Ignácio, não sei quando sua "A" fonte recebeu a informação e devolveu o equipamento, mas ela está longe de ser "A" referência, além disso este documento que você postou não se refere à parada de distribuição, sendo uma resposta a alguma indagação sobre o problema e os prazos, a B&H, por exemplo, parou a distribuição cerca de 15 dias após começar (se quiser ligue lá e confirme isso) e pelo que o Marcelo está falando, no Japão ela foi parada antes mesmo de entrar no mercado (pelo que ele descreveu ele esteve lá no dia do lançamento, que ele citou e bate claramente com a época de lançamento anunciada pela Canon, então ele viu com os próprios olhos que a câmera já havia sido recolhida preventivamente, antes mesmo do lançamento lá no japão). Esta carta em questão é uma clara RESPOSTA posterior a alguma indagação referente à própria retirada do mercado, certamente feita bem depois do recolhimento do equipamento e pelo contexto parece uma tomada de esclarecimento sobre se eles já sabiam qual era o problema e qual seria a previsão para poderem devolver ou trocar os equipamentos com problema.
No meio de maio você já quase não achava mais nada de 1D no mercado para comprar, já haviam todas sido retiradas do mercado preventivamente (é dessa atitude que estamos falando e foi ela que demorou cerca de 15 dias). Depois que o equipamento foi recolhido realmente houve um tempo posterior para conseguir encontrar a solução mais apropriada para o problema (o que é perfeitamente normal), por isso que as lojas como a B&H anunciavam "Tempo indeterminado", mas as câmeras foram todas recolhidas preventivamente, pouco depois de serem colocadas no mercado (em alguns casos até antes mesmo de serem colocadas no mercado, como o Marcelo descreveu sobre sua experiência no Japão), no caso dos EUA isso ocorreu cerca de 15 dias após a colocação no mercado, portanto a atitude de assumir que havia um erro e de proteger o consumidor (que é o que está sendo discutido aqui) foi tomada cerca de 15 dias após a entrada do produto no mercado americano, isso é um fato que a maioria viveu, está em todos os fóruns, causou revoltas a alguns (como o nosso amigo Marcelo, que foi procurar a câmera no lançamento e não achou) e etc, nem cabe discussões a este respeito, porque quem está discutindo o assunto acompanhou o caso de perto, e o reflexo disso foi que o número de unidades vendidas foi mínimo e a Canon tomou um tremendo tombo de vendas, porque um equipamento que estava previsto para abril (saindo na frente dos concorrentes) acabou sendo distribuído corretamente só no final do ano quando já estava com concorrentes surgindo para ele.
De qualquer forma foi interessante ver essa carta, que comprovou o que eu disse a respeito de a prestação de esclarecimentos estar aberta a quem perguntasse, seria mais interessante ver a carta que barrou a distribuição, para ver o que estava escrito nela, pois este documento foi CLARAMENTE emitido posteriormente a retirada dos produtos do mercado, em resposta a algo que foi perguntado já sobre a retirada dos produtos do mercado e uma data de liberação (eu gostaria de saber o que foi perguntado, para poder ter idéia do que se tratava a pergunta e como foi elaborada). Eu não me lembro qual foi o tempo para que as vendas da 1D fossem retomadas, mas foi um tempinho razoável.
Eu realmente estou descontente com a Nikon, mesmo porque sou usuário da Marca (primeiro passo para estar descontente é usar) e diferente de muitos não fico nutrindo paixões por marca alguma, se algo me incomoda em uma marca eu deixo isso claro e essa postura da Nikon é algo que tem me incomodado muuuuuuuuito, tanto que tem me feito buscar alternativas à Nikon (Não sei se você se lembra, mas eu defendia a Nikon frente a Canon por seu compromisso com a imagem entregue, exatamente porque dou valor para quem age direito, mas também reprovo quem age mal, independente da marca que seja ou de eu ser usuário ou não da marca).
Só para deixar bem claro para quem não acompanhou o caso que você citou, meu descontentamento com a questão da D3 não foi referente ao lançamento dela, foi a quebra do compromisso com o APS (que havia sido amplamente divulgado pela Nikon), ou seja, foi o lançamento de uma D3 135 sem o devido acompanhamento de uma versão similar APS, depois de a Nikon dizer que sua prioridade seria o APS. Na época eu estava com uma D2x encomendada e acabei por cancelar o pedido por conta disso, para ter mais certeza do que a Nikon faria, porque não dava mais para confiar no que ela dizia com relação ao futuro do sistema.
Profissionais realmente possuem backup, alguns até backup de sistema (como é meu caso que trabalho hoje com 2 sistemas, apesar de ainda usar mais minhas Fuji e minha D200, porque estou mais acostumado com elas), mas de qualquer forma quem compra confiabilidade não quer nem ter que parar para pegar o backup, se fosse assim todo mundo comprava câmeras frágeis, que são bem mais baratas. Se há um problema que fere a característica de confiabilidade proposta para a câmera (um dos atributos de vendas de maior destaque da D3 é a confiabilidade, que é bem superior à da 5D), este precisa ser resolvido, mesmo que você se contente com o uso do backup.
Os relatos não são fruto de alarmismo, historicamente esse tipo de relato acaba se mostrando reflexo da realidade, todos os problemas começam a ser relatados desta forma e, no caso, estes são problemas que estão muito recorrentes (por isso que vale ficar atento, porque em termos históricos esse tipo de recorrência sempre significou problemas). Estes problemas ocorrem em condições específicas (exatamente como o problema de AF da 1D Mark III que ocorria em condições específicas), são os típicos problemas que passam despercebidos em testes de prototipagem (Não há demérito nenhum nisso), pode ser que você nunca passe pela condição que provoca o problema, mas ele não deixa de existir por isso e acaba afetando algum grupo de usuários.
O meu amigo que comprou a 1D Mark III, por exemplo, nunca notou nada de errado com o AF dela, mesmo porque era um problema que ocorria só em uma dada condição de luz, com uma dada temperatura em modo servo... Mas tá ai, o problema realmente existia e apesar de não afetar a todos foi corrigido, ele mesmo, que dizia que não havia problema e que era alarmismo, encaminhou a câmera para Recall e duvido que você, ou qualquer outro, não faça o mesmo se a Nikon anunciar que há um problema.