Autor Tópico: Digitalização de negativo..e impressão  (Lida 3278 vezes)

Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Online: 25 de Março de 2008, 23:12:53
Olá pessoal, estou as voltas com uma tarefa hérculea que é  imprimir decentemente fotos de negativos digitalizadas . Os resultados que tenho obtido infelizmente tem deixado a desejar.

Pergunta: existe como algum laboratório me entregar o negativo digitalizado em um formato similar ao raw? Ou pelo menos em um arquivo que não seja tão comprimido como o jpeg? Que me entregue em um espaço de cor melhor do que sRGB?  E que de quebra ainda possa imprimir com alguma qualidade grandes formatos (tipo 40cmx30cm pra cima)? Existe esse lugar?(de preferência na cidade do Rio de Janeiro. :D)Enfim, estou pedindo muito? Quem puder me ajude por favor! antes que eu desista e mande revelar no modo tradicional.

abraços     

obs: não vale citar labfrontier


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2008, 08:53:18
Dê preferência a scanner de cilindro, peça o arquivo em TIFF, mas prepara o bolso, porque cada escaneamento em alta é uma facada !!
Aqui em SP o espaço visual e a Capovilla fazem com excelente qualidade.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2008, 12:19:21
Olha, se você tem paciência, de repente valesse a pena mandar vir um Nikon Coolscan V da B&H. O tempo que você vai perder tentando encontrar um laboratório que faça o serviço direito e a um preço realista, vai dar o tempo de o scanner chegar.

Eu tenho um e comprei na Consigo porque eu queria o scanner para ontem. Comprei em um dia e veio no dia seguinte por SEDEX10. Não me arrependo de ter pago mais, já escaneei cerca de uns 3000 negativos, sempre em TIFF 14 bits, o que dá uma ótima capacidade de recuperação de detalhes em todas as regiões do histograma. O investimento equivale ao preço de uma DSLR, mas se você gosta de filme, não tem alternativa mais adequada.

Os laboratórios costumam ter bons equipamentos, mas os operadores não sabem usar. Os que sabem, acham que esse conhecimento vale muito e cobram por isso.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2008, 12:44:04
 
         Francisco, pra mim não compensa pegar um scanner desses. Quase não tiro mais fotos em película. O que quero é ampliar poucas fotos que fiz no passado aproveitando a formidável tecnologia digital pra eu proprio fazer os ajustes na imagem. Portanto não me importaria em pagar mais caro por um serviço de qualidade. De todo modo é bom saber que um scanner desses entrega em tiff 14bits. Já é um avanço.

Guto valeu pela dica. Pena que esses lugares são em São Paulo. Gostaria prioritariamente de um lugar no Rio. Se alguém tiver uma indicação agradeceria.
abraços   


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2008, 13:03:34
Tenta estes.
http://www.speedlab.com.br/
Rua da Lapa n. 200, Cob 01 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
Tel: + 55 xx 21 2242-5154
FAX: + 55 xx 21 2240-3074

Casa da Foto
21-2509-4344
Rua Benjamin Constant, 28

- Conceptor Precision: Praia do Flamengo, 278 grupo 22 Flamengo Tel.:25331658/25520042


- Cor Local: Humberto César - R. Barão de Lacerda, 22/903 Flamengo Tel.:22029868.

- F3: Lula Rodrigues - R. Viúva Lacerda Humaitá Tel.:22261921

- Foto Downtown: Bl. 03 sala 105 Tel.:24947615/24947679
Lab. profissional e Minilab

- Hecta-4: R. Gomes Freire, 196 5º andar Centro Tel.: 25093616 fax:25095844
Cobra taxa de urgencia, entrega no dia. Revela aos Sabados.

Kronokroma (Milan)
21-2558-2583
21-2205-3471
Rua do Russel, 344 lj.E
Tmb vende filme.

- Laboratorio do Jaime: R. Benjamin Constant, 159 térreo Tel.:22422004
Especializado em P&B

- Slide & Cia: Rubber(Rubinho) - R. Conde de Baependi, 79/102 Tel.: 25578093/22857201

- Studio Oficina: R. Bambina, 126 Botafogo Tel.:22260243/25378525
 
Depois conta para nós como é o serviço.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2008, 13:45:43
Opa Valeu Paulo!
Agora o Milan e o Jaime só trabalham com revelação em película. O Hecta 4, da ultima vez que fui lá tinha mudado de endereço, acho que foi para o Recreio. A Casa da Foto e a Conceptor Precision não respondem por esses telefones.

Mas bom saber de novos endereços. Gostei desse speedlab. Vou tentar
abraços!


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2008, 15:59:25
Francisco, você disse tudo. O meu, comprei aqui no Rio mesmo, na World Wide Imports e não me arrependo. Valeu cada centavo. :ok:


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2008, 18:22:38
liguei para a speedlab e eles trabalham realmente com scanner de cilindro. Agora o preço, quanta diferença! Na maxima resolução sai por 40 reais cada frame de negativo. O preço é esse mesmo? Bem mais caro do que os 2 reais que eu pago numa minilab...


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2008, 18:42:06
Acho que é por aí mesmo.
Assim para digitalizar 2 filmes é melhor comprar um scanner.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2008, 19:29:33
Se eu fosse você, comprava um escaner. O Nikon Coolscan V ED deve estar em torno de 2 mil, comprando na BHPhoto. Mas experimente o flatbad da HP, um novo e robusto qeu foi lançado, recentemente. Talvez seja bom. Escaneia em 6 cores.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2008, 19:29:58
Pior que é mesmo...hehe. Mas vou scanear só umas cinco fotos para ampliação. Além do que se for na resolução 20x30 o preço já cai pra 20 reais. Acredito que mesmo que eu interpole para 30x40 a qualidade já deva ser melhor, já que nesses scanners de cilindro não há interpolação no momento do scanneamento. Bom, pelo menos essa parece a lógica. Se não, não haveria razão para se pagar tão caro por esse serviço.
abs
 


Felipe S. Flores

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2008, 22:09:20
liguei para a speedlab e eles trabalham realmente com scanner de cilindro. Agora o preço, quanta diferença! Na maxima resolução sai por 40 reais cada frame de negativo. O preço é esse mesmo? Bem mais caro do que os 2 reais que eu pago numa minilab...

Nossa, R$ 40,00 por frame? É muito dinheiro. De fato, quem gosta mais de fotografar com filme, o ideal é comprar um scanner como o citado acima.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 29 de Março de 2008, 00:46:29
Francisco, Bacamarte...

Qto tempo leva pra scanear um filme de 36 poses?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #13 Online: 29 de Março de 2008, 08:46:06
Depende. Se for em 14 bits, pode levar quase uma hora, dependendo dos ajustes. Em geral, eu só escaneio em 14 bits — e fica incrível, asseguro — quando gosto da foto batida, ou quando quero mesmo aquele filme inteiro. Caso contrário, se for qualquer coisa, como por exemplo só um exercício para manter a câmera sempre em operação, faço em 8 bits mesmo. Mas quando a foto fica legal, ao meu gosto, faço em 14.

Se você está pensando em comprar um escaner, só tenho a dizer uma coisa: faça-o. Vale cada centavo gasto, pois o Nikon Coolscan V ED é equipamento para o resto da vida, e como sempre vou usar filme...  ;)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2008, 01:38:57
Francisco, Bacamarte...

Qto tempo leva pra scanear um filme de 36 poses?

Abraço,
Fernando

Acho que dá menos de 1h30, mas esse tempo você pode ir aproveitando para editar as fotos já escaneadas. No meu micro antigo isso era meio penoso, mas num dual core a coisa funciona bem, parece bem que um núcleo fica cuidando do scan enquanto o outro fica liberado para edição. Até onde eu sei, não muda muito o tempo de scan em 4000dpi ou 1000dpi... no final, acaba sendo feito um resize.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS