Autor Tópico: Ajudem um ignorante! (Em breve amador!)  (Lida 5672 vezes)

Bimbokun

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2008, 02:43:34
Bom,pelo que vi vc está mo JP.
Em que região vc mora?
Dependendo eu posso te dar uma dicas e quando eu for pra um lugar te dar um toque,apesar de que eu quase naõ fotografar por falta de tempo.


Opa, eu moro em Aichi, cidade de Komaki. Tb não tenho muito tempo, mas nas folgas sempre faço o possível
Apenas um padawan, mas vivendo e aprendendo!


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2008, 14:12:30
Nooooosa Kika, que que é isso!!!! Texto excelente e você só estava respondendo ao amigo. Você disse tudo e de uma maneira que poderia ser publicada em qualquer revista especializada. Parabéns.
Ao amigo Bimbokun, uma dica que ninguém te deu ainda: leia atentamente o manual da câmera, testando tudo na hora. Ou seja, só faça isso se tiver tempo de ler o manual com a câmera na mão.
Um dos principais problemas em qualquer equipamento é sua subutilização. Escrevi algo sobre isso no orkut discutindo que muita gente esculhamba com câmeras compactas e não sabe usar nem 40% dos recursos.
Descobri outro dia até medição de fotometria na minha Canon A410 de 2005, função existente na minha Xti e na sua 40D. Você verá, medição spot, matricial e ponderada, salvo engano.
So, conheça bem sua ferramenta para saber o que pode extrair dela. O resto, a Kika já matou a pau!
Abraços.

Bimbokun:

Falando de iniciante para iniciante, com alguma experiência em ensino.
O processo de aprendizagem, na fotografia ou em qualquer outra área, é muito particular e varia de acordo com os objetivos de cada um. No seu atual estágio, imagino que o objetivo seja controlar as funções básicas de sua câmera e obter resultados satisfatórios com ela, considerando as limitações dessa fase inicial.
Como disse cada um passa por um processo e tem suas próprias prioridades. Esse fórum, por exemplo, é bastante variado. Têm fotógrafos que preferem retratar o cotidiano, as relações sociais, o universo lúdico enquanto outros optam pela fotografia de moda, de espetáculos, o nu, a natureza. Não posso esquecer aqueles que não se fixam em linhas temáticas ou que cujas linhas temáticas se encontram no modo como fotografam e não no que é fotografo em si. As múltiplas opções não se encerram na escolha do tema mas se expandem para as questões técnicas e também formais. É um universo muito rico.
Indepente da sua preferência, articular instâncias como prática e teoria (embora tenda a pensar que a primeira é principal) e integrar ferramentas de aprendizagem são fundamentais.

Como disse o processo de aprendizagem varia de acordo com seus principais objetivos e também de outras variantes como tempo para se dedicar e dinheiro para investir.
Vou falar do meu processo de aprendizado, mas, lembre-se, sempre priorize as dicas dos mais experientes, pois é o que eu faço sem titubear.

Sobre a internet: Eu uso muito o google e também a ferramenta pesquisa deste e de outros fóruns. Neles eu esclareço muitas dúvidas e aprendo muita coisa que são próprias dessa fase inicial como, por exemplo, entender os milímetros das objetivas, distância focal, zoom óptico/digital, as diferenças entre uma compacta simples e uma reflex, as diferenças das lentes/câmeras/marcas, o uso de filtros, a função do ISO, abertura etc.
Vou indicar uma fonte para isso, mas não se contente apenas com ela porque nessa área tem muito interesse de mercado e nem sempre um artigo elogioso sobre determinada marca/empresa significa que ela é a melhor ou a mais adequada para os seus propósitos.
http://wnews.uol.com.br/site/colunas/lista_colunista.php?pagina=1&id_coluna=21&total=106

Sobre livros e leituras: Eu procuro ler livros técnicos, mas também reflexões sobre fotografia e livros sobre história da fotografia. São muitos, mas muitos mesmo, então vou indicar só um, mas não é nem o melhor nem o único: "O novo manual de fotografia", de John Hedgecoe, editora Senac. Mas têm outros como os manuais de Michael Freedman. Além dos livros técnicos, leia reflexões sobre fotografia. Eu leio os artigos na internet sobre isso, dos membros do fórum e também os livros. Agora estou lendo "Sobre fotografia", de Susan Sontag, e estou gostando bastante. Por exemplo, ressaltar a beleza de casas vitorianas e da mesma maneira os armazéns de rua, como fazia um fotógrafo americano, têm intenções implícitas que os livros técnicos não abordam nem dão conta de nos fazer pensar.

Sobre cursos: Têm pessoas que são autodidáticas, outras que precisam de um curso, outras que precisam dos dois. Isso vai depender da sua dinâmica de estudo/processo de aprendizagem. Eu, por exemplo, não tenho nenhuma dificuldade de estudar e ler, minhas dificuldades são práticas. Então, leio tudo o que posso e que encontro disperso na rede, chega a ser uma compulsão, mas não tenho tanta habilidade prática. Então procurei um curso 100% prático/técnico que é o eu preciso nesse momento.
O curso da NG é indicado para todo mundo que está começando. Eu fiz ele, não aprendi tudo, mas tive uma noção básica do que é o mundo da fotografia. Mas, lembre-me, precisa de uma certa disciplina, afinal é um curso via CD-Rom no qual você estabelece seus próprios horários.

Sobre softwares: A fotografia digital depende de alguns programas para você manipular suas imagens depois. Eu estou começando esse processo, mas tem gente que inicia ele antes de aprender a fotografar. Como disse, cada um filtra as informações que recebe e trilha seu próprio percurso. De qualquer forma, eles devem ser usados como ferramentas de apoio e não como muleta é o que dizem os mais experientes e eu concordo plenamente.

Sobre informações em geral: Os fóruns são ótimos para isso e têm vários. Tem gente que participa de todos eles, outros ficam num só. Eu participo deste porque foi o primeiro que eu conheci e já estou familiarizada com as pessoas, mas consulto outros também quando tenho dúvida ou quando as minhas buscas no google encaminham-me para eles.

Sobre outras questões: Muitos textos sobre fotografia estão em inglês, então um conhecimento mínimo da língua nunca é demais.

Ouça os mais experientes: Isso tudo que eu falei aqui é um resumo da articulação de todas as instâncias acima e dos conselhos dos mais experientes que eu prezo muito. Não vou citar nomes para não cometer nenhuma injustiça, mas para grande parte das minhas decisões eu conto com o auxílio do pessoal daqui. Infelizmente a gente nem sempre tem oportunidade de agradecer.

Sobre as suas dúvidas específicas, eu faria o seguinte:
1) Leria os artigos na internet para entender os mm da lente e outras questões mais, aqui vai mais uma referência sobre o assunto, além do artigo citado por um forista acima: http://wnews.uol.com.br/site/colunas/materia.php?id_secao=9&id_conteudo=170
2) Priorizaria o aprendizado e depois avaliaria a necessidade de adquirir novos equipamentos. De início, o seu equipamento está perfeito. Pode crer, tem muita gente que começa com bem menos, seja por opção, seja por dificuldades mesmo.
3) Filtros ajudam não só a obter certos resultados, como também protegem a lente. Mas tem um artigo no fórum que questiona o uso do filtro UV, por exemplo. Vai de você conhecer os prós e contras e tomar a decisão.
4) Leria um manual de fotografia e faria o curso da NG para começar.

Bem, aqui eu só dei um palpite, a decisão é sempre sua. (Eu fiquei assim depois que eu li "O existencialismo é um humanismo" hehehe)














Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2008, 17:15:34
Dr. Bambei,

Você é muito gentil, mas eu não tenho grandes pretensões nessa área como, por exemplo, escrever para revistas especializadas. Escrever porque um trabalho, uma pesquisa exige, é uma coisa que nem sempre estou a fim de fazer e, muitas vezes, faço por obrigação e aí, claro, fica bem chato. Não quero transformar um prazer como é a fotografia para mim num trabalho enfadonho, cansativo e desgastante.

Aqui, eu só quis mostrar um, dentre muitos, plano de estudo, que eu acrescento coisas novas todos os dias, para alguém que não sabe bem como começar. Mas é só isso, pois a solução das próprias dúvidas e a realização das próprias escolhas é um processo individual que eu não quero ser responsável. Os mais antigo dizem, e estão cobertos de razão, que é preciso ensinar a pescar... Mas, antes ou junto a isso, tem que se criar o gosto pela pescaria.

E, olha, eu não disse tudo.
Sem ser injustiça com os demais, mas, nessa questão, concordo com o Ivan e com o Rodrigo que estudar a história da arte e o processo de composição dos artistas contribui muito nessa busca por uma linguagem, por um modo de expressão, por um entendimento de si mesmo, considerando, claro, as características específicas de cada linguagem artística. Fotografia e pintura, por exemplo, não são iguais, mas complementam-se, não tenho dúvida.
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 17:36:22 por Kika Salem »


Bimbokun

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2008, 13:01:46
Tirei umas fotinhas fim de semana, só de brincadeira aqui do lado de casa... afinal, nem sei usar a câmera ainda... algumas sairam muito escuras ou claras... estão editadas no photoshop, pois as reais não ficaram legais. é muito feio editar no photoshop ou tem que ser tudo no "braço" mesmo?







drbambei
Em breve vou atrás de livros ou curso, fiquei boiando com medição de fotometria, medição spot, matricial e ponderada...   :no:
Apenas um padawan, mas vivendo e aprendendo!


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2008, 22:35:13
Bom,pelo que vi vc está mo JP.
Em que região vc mora?
Dependendo eu posso te dar uma dicas e quando eu for pra um lugar te dar um toque,apesar de que eu quase naõ fotografar por falta de tempo.


Opa, eu moro em Aichi, cidade de Komaki. Tb não tenho muito tempo, mas nas folgas sempre faço o possível


Pena que é um pouco longe de onde eu moro.Atualmente eu estou em Gunma.
Quanto ao PS,não é vergonha nenhuma fazer ajustes,na verdade o todo mundo faz,mas no meu caso que curto mais fotografar do que ficar na frente do PC,prefiro ralar na fotometria e ficar menos tempo pensando em que fazer no PS.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2008, 06:30:15
Bom,pelo que vi vc está mo JP.
Em que região vc mora?
Dependendo eu posso te dar uma dicas e quando eu for pra um lugar te dar um toque,apesar de que eu quase naõ fotografar por falta de tempo.


Opa, eu moro em Aichi, cidade de Komaki. Tb não tenho muito tempo, mas nas folgas sempre faço o possível


ola!


parabens pela camera...eu tb moro aqui mas em NAGANO..onde nem abriu ainda o SAKURA ..de tao frio.rs..

aqui vao uns sites de equipamentos aqui no japao que podem lhe ser uteis..

www.mapcamera.com

www.kakaku.com

quer uma dica? baixa o curso da NG e da uma olhada..ele e bem completinho e muito claro..simples..o sogredo e treinar e e testar...com o tempo vc percebera que lentes L sao o que tem de melhor..e quer uma dica? ja que vc esta aqui e pode pagar um preco justo..compre lentes L!

o resto e treino..e se for fotografar locais com neve no proximo inverno e precisar de dicas estamos ai,


abraco!


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2008, 14:59:16
eu ainda me considero iniciante.... mais já aprendi muito aqui no MF e em outros fóruns, hoje já consigo até ajudar outras pessoas que sabem menos do que eu.... aprendi tudo LENDO, fiz um curso mês passado pois nunca tinha feito antes e precisava entender melhor luz, luz de estudio e sobre lentes, o resto tudo lendo.... o que aprendi primeiramente foi LER O MANUAL da câmera, enxuguei literalmente o manual para aprender onde era o que e o que fazia, depois fui aprender FOTOMETRIA, como balancear ISO  x ABERTURA  x VELOCIDADE e como trabalhar com "isso", depois que vc aprender controlar a fotometria parar suas focos não ficarem estouradas ou escuras, sem definição.....

te recomendo a dar uma lida sobre Proporção Áurea, muita gente acha balela mais eu acho muito importante pois se fosse balela como dizem tudo o que vemos seria BALELA já que tudo tem P.A, os quadros renascentistas entre outros movimentos possuem P.A, arquitetura e escultura..... na parte de composição procure aqui no MF mesmo sobre Regra dos Terços, é sobre como trabalhar com enquadramento e composição da foto.

LEIA amigo...senão LER não vai aprender, pelo visto vc gosta realmente e esta disposto em aprender, tem uma BAIIIIIIIIITA equipamento (*eu babando), agora é só clicar... nada melhor do que a prática e depois do post da Kika nem tem mais o que falar XD


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2008, 11:43:53
Nossa, as possibilidades não se esgotam. Que bom.

- Não sei se alguém citou os encontros entre fotógrafos e os passeios fotográficos que são ótimos para promover a interação entre pessoas, trocar informações, conhecer equipamentos e esclarecer dúvidas. Além disso, dependendo da cidade e do local, fotografar em grupo é mais seguro que fotografar sozinho.
 
- O Dr. Bambei falou da leitura do manual com a câmera na mão para extrair o máximo que seu equipamento pode oferecer. Já adianto que uma leitura talvez não seja suficiente. kkkk

- O Coxão indicou expandir o estudo para além das dúvidas com o equipamento, como se aprofundar no estudo da proporção áurea, razão ouro, número Fi, proporção divina. Conheço muito pouco esse assunto e fui pesquisar o que isso significa exatamente. Achei bem complicado, mas me instigou bastante. Os textos da internet são muito superficiais, então cheguei aos livros "O universo e a xícara de chá", da jornalista americana especializada em ciência K.C. Cole, e "Razão áurea", do astrofísico israelense, nascido na Romênia, Mario Livio. Encontrei uma resenha comparativa dos dois livros que sustenta que o segundo é mais embasado que o primeiro porque, apesar de ser uma leitura agradável sobre um tema complexo, a autora comete imprecisões que desabonam a obra. Nesse caso, vou consultar o segundo livro que parece bem atraente porque traça um histórico do número fi, desde a Antiguidade até os dias atuais, e como ele aparece em vários segmentos da vida humana, desde a matemática, a natureza até as expressões artísticas. Mas, antes, vou terminar minha leitura da S. Sontag.

- Outra dica é o artigo do RFP que tem outras indicações que nós não mencionamos.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20696.0
« Última modificação: 11 de Abril de 2008, 11:53:04 por Kika Salem »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2008, 04:03:08
Essas fotos aí estão tecnicamente bem bacanas. Vc tem um excelente equipamento na mão...  :clap:

Além disso algumas mostram que vc tem talento para peceber cores e formas!

Estude um pouco e vai se surpreender.  :ok:

E como já foi dito, não deixe de ver texto sobre a linguagem fotográfica pois às vezes a gente se afunda na técnica e esquece a criatividade.
A técnica serve pra permitir que vc registre o que imaginou... Ela não pode dominar o processo.

Sobre o PS, fique à vontade. A tecnologia está aí pra ser usada.
Eu não gosto quando apagam detalhes digitalmente etc... mas tratar os parâmetros gerais, balanço e cores etc acho fundamental.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bimbokun

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #24 Online: 12 de Abril de 2008, 09:43:07
Felipe-Shokida Cara vc é de longe heim, alias, eu é que sou rs. Eu entendo mais de photoshop, alias, como não entendo nada de fotografia preciso muito de ajuda do programa.

Marcelo K Motozono Eu vou dar uma olhada nesse curso mesmo, todo mundo comenta... aqui já abriu o sakura, vou ver se tiro umas fotos até o fim do mês!

coxao Com certeza cara, ler, ler, ler e já que tenho a oportunidade de ter o bom equipamento, treinar muito, e quem sabe um dia ser alguma coisa rs

Kika Salem Eu baixei o manual em português, mas é de portual, muitos termos diferentes, mas deu pra se virar bem heim, descobri as coisas vitais como abertura, iso etc.

rogerio_prazeres Tecnicamente ficaram razoáveis graças ao equipamento e photoshop, pq na "moral" ficaram ruins, muito claras ou escuras etc. rs Mas eu chego lá!

Apenas um padawan, mas vivendo e aprendendo!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2008, 17:28:31
Bimbokun,

Vc viu que por falta de ajuda não vai deixar de aprender. Como o grande Ivan falou se você tiver proatividade para aprender vc irá longe na arte fotográfica.

Parabenizo à todos os amigos pelas dicas e pela disposição em ajudar. Em especial à Srta Kika que escreveu um texto maravilhoso e que com certeza ajudará muita gente que quer aprender!

Olha, quanto ao curso da NG, realmente é maravilhoso eu tenho os CD´s. No entanto sou totalmente contra pirataria e por isso não posso te fornecer os arquivos. Porém, dê uma olhada no ML. O problema apenas é o fato de vc estar no japão, vai ficar caro o frete. rs.. apesar que acredito que na Amazon.com vc também encontra esse curso em inglês.

No resto, boa sorte à vc e abuse da sua cam, pois vc está com um ótimo equipamento, num ótimo fórum e agora só depende de vc!

Abs!

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 22 de Abril de 2008, 19:54:15
Estou aqui só acompanhando, porque a postagem da Kika já falou tudo... :)
Quanto a cursos tem o que eu fiz para a Teia do Conhecimento em www.teiadoconhecimento.com :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.