIKON E CANON ?

PODIAMOS TENTAR AJUDAR ELE NE?
GASTAR ENERGIA COM ALGO UTIL..

ESSE FLASH APARENTEMENTE NAO DISPAROU NAO..PQ COM ESSA LENTE 2.8 VC PODE USAR ELE PRO TETO...QUE VAI TE DAR UMA FOTO MUUUITO BOA..SEM ESTOUROS E MARCAS DE FLASH NA MAQUIAGEM E PELES...



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #39 Online: 22 de Março de 2008, 14:56:27
Só pra comentar  :D

Pra quem acha que canon não faz casamento, toma !!!

http://www.popphoto.com/americanphotofeatures/3854/the-top-10-wedding-photographers.html
http://www.denisreggie.com/

:hysterical:

PS: Sou usuário Olympus  :assobi:

Matusalém!

És tão velho de idade e não aprendeu nada mesmo hein! :D

Tenho amigos que fotografam maravilhosamente com Canon também...
Isso não quer dizer que ela seja a melhor pra social. Mas vc não vai entender...
Pena que vc só leu a primeira parte da minha resposta...

Pictus, ótima recuperada na foto!

Abraço,
Fernando

Desculpa Fernando, mas poderia ser mais educado da próxima vez ou sua idade ainda não lhe ensinou os bons costumes ?

Eu tanto lí que comentei, e minha resposta foi apenas uma brincadeira.

Obrigado pelo "velho", mas foi por esse adjetivo que aprendí a respeitar.

Abraços.

Por isso detesto a Internet. às vezes as pessoas não entendem a piada. (Neste caso eu!)
Se vc estava brincando, eu também estava, afinal de contas, o tal Matusalém (na Bíblia) viveu mais de 900 anos (!!), então era apenas um trocadilho idiota.

Deixe pra lá! Vamos fotografar!

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 22 de Março de 2008, 14:57:28 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #40 Online: 22 de Março de 2008, 15:21:43
VAI COMEÇAR ESSA BRIGA INRACIONAL DE NIKON E CANON ?

PODIAMOS TENTAR AJUDAR ELE NE?
GASTAR ENERGIA COM ALGO UTIL..

ESSE FLASH APARENTEMENTE NAO DISPAROU NAO..PQ COM ESSA LENTE 2.8 VC PODE USAR ELE PRO TETO...QUE VAI TE DAR UMA FOTO MUUUITO BOA..SEM ESTOUROS E MARCAS DE FLASH NA MAQUIAGEM E PELES...



Saulo,

cara o flash disparou sim disso eu tenho certeza ...mas acredito que foi a medição Matrix que atrapalho, pois a incidência de branco era maior, acho que foi isso.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #41 Online: 22 de Março de 2008, 21:40:39

PODIAMOS TENTAR AJUDAR ELE NE?
GASTAR ENERGIA COM ALGO UTIL..


Concordo plenamente!
Vou dar a minha contribuição para ajudar o colega: Compre uma Nikon e um SB800 e acabe com este problema de inconsistência de flash.
Fica aqui a minha valiosa ajuda.
Nem é preciso agradecer.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #42 Online: 23 de Março de 2008, 01:01:30

PODIAMOS TENTAR AJUDAR ELE NE?
GASTAR ENERGIA COM ALGO UTIL..


Concordo plenamente!
Vou dar a minha contribuição para ajudar o colega: Compre uma Nikon e um SB800 e acabe com este problema de inconsistência de flash.
Fica aqui a minha valiosa ajuda.
Nem é preciso agradecer.

kkkk  ... blz colega, bem que seria legal testar outro sistema, mas fica meio complicado mudar agora ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #43 Online: 23 de Março de 2008, 11:18:59
Falando sério: Sempre ouvi o pessoal reclamar da inconsitência do sistema de flash da Cano, mas acho que neste caso que o flahs não carregou completamente.
Acontece coisa parecida comigo quando o flash não carrega corretamente. Ou por problema de pilha ou por fazer foto em sequência rápida.
Não acho que o problema tenha sido não ter compensado o flash, pois a foto ficou escura demais da conta e isso não ocorreu com a foto do bolo onde tudo é branco. Mas isto é apenas especulação, não conheço o funcionamento do sistema da Canon na prática.
O negócio é fazer a foto e logo em seguida ver a foto no monitor da máquina e ver se tá tudo bem. Se tiver zica, faz a compensação.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 23 de Março de 2008, 14:22:40
Na minha primeira experiência com o flash da Pentax (AF 360) aconteceu o contrário. Ficaram absurdamente superexpostas as primeiras fotos, olha:


Depois de umas 5 fotos e mudar todas as configurações de tudo, descobri que era o "mini rebatedor" que vem no flash que estava pra fora e a câmera interpretou que eu estava rebatendo a luz no teto ¬¬'