Autor Tópico: Lightroom Beta 2.0 - Dodge&Burn no demosaico  (Lida 3091 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 02 de Abril de 2008, 10:44:39
Clareando parte da imagem centro no casaco da minha filha) e escurecendo outra parte (mesa de fundo na diagonal)

Foto 1, conversão "plana"



Foto 2, conversão clareando a parte da blusa e escurecendo a mesa de fundo no LR (isto é o demosaico já feito assim)


O interessantíssimo disso é que tal coisa sendo feita já no demosaico constitui um tratamento sem perdas, simplemente ajustando como será o demosaico de cada parte, podendo cada uma ser aproveitada em seu melhor. Isso substitui grande parte do tratamento posterior no PS, permitindo conseguir imagens de melhor qualidade final.


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2008, 12:57:12
Fala, Ivan

gostei muito do resultado desse tratamento.

Isso é possivel fazer no CS3?

Sabe, sou meio avesso à idéia de ficar baixando programas e programas para tratamento.

Mas se você diser que só é possível com esse software, aí não vai ter jeito, vou reexperimentar o LR de novo.

:ok:



`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2008, 13:21:08
Fala, Ivan

gostei muito do resultado desse tratamento.

Isso é possivel fazer no CS3?

Sabe, sou meio avesso à idéia de ficar baixando programas e programas para tratamento.

Mas se você diser que só é possível com esse software, aí não vai ter jeito, vou reexperimentar o LR de novo.

:ok:





Eu também gostei muito, Marcelo, porque muitas vezes temos uma foto cujas regiões estão com iluminações díspares, e aí na conversão precisamos sacrificar uma para manter a outra, e no máximo podemos melhorar no PS depois. Já esta ferramenta nos permite mudar os fatores do demosaico regionalmente. No caso acima o benefício é óbvio, com um demosaico geral, e uma levantada na área mais escura, mas bastante importante. Usei a ferramenta com um raio de abrangência alto, para não ter transições duras que não gosto.

Postei isso em outros fóruns e me responderam que o Nikon Capture faz isso também e que o Apple Aperture também. Mas eu nunca tinha usado este recurso antes nos conversores que eu conhecia. E já precisei disso muito, creia.

Considero o ACR do CR3 ruim, muito agressivo, com evidenciação excessiva de aberrações que não aparecem em outros conversores. Prefiro o conversor compatível com o CS.

Mas esse Lightroom 2.0 me deixou bobo. Gostei mesmo. Ele resolve de forma perfeita algo que é muito necessário em fotografia.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2008, 13:35:17
Muito interessante esse resultado, Ivan.
Vou até instalar o LR 2.0 pra testar. Inclusive tenho sofrido com altas luzes mal interpretadas no Bibble Pro, causando uma massa cinza na região.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2008, 13:37:24
Muito interessante esse resultado, Ivan.
Vou até instalar o LR 2.0 pra testar. Inclusive tenho sofrido com altas luzes mal interpretadas no Bibble Pro, causando uma massa cinza na região.

Eu achei interessantíssimo, Luiz. Isso veio responder a uma necessidade minha muito clara.

Por exemplo, eu posso baixar o Exposure só da região perto do estourado, e deixar o resto igual...


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2008, 14:13:41
Eu não gostei da interface do LR 1.0 por isso preferi manter o Bibble Pro mesmo.
Até por causa de problemas com perfil de cor eu evitei o LR 1.0
Mas agora estou motivado a testar o novo.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2008, 14:24:50
Numa primeira análise, a coisa funciona melhor se baixarmos a imagem globalmente com Exposure e Recovery e depois levantarmos localmente.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2008, 14:25:28
Bem interessante, será que constará do próximo ACR?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2008, 15:13:38
Leo; eu acho que era o RAW Shooter que foi comprado pela Adobe, e pelo que ouvi seria transformado no engenho do ACR. Eu nunca gostei do RAW Shooter, rápido mas agressivo, com formação de artifacts e tendência a maximizar as aberrações roxas/azuis/magentas, deixando nas transições os halos roxos/magenta. O ACR do PS3 está igualzinho, o que me leva a crer que essa incorporação foi verdadeira.

Para conversões rápidas, o ACR tá legal. Mas para fazer cópias mesmo não.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2008, 15:22:03
ACR e LightRoom tem o mesmo engine oriundo do RAWshooter.
Se não vier no ACR é só a galera reclamar...


BTW, muito bom e espero que venha no ACR pois agiliza o workflow.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 15:22:40 por Pictus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2008, 15:27:06
Pode até ser, Pictus, mas o ACR do PS é mais agressivo, como o extinto RAWshooter. No LR menos. Eu gosto do ACR do PS CS antigo.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2008, 21:43:31
Interessante! Baixei aqui a versão Beta e fiz uns testes. Um ganho de controle bem maior! Esse tipo de tratamento localizado é o que o pessoal do Nikon Capture adora e que agora o LR 2.0 incorpora. Como já usava LR, esse novo upgrade veio muito a calhar. Ainda falta eu testar mais para poder opinar com mais propriedade.

Até,


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2008, 11:55:33
Eu uso esse recurso no PS3, mas vindo no LR, é bem mais prático.
Baixei agora a versão Beta. O Nikon Capture é bem complicadinho...


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2008, 12:38:08
Esse tipo de tratamento localizado é o que o pessoal do Nikon Capture adora e que agora o LR 2.0 incorpora.

Pelo que tenho lido, o problema do Nikon Capture, me corrijam se estiver errada, é que ele é muito pesado. Instalei a versão demo que veio com a câmera, mas o programa logo travava porque, além de ser pesado, meu computador estava cheio de imagens que usava diariamente. Agora que não preciso usá-las mais com tanta freqüência, formatei o computador, mas mesmo assim ele continua com dificuldade para rodar.
Meu computador é relativamente novo, mas não é de última geração, tem processador AMD Sempron 3000 + 1.79 GHz e 224 MB de RAM, e não tenho plano (leia $) para trocá-lo tão cedo, teria que me virar com esse mesmo.

Comparado ao espaço que ocupa o Nikon Capture, como o Lightroom Beta 2.0 se comporta?

P.S.: Noto que sua filha deve gostar muito de ler, pois em muitas fotos vejo ela lendo alguma coisa.


« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 12:47:36 por Kika Salem »


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2008, 00:09:20
Kika, 224Mb de RAM? Só o Windows já requer isso pra funcionar...
Não sobra nada pro Capture. Tem que ter no mínimo 1Gb. Memória tá muito barata.
Tasca 1Gb aí que vai voar baixo.

[]s