Autor Tópico: Profundidade de Campo  (Lida 7978 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 22 de Novembro de 2004, 20:42:38
Nestes últimos finais de semana fiz algumas fotos e tive a impressão de que as fotos tiradas com f6.3, f7 ou f8 têm uma profundidade de campo maior do que uma lente de câmera convencional.

Isso me ocorreu, pois quase tudo que está na cena sai focado. Lembro que na minha máquina convencional que tinha f22 o f8 não focava tudo, apesar de focar bastante coisa.

Existe diferenças entre digital e analógica ou é impressão (errada) minha?

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2004, 21:23:15
Você tem razão. O fato do sensor estar muito junto da lente, isto é, haver uma pequena profundidade de campo real, faz com que a profundidade de campo seja enorme.

Isso possibilita composições com tudo em foco, bastante complexas e algo difíceis.

Ivan


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2004, 21:44:24

that sux
 :(
« Última modificação: 22 de Novembro de 2004, 21:44:51 por Bruno Lourenço »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2004, 22:13:21
Quanto menor a distância focal maior a profundidade de campo (motivo pelo qual as grandes angulares possuem grande profundidade de campo), como vc tem distância focal menor por ter sensor menor a profundidade de campo tbm aumenta.
A profundidade de campo é tirada da relação entre distância focal (REAL) e abertura. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2004, 22:58:30
Existe alguma forma de enganar a máquina? Tentarei dar um exemplo.

Vamos supor que esteja perto de uma cachoeira e queira fazer uma foto com o efeito de "véu" na queda d'água. Imagino, nesta situação hipotética, que esteja sol. Por esta razão não conseguirei fazer por não poder deixar com uma longa exposição, certo? É possível colocar um adaptador que diminua a entrada de luz, tipo um furo menor do que o f8.0?

Obrigado,

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:10:40
Chama-se filtro ND.

O filtro ND é um filtro cinza de cor neutra que colocado na frente da lente tem como único efeito diminuir a entrada de luz, permitindo o uso de velocidades mais baixas.

A foto abaixo eu fiz com a S5000 e um filtro ND 4, mas em caso de não tê-lo, o polarizador também rouba dois pontos de luz.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:10:55
Citar
Existe alguma forma de enganar a máquina? Tentarei dar um exemplo.

Vamos supor que esteja perto de uma cachoeira e queira fazer uma foto com o efeito de "véu" na queda d'água. Imagino, nesta situação hipotética, que esteja sol. Por esta razão não conseguirei fazer por não poder deixar com uma longa exposição, certo? É possível colocar um adaptador que diminua a entrada de luz, tipo um furo menor do que o f8.0?

Obrigado,

Melão
Sim, existem filtros que diminuem a passagem de luz pela lente em um número de pontos específicos, chamam-se ND :)

Existem ND de várias medições, 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos, 4 pontos e vc ainda pode usar filtro sobre filtro.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2004, 23:12:14 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:13:01
Pois é:

Mas na base da improvisação, há muita coisa. Por exemplo: ponha um polarizador (-2 pontos). Ponha um filtro vemelho e fotografe em PB (menos 2 pontos), ponha o ND mais o polarizador... por aí vai.


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:16:14
Duvida de amador.

Que mais eu posso fazer para DIMINUIR (sim, diminuir) a profundidade de campo, além de botar a abertura no máximo e aumentar a distancia focal?  


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:29:05
Ivan,

Que bela foto! Este final de semana fui ao centro de São Paulo nas ruas e galerias dos fotógrafos tentar achar o anel adaptador "macho/macho" para macro.

Agora, pelo que você o Leonardo disseram a respeito dos ND eu não vou sair do centro da cidade atrás de filtros.

Vou adorar passar o dia lá!

Valeu.
Visitem meu flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:43:54
Bom não tem muito mais do que isso para diminuir a profundidade de campo use grandes aberturas e grandes distâncias focais.
O problema é que vc começa a ter um rosto, por exemplo, em foco no nariz e fora de foco nas orelhas. :)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2004, 00:20:52 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:45:39
Melão:

O anel adaptador eu tive de trazer da B&H de carona na compra de um amigo, pois aqui não havia como. É mais fácil mandar fazer, acho. Lá custa 8 dólares. É difícil prá caramba encontrar.

O filtro ND é fácil, e outro muito legal, que não tenho mas quero, é o cinza graduado, uma parte é um ND outra é transparente, e atransição é suave no centro, de forma que você põe a parte escura para cima, no céu, e escurece o céu, diminuindo a amplitude das luzes... Útil, né?

Ivan


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2004, 23:52:59
Nossa, Ivan!

Útil parece ser apelido, hein?!
Visitem meu flickr


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2004, 07:48:07
Melão

Eu, Renato e Ho (não sei se ele está aqui no forum, ele é do Orkut) estivemos lá tb, no sabado de manha.
Acho que não foi só a gente que deu a cara em algumas portas :) Ninguém sabia do maldito feriado, apenas alguns lojistas (que deixaram de faturar hehe)
Comprei um case e um filtro UV pra mim. Tenho que voltar la outro dia pra pegar um PL, um ND ou esse gradual que o Ivan falou, util é brincadeira!.
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2004, 09:48:08
O PL para a S5000/5100 pode ser o linear, mais barato e mais eficiente.

O graduado, se vocês encontrarem, por favor, me mandem o endereço da loja que também quero um.

Um outro que morro de vontade de comprar, mas custa uma graninha é o Infrared Hoya 72. Acho que sai uns 40 dólares na B&H, mas some a isso o transporte e fica realmente puxado.

Tenho feio algumas experiências usando um Close-Up +1 Hoya em retratos para diminuir a profundidade de campo. Não tenho resultados conclusivos, pois meus filhos estavam em greve fotográfica contra mim, recusando-se a ficarem parados quando percebiam que eu os estava fotografando (pois nem peço para posarem, é so ficarem parados, mas nem isso têm feito). Quando a S7000 chegar, farei mais experiências nesse sentido.

Grosso modo, acho que a lista de filtros úteis em digital são:

Filtro para proteção da lente, Pode ser um UV, um Skylight. Tenho um Skylight 1B Olympus.

Polarizador Linear - para céu e reflexos (atualmente eu o uso pouco, pois acho que força muito o azul do céu, ou o uso sem a máxima polarização). Estou sem, pois vendi o meu antigo (genérico) junto com a câmera para comprar outro melhor.

Close-Up para macro. tenho um +1 Hoya e um +4 S&K

ND - tenho um ND 4 Minolta

Além desses tenho um filtro vermelho S&K para PB que comprei para fazer experiências em digital, e pretendo comprar um filtro verde para PB. Creio que o filtro verde dará melhor resultado, pois aproveitará 1/2 dos fotodiodos e aproveitará também a faixa de azul bastante, mais 1/4 dos fotodiodos.

Outro dia li que usando um vermelho sobre um verde conseguia-se captura em infrared. Como quero comprar um verde, farei a experiência. Se der, vale muito a pena.

Uma expeiência interessante de captura em Infrared pode ser feita com pedaços de filme opacos, revelados não expostos, ou com slides velados. Coloca-se dois filmes desses um sobre o outro na posição do filtro e fotográfa-se contextos extremamente iluminados (fortemente ensolarados) em baixa velocidade (a mínima da câmera, 2s). Dá certo. Não fica muito bom, mas dá para sentir o efeito.

Abraços,
Ivan