Autor Tópico: Construção de tele-objetiva caseira para sonyh9  (Lida 4250 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 03 de Abril de 2008, 16:15:21
Ola pessoal!!!!

Outro dia fui tirar umas fotos de surf, porem as ondas quebram muito longe da prai, e devido a isso as fotos ficaram muito longe. entao vi que so tinha duas maneira, ou eu entrava no mar (complicadissimo sem molhar a maquina) ou colocava uma tele-objetiva na maquina.

Procurei por teles para a sony h9 mas o maximo que achei foi 1.7x , e isso é muito pouco. entao lendo um artigo de tele objetivas vi que é alugumas coisa interessante. li la que para montar uma tele temos que usar lente(obvio) e que a qualidade dessas lentes é que tornam a imagens melhor ou pior.
Bem la dizia que o ponto focal da lente é que vale a um metro para uma lente de um grau e que quanto maior o grau da lente menor a distancia focal. precisa-se tambem de usar duas lentes para apliar a imagem, porem a segunda lente tem seu valor de grau dividida pelo valor da primeira lente. isso significa que se vc usa uma lente de 1grau na frente e uma de 20 graus atraz vc tem um aumento de 20x o valor da imagem, porem a distancia focal sera de 1 metro da primeira lente e de 5cm da segunda totalizando 1m e 5cm de comprimento.

ja vou chegar a minha conclusao e duvida.

entao pensei em montar uma com 4 graus na frente (distancia focal de 25cm ) e uma de 20 graus atraz ( distancia focal de 5 cm) total do comprimento da tele de 30cm. aplia a imagem 5x.

e vai minha pergunta para os que ja tentaram ou que mesmo sem tentar mas tem conhecimentode causa.

Sera que dá certo??

O fato da segunda lente ter o ponto focal de 5cm tem algum problema par a h9 focar com o zoom no maximo?

estou pensando em comprar as lente em óticas, sera que eles vendem lentes de 20graus??

agradeço a todos que puderem me ajudar!!

obrigado

Marcio.


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2008, 20:36:19
Bom, primeiro eu veria o custo disso tudo ai... além disso, qual a possibilidade de isso dar errado? me parece que muitas, ainda mais se o premio exigido é uma qualidade ótica boa e fotos agradaveis.
Se realmente for barato, nao custa nada tentar... se der certo, pode até me avisar =D
Mas pelo que sei, a H9 não tem uma df de + de 450mm? Com um TC de 1,7 isso ainda é pouco?
Nesse caso, já pensou em comprar uma DSLR e apelar para as lentes intercambiaveis? Se o preço não for muito o problema, seria o melhor a fazer... tentar uma "bigma".
Infelizmente, não sei responder a sua duvida, mas acho que o levantamento acima seria interessante de ser realizado antes de tentar qualquer coisa. Canon, Nikon, Leica, investem milhões na contrução de lentes, para fabricar as vezes algumas com qualidade mediana... acho que seria dificil obter qualidade fazendo em casa, a um baixo custo, sem equipamentos e know-how necessarios.
Em todos os casos, boa sorte na procura... se der certo, poste pra gente... seria uma experiencia interessante

Abraços


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2008, 23:05:22
Pára tudo!!!!  :eek:  Não é bem assim não.

Se for pra fazer como experiência com uma única lente vc já poderia montar uma tele... Eu mesmo já fiz uma foto na minha SLR de filme usando uma única lente de um binóculo num tubo de papelão... A lente tinha uns 400mmm de DF.

Resultado: A foto saiu, com o zoom etc, mas ficou uma M%&¨%@ (Tradução: muiiiiito ruim)
Dá um monte de aberração cromática, distorção esférica e todos os outros problemas que possa imaginar.

Por isso as lentes tem vários elemetos de formas e até materiais diferentes... pra contornar os problemas óticos.

Daí vem outro problema. O reflexo da luz entre as lentes que são corrigidos pelo "Coating" (tratamento anti reflexo) da superfície.

Ou seja, lentes boas não são caras à toa.
São mais caras do que eu acho que deveriam ser... mas não à toa.  :hysterical:

...

Mas pra não quebrar totalmente seu barato vc pode conseguir o que quer usando uma boa lente de uns 200mm antiga usada.

O fator de Crop da H9 é de uns 6x. Então Se pudesse plugá-la na H9 já teria 1200mm equivalente...

Difícil seria plugá-la e fazer funcionar o auto-foco etc sem quebrar a cam rsrs.

Então resta como única opção vc tentar usar elementos de boa qualidade de uma lente antiga ou um bom binóculo pra tentar fazer um tele-conversor melhor que o 1,7 já vendido... Isso sim pode ser mais viável.

Abraço!
« Última modificação: 03 de Abril de 2008, 23:11:14 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 00:04:21
Ei pessoal!!!

obrigado por responder, deixa eu tentar explicar melhor meu ponto de vista.

uma reflex, com um senser grande, para fotografar surf aqui em jacaraipe, teria que usar uma lente de pelomenos 500mm ou mais. quanto isso nao iria custar em???

por outro lado do jeito que as tiro hoje sai tudo muito, mas muito ruim. entao a que quero é melhorar com um baixo custo, mas sei que lentes boas custao muito caro, porem as fotos tem que ter um  custo beneficio que se encaixem no meu custo de vida.

para tirar fotos de 3 reais cada, nao da para investir muito, mas se puder melhorar com bixo custo isso sim seria bom.

portanto se alguem ja tiver tentado alguma coisa parecida, por favor divida sua experiencia comigo.

obrigado.

marcio


telmo petrucci

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 01:03:44
cara, tenho uma H9, se isso der certo posta aqui o resultado pra gente ver!!!!



Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2008, 15:54:34
Tem certas coisas que se pode fazer em casa, tem outras que tem que deixar de ser pão duro e coçar o bolso. :snack:
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2008, 20:21:40
Realmente algumas coisa nao tem como fazer em casa mas outras sim, e é isso que quero debater e discutir nesse topico, sera que nao da para fazer uma tele caseira.

fiz uma lente de macro para a h9 com lentes de binoclo, veja algumas fotos.

Uma lapseira 0,5 e uma formiguinha doceiras, essas bem pequenas.





um pernilongo (nao é o da dengue)





vejam ai a gambiarra feita com o para sol e a lente de binoclo.



a minha intençao com a tele é a mesma dessa lente, conseguir o melhor resuldado sem gastar rios de dinheiro.

obrigado.


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2008, 21:35:49
Pô Marcio, vc disse que quer uma qualidade boa nas fotos, se vc acha que as suas fotos de macro estão boas então manda brasa na sua super zoom tabajara que pode ser que vc tenha um resultado semelhante.

Como já disseram aí em cima as empresas investem uma grana em tecnologia de lentes não é a toa.

É claro que pra brincar de inventor vale a pena, mete bronca e posta o resultado aí. :ok:
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2008, 11:22:12
Oi pessoal, ninguem tem nenhuma experiencia para colocar para nos nao??

Leo Terra, vc que é um cara experiente, em que pode me ajudar? gostaria de saber sua opiniao.

aguardo manifesto de algum.

obrigado.

Marcio