Autor Tópico: Reclamação  (Lida 3291 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Abril de 2008, 18:38:40
Vou pedir licença para ferir as regras do corredor e fazer uma reclamação:

Tem alguém colocando ruim em várias fotos claramente boas e não deixa nenhum comentário.

Não me parece um comportamento muito digno não.
Aqui é um espaço para aprendizado. Penso que se achou ruim tem um motivo e poderia compartilhá-lo.

Às vezes eu entro, voto razoável, boa e excelente e não comento. Mas não coloco ruim sem explicar o porque.

Sei lá... é apenas uma opinião.

PS: Os moderadores estão autorizados antecipadamente a retirar meu tópico se não acharem útil.

Abraço a todos.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2008, 18:45:37
Vou pedir licença para ferir as regras do corredor e fazer uma reclamação:

Tem alguém colocando ruim em várias fotos claramente boas e não deixa nenhum comentário.

Não me parece um comportamento muito digno não.
Aqui é um espaço para aprendizado. Penso que se achou ruim tem um motivo e poderia compartilhá-lo.

Às vezes eu entro, voto razoável, boa e excelente e não comento. Mas não coloco ruim sem explicar o porque.

Sei lá... é apenas uma opinião.

PS: Os moderadores estão autorizados antecipadamente a retirar meu tópico se não acharem útil.

Abraço a todos.

Eu concordo com vc, acho que a pessoa que votou ruim deveria explicitar o motivo de sua decisão. Mas, as vezes, a pessoa está sem paciência de fazer um comentário (críticas são mt delicadas para se fazer por escrito) e decide não escrever.


ps.: Não existe uma sala de "Sugestões", acredito que o melhor lugar para esse tópico seja em "Suporte".

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


top.of.mind

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2008, 18:56:11
Concordo com vocês, realmente seria muito bom saber as opiniões e críticas daqueles que acharam ruim a foto analisada, isso seria ótimo para o aprendizados de todos e também daria uma chance para que o dono da foto pudesse defender a mesma, caso a foto tenha um conceito específico que explique o porquê daquele detalhe ou efeito.



 
Fábio Lima

Barra da Tijuca - RJ

www.flickr.com/binhodesign


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 20:11:57
Rafa a área certa para esse tipo de comentário é mesmo a suporte.

Bom a Idéia do Corredor Polonês é que TODOS podem votar na enquete, mas os comentários só podem ser incluídos se tiverem PELO MENOS UMA SUGESTÃO DE MELHORIA PARA A FOTO.

Muitas vezes alguém não gosta de uma foto, mas não sabe ao certo dizer porque, nesse caso ela pode votar para deixar clara sua opinião sobre a imagem, mas não precisa comentar, uma vez que não sabe ao certo definir porque não gostou da imagem.
Criticar algo com embasamento é muito difícil, alguns preferem não se arriscar quando não entendem ao certo o porque de algo não ter ficado agradável, mas mesmo a assim a opinião dessas pessoas não deixa de ser válida. Além disso algumas pessoas podem considerar que suas críticas já estão embutidas nas críticas prévias e considerar desnecessário postar um novo comentário para dizer a mesma coisa.
Quando você analisa a enquete você deve verificar a opinião geral do público sobre a imagem, enquanto ao verificar os comentários você pode identificar o que pode estar levando a este resultado visual. Não é necessário que todos comentem opiniões negativas. Na verdade o corredor sequer é um espaço para colocar imagens boas, é um espaço exatamente para identificar problemas com a imagem e para tal a soma do resultado da enquete com o resultado das postagens podem levar a uma melhoria do resultado encontrado.

top.of.mind o dono da foto não pode replicar comentários no corredor polonês, se quer discutir a foto o espaço é a galeria, o corredor polonês oferece ferramentas para que você detecte problemas e um dos seus princípios de funcionamento é que quem posta a foto não pode replicar, exatamente para desinibir as críticas.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 21:34:32
O corredor polonês tem suas vantagens e desvantagens. É um forum que nunca vai contentar todo mundo.

Acho que tá pouco comentado. Poderia ser melhor explorado, principalmente com comentários de quem tem mais conhecimento para que os novatos tenham uma opinião sobre suas fotos.

Sugiro uma modificação para que o autor da foto possa responder às críticas e sugestões  após o encerramento do prazo.

Nem sempre uma crítica, sugestão ou leitura que foi feita da foto reflete a realidade que o autor quiz mostrar.

O autor deveria ter o direito de rebater leituras erradas em relação a sua foto.

Sou um "aprendiz de feiticeiro" em fotografia e novo no forum. Apenas expressei minha opinião de novato. Nada impede que com o tempo de participação eu mude de opinião.

Abraços
"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2008, 22:28:55
Adaly o espaço para discutir as fotos é a Galeria, se quer ouvir críticas e sugestões e falar sobre elas depois, você pode usar a Galeria.
O Corredor foi criado para ser um espaço de crítica despreocupada, onde quem critica não precisa ter medo de passar por desinformado em uma réplica ou sofrer uma réplica agressiva e os criticados poderão obter uma avaliação de fotos onde normalmente não conseguem ver problemas, mas que normalmente possuem problemas.
Ele não pode aceitar réplicas por alguns motivos, o primeiro é que a réplica poderia inibir comentários (o que de fato ocorre na galeria), e não é de interesse de quem posta no corredor, que quer na verdade descobrir um possível problema em sua imagem, o interesse é que lá se fale o que pensa independente do quão boa o autor pense ser a foto.
O segundo é que é desnecessário, porque se o autor quer identificar problemas e alguém não entendeu o que ele queria passar, isso por si só é um problema, porque esse é sem dúvida o maior problema que uma foto pode ter (a foto tem que falar por si só) e não vai mudar nada você tentar explicar, então nem mesmo é desejável tentar explicar o trabalho, considere que o principal problema encontrado foi passar o conceito, a foto continuará não passando a idéia que o você queria mostrar, independente de você detalhar ou não o que ela queria dizer.

Os comentários é o que foi dito acima, quando fotos boas são colocadas elas simplesmente não são comentadas, porque o corredor polonês não permite isso (não é um espaço para afagos), enquanto fotos ruins poderão ou não ter comentários, dependendo de a pessoa que votou conseguir ou não ver o que a desagrada na imagem.

A primeira foto que foi postada no corredor foi uma foto minha, que eu sempre julguei excelente, mas pouca gente gostava dela, e foi incrível, porque eu já havia postado ela uma infinidade de vezes em espaços abertos para réplicas e etc, como a galeria e nunca tinha descoberto porque ninguém se interessava por ela, foi no corredor que descobri que a foto tinha um sério problema de tratamento, ou seja, ele cumpriu o propósito dele. ;)

É importante ficar claro que o corredor não é um espaço de exibição de imagens, ele na verdade é um espaço criado para possibilitar a identificação de problemas nas fotos, muitos usam o espaço por vaidade, querendo ver boas votações de suas fotos, mas esse não é o objetivo dele, é importante estarmos atentos para os objetivos de cada sala, as desvantagens do corredor são cobertas pela galeria e as da galeria pelo corredor, cabe a quem posta escolher o local adequado. Para sanar a questão da vaidade temos a Arena e os concursos, quem quer exibir trabalhos e mostrar bom desempenho pode usar estes dois espaços que foram desenvolvidos para cobrir esta questão da vaidade pessoal, ou seja, temos salas para todos os gostos rs.


« Última modificação: 04 de Abril de 2008, 22:33:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2008, 23:07:50
Léo, concordo em alguns pontos contigo e discordo em outros.

Não tenho conhecimento suficiente de fotografia e do funcionamento dos foruns para um debate mais aprofundado.

Tua explicação me clareou uma coisa que passei a entender melhor: O corredor e a galeria são dois foruns que apesar de totalmente diferentes, se complementam.

No caso, a galeria serve para mostrar fotos bonitas e receber massagnes no ego e o corredor serve prá saber o que uma foto tem de errado e levar porrada.

Com o tempo vou aprendendo como é o funcionamento dos foruns. Por enquanto, agradeço a explicação.

Abraços


"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2008, 23:31:39
Leo:clap: :clap: :clap:

É claro que o cara tb tem que saber filtrar as críticas... As vezes vc coloca uma foto no Corredor pq quer entender como pode melhorá-la, mas as pessoas que as criticam não entendem o que vc quis passar com a foto. É chato pq vc não pode replicar, mas nada te impede de mandar uma PM pra pessoa! heeh

O interessante é exatamente isso de vc não poder "defender" a foto. Houve, assimila o que valher a pena e "vida aqui segue". Eu gostei do corredor polonês qd abriu, joguei algumas fotos lá e tal... Tava nessa onde de "vaidade", qria receber votinhos legais e tal. Depois que vi qual é a do Corredor passei a postar menos lá, a última que postei não gerou nenhum comentário... Fiquei mais chateado por isso do que pelo resultado "Razoável" da enquete.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2008, 22:18:55
Passei por isso, raiva de ver uma foto só com votos, rsss. Por isso que agora só voto "péssima" nas fotos do CP... :hysterical: :hysterical: Brincadeirinha!

Aprendi a respeitar a opinião dos outros, afinal a sala é para isso mesmo.
E no fundo, sempre acabamos tomando como lição de vida algumas coisas que acontecem aqui.
O Legal, também, depois de um tempo, vc posta uma foto ou tópico e chove comentários e discussões, aí a alegria é uma só.

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf