Autor Tópico: Profundidade de Campo  (Lida 8049 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2004, 11:42:16
Concordo contigo sobre a utilidade do polarizador e do ND, os filtros para proteger eu não uso, eles causam perda de qualidade ótica o que em incomoda muito.
Quanto a fotos IR tem que ver se sua cam tem o filtro low pass IR ou não, pq se for IR sua câmera nao conseguirá fazer fotos IR, eu sei que a Sony não é IR, mas a 10D por exemplo é, fui frustrado em alguns testes de fazer fotos IR com ela :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 23 de Novembro de 2004, 11:58:32
Eu também não uso filtros para proteger, Leonardo. Mas para fotografar na beira da praia uso, para viagens ao litoral, uso, para ambientes empoeirados também.

Eles são uma necessidade, só não devem ficar o tempo todo na lente como muita gente faz.

A Fuji funciona bem com o Hoya 72 IR, já li inúmeros depoimentos sobre isso. Experimente com a sua 602.

 


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2004, 12:49:36
Citar
[..]
 os filtros para proteger eu não uso, eles causam perda de qualidade ótica o que em incomoda muito.
No meu caso, que moro numa praia, não penso em sair de casa sem ele, é ruim, aumenta bastante o ruído, fiz uns testes in-dooor e tive a impressão que ele diminui em 1/3 pto da luz; mas cada vez que volto pra casa e olho pra ele, agradeço que todos aqueles seres estranhos estão no filtro, e não na lente.  ;)

Me lembro de ter lido no ricciardi que tem alguns muito bons (em torno de US$30), que diminuem a luz em só 3%; masnão sei onde se compra isso. No caso da minha A2, que é 49mm, é só procurar um filtro que seja 49mm que vai caber?
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2004, 12:59:31
Ivan eu posso até ver na S602 o complicado é que meu filtro IR é 77mm (assim como quase todos os meus filtros) e a S602 deve ser bem menos que isso no tubo (que eu tbm não tenho).
:(
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2004, 13:27:57
No ebay vendem tubo genérico para a S7000/602/S20 por cerca de 15 dólares. A boca do tubo é 55mm, e para 77 haja anel -risos!

Bem, não se pode ter tudo, e eu também não tenho um IR.

No fundo, compramos o que serve para mais coisas, não é? O IR só se justifica se você for desenvolver um trabalho extenso nele.

Minha S7000 já virá com o tubo original, pois como uso muito o conversor de grande-angular, não faria sentido não tê-lo.

Fotografei com uma S7000 neste fim de semana, e de cara lhe digo o seguinte:

pior de segurar que a S5000, não por ser mais pesada (é mais pesada), mas por ser menos esculpida na empunhadura.

EVF fantasticamente superior, ao olhar para ele tive um susto. É o dobro da resolução, e não vemos mais a imagem pontilhada

LCD também maior e mais confortável

comandos mais confusos que na S5000 (talvez porque eu estivesse acostumado com os comandos da 5000). A regulagem de velocidade e abertura por uma rodinha superior achei ruim, pois a rodinha não é firme e com feedback táctil (cleck, cleck, cleck, seria o bom), mas acho que acostuma.

foco mais lento devido á combinação de dois sistemas de foco, não responde tão rapidamente quanto o da S5000, embora provavelmente foque mais precisamente.

No mais ela é tão parecida com a S5000 nos menus, etc, que é como quando mudamos de computador mantendo o sistema operacional: muito melhor, mas ao abrirmos a tela é igualzinha -risos. Tem o mesmo fotômetro por barrinha, e não cheguei a usar o histograma nem fotografar em RAW, só em JPEG fine.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2004, 21:23:55
Para o Melão.
Se voce estava procurando um adaptador macho-macho para inverter a lente na frente da camera é fácil fazer um.
Olhe a foto, 2 anéis 52-49mm e um pouco de durepox.

When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2004, 23:32:46
Paulo,

Boa. Se não tiver jeito este será o recomendado!

Valeu.

Melão
Visitem meu flickr


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2004, 21:40:52
Citar
Vamos supor que esteja perto de uma cachoeira e queira fazer uma foto com o efeito de "véu" na queda d'água. Imagino, nesta situação hipotética, que esteja sol. Por esta razão não conseguirei fazer por não poder deixar com uma longa exposição, certo? É possível colocar um adaptador que diminua a entrada de luz, tipo um furo menor do que o f8.0?

Qual é a sua câm Melão?

A minha G5 já vem com um ND, é só "ligá-lo" no menu. Dá uma checada para ver se a sua não tem também.

Abraço.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2004, 11:39:17
Danilo,

A minha é uma Fuji S5000. Eu não me lembro de ter visto isso no manual, mas vou dar uma olhada.

Caramba! Na G5 tem um ND embutido? Legal, hein?!

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2004, 14:55:16
Um ND embutido faz o papel de ND, mas não é um ND de verdade. É apenas um artifício de software, à custa de latitude.

Não é a mesma coisa usar um filtro ND e usar o ND das canon, embora possa ser útil isso às vezes.


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #25 Online: 28 de Novembro de 2004, 15:11:58
Ainda nao entendi exatamente pra q serve o filtro IR e como ele funciona. na verdade, nunca tinha ouvido falar nele...
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 28 de Novembro de 2004, 15:45:37
Alguns sensores são sensíveis não apenas à radiação visível, mas também à radiação Infra vermelha.

O Filtro Infra Red impede a passagem da radiação luminosa visível, só deixando passar a faixa do infra vermelho, então você fotografa as coisas por outro tipo de emissão, que não é luz visível. O mais engraçado do filtro é que ele parece preto, opaco.

Digite isso no Google que terá exemplos.

Se quiser experimentar, pegue dois pedaços de filme que não foi exposto, ou slide velado, ponha um sobre o outro e coloque na frente da lente. Fotografe contextos com muito sol com velocidades de 1 ou 2 segundos (ou mais).

Ivan


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #27 Online: 28 de Novembro de 2004, 20:03:54
Citar
Um ND embutido faz o papel de ND, mas não é um ND de verdade. É apenas um artifício de software, à custa de latitude.

Não é a mesma coisa usar um filtro ND e usar o ND das canon, embora possa ser útil isso às vezes.
Será?

Não é o que parece na minha câm. Quando eu ligo ele faz um barulho e parece que algo  entra na frente da lente, lá no fundo.

Mas também não tenho certeza.

Que seja, mas serve do mesmo jeito, sendo artifício ou não.


majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #28 Online: 28 de Novembro de 2004, 20:10:58
Ivan, achei interessante voce usar filtros para preto e branco nas digitais, le-se muito que nao seria necessario esse tipo de filtro nas digitais. Achei interessantissimo sua experiencia com os filtros, ja que com sua experiencia e metodologia voce tem tudo para fazer otimas conclusoes , voce pode contar de sua experiencia com eles nas digitais ?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 28 de Novembro de 2004, 20:33:17
Bem...

Em geral eu experimento mais que pergunto, de maneira que experimento mesmo coisas que não dão certo -risos.

O resultado está aqui:
Galeria Photographica

As fotos estão todas um pouco mais escuras do que deveriam, pois meu monitor estava desregulado, muito claro, quando as preparei.



Gostei do uso. Ele nos lança numa linguagem PB mesmo, e não numa linguagem de conversão. Fiz a maioria das fotos em RAW e dessaturei na hora de converter em TIFF. Não fotografei em PB.

Achei interessante. Achei que me ajudou a praticar a linguagem que queria, pois olhar pelo visor e ver aqueles contrastes vermelhos muda sua maneira de analisar a foto, mas achei a imagem suja, ruidosa, pois há uma predominância de um canal de cores sobre os outros, e, como você sabe, o sensor só tem 1/4 dos fotodiodos vermelhos.

Acredito que com filtro verde os resultados sejam melhores, pois você aproveitará o verde (1/2 dos fotodiodos) e o azul em grande parte (1/4 dos fotodiodos).

Não vejo motivo para quem tem um filtro não testar... Eu vou comprar um filtro verde para isso.

Não é a mesma coisa que mexer na conversão, pois o filtro rouba luz, então a fotometria relativa dos canais é diferente também.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2004, 20:36:52 por Ivan de Almeida »