Autor Tópico: Canon Powershot G6  (Lida 6010 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2008, 10:56:56
Ivan,

Caso vc queira uma Canon G9, me envia uma mensagem que lhe passo alguns telefones.

Eu sinceramente ainda não entendi onde o seu conselho é de maior responsabilidade do que o meu.  :doh:

Em nenhum momento estou mostrando que sou o fotografo, que sou o expert no assunto, sempre coloco a insegura palavra "Eu acho" na frente de todos os meus conselhos.

Quanto a introdução de novas tecnologias, também não entendo a sua barreira para elas, por que não podemos admitir que a fotografia não é mais somente feito daquilo que tinhamos na época do filme?

Abraço

Não desvirtua, até porque como fotógrafo digital sou muito mais experiente e dedicado que você -risos. Não venha com essa história de filme porque eu TAMBÉM gosto de filme (e sei usar).

Não sou apegado à fotografia com filme, fotografo com digital há cinco anos e há quatro em RAW direto, quase exclusivamente. Mas não mistifico novidade como coisa boa, isso realmente não faço, nem creio em mágica, por exemplo, que um sensor de 1/1,8" seja pior que um de 1/2,5", que uma lente de g6 seja comparável ao de uma Axxx.

Agora, de fato fotografo exclusivamente em modo manual e sei reconhecer uma face sozinho. Talvez isso me faça "antigo".

O cara fez uma pergunta simples. A resposta deve ser dirigida à pergunta, e não a coisas aleatórias.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2008, 11:56:16
Hehehe....eu também reconheço face sozinho...inclusive não vejo a menor necessidade desta tecnologia em câmeras com foco rápido....apesar que já está tendo algumas DSLR com LiveView e Face detection.

O problema é utilizar uma compacta para focar pessoas que mudam a distância com relação a lente rapidamente, aí fica complicado querer acompanhar e para uma câmera lenta esta tecnologia ajuda bastante....experimenta testar.

O importante é mostrar para o Rogerio que existem opções e que dependendo da utilização e dos objetivos dele a G6 pode ser excelente e dependendo dos objetivos pode ter algo bem melhor e mais barato.....então o que tentei fazer foi apesas mostrar opções e caso realmente ele tenha interesse, podemos até detalhar melhor as diferenças de uma G6 para uma G9 ou uma S5is.

Volto a dizer que não estou colocando conselhos sem responsabilidade, o que posso estar fazendo é colocando conselhos em que vc não concorde e para isso é muito simples, vamos discutir o assunto e me mostre no que estou errado que com certeza vou ficar sempre grato pela sua ajuda.

Valeu





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2008, 12:14:10
Inclusive no ML tem algumas boas opções de Canon G9, Variando de R$1000,00 até R$1300,00, mas em SP acha ainda mais barato.

Valeu




Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2008, 13:14:05
Estava agora dando uma olhada e comparando alguns JPG da Canon G9 e da Canon A720 e o que notei foi uma similaridade muito grande na qualidade da óptica, eu acho inclusive que devem dividir a maioria dos vidros, e no tratamento os resultados também são iguais ou bem parecidos.

House
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9hHOUSE.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720IShHOUSE.HTM

Woman
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9INFP2.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720ISINFP2.HTM

ISO400
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9hSLI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A720IS/FULLRES/A720IShSLI0400.HTM


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 02 de Abril de 2008, 13:35:03
Leandro;

Eu sei que você tem uma A720. Sinceramente, você não acha que sua análise está um pouco contaminada por isso? É bastante comum as pessoas defenderem as câmeras que têm.

Veja, de plano você está usando JPEG para comparar, e esqueceu-se que a G9 produz RAW. Você de fato acha que é a mesma coisa? Você já viu aguma comparação do JPEG da G9 (que não é grande coisa) com o RAW da G9?

Enfim, as opiniões estão aí postas, e o rogerio pode pegá-las e dicidir o que quer, apoiando-se naquilo que achar melhor e mais útil diante de sua necessidade específica.



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2008, 13:40:09
Buenas gente!!

Depois de ler o tópico inteiro, vou falar como usuário de minha "pequena notável" uma Canon G5.

Digo a todos que é uma excelente máquina para quem está iniciando, fotografando em RAW então nem se fala. Todos controles manuais,Av,Tv,vídeo,um range interessante,enfim uma câmera bem completa.O LCD rebatível é de boa utilidade ocasiões específicas.

O que deixa a desejar nela é a abertura de no máximo F8, isso atrapalha em algumas fotos que vc necessita mais DOF.

Não me lembro bem quais as mudanças da G5 para a G6, mas acho que não foram tão radicais assim. Para quem quer mais que uma saboneteira pode oferecer é uma excelente aquisição, boa qualidade de imagem e como já foi dito, na sua época eram as melhores câmeras.

Acho que hoje com a corrida dos Mega pixels as coisas só tem degringolado,fotos com tratamento interno mais agressivo acabando com as texturas e transições e por aí vai.

Por fim, se é que esta era a pergunta inicial, eu recomendaria sim a G6, excelente opção e bastante durável.

Abraço.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 13:46:08 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2008, 13:58:47
A G5 é um espetáculo de câmera, lente boa, boas funções, ND interno, construção espetacular. O único senão dela é, como as demais Canons, ter dificuldade para focar com pouca luz.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Abril de 2008, 14:54:43
Eu não esperava gerar esse tipo de discussão tão calorosa...

Só pra esclarecer eu fotografava de KX com lente 50mm f 1.4.
Pra quem não conhece é uma câmera totalmente manual apenas com um fotômetro interno que mede pela média da cena.

Eu nem me acostumo direito com a idéia de não apoiar a lente da cam da palma da mão esquerda com os denos no anel de foco... rsrs

Pela discussão já vi que ela serviria bem pro que eu quero pois estou considerando os seguintes pontos:

* Qualidade Ótica
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 02 de Abril de 2008, 15:22:57
Rogério;

Uma opção, para você que está acostumado com fotografia manual/mecãnica, é comprar um corpo de DSLR barato, de preferência Canon (ex: uma 300D usada, uma 10D usada, uma 350xt usada), colocar um adaptador e usar com as lentes convencionais para baioneta K.

Eu uso assim minha DSLR, só que, ainda mais primitivo, com lentes de rosca m42. Para quem tem esse tipo de experiência, é o mais próximo, e é como fotografar com cãmera manual, isto é, acerta-se o diafragma na lente e a velocidade no corpo, somente que o resultado é digital.

O único senão é que a sua 50mm vai funcionar como uma 80mm f/1.4... E não vai ser fácil encontrar uma lente para fazer o papel de uma 50mm de filme.

Até uns três meses atrás usei uma 300D com adaptador e lentes de rosca e então troquei por um corpo de 20D, Canon também. O corpo da série xxD é bem melhor, mas no fundo é tudo a mesma coisa. O visor da série xxD é melhor também, o que faz boa diferença paa foco no olho.

Eu tenho um adaptador com chip que bipa quando a lente está no foco, mas na 20D tenho preferido focar no olho mesmo (e tem saído mais nítido). Vendi minha 300D há três meses atrás por 800 reais. É possível encontrar 300D, K100D (pentax), 10D, bem baratas.

Sei que voc~e ainda não sabe do RAW, mas ele é o único caminho, creia.

A questão das compactas é sua reduzidíssima variação de DOF. Isso gera uma fotografia quase que hiperfocal sempre. Tenho uma boa compacta, uma Panasonic LX1 com uma lente ótima, mas ela é minha segunda digital, a que mais uso é a 20D com as lentes velhas.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 15:24:45 por Ivan de Almeida »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2008, 16:36:45
Caramba,

Eu tava escrevendo aí sem querer cliquei no enviar... Saiu isso aí cortado. Tinha escrito as vantagens e as desvantagens..

Daí cliquei em modificar e escrevi outro texto gigante. Quanto terminei o site não me deixou usá-lo e ainda perdi a informação  :(  :hysterical:

...

Mas tava vendo que esse negócio de DOF ruim em f8 não bate não...
Fui ao site "Cambridge in colours" e vi que uma 1/1.8" em f8 tem mais DOF que uma 35mm com f22 (considerando o mesmo angulo de visão é claro).

Sandro, como era isso aí na prática?? Vi o contrário... vou penar se quiser ter desfoque.  :D

Considerando tudo já vi que estando bem conservada e com um preço viável a G6 é realmente uma boa opção pra mim.
Mesmo que venha a ter uma DSLR quero ter uma compacta de boa qualidade pra levar em passeios, no carro etc.

Ivan,

Eu já entendi as vantagens do RAW... Só não experimentei ainda.

E uma última pergunta...

Sabe dizer se esse adaptador ( EOS para mount K ) tem problemas de foco no infinito como os adaptadores da própria Canon ( de EOS para FD ) ?

Obrigado,
Rogério.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 02 de Abril de 2008, 17:56:10
Não tem, Rogério, porque o registro do corpo EOS é 1mm menor que o registro das lentes para baioneta K ou para m42 (45,5mm), então é só o adaptador reconstituir o registro da lente pela sua própria espessura e a lente funciona certinha, inclusive com escala de distância.

No caso da FD, o corpo FD é ainda mais fino que o EOS, então é preciso uma ótica adicinal para compensar a distância errada da lente. É fácil "engrossar" o corpo -só adicinar espessura ao adaptador- mas é impossível afiná-lo.

Para adaptações, o corpo Canon é o melhor de todos. Boca bem larga, corpo muito fino, é só colocar o adaptador certo e cabem m42, K, Contax/Yashica, leica R, Nikon, o escambau.

Tenho usado na digital uma 50mm f/1.4 SMC Takumar que é uma belezinha.

Não é o DOF que é ruim, é o controle do DOF que inexiste. Em f/4, que é a sweet spot dessas lentes de compacta, o DOF já é imenso. Na prática, terminamos fotografando considerando quase tudo nítido. Desfocar o fundo ou meio focar o fundo é quase impossível se o objeto estiver a 3m de você.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 17:58:17 por Ivan de Almeida »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2008, 19:17:44
Rogerio,

Se eu não me engano ela foi lançada em 2004. Certo? Quanto vc vai pagar nela? Ela não pode estar muito usada?

Hoje vc consegue uma Canon A720is ou uma A570 por um preço muito bom e com bons avanços se comparado a esta Canon G6 e se quiser gastar mais pega uma Canon G9 que é muito boa.

Da uma lida neste tópico.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21741.0

Valeu e boa sorte

Obrigado Leandro.

Eu entendo seu ponto de vista e agradeço a resposta. Vc não tinha como advinhar o uso que eu pretendia para a Cam então expandiu as opções para um ponto de vista de uso mais prático.
Li seu tópico e gostei da matriz de prioridades...

Quanto a ser usada, eu só pretendo pegar uma cam usada se for em excelente estado e com preço justo.

No meu caso eu já estava fugindo das compactas pequenas e tendendo a optar por uma câmera com lentes mais claras e nítidas, sensor maior, RAW e sapata de Flash (se possível com controle TTL).
Nesse caso até a G9 já perde em meu conceito pois a lente caiu pra f2.8  :doh:

A opção por Canon é apenas por facilidade de mercado para acessórios e por estar pensando em comprar uma DSLR Canon no futuro. Elas usam as mesmas baterias, carregadores e flash externo.

Valeu!!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2008, 07:49:29
Excelente Rogério,

Vc matou a charada, eu apenas coloco algumas opções que estão disponíveis no mercado, e muitas vezes infelizmente eu não conheço a real prioridade da pessoa que está questionando, neste caso ficou claro. Acredite que não quis ser irresponsável com as outras indicações e muito menos desparafusado...hehehe.

Realmente a abertura na G9 inicia em 2.8 e se eu não me engano na G6 em 2. Certo? Eu apenas tenho dúvida desta diferença ser representativa no controle DOF em um sensor pequeno, sabendo que na G9 o sensor é maior que da G6 e uma maior DF em tele.

Boa sorte com sua nova CAM.

Apenas para vc comparar imagem da G6 com a G9.

ISO80
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G6/FULLRES/G6INI050.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9INI0080.HTM

ISO400
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G6/FULLRES/G6INI400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9INI0400.HTM

OUTDOOR
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G6/FULLRES/G6HOUSEWBA.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/G9/FULLRES/G9hHOUSE.HTM



 



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2008, 11:08:07
Tentei fazer um teste beeeeeeeeeeeemmmmmmmmm sem vergonha e rapidinho para vc ter uma idéia dos Fstop´s, em F2 e em F8.

F2:


em alta:
http://img209.imageshack.us/img209/1508/imagem001ni6.jpg

F8:


em alta:
http://img167.imageshack.us/img167/3020/imagem002lb1.jpg


Por aí vc nota que o F8 dela tá beeem longe de um F22. :doh: :doh:

Abraço!!
« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 11:08:59 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2008, 11:35:19
Leandro;

Eu sei que você tem uma A720. Sinceramente, você não acha que sua análise está um pouco contaminada por isso? É bastante comum as pessoas defenderem as câmeras que têm.

Veja, de plano você está usando JPEG para comparar, e esqueceu-se que a G9 produz RAW. Você de fato acha que é a mesma coisa? Você já viu aguma comparação do JPEG da G9 (que não é grande coisa) com o RAW da G9?

Enfim, as opiniões estão aí postas, e o rogerio pode pegá-las e dicidir o que quer, apoiando-se naquilo que achar melhor e mais útil diante de sua necessidade específica.



Ivan,

Independente de ser JPG ou RAW, com estas imagens pra mim fica claro que o desempenho óptico das compactas da Canon são muito parecidas, não seria isso determinante para escolha de uma delas.

Sim é verdade, pelo fato de ter uma A720is pode estar parecendo que estou sendo tendencioso, mas note quando indico para alguém uma A720 eu automaticamente coloco o tópico que mostro o porque escolhi a A720, e no tópico fica bem claro que o orçamento estava limitado a R$700,00 e que a escolha foi dando prioridade a qualidade da imagem. Se o meu orçamento fosse limitado a R$1000,00 tenho quase certeza que a escolhida seria a Canon G9 ou a Fuji F50.

Além disso, volto a insistir apenas coloquei opções de compra que dependendo do objetivo da pessoa pode ser melhor ou pior, mas quem vai comprar vai ser ele, é a mesma coisa quando vc indica pra ele comprar uma DSLR, vc deu uma alternativa, que pode ser melhor que uma Canon G6, mas também pode ser bem pior que uma Canon G6.

Valeu
« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 11:37:25 por Leandro Federsoni »