Autor Tópico: Data na S9100/9600  (Lida 2065 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Online: 31 de Março de 2008, 20:12:03
Pessoal, não estou conseguindo gravar a data nas fotos (tenho uma Fuji S9100), já habilitei a datador, mas a imagem gravada não aparece com data, alguem sabe o que devo fazer?
Muito obrigado, 
Gustavo


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2008, 22:51:52
Gustavo, datador que vc se refere é aquela data impressa em laranjado geralmente no canto inferior direito das fotos?  Se for acho que a sua cam nao tem esse recurso...
E particularmente não acho bonito data na foto...

Eu tenho uma Fuji S9000. E eu sei que ela não tem... Se for para ver as fotos no PC, basta olhar o exif, que automaticamente já tem essas informações, além de outras, abertura, velocidade, iso, etc...

Uma sugestão é usar o faststone image viewer. ele faz isso facilmente, além de outras funções.

Tópico do Pictus sobre o Faststone.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=7167.0

Importante: se instalar, não deixe de fazer aqueles ajustes que o Pictus explicou lá no começo do tópico!

Eu estou usando o faststone pra fazer borda, assinatura e resize, tudo de uma só vez.

Deixe suas fotos numa pasta. (eu gosto disso pq. faço em lote).

Clique em "Tools" > "Batch Convert/Rename".

Abrirá a seguinte janela:



1. Add all - Adiciona todas as fotos da pasta.
2. Output format Deixo em "jpg" mesmo.
3. Output folder Escolhe uma pasta onde vc quer que as novas fotos fiquem. Para isso clique em "Select" e escolha a pasta. Se quiser pode criar uma nova pasta.
4. "Use advanced options" Marque a caixa de diálogo e depois clique em advanced options. Vai abrir outra janela:



Vá na aba "Text",note que nesse exemplo está a minha assintura, "2008 © davi.sato", mas do lado tem um botão "Insert a variable". Pronto! Clique nesse botão, vão aparecer opções para colocar data, (file date and time), abertura, velocidade, e mais um monte de dados do exif... É só ir testando e arrastando o texto escolhido na posição que vc quiser e pronto!

As outras abas servem para dar "Resize", ou redimensionar, escolher resolução em DPI, colocar borda, "Border", etc...

Programinha simples, eficiente e freeware!!!


Exemplo de foto. (Fuji S9000) Resize para 700 pixels, borda e assinatura feitas com o faststone.


abraços! :D
« Última modificação: 31 de Março de 2008, 22:58:42 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG