Autor Tópico: [TUTORIAL] Pinhole - O digital pelo furo da agulha  (Lida 25289 vezes)

Leo Terra

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Online: 30 de Março de 2008, 18:57:15
Pinhole – O digital pelo furo da agulha

Bom pessoal eu resolvi fazer algumas experiências para transformar minha digital em uma câmera escura de orifício (vulgarmente conhecida como pinhole) e resolvi compartilhar com vocês os resultados destas experiências com fotografia estenopeica, assim como a forma de construir seu sistema para transformar sua digital em uma câmera escura de orifício.

Materiais
Para montar seu adaptador para fotografia estenopeica você precisará dos seguintes materiais:


Tampa sobressalente para o corpo da sua câmera* - R$ 15,00


Papel alumínio - R$ 2,18


Fita isolante - R$ 3,50


Filtro UV** - R$ 30,00

*Não use a tampa que veio com sua câmera, compre uma reserva para fazer o trabalho.
**O filtro UV precisa ter um diâmetro que possibilite encaixar ele sobre a tampa que você adquiriu, o filtro UV não é obrigatório, mas é recomendado para evitar a entrada de poeira no sensor da câmera.


A montagem
O processo de montagem é simples.
Primeiro você deve furar o centro da tampa de corpo com uma furadeira e uma broca de 0.8 a 1.0 cm.


O segundo passo é cortar 3 tiras de fita isolante com cerca de 4cm cada, não ceda à tentação de usar outros tipos de fitas adesivas, porque estas podem produzir reflexos internos, a fita isolante, por ser preta, irá proporcionar melhores resultados.
Em seguida pegue um dos pedaços que você cortou e com uma agulha grossa aquecida faça um furo de cerca de 1,5mm no centro da fita.


Corte um pequeno pedaço de papel alumínio em forma circular e cole sobre o furo feito na fita isolante (preferencialmente centralizado).
Agora chegamos ao ponto crítico do projeto, fazer o furo por onde irá passar a luz. Se o furo ficar muito pequeno os tempos de exposição irão aumentar e a nitidez irá cair em decorrência do fenômeno de difração, se ficar muito grande a nitidez irá cair devido à cáustica. Os sensores APS são mais sensíveis à estes fenômenos do que os 135, fazendo com que este processo seja mais crítico quando se pretende usar câmeras de formato APS. É impossível atingir uma nitidez perfeita, mas é possível maximizar o resultado com um furo de tamanho apropriado. O tamanho ideal do furo para uso de dia a dia para esta adaptação será entre 0.20mm e 0.30mm (dependendo do fabricante).
Para fazer o furo procure usar uma agulha fina (preferencialmente nestas medidas), ou mesmo uma ponta de grafite 0.3, e perfure o papel alumínio no ponto que se encontra sobre o furo da fita isolante.


Feito o furo no papel alumínio você deverá colar as duas tiras de fita restantes nas laterais da fita furada e cortar o conjunto de modo a formar um círculo que emoldura o papel alumínio.



Após este passo basta colar este conjunto na parte traseira da tampa, procurando deixar o furo corretamente centralizado.



Neste ponto seu adaptador de pinhole já pode ser utilizado, porém é recomendado que você acople o filtro UV sobre a tampa para evitar a entrada de poeira em seu equipamento, se o filtro tiver o tamanho correto você pode conseguir criar a rosca na tampa forçando o filtro contra ela enquanto gira para formar a roca.


Agora é só montar o pinhole na câmera e começar a clicar.


*Algumas câmeras precisam estar com a função de fotografar sem lente habilitada.

Fotografando com o seu Pinhole digital
A distância focal aproximada deste sistema dependerá da marca do equipamento que você estiver usando e a abertura relativa dependerá da relação entre esta distância focal e o tamanho do orifício que você fizer na folha de alumínio.
As distâncias focais para este pinhole para os principais sistemas, serão a distância de colimação das baionetas, neste caso dadas por:

Micro 4:3~20mm
Canon EF/EF-S44mm
Sigma SA44mm
Minolta AF/Sony Alpha44,5mm
Pentax K45,5mm
Nikon F46,5mm

Para obter a abertura relativa de seu Pinhole basta dividir a distância focal pelo diâmetro do furo.
Então se você usar um furo de 0.25mm em um equipamento Sony a abertura relativa de seu sistema seria 47 / 0.25 = 188 ou f/188, com isso você pode calcular a velocidade a ser usada através da medição obtida por um fotômetro (de mão ou de outra câmera) e a aplicação simples dos resultados desta exposição no sistema APEX.
Para  simplificar o uso da ferramenta podemos considerar a luz do dia média como cerca de 15 pontos, o que daria cerca de 1s de exposição para um furo de 0.25mm à luz do dia em ISO 100.

Exemplos:



Espero que gostem da brincadeira.

Autor: Leo Terra
Autor dos cursos da Teia do Conhecimento
Disponível no Mundo Fotográfico


PS: Caso tenha interesse em republicar em outros sites favor manter as 3 linhas de créditos acima, inclusive com os links.



« Última modificação: 17 de Agosto de 2009, 14:16:47 por Leo Terra »
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Resposta #1 Online: 30 de Março de 2008, 22:30:54
PUtz... Show de bola! To qrendo fazer isso há um tempo e vc me salvou um bom bocado de trabalho, então vou logo às perguntas!

1. O furo não pode ser feito direto na tampa? (se eu tiver as ferramentas para isso...)

2. Qual o objetivo do papel alumínio?

Eu tinha outras... mas esqueci! hehe Lembro depois e volto aqui...

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Resposta #2 Online: 30 de Março de 2008, 23:19:15
Rafa quanto mais fina a superfície furada menor o impacto da difração, o papel alumínio é bem mais fino que a tampa e mesmo que a fita isolante, o que melhora consideravelmente o resultado, ele também é interessante porque permite que o furo feito fique pefeitamente redondo (o que é muito difícil na fita isolante) e bastante pequeno (que também é difícil em outro métodos), permitindo ser furado inclusive com um grafite de lapiseira 0.3 (que é fácil de encontrar).
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Kika Salem

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Resposta #3 Online: 31 de Março de 2008, 00:19:47
 :clap: :ok:
Agradeço muito a confecção do material. Sempre leio as seções de artigos e tutoriais e quando eles visam não só demonstrar uma experiência como também transmitir o conhecimento tem grande valor. Vou ler, reler esse e quem sabe pôr em prática.
Parabéns não só pela iniciativa como também pelo aniversário que está sendo comemorado em outro tópico.


Leo Terra

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Resposta #4 Online: 31 de Março de 2008, 07:56:05
Tks Kika, fico feliz que tenha gostado.
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Leandro Federsoni

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Resposta #5 Online: 31 de Março de 2008, 07:57:23
Muito legal Leo... :clap: :clap:

Leo, eu gostaria de entender melhor as causas e os efeitos da difração. Você uma vez comentou que o formato APS ou 4/3 atinge o ponto ideal da óptica e que um formato menor que esses dois fica difícil de atingir a mesma qualidade óptica por causa da difração. É isso mesmo?

A difração ocorre sempre que a luz passar pelo orifício e abre para atingir a mídia certo? Quanto maior este ângulo, maior a difração, mas como esse ângulo é uma relação entre o orifício e a mídia, não poderíamos atingir uma difração bem baixa, inclusive nas compactas? Fazendo boas aberturas para as compactas também.

Você acredita que nunca poderemos ter formatos profissionais menores que os atuais APS ou 4/3 por causa unicamente do efeito da difração? Ou você considera outros fatores limitantes para termos formatos menores, como DOF ou mesmo ruído?

Sempre quando comparo fotos de minha compacta com minha reflex, sempre me deixa a sensação de que a reflex me entrega uma sensação tridimensional maior, parece que conseguimos mesmo em paisagens com foco infinito uma sensação tridimensional maior. Esse efeito eu sempre acreditei que era unicamente por causa da profundidade de campo, mas existe alguma influência óptica da difração para este efeito?

Abraço



Leo Terra

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Resposta #6 Online: 31 de Março de 2008, 09:53:31
Leandro na verdade os benefícios do APS estão ligados a vários fatores, como aberrações esféricas, distorções e também à relação entre cáustica e difração. As mídias menores são mais sensíveis à difração e a cáustica, porém as distâncias focais usadas são menores, o que melhora o desempenho em termos de cáustica, são relações muito tênues, mas o principal benefício está no menor índice de aberrações esféricas, que melhora consideravelmente o desempenho nas bordas.
Para mim a principal questão ai é o controle da DOF, em compactas esse controle praticamente inexiste e um dos principais quesitos para um equipamento profissional é a controlabilidade dos resultados, não é bom nem uma câmera que desfoca sempre o fundo e nem uma que não desfoca o fundo, o ideal é aquela que permite você controlar o quanto de desfoque você quer e os formatos próximos ao APS e o 135 são os que permitem um melhor controle da DOF em qualquer condição de luz.
Esse efeito normalmente é dado pela nitidez e pelas perspectivas, imagens com nitidez alta parecem que fazem o elemento saltar do plano, as perspectivas também ajudam nessa impressão.
Leo Terra

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Leandro Federsoni

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Resposta #7 Online: 31 de Março de 2008, 11:20:06
Leo,

Realmente a medida que diminuimos a distância focal é necessário uma óptica com diâmetro esférico menor, matando as bordas....apesar que tenho visto algumas compactas com razoáveis bordas como a Canon G9 ou a Pana LX2.

A questão do DOF é que realmente parece não ter solução, eu costumo suprir a falta do controle dele utilizando grandes DF na compacta, mas não tem jeito, muitas vezes não queremos que o fundo se aproxime tanto...matando a cena.

Mas eu não sei, se eventualmente um dia se resolver totalmente o problema de ruído em sensores e os benefícios do sensor grande se restringir somente ao controle do DOF, não se encontre alguma alternativa eletrônica, mesmo que a princípio pareça loucura.

Às vezes eu fico olhando o trambolho que é uma DSLR e fico imaginando se um dia poderei ter os resultados de imagem dela, com o corpinho de uma compacta.

Valeu
« Última modificação: 31 de Março de 2008, 11:27:07 por Leandro Federsoni »


rafanubi

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Resposta #8 Online: 31 de Março de 2008, 16:28:16
Rafa quanto mais fina a superfície furada menor o impacto da difração, o papel alumínio é bem mais fino que a tampa e mesmo que a fita isolante, o que melhora consideravelmente o resultado, ele também é interessante porque permite que o furo feito fique pefeitamente redondo (o que é muito difícil na fita isolante) e bastante pequeno (que também é difícil em outro métodos), permitindo ser furado inclusive com um grafite de lapiseira 0.3 (que é fácil de encontrar).


AHhhhhhhhhhhhh Tá explicado!

Vou fazer uns experimentos (qd o tempo sobrar)!

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LuizNdo

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Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2008, 08:56:34
Ah, Leo, só hoje vi esse tutorial!
Comentei que faria sobre isso no WS-BH mas até agora não comprei a tampa sobressalente. :assobi:
>> Belo Horizonte <<
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Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2008, 10:14:56
Então... Eu tinha feito esse tutorial em dezembro, mas ainda não tinha conseguido postar rs.. Ai fui postar ele em março rs...
Leo Terra

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Diogo Figueira

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Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2008, 10:19:16
eu tinha visto um igual esse só que era em inglês acabei perdendo o link, estava doido atrás.. tinha revirado a net já
parabens Leo.... vou tentar aqui, só vou ter que achar onde vende uma tampinha dessa


Blasius

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Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2008, 16:16:12
Muito bom!!!  :clap: :clap: :clap: Leo Terra é cultura!   :ok:
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Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Gabriel Paluski

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Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2008, 09:10:51
muito legal,parabens,uma ajuda de muita valia ...
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kerberus

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Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2008, 10:04:10
Que legal, gostei do tutorial, bacana os resultados