Autor Tópico: Canon 5D MK II está no forno.  (Lida 11892 vezes)

Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2008, 20:32:02
Tem algo no ar...5D ta custando 2000 dolares...e a D300 baixou para 1500... :assobi:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2008, 20:44:29
Marcelo a D300 baixou porque não está vendendo o que eles esperavam, a 40D está dando um banho em vendas neles e eles esperavam conseguir aumentar a participação deles no mercado, eles tem que baixar porque a câmera está cara e é típica de ação da Nikon, cria uma enorme expectativa para seus consumidores, que acaba não sendo plenamente atendida, vende algumas superfaturadas e depois adequa o preço rs... Vide D80, D200, e mais recentemente a D300, o comportamento de preços está super normal para o padrão de recém lançada, mesmo porque não precisariam baixar o preço para colocar alguma coisa lá pelos US$ 3200,00, porque não canibalizaria a D300, na verdade seria uma câmera que dependendo do que fizessem canibalizaria mais a D3. :)

Esse papo é a esperança dos nikonzeiros de terem uma 5D rs. A verdade é que a Canon matou a pau no conceito da 5D, o conceito foi tão forte que fez a própria Nikon mudar de linha com a D3, porém eu acho que eles se enganaram com a D3, ela tinha que ter saído para brigar com a 1D e não com a 5D, mesmo porque é claro que a Canon já estava com reserva de lançamento para maio e a Nikon não tem essa reserva, se lançar algo agora provavelmente será na correria.
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 20:46:55 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2008, 21:01:16
pois e Leo..nem precisa ser pai de santo..hehehehe..a 40D baixou para 950 dolares! por esse preco senao vender e melhor fechar as portas.. :shock:...agora a D300 nao esta vendendo? cara...tem muuuuuita gente comprando...alias mais do que eu esperava..eu mesmo ja vendi a minha para comprar a D3..que logo estara nas minhas maos....\


Leo..a D300 nao e o UP da d200..da pra dizer que e outra camera....e evolucao foi bem grande, agora a CANON foi esperta ..depois do banho que a 40D levou da D200 a pouco tempo em vendas reduzir o preco foi a melhor saida..melhor ganhar pouco mas ganhar,outro fenomeno que esta acontecendo e gente comprando a 5D no lugar da 40d....com preco da 5D por 2000 mil dolares quem quer comprar a 40D? pelo menos aqui no japao quase ninguem...

eu mesmo conheco um monte de gente aqui que tem a 5D..mas 40D da pra contar nos dedos.

abraco!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2008, 21:16:07
sera que a nova 5D nao vem com o sensor de 16 mp da 1Ds MK II? a canon nem teria o trabalho de criar outro sensor. :ponder:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2008, 21:34:23
Bom Marcelo a D300 é sim UP da D200, pode ser um novo corpo, assim como a D200 foi da D100, mas é a mesma categoria e o mesmo público atendido e está apresentando exatamente a mesma estratégia de mercado.
Quanto a sua visão de mercado ela está beeem enganada, a 40D não levou banho algum da D200, muito pelo contrário, a D200 nunca chegou nem perto de liderar as vendas da categoria, a 40D é recordista de vendas nessa categoria, ela vende sozinha mais que a soma das concorrentes, a 30D foi igual e continua sendo, é covardia o que essa linha da 40D vende, mesmo no japão sempre foi assim, para você ter uma idéia só esse ano que a Nikon conseguiu empatar com a Canon, isso porque ela teve fortes quedas na categoria de entrada e a Nikon teve um bom rendimento nessa categoria com suas 3 câmeras de entrada (contra apenas 1 modelo da Canon) só para você ter uma idéia, a 40D vendeu sozinha esse mês (abril) no japão, bem mais do que a soma das vendas da D60 (que é a líder de vendas da Nikon e vende quase 10x mais do que a D300) e da D300 juntas, isso são dados da BCN, é simplesmente um massacre de vendas e se você olhar no histórico nos últimos 3 anos (que é o que está disponível) sempre foi assim, as linhas médias da Nikon nunca se sairam bem como as da Canon, as linhas da Nikon sempre tem um bum por conta dos lançamentos (que são muito esperados pelos nikonzeiros) e depois caem, a câmera média da Nikon, que conseguiu o melhor desempenho até hoje foi a D80, que continua no mercado até hoje, mas já está saturada, para você ter uma idéia de como o impacto da D300 foi temporário, como o da D200, as vendas estão caindo desde o lançamento, assim como a posição no share, enquanto a 40D está subindo nos últimos 4 meses, a posição de baixar o preço tomada pela Nikon é só reflexo disso, mesmo porque a D300 não oferece tanto a mais do que a 40D para custar 75% mais cara, na verdade é uma câmera para custar no máximo uns 25% mais, como a A700, custar mais que isso realmente acaba tornando-a uma opção viável só para quem gosta muito da marca ou tem um bom set Nikon. ;)
Acho que você está andando com um grupo de nikonzeiros rs, porque a 40D vende estupidamente mais do que qualquer nikon sozinha.
Os dados que estou te passando são da BCN que monitora as vendas de balcão ai no Japão, já saiu a lista de abril e a 40D é a segunda câmera que mais vende no japão, inclusive na frete das D60 da vida. Os dados globais da IDC e da CIPA são mais favoráveis para a Nikon, mas mesmo assim não são muito.
Temos que tomar cuidado para tomar como base apenas o que vemos a nossa, volta, mesmo porque tendemos a nos cercar de pessoas semelhantes e com interesses semelhantes, se eu fosse levar dessa forma, para você ter uma idéia eu diria que a Sony é lider de mercado e a Nikon é menor do que a Pentax, porque a minha volta vejo muito mais DSLRs Sony (nos passeios aqui por Ribeirão elas dominam) e não vejo quase nenhuma Nikon (no último passeio que fizemos só tinha 1 Nikon contra 3 Sony, 1 Fuji e 3 Canon). Para você ter uma idéia de como está seu viez de observação, no japão a 5D vende 18x menos que a 40D, é que certamente a 40D te chama muito menos atenção quando você está andando por ai. ;)
« Última modificação: 05 de Abril de 2008, 10:45:28 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2008, 21:40:20
deixa eu ser claro com o Leo.r.s..

a evolucao da D300 foi tanta que as pessoas costumam dizer que ela a outra camera...hehehe

Leo esta fazendo uma cruzada anti NIKON...rs...olha la em Leo..rs..brincadeira...mas honestamente...sabe quantas pessoas eu conheco pessoalmente a 40D? 1(uma) enquanto a D300 eu ja conheco 4...eu falo o que meus olhos veem....e eles nao mentem..como a maioria dos nikonzeiros.rs.




Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2008, 21:43:35
alias...nunca vi vender 40D...por que sera? o povo so compra na hora que eu nao estou na loja e os nikonzeiros so compram quando estou la..rs

alias leo....toda camera quando lanca vende aqui no japao..

Agora 40D a 950 dolares...tem que vender mesmo..senao vender pode fechar as portas..alias isso e mau de canon..a 40D acaba abafando a venda da 5D..que por sinal ja vi varias na rua..enquanto 40D...caraca...sem nenhum bairrismo...quase nao vejo..eu acho que TIRANDO O POVO DA MF, o resto esconde no guarda roupa..so pode!.rs :hysterical: :hysterical:

abraco!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2008, 21:49:48
Então MArcelo, não estou em cruzada contra nada rs, estou apenas constatando fatos, mas é o que eu disse, é viez de observação, você leva o interesse do seu grupo como interesse global, o que não é realidade, eu conheço muito mais gente com Sony do que com Nikon, mas é porque as pessoas com as quais ando tem interesses similares e eu tenho estudado bem mais o sistema sony do que o sistema Nikon ou o sistema Canon, isso porque ele tem me interessado mais no momento, então tendo a passar batido por outros sistemas enquanto me interesso quando vejo uma Sony, fazendo com que eu conte bem mais Sonys do que outras câmeras. Se você for em um Pit so SPFW ele provavelmente estará dominado de Nikon, se for em um jogo de futebol só dará Canon, ai o pessoal que faz futebol certamente vai dizer que o mundo é dominado por Canon, enquanto o pessoal que faz desfiles vai dizer que o mundo é dominado por Nikon, o que você ve a sua volta depende muito do grupo com o qual você anda e do seus interesses...
Esse na verdade é o problema da inundação que ocorre quando compramos um carro novo rs...
Você vai a uma loja e compra um carro novo, sai na rua e começa a ver um mundarel de carros iguais rs, ai você reclama que todo mundo está comprando um carro igual ao seu, mas não é que todo mundo está comprando um carro igual ao seu, eles provavelmente já estavam sendo vendidos naquela proporção, é que você passa a notar tais carros no meio da muvuca... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2008, 21:50:53
bom..deixa eu explicar a visao de mercado que tenho...


aqui no japao todo mundo que tem camera sai pra rua com ela..seja o modelo que for..a hora que for..eu ja fui fotografar de madrugada obras de gelo e tinha um monte de gente fotografando.aqui vc sai pra comer..com a camera...sai pra andar pra rua sai com a camera...lugar turistico nossa..tem que lutar pelo espaco...entao o que vejo e o que ta na rua..nos usuarios..e aqui..nao tem boca..NIKON e a maioria...em outras regioes...tem mais canon...como no brasil por exemplo...

a 5D sera boa? claro que sim...mas a que a nikon  fara sera com certeza tao boa quanto...o que vale e a estrategia de lancamento..quem lancar primeiro vai dancar..quem lanca por ultimo fica mais na memoria do povo, e tera mais referencias.

espero que a canon relance a 24-70 F2.8 L para melhor desempenho. :D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2008, 22:05:32
Marcelo, sai, mas você nem sempre repara no número correto, na maior parte das vezes você só repara nas que te chamam a atenção, como você tem Nikon tente a olhar apenas para elas, veja o exemplo que dei do carro, esse é um caso clássico de estudo de MKT.
Os dados que estou te passando são do Japão e de números globais do comércio de balcão japonês a 40D vende estupidamente mais que a D300, quando digo estupidamente é no conceito amplo, você pode entrar lá no site da BCN e conferir por você mesmo, não dá para analisar mercado por olhometro, porque você tende a ver apenas o que te interessa mais, isso é perfeitamente normal, isso sem considerar a questão de grupos.
Não se iluda, no Japão a 40D e a linha Kiss dominam em relação as Nikon, os dados do mercado estão ai para mostrar isso, grupos e análise pelo que você lembra de ter visto não são referenciais, se fossem eu estaria aqui batendo o pé que o mercado da Sony é pelo menos 2 vezes maior do que o da Nikon, porque hoje a maior parte das pessoas à minha volta e que eu reparo usam Sony, mas eu sei que isso não corresponde à realidade e ainda está longe de chegar a esse ponto, outro dia eu fiquei em uma loja de câmeras por quase 2 horas esperando algumas fotos sairem, enquanto isso acompanhei 2 vendas de compactas, ambas da Pentax, não reparei em nenhuma outra venda enquanto estive lá, ai comentei com o rapaz que Pentax estava vendendo bem (eu tive compactas Pentax por muito tempo, por isso reparo bastante nelas) e ele me respondeu que nem tanto, que enquanto venderam aquelas duas tinha saido mais de 10 Sonys e mais de 10 Canons, nem preciso dizer que fiquei chocado, porque sequer tinha reparado nas negociações das outras e o número me impressionou bastante, eu não imaginava que vendessem tantas câmeras em um sábado. rs... :)
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 22:12:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2008, 22:16:22
Leo...

o exemplo do carro eu ja ouvi falar...mas eu nao me enquadro nesse caso..porque todo mundo se tromba...nao tem como vc nao olhar..hehehe

Minha visao de mercado nao esta enganada..

dados da BCN .

" Nikon Corp. held the largest domestic market share of 43.8% for digital single-lens-reflex cameras in 2007, according to a survey on the sales of such cameras in terms of units conducted by the market research company BCN. The survey results were announced on Jan. 10, 2008. The brisk sales by Nikon were attributed to a successive introduction of models designed for beginners. Canon Inc., which occupied the largest shares in similar surveys conducted by BCN in 2005 and 2006, dropped to the second place in the latest survey at 40.0%. Ranked third was Pentax Corp. at 5.8%."


Leo..a nikon vende mais..pelo menos ano passado..


Pelo menos agora sei que minha visao de mercado esta correta....pensei que estivesse sendo parcial..ufa!! :assobi:

agora
vamos ver esse ano..
« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 22:19:21 por Marcelo K Motozono »


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2008, 22:23:12
Calma!!!!
Desse jeito vcs vão rolar no chão.... :D
Marcelo,o Leo tem razão em falar que a linha Kiss e XXD da Canon dominam o mercado,e sim vc tem razão quanto á ver mais D300 na rua.
Vou tentar explicar,todo produto tem um tempo de vida util,no caso do JP esse tempo é muito curto,oque acontece é que a 40D vendeu muito e por esse motivo mesmo ainda está no topo da lista,a D300 tá vendeendo bem,mas vai cair.
Quanto ao numero de pessoas na rua com as duas cameras vai variar muito,não dá pra ter uma ideia do mercado só com essa observação.
Eu por exemplo,conheço 6 pessoas com Canon e 1 com NIkon(pessoalmente e só contando as SLRs).
Mas voltando ao assunto principal,eu acho que vou ter me enforcar no cartão :assobi:


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2008, 22:24:39
lendo o meu post,não falei nada com nada.... :shock:
Acho que é sono.
Até mais!!!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2008, 22:29:43
oi Felipe


mas olha o que postei acima..o site e japones..e esta bem claro que e no segmento de entrada..entao como a KISS lidera? e a diferenca e de 3%..que e camera pra caramba..rs


o que eu acho errado e comparar uma camera de 5 meses de lancamento com uma de mais de 1 ano..e claro que no todo(periodo)_a 40D tem mais venda porque tem mais tempo de mercdo..a D300 e nova..e na media vende mais ...entende?

e como comparar a venda do gol com a do fusca..mas o fusca vende desde a 2 guerra mundial..e claro que tem mais exemplares na rua.heheheh

rolar no chao...kkkkkkkk nao..o Leo tem o opiniao dele(cruzada anti nikon..rs)...brincadeira Leo..to brincando.rs

« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 22:30:59 por Marcelo K Motozono »


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2008, 22:33:23
deixa eu ser claro com o Leo.r.s..

a evolucao da D300 foi tanta que as pessoas costumam dizer que ela a outra camera...hehehe

Leo esta fazendo uma cruzada anti NIKON...rs...olha la em Leo..rs..brincadeira...mas honestamente...sabe quantas pessoas eu conheco pessoalmente a 40D? 1(uma) enquanto a D300 eu ja conheco 4...eu falo o que meus olhos veem....e eles nao mentem..como a maioria dos nikonzeiros.rs.




A D3 e a D300 estão vendendo que nem água no deserto! Tem até fila pra D3!
De onde vem essa raiva da Nikon? Proponho fazer uma regressão de vidas passadas no Leo...
 :D :D :D