Autor Tópico: Qual a equivalencia entre as lentes de 135mm as reflex e as compactas?  (Lida 2715 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Ola pessoal!!!!

Sou amador e estou com dificudade para enterder a relaçao entre as lentes das compactas as 135mm e as reflex.

Bom tenho um sony h9, as lentes dela sao de 5,2-78. vi em um artigo que dizia que estas lentes sao equivalentes a 475mm de um 135mm.

as reflex que tem lentes de 50mm, 300mm, 500mm etc.. esses numeros sao equivalentes a minha sony ou as 135mm.

ou seja para mim tirar uma foto do mesmo objeto à mesma distacia com uma reflex e a minha sony qual lente da reflex seia compativel (usando o maximo de zoom da sony).

obrigado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2008, 15:52:32
Marcio isso depende do tamanho do sensor, não existe uma relação fixa para todas as compactas porque elas possuem tamanhos de sensores diferentes, sugiro a leitura de: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2999.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2008, 18:02:29
Ola leo!!!!!

Obrigado por responder.

Eu ja tinha lido esse artigo seu.(PARABENS) porem nao consegui responder minha duvida com ele.

vou tentar colocar diferente.

sei que o sensor interfere no tamanho da imagem capturada, porem minha duvida e com relaçao às lentes. uma lente de 300mm caso foce usada em uma maquina com o mesmo tamanho de sensor da sony h9, progetaria nele uma imagem mais proxima ou nao que as lentes da sony h9?

apropósito, tenho uma duvida a respeito dos sensores. sei que um sensor maior captura uma imagem maior certo?? minha duvida e com relaçao à qualidade da foto. vou tentar ilustrar. imagine duas maquinas utilizando o mesmo tamanho focal 300mm, porem com sensores de tamanho diferente como por exemplo um 1/2 um 3/4 fotografando um obigeto a 50metros de distancia. sei que uma vai gravar uma imagem maior que a outra e quando revelada as fotos o que viriamos seria duas fotos diferente por uma estar com o objeto mais proximo que o outra foto. certo?

bem a questao é a seguinte, se cortase-mos a foto maior ate ela chegar ao tamanho da outra e depois revelase, ele teria a mesma qualidade?? ou perderiamos qualidade nesse corte, uma vez que nos cortes temos que ampliar a foto.

para fotografar com teleobjetivas seria melhor usar maquinas com sensores menores?? ( uma vez que ele aproxima mais a imagem)

se falei alguma besteira me desculpem.

obrigado.

marcio


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2008, 19:25:43
Marcio,

Se vc posicionar o sensor da Sony H9 exatamente na mesma posição do sensor de uma DSLR-APS com uma lente de 300mm (equivalente), vc terá uma distância focal equivalente muito maior que da Sony H9, algo em torno de 1800mm equivalente....

Com relação a impressão, se você cortar a foto maior e mesmo com o corte não atingir o limite da impressora a qualidade será a mesma, porém na medida que aproximamos a imagem (crop), começa aparecer as deficiências da óptica, como aberração cromática e também os problemas do tratamento de redução de ruído....por causa disso eu procuro não fazer crop e quando necessário cortar bem pouco, para não aparecer os problemas de óptica e tratamento.

Sobre as teleobjetivas, com sensor grande ou pequeno é tudo igual, a diferença vai ficar no tamanho da óptica para se obter o mesmo resultado.

Abraço
« Última modificação: 25 de Março de 2008, 19:30:20 por lfedersoni »


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2008, 21:15:07
Eu ja tinha lido esse artigo seu.(PARABENS) porem nao consegui responder minha duvida com ele.
vou tentar colocar diferente.

O artigo do Leo é bem legal mas vamos tentar outras abordagens.

sei que o sensor interfere no tamanho da imagem capturada, porem minha duvida e com relaçao às lentes. uma lente de 300mm caso foce usada em uma maquina com o mesmo tamanho de sensor da sony h9, progetaria nele uma imagem mais proxima ou nao que as lentes da sony h9?

Uma objetiva com distância focal de 300mm será sempre 300mm. Não interessa o equipamento, tamanho do sensor, planeta, etc. Ela projetará a mesma imagem na H9 que projetaria em uma câmera com sensor maior (ou menor). A única diferença é que o sensor menor irá pegar uma imagem menor, isto é, uma fração da imagem maior.

apropósito, tenho uma duvida a respeito dos sensores. sei que um sensor maior captura uma imagem maior certo?? minha duvida e com relaçao à qualidade da foto. vou tentar ilustrar. imagine duas maquinas utilizando o mesmo tamanho focal 300mm, porem com sensores de tamanho diferente como por exemplo um 1/2 um 3/4 fotografando um obigeto a 50metros de distancia. sei que uma vai gravar uma imagem maior que a outra e quando revelada as fotos o que viriamos seria duas fotos diferente por uma estar com o objeto mais proximo que o outra foto. certo?

bem a questao é a seguinte, se cortase-mos a foto maior ate ela chegar ao tamanho da outra e depois revelase, ele teria a mesma qualidade?? ou perderiamos qualidade nesse corte, uma vez que nos cortes temos que ampliar a foto.

A resposta pode não ser tão simples mas a tua analogia está correta. Supondo que os dois sensores sejam iguais e possuam 10 megapixels, a imagem cortada possuirá um número menor de pixels e, poderá, possuir um nível de detalhes menor. Mas existem diversos fatores que impossibilitam uma resposta mais genérica como qualidade da objetiva utilizada, densidade do sensor, detalhes do objeto, etc.

para fotografar com teleobjetivas seria melhor usar maquinas com sensores menores?? ( uma vez que ele aproxima mais a imagem)

O sensor não aproxima mais a imagem. Quem aproxima é a objetiva. A vantagem de sensores maior é que precisa de uma distância focal menor para conseguir o mesmo resultado (pelo menos no que se refere ao ângulo de visão) de um sensor maior. Geralmente significa uma objetiva menor e mais leve.

se falei alguma besteira me desculpem.

Considero que, quando alguém possui uma dúvida, nunca fala/escreve besteira. Portanto, as desculpas são desnecessárias. :-)
Guaracy Monteiro
flickr
blog


guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2008, 21:27:58
Se vc posicionar o sensor da Sony H9 exatamente na mesma posição do sensor de uma DSLR-APS com uma lente de 300mm (equivalente), vc terá uma distância focal equivalente muito maior que da Sony H9, algo em torno de 1800mm equivalente....

O Leo está por aí e pode fazer as alterações necessárias, mas...

Uma 300mm na frente de um sensor da H9 irá se comportar como uma 300mm. Ele não terá uma 'distância focal equivalente a 1800m' e sim 'um ângulo de visão equivalente a uma 1800m'.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2008, 21:40:30
Ola Guaracy!!!!

Obrigado pela resposta.

Mas a minha duvida inicial ainda nao consegui.

afinal se desconsiderarmos os sensores, as lentes da h9 das objetivas de dslr e das 135mm utilizam os memos valores? Eles progetam as mema imagem ( claro que levando em conta que as lentes sony 78mm, dslr 80mm e 135mm de 80mm .

Essa minha duvida veio de uma dificudade que tive com minha h9 quando fui tirar fotos de surf, as fotos ficaram muito longe, ai vi que a minha sony tinha as lentes equivalentes a 435mm de um 135mm, vi tambem que as maioria das lentes de dslr as mais usadas sao em media de 300mm entao veio a duvida, essas maquinas com essa lente tira uma foto de surf mais proxima que a sony ou nao e qual a proporçao.

espero que tenha cido claro.

obrigado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2008, 22:53:28
Se vc posicionar o sensor da Sony H9 exatamente na mesma posição do sensor de uma DSLR-APS com uma lente de 300mm (equivalente), vc terá uma distância focal equivalente muito maior que da Sony H9, algo em torno de 1800mm equivalente....

O Leo está por aí e pode fazer as alterações necessárias, mas...

Uma 300mm na frente de um sensor da H9 irá se comportar como uma 300mm. Ele não terá uma 'distância focal equivalente a 1800m' e sim 'um ângulo de visão equivalente a uma 1800m'.

Perfeita colocação, se comportará com um ângulo de visão equivalente a 1800mm, mas continuará sendo uma 300mm.

Valeu
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 00:41:28 por lfedersoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2008, 23:11:25
Ola Guaracy!!!!
Essa minha duvida veio de uma dificudade que tive com minha h9 quando fui tirar fotos de surf, as fotos ficaram muito longe, ai vi que a minha sony tinha as lentes equivalentes a 435mm de um 135mm, vi tambem que as maioria das lentes de dslr as mais usadas sao em media de 300mm entao veio a duvida, essas maquinas com essa lente tira uma foto de surf mais proxima que a sony ou nao e qual a proporçao.

espero que tenha cido claro.

obrigado.

Guracy,

A Sony H9 tem um ângulo de visão equivalente a uma lente de 465mm no formato 35mm e uma lente de 300mm utilizada numa DSLR-APS (1.5x) gera uma imagem com ângulo de visão igual a uma lente de 450mm no formato 35mm, ou seja, uma H9 ou uma lente de 300mm em DSLR-APS geram imagens bem próximas.

É isso?

Abraço


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2008, 00:07:28
Ola Guaracy!!!!

Obrigado pela resposta.

Mas a minha duvida inicial ainda nao consegui.

afinal se desconsiderarmos os sensores, as lentes da h9 das objetivas de dslr e das 135mm utilizam os memos valores? Eles progetam as mema imagem ( claro que levando em conta que as lentes sony 78mm, dslr 80mm e 135mm de 80mm .

Essa minha duvida veio de uma dificudade que tive com minha h9 quando fui tirar fotos de surf, as fotos ficaram muito longe, ai vi que a minha sony tinha as lentes equivalentes a 435mm de um 135mm, vi tambem que as maioria das lentes de dslr as mais usadas sao em media de 300mm entao veio a duvida, essas maquinas com essa lente tira uma foto de surf mais proxima que a sony ou nao e qual a proporçao.

espero que tenha cido claro.

obrigado.

Cara, por mais que se explique aqui vc ainda vai ter dúvidas pois pelo que percebo vc ainda não consolidou o conhecimento da coisa. Parece simples pra quem já entendeu mas sei que é complicado mesmo.
Estuda, rabisca num papel etc que vc vai entender.

Mas como resposta prática, se sua lente da H9 é 465mm equivalentes (Na verdade ele deve algo próximo de uns 135mm reais pois pelo tamanho do sensor calculei um fator de crop de 3,44).

Vc estaria em vantagem para uma 300mm reais acoplada numa câmera de filme 35mm ou uma FF em termos de ângulo de visão (Zoom).

Já se essa mesma lente 300mm for aclopada numa câmera DSLR APS com fator de crop de 1,5 daí já dá 300x1,5 = 450... Aí  DSLR e a H9 ficam muito próximas.

Se pudesse acoplar essa 300 mm na sua H9 vc teria um telescópio de 300x3,44 = 1032mm equivalentes...  :eek:

...

Porém não ha almoço de graça... usando sensores pequenos vc perde feio na qualidade da imagem,latitude etc, pois esses sensores pequenos são bastante ruidosos comparados aos maiores.
Basicamente por isso as profissionais ainda usam Full Frame e lentes maiores.

http://www.dpreview.com/learn/?/Glossary/Optical/Focal_Length_Multiplier_01.htm
Explicação resumida mas como tem imagens pode ficar melhor pra vc.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2008, 00:40:00

Mas como resposta prática, se sua lente da H9 é 465mm equivalentes (Na verdade ele deve algo próximo de uns 135mm reais pois pelo tamanho do sensor calculei um fator de crop de 3,44).


Rogério,

Um fator de multiplicação desta Sony H9 é algo em torno de 6x.

Por exemplo minha Canon A720 (sensor igual da H9) tem uma lente com distância focal de 34,8mm (real) e entrega um ângulo de visão igual a uma lente de 210mm de DF para formato de 35mm, ou seja fator de multiplicação é de 210/34,8 = 6,03.

A DF real da lente da H9 deve ser algo em torno dos 77mm.

Abraço
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 02:04:09 por lfedersoni »


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2008, 09:11:03
Citar
Essa minha duvida veio de uma dificudade que tive com minha h9 quando fui tirar fotos de surf, as fotos ficaram muito longe, ai vi que a minha sony tinha as lentes equivalentes a 435mm de um 135mm, vi tambem que as maioria das lentes de dslr as mais usadas sao em media de 300mm entao veio a duvida, essas maquinas com essa lente tira uma foto de surf mais proxima que a sony ou nao e qual a proporçao.

É possível que os fotógrafos de surf utilizem teleconversores ( 1.4x ou 2x ), então conseguem fotos mais próximos do assunto que você porque como já foi bem dito, uma 300mm nume DSLR com fator crop 1.5x ficaria equivalente a 450mm, muito próximo à sua H9 com equivalência 435mm, porém ao adicionar um teleconversor 1.4x ele passaria para 630mm ( 300mm X 1.5(crop) X 2(teleconverter)= 630mm ), o que proporcionaria uma grande diferença para fotos de surf.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2008, 12:00:48
Vamos lá pessoal...
DF de 300mm é DF de 300mm... PONTO. Isso depende da construção da lente e não muda com a disância que se coloca a lente em relação à mídia (isso na verdade vai afetar ao foco).

A relação entre o tamanho da mídia e a DF vai afetar o ângulo de visão (PONTO NOVAMENTE), porque o tamanho da imagem em relação ao objeto será sempre dado em relação à DF e a distância do objeto em foco, porém dependendo do tamanho da mídia essa imagem formada terá uma representatividade diferente.
O artigo tem como se calcula estes fatores, inclusive a "distância focal equivalente", mas é importante perceber que a distância focal NÃO MUDA COM O TAMANHO DA MÍDIA, o que muda é o ângulo de visão, e o que os fabricantes fazem é comparar o ângulo de visão de uma câmera com a distância focal que seria necessária para produzir o mesmo ângulo de visão em outra câmera. Ou seja, 10mm vai ser sempre 10mm em qualquer que seja a câmera, mas em uma câmera com Crop de 1.5X estes mesmos 10mm produzirão um ângulo de visão igual ao de uma 15mm quando montada em uma câmera do formato 135, mas a distância focal continuará sendo de 10mm, o que muda é apenas o ângulo de visão (que na verdade é o que dá a impressão de aproximação ou afastamento do objeto).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Março de 2008, 16:04:02
Ola pessoal!!!!

Sou amador e estou com dificudade para enterder a relaçao entre as lentes das compactas as 135mm e as reflex.

Bom tenho um sony h9, as lentes dela sao de 5,2-78. vi em um artigo que dizia que estas lentes sao equivalentes a 475mm de um 135mm.

as reflex que tem lentes de 50mm, 300mm, 500mm etc.. esses numeros sao equivalentes a minha sony ou as 135mm.

ou seja para mim tirar uma foto do mesmo objeto à mesma distacia com uma reflex e a minha sony qual lente da reflex seia compativel (usando o maximo de zoom da sony).

obrigado.

Marcio,

Pode ser que este conversor lhe ajude.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/496408-REG/Sony_VCL_DH1774_VCL_DH1774_1_7x_Telephoto_Conversion.html

Valeu