Autor Tópico: Filme 35mm processo  (Lida 2491 vezes)

cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Online: 12 de Julho de 2005, 15:01:37
Alguem poderia me explicar esses diferentes processos que existe nos filmes 35mm.

C41, E6, AP44, CR-56, AP70, CN-16, CN16Q, CN-16FA, CN-16L, CN-16S, ILFOTEC, MICROPHEN, ILFOSOL, ID-11

Os minilabs revelam todos esses tipos de filmes? Eu achei um minilab aqui que revelou no processo C-41 e demorou apenas 2 horas para ficar pronto. Estou querendo testar filmes com diferentes processos mas usando esse minilab.

Valeu
Carlos


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2005, 15:52:45
Carlos:

Lhe dizer os detalhes de cada processo está além do meu conhecimento. Grossíveimo modo, o C-41 é o processo padrão para revelação de filmes negativos coloridos, e o E-6 o processo para revelação de filmes positivos coloridos (slides). O E-6 ainda revela slides infravermelhos, embora não seja o provesso mais recomendado para isso.

Normalmente um lab revela por apenas um processo, e normalmente pelo C-41. E-6, pelo menos aqui no Rio, tenho de mandar para outro que centraliza as reveolações desse tipo em um só lugar.

Os processos são particularizados pelos químocos, etc, de modo que não é possível ao cada do lab mudar.

Ivan


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2005, 17:12:41
É, eu também não sei.

Um amigo meu só fotografa com positivo e revela em C-41. Ai fica aquele tom esverdeado, eu gosto muito.

Gostaria de saber os outros para poder brincar mais com isso.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2005, 18:07:32
Ivan, entao como vou testar varios filmes tenho que observar que tenha o processo C-41?  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2005, 18:28:15
Me parece, Carlos, que exceto alguns Agfa que têm processo específico, os demais filmes negativos são C-41 ou se revelam nela, embora possa ter outro nome na Fuji, por exemplo. Obviamente falo dos coloridos e dos PB tipo TN400 que são feitos para C-41.

O que o Danilo falou acima é revelação cruzada, isto é, revelar um filme num processo que não é para ele, conseguindo assim diferenças de saturação, cores, etc. Nunca fiz.

Ivan


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2005, 18:30:32
Acho que você iria gostar dos resultados Ivan. Teste um dia. :)

abraços