Autor Tópico: Direitos de imagem  (Lida 5804 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #30 Online: 10 de Agosto de 2007, 18:42:46
Sobre a autorização, na maioria das vezes ela não rola. Você conversa com a pessoa, e todo mundo gosta de bater-papo com fotógrafo, isso é ótimo, mas na hora que a pessoa vê um papel pra meter a caneta alí... hum, as pessoas já mudam o tom, ficam desconfiadas, acham que estão perdendo alguma coisa. Acredito até que na maioria dos casos, se vissem a imagem publicada em uma revista, ou num concurso, achariam até legal, mas se vc pede pra assinar uma autorização acham que você estará lesando-as em algum direito.

Será que não sou suficientemente convincente?? :doh:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 18:43:30 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #31 Online: 10 de Agosto de 2007, 20:18:38
Citar
Sobre a autorização, na maioria das vezes ela não rola. Você conversa com a pessoa, e todo mundo gosta de bater-papo com fotógrafo, isso é ótimo, mas na hora que a pessoa vê um papel pra meter a caneta alí... hum, as pessoas já mudam o tom, ficam desconfiadas, acham que estão perdendo alguma coisa. Acredito até que na maioria dos casos, se vissem a imagem publicada em uma revista, ou num concurso, achariam até legal, mas se vc pede pra assinar uma autorização acham que você estará lesando-as em algum direito.

Será que não sou suficientemente convincente?? :doh:
Em que situação vc pede pra assinar?
Eu, quando vou fotografar gente posada, não tem este negócio de autorização.

A partir do momento que vc está comunicando que vai tirar uma foto e a pessoa faz pose, ela está concordando com os termos e dando anuência para publicação em qualquer meio. Na maioria das vezes ela pergunta pra onde é depois que tirou a foto, se não gosta do meio de comunicação, site, revista etc, ela pede pra apagar e vc apaga, 'no problem', ou vc fala o que vai ser e pra onde vai a foto antes de fazer.
É simples... Mas noe scuro, com um monte de gente empurrando e espaço mínimo, tem que se virar e ser convincente em segundos.
Mas é divertido.

  :thmbup:  
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #32 Online: 11 de Agosto de 2007, 11:45:51
Citar
Em que situação vc pede pra assinar?
Eu, quando vou fotografar gente posada, não tem este negócio de autorização.


Bom, eu peço autorização sempre que acho que a foto tem potencial. Posada ou não. Acho complicado ir na certeza de que se a foto foi posada o retratado concordou com qquer tipo de exposição. Isso funciona como registro jornalístico. Mas se eu inscrever e vencer o Concurso Porto Seguro com a foto dele, ele pode exigir judicialmente sua participação no prêmio. Ele sempre poderá alegar que eu disse outra coisa pra ele, que a foto era só pra mim... E o ônus da prova disso será meu.

Mas o que eu quero dizer, é que antes ou depois do clique, é muito difícil as pessoas assinarem autorizações. As mais humildes têm medo de estar sendo enganadas em alguma coisa, os mais esclarecidos acham que suas fotos vão parar na internet (e muitas vezes vão mesmo), que vai ser feito mal uso... é complicado. Tudo vai muito bem até eu mostrar o papel!!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech