Marcelo isso eu comentei no começo do post da Sony, a Nikon ultrapassou a Canon no ano passado no Japão, mas estamos discutindo aqui liderança por equipamento e não o share total da marca. A Canon tem 1 câmera disputando a categoria de entrada (que é quem mantém o ritmo de vendas), enquanto a Nikon tinha 3, se você ver o que segura a Canon é exatamente a 40D, que é o que estamos discutindo aqui. Por favor não analise como você quer para desviar o foco, analise o estamos discutindo, a discussão aqui são dados da 40D x D300/D200 e não dados globais de marca, dados globais envolvem TODOS os modelos, como as Kiss, D60, D40(x), D80, e dependendo a época até a D70, ou seja, temos diversos modelos de entrada que garantem o desempenho da Nikon nesta categoria, 2006 foi da Canon mundialmente e no Japão, 2007 foi da Nikon no Japão (por pouco),mas Canon e Nikon dividiram o share mundial. Verifique dados de Janeiro, Fevereiro e Março deste ano (2008) que você verá que a coisa está se equiparando novamente no japão, não sei por quanto tempo, mas por enquanto está equiparado, porém 2 câmeras seguram as vendas da Canon, enquanto na Nikon o resultado é mais dispersado.
Sua análise está equivocada, estamos discutindo D300 x 40D, você disse que ve mais 5D e D300 do que 40D por ai (note que é ISSO que está sendo discutido aqui) e no caso não corresponde nem de perto à realidade, se juntar D300 e 5D não chega nem perto das vendas da 40D no Japão. Agora se vamos falar de vendas globais (e não por equipamento), realmente a Nikon liderou por pouco ai no Japão em 2007, eu não discuti isso em nenhum momento, na verdade eu até divulguei isso em dezembro em uma postagem aqui no Fórum, onde falei da posição de mercado das 4 grandes no mundo e que levamos para o Japão, você até participou do tópico, que foi onde eu conheci a BCN.
Você comentendo um erro de análise, a Kiss lidera porque é a única câmera Canon nesta categoria, enquanto a Nikon tem 3 câmeras disputando a categoria de entrada, cuja soma dá uma liderança de leve para a Nikon, mas os números da Kiss são melhores do que qualquer modelo da Nikon, porque na Nikon precisa somar os 3 modelos para ter pouco a mais (na verdade ainda dento da margem de erro do levantamento) do que o desempenho da Kiss, que é exatamente o que eu comentei anteriormente e a D300 está com um ritmo de vendas bem pequeno se comparado com a 40D, que tem ritmo de vendas de câmera de entrada (apesar de não ter preço e nem especificação de câmera de entrada).
Acolla primeiro que não está nem perto de vender como água no deserto, ela simplesmente está substituindo equipamentos, essa na verdade é a estratégia básica da Nikon, deixa as pessoas esperando mais de 2 anos por um equipamento, porque o antigo está defasado, e quando sai algo novo cria uma tremenda expectativa que faz todo mundo correr para renovar, não vejo nada de errado nisso, mas também nada excepcional em termos de mercado, isso é apenas um fato que tem sido repetido historicamente, aconteceu com várias câmeras da marca (a D200 é um caso clássico, quando foi lançada teve até mais expectativa que a D300, é só olhar nos posts da época aqui no fórum, até eu entrei na expectativa da D200, todos falavam maravilhas dela, que era a 20D Killer e etc, mas a verdade foi estabelecida rapidamente e o equipamento mostrou que não estava nem perto da expectativa lançada, com a D300 não está sendo diferente, só que alguns já não engoliram mais esta estratégia), não foi a primeira nem a última vez que isso aconteceu nos lançamentos da Nikon, porque isso faz parte do Marketing adotado pela empresa desde os tempos dos filmes.
As filas de espera da D3 são pela associação de baixa produção e alta expectativa, o que também faz parte do marketing usado pela Nikon a tempos (quem tentou comprar a Nikon F5 sabe bem como isso funciona), exatamente para gerar essa impressão de que todos estão desesperados para comprar, eles estão produzindo números bem reduzidos de unidades (menores do que os da 1D Mark III, que é uma câmera mal fadada), isso aliado à estratégia de lançamento por expectativa (que foi alimentada pelo formato 135, que a marca não tinha) obviamente gera demanda acima da capacidade de fornecimento. Basta uma simples análise sistêmica para entender o que está acontecendo, mas o curioso é que no Japão ela ainda está vendendo menos que a 1Ds Mark III e mundialmente o número está bastante similar, sendo que a 1Ds é bem mais cara. No Japão ela vende mais do que a 1D Mark III, mas mundialmente a 1D Mark III vende mais que o dobro, ou seja, os números dela não estão tão incríveis assim, o que tem segurado forte a Nikon é a diversidade de câmeras de entrada, que é exatamente a mesma estratégia que a Sony está adotando, exatamente porque é muito eficiente.
Segundo que não é raiva da marca, eu uso a marca e até gosto do que ela me oferece (por incrível que pareça uma das coisas que gosto é de ela demorar para lançar equipamentos), o que faço aqui é uma análise muito crítica de cenário, a Nikon age dessa forma, continua agindo e pelo visto ainda pretende continuar agindo, enquanto a Canon solta 2 a 3 câmeras da mesma linha no mercado ela solta uma e conta com a expectativa dos seus consumidores para vender seus equipamentos (os consumidores da Nikon são bem fiéis, basta ver como um comentário sobre a Nikon gera estresse entre os usuários da marca, enquanto um de Canon mal sai da primeira página... Nikonzeiro ve alguém falando da marca já vem com as pedras... rs), não há nada de excepcional e nada de inédito nesta estratégia da Nikon, tem gente que embarca e por isso eles continuam fazendo.