Autor Tópico: Fotometria  (Lida 6903 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 22 de Novembro de 2004, 20:35:47
Pessoal,

Li um tópico do Ivan na comunidade FDB - Orkut no qual ele falava de uma maneira bem legal de fotometrar uma cena.

A descrição seria mais ou menos a seguinte: primeiro fotometrar a área de altas luzes (tipo céu) e guardar esta informação; depois fotometrar área com "cinza 18%" (grama ou tom da pele, talvez) - guarda esta informação; e por último fazer o processo novamente com as baixas luzes. Se a fotometria média ficar com o máximo de 2.5 abaixo das altas luzes vc consegue uma foto adequada sem o estouro das altas luzes. Ivan, me corrija se eu entendi errado!

Bem, estou postando aqui uma foto que eu fiz seguindo este conselho.



A fotometria do céu deu com abertura f8.0 velocidade de 1/1600 e o gramado 1/400. Pelo que eu havia entendido, isso significa 2 pontos a menos, certo? O céu ficou, a meu ver, muito bom e sem estouro, mas as árvores ficaram muito escuras.

Então gostaria de saber: o que é possível fazer para melhor esse tipo de situação?

Obrigado, ;)

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2004, 21:33:46
Bem no caso a diferença de luzes é muito grande, e você terá de optar entre estourar o céu ou exibir as árvores. Não é solucionável na mesma exposição, embora você tenha feito o processo perfeitamente. O que você fez é estabelecer com muita precisão o espectro de catura da câmera.

Bem, para ter as árvores mais claras você pode:
1) elevar as baixas luzes no curves (até certo ponto pode ser feito, além disse, vai mostrar ruído;
2) fazer duas exposições usando braketing, fazendo a exposição-referência um pouco mais clara. O braketing vai fazer três exposições: a referência, um pouco mais clara que esta, uma outra mais escura, que será igual a esta (exposição para o céu) e uma terceira para mais clara que a referência. Aí você soma a exposição mais escura (esta) com a mais clara usando layers (ler a respeito no site do Ricciardi: www.ricciardi.eng.net ele tem um artigo sobre digital blending
3|) finalmente: fotografar em RAW com esta exposição e aplicar uma curva de gamma bem elevada, do tipo 3,8, pouco contraste e brilho médio. O histograma de conversão ficará sem ir de ponta a ponta, havendo um pedacinho sobrendo de claro e um pedacinho de escuro. Depois você estende o histograma no PS e, se necessário, usando conversões diferentes para as áreas claras e escuras e somando (digital blending com uma só exposição).

Tente os três métodos para ver. Vou ver se lhe mostro uma conversão assim que eu fiz.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2004, 22:22:24
A questão toda é saber se isso vai passar da latitude ISO da câmera, se passar não tem como, nas câmeras de filme o que eu diria é, use um filme de alta latitude e aumente a exposição :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:01:03
Obrigado pelas respostas!

E Ivan, vou aguardar o teu exemplo.

Abraços,

Melão
« Última modificação: 22 de Novembro de 2004, 23:10:38 por Melão »
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:04:27
Por isso, Leonardo, que conselhei o digital blending.

É a única forma de ir além da latitude do CCD (com várias exposições), ou do JPEG (com várias conversões).

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:14:14
O problema disso seria com fotos onde hava movimento ou sem tripé. :(

Eu acho super interessante a idéia da nova S3 que possibilita seu funcionamento com Latitude ISO normal, 230% maior ou 400% maior de forma personalizada.
Achei uma idéia genial que outros fabricantes poderiam adotar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.