Autor Tópico: Dead e Hot Pixels: quando deve preocupar?  (Lida 3006 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 01 de Abril de 2008, 12:38:40
E aí, pessoal.

Estou comprando uma K100d usada (aprox. 3000 cliques) e, após alguns testes, notei que as fotos tinham uns pontos coloridos, diferentes de ruído, pois ocorrem sempre no mesmo lugar. Não fiz um teste exaustivo ainda; a maioria dos meus testes foram feitos em ISO 800 e velocidades variadas. Vejam o exemplo da foto abaixo, feita em ISO 800 e 1/250:



Como eu venho do filme, não sei se isso é algo com que eu deva me preocupar (será que daqui a mil cliques vai apagar tudo?). Esses pixels rebeldes aparecem em diversos pontos da foto, principalmente em regiões mais escuras (nessas situações é mais fácil perceber, pois o pixel não fica diluído entre os pixels vizinhos).

E aí, o sensor vai definhar (desfaço o negócio)? Peço desconto? Ou está tudo certo e toda dslr tem isso?
« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 12:39:52 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2008, 12:53:00
Mais uma (iso 800, 1/750):

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2008, 13:35:57
Outro exemplo, com stuck pixels mais ou menos diluídos entre os vizinhos:

ISO1600, 1/30s.

« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 13:37:54 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2008, 13:40:17
Eu acho que é normal Francisco, pelo menos em todas câmeras que eu tive sempre teve vários destes, e fica mais notável em sensibilidades altas.

Eu acho que o importante é não ter algo como vários pixels juntos com problema ou quando se forma uma linha partindo de um dos pixels queimados.

Valeu



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2008, 17:32:11


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2008, 18:28:48
Valeu, Pictus, mas remover os hot pixels via software existem várias alternativas, a maioria para arquivos RAW. No entanto, pode ser mais interessante fotografar em jpeg, aí já complica. Outro ponto é que não sei se em pouco tempo o sensor não vai ficar tomado por esses pixels malignos :P

Queria uma opinião de quem já é macaco velho, teve umas duas ou três DSLRs e me tranqüilize dizendo: "Isso é mato... todas as digitais que eu tive, tinham vários desses, podendo aparecer uma dezena em um jpeg". Ou então "foge disso enquanto há tempo... é sinal de morte iminente do sensor... já tive umas duas que descansam em paz que começaram assim".

Bom, o Leandro já deu uma tranqüilizada, mas estou no aguardo para ver se mais alguém se manifesta.

Abraço!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2008, 20:33:35
Francisco, relaxa, em ISO alto aparece mesmo. O única coisa meio diferente é que foi em 1/250. Pelo jeito estes estão defeituosos e só com remapeamento.

Não significa que o CCD vai para o espaço daqui a pouco, mas com certeza voce pode chorar um desconto. Este pixels sempre aparecem, até em câmeras novas, e não é razão para desfazer o negócio. Aproveite sua câmera nova e as lentes que voce tem.

As DSLR Sony e Olympus tem a possibilidade de fazer mapeamento pelo própria câmera. Pelo que eu vi nos fóruns a Pentax não.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2008, 13:31:19
Valeu, Paulo. Bom, eu não vou pedir desconto a não ser que isso seja algo anormal e que não esteja de acordo com o uso da câmera (3000 cliques).

Esses pixels parecem mesmo defeituosos e deverão aparecer sempre que estiverem em regiões escuras. Nas altas luzes, os hot pixels ficam diluídos no meio do branco. Não são pixels que acendem aleatoriamente, e deve haver de uma a duas dezenas deles pelo sensor.

O vendedor provavelmente sabia desse fato e não me avisou de antemão. Isso é que me intriga. Isso é algo tão comum de acontecer que pode ser omitido no anúncio ou pode ter uma pontinha de má fé?
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 13:36:33 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2008, 20:19:53
Valeu, Paulo. Bom, eu não vou pedir desconto a não ser que isso seja algo anormal e que não esteja de acordo com o uso da câmera (3000 cliques).

O vendedor provavelmente sabia desse fato e não me avisou de antemão. Isso é que me intriga. Isso é algo tão comum de acontecer que pode ser omitido no anúncio ou pode ter uma pontinha de má fé?

Olá Francisco!

Infelismente não posso responder sobre a DSLR.

Mas tive um problema semelhante com um notebook Positivo. Tirei ele da caixa e tinha um Pixel apagado... quase invisível.

Daí vi no manual e em fóruns que eles consideram uma regrinha que aceita alguns pixels ruim como sem defeito e a garantia não cobre. Achei safadeza pois nos primórdios dos LCDs de matriz ativa isso podia até valer... mas hoje em dia??

Fiquei intrigado, pensando na grana que gastei e na falta de controle de qualidade. Acabei devolvendo dentro das 72 horas por insatisfação com medo de ter defeitos semelhantes em memórias HDs etc. Comprei outra marca que não me deu problemas por enquanto.

Passado alguns meses, um amigo meu chega aqui com um outro note Positivo, o mais caro da linha e adivinha? O dele tb tinha um Pixel Ruim.
Só que meu amigo não se importou, ficou com o note e está feliz da vida.  :assobi:

Não sei... Tenta se tranquilizar aqui. Pelo que li é possível desativar esses pixels na autorizada dependendo do modelo da Cam. Se for possível na K100D, pede desconto pra fazer o serviço.

Mas se for pra comprar algo e ficar cismado o tempo todo não compra não. É ruim pra a alma  :hysterical:

Abraços!

PS. Antes que gere confusão não estou falando da Pentax e sim da fé do vendedor...
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 20:22:10 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2008, 20:53:18
Acabei de abrir uma foto feita com a 20D comprada de 2a mão. A foto é a que postei agora na Galeria, ela é predominantemente escura, foi feita em ISO 1600 em 1/25s. Não tem nem um só hot pixel.

Term ruído, ruído cromático, etc, mas hot pixel não.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2008, 21:10:33
Minha K100D tem vários também :\
Só nunca parei pra contar, mas tem um verde que fica bem no meio que as vezes me incomoda bastante


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2008, 01:30:09
Pois é... deve ser neurose minha, medo de principiante no mundo das DSLRs. Valeu pelas informações, pessoal!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2008, 07:54:23
Olha isto http://www.pixelfixer.org/faq.html

Pictus,

Show de bola, acabei de fazer uns testes com uns NEF que estavam com a linha e ficou muito bom.

Obrigado


Cesar_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2008, 00:35:44
a minha tem um hot pixel, mas só aparece em iso alto... no começo fiquei bem neurótico, mas como andei lendo por aqui, dificilmente uma DSLR escapa de ter pelo menos um, mesmo sendo uma DSLR de entrada ou profissional.
Pentax K10D, K1000 e ME-Super