Autor Tópico: Dúvidas na milimetragem das Lentes :-)  (Lida 7481 vezes)

thiagotoaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Julho de 2005, 16:47:54
PessoALL, boa tarde!!

Esse é o meu primeiro POST aqui e espero que seja o primeiro de muitos!! Um amigo me passou esse forum, mto legal, diga-se de passagem e estou mto satisfeito!! já li bastante coisa interessante...mas enfim, vamos à minha dúvida!

Queria saber como calcular quanto de zoom uma lente tem por essa "milimetragem" que os fabricantes nos informam. Queria saber qual a relação que existe entre o mm máximo e o mm minimo da lente, enfim, saber o que de fato significa uma lente xx-xx mm f2.8/4.5 por exemplo!!

Conto com a ajuda de vcs!!!

forte Abraco!! :rolleyes:  
Thiago Abreu
Canon EOS 40D + Lente Canon 24-70mm f/2.8 + Lente Canon 70-200mm f/2.8 + Canon Speedlight 580EX II

Flickr: thiagotoaki


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2005, 17:08:38
???

 :blink:  


thiagotoaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2005, 17:21:54
Será que não ficou mto clara minha pergunta?


Diferencas nesse valor 28-55mm, 100-300mm, o que eles DE FATO, significam??

em termos de zoom? e etc...existe algum calculo feito para saber o zoom? que relação devemos usar desses valores com o o valor do f (2.8/3.5 e etc)

Talvez tenha clareado um pouco mais agora...

 
Thiago Abreu
Canon EOS 40D + Lente Canon 24-70mm f/2.8 + Lente Canon 70-200mm f/2.8 + Canon Speedlight 580EX II

Flickr: thiagotoaki


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2005, 17:43:54
Este valor que vc chamou de milimetragem se chama na verdade Distância Focal, ele mede a distância entre o ponto de foco e a mídia o que leva à possibilidade de definir o ângulo de cobertura da lente, ou seja, quanto maior a distância focal menor o ângulo de cobertura da lente (o que dá a impressão de aproximação).

Isso que mede a distância focal.


A questão dos 3X, 10X e etc de Zoom é a relação entre a distância focal máxima e mínima de uma lente Zoom, não tem como definir o ângulo de cobertura a partir desta informação, por exemplo:
Uma lente de 10-30mm tem 3X de Zoom e uma lente 100-300mm também tem 3X de zoom, porém para mídias de mesmo tamanho uma 10-30 vai apresentar ângulos de cobertura bem maiores do que uma 100-300 (que deverá formar imagens mais fechadas).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2005, 17:50:31
Complementando o Leo, as aberturas indicadas muitas vezes nas lentes, como por exemplo 4.5-5.6, muito comuns nas teles zoom, dizem respeito as menores aberturas que você pode utilizar na menor e na maior distância focal, respectivamente.

abraços


thiagotoaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2005, 18:06:15
Que combinação da distancia focal e da abertura recomendariam para não obter fotos escuras??
gosto mto de tirar fotos de aviões, corridas de carro e etc..normalmente preciso de um certo zoom mas tenho medo de me aventurar a comprar uma lente para minha camera e tirar fotos escuras por conta dessa "combinação" da abertura e distancia focal da lente...

Um amigo tem uma Rebel e comentou comigo que sua lente era muito escura, precisava de uma lente mais clara...
 
Thiago Abreu
Canon EOS 40D + Lente Canon 24-70mm f/2.8 + Lente Canon 70-200mm f/2.8 + Canon Speedlight 580EX II

Flickr: thiagotoaki


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2005, 18:24:32
Ah a combinação depende de cada situação.

Ele deve achar que a lente é escura por obter uma abertura máxima "pequena" na menor distância focal.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2005, 18:27:58
A distância focal não interfere na quantidade de luz (a não ser pelas aberturas indicadas nas lentes), a abertura sim. Quanto maior a abertura f2.8, f1.8, 1.4... irá entrar mais luz no sensor/filme e você poderá usar velocidades mais altas para congelar os movimentos dos aviões e carros.

Agora cada dia, hora, local tem luzes diferentes, você tem que fotometrar e ver o que fica melhor. Não é algo presetado, entende?

Qual a sua câmera?
 


thiagotoaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2005, 18:41:31
Minha camera é uma NIKON CP 8800. Camera muito boa, mas decidi partir para uma REBEL, algo um pouco mais avançado eu diria...pelo menos para mim!!!

Eu entendi bem o que disseram! Bom, poderiam me ajudar a decidir entre duas lentes 300mm que achei o custo interessante???

Lente 01

Lente 02

Me ajudem ou dêem sugestões para que eu peça minha rebel com uma lente razoavel no quesito custo X beneficio....

valeuuu!! :)  
Thiago Abreu
Canon EOS 40D + Lente Canon 24-70mm f/2.8 + Lente Canon 70-200mm f/2.8 + Canon Speedlight 580EX II

Flickr: thiagotoaki


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2005, 19:03:01
Olha, eu não tenho SLR da Canon, mas pelo que vejo os companheiros comentarem, a 100-300 é melhor que a 75-300.

abraços


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2005, 19:03:25
Desculpe-me a sinceridade, que espero que não seja encarada como desestímulo, mas se você não tem idéia desses conceitos, não vejo porque precisa de uma Rebel.

A câmera não o fará fotografar melhor. e a máxima aproximação que você terá será menor do que a que tem na 8800 Nikon, de 350mm (maior que as 300mm que viu), com abertura também maior que as das lentes (5.6 em tele nas duas que você mostrou). Ouso dizer que você pagará mais e terá uma ótica por do que a da 8800, que é ótima.

Acho que, pela natureza das dúvidas que você expressou, o mais útil (e mais barato) seria procurar estudar fotografia, entender esses conceitos, entender o que cada regulagem da câmera produz, o que significam os termos usados, e, principalmente, a técnica de fotometria e de captura de esportes. Não sei aonde você mora, mas sugiro um workshop com o Leo, que os tem realizado com certa freqüência.

O certo é trocar de cãmera quando entendemos perfeitamente o porquê precisamos de outra.

Ivan



 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2005, 19:05:10
Citar
Desculpe-me a sinceridade, que espero que não seja encarada como desestímulo, mas se você não tem idéia desses conceitos, não vejo porque precisa de uma Rebel.

A câmera não o fará fotografar melhor. e a máxima aproximação que você terá será menor do que a que tem na 8800 Nikon, de 350mm (maior que as 300mm que viu), com abertura também maior que as das lentes (5.6 em tele nas duas que você mostrou). Ouso dizer que você pagará mais e terá uma ótica por do que a da 8800, que é ótima.

Acho que, pela natureza das dúvidas que você expressou, o mais útil (e mais barato) seria procurar estudar fotografia, entender esses conceitos, entender o que cada regulagem da câmera produz, o que significam os termos usados, e, principalmente, a técnica de fotometria e de captura de esportes. Não sei aonde você mora, mas sugiro um workshop com o Leo, que os tem realizado com certa freqüência.

O certo é trocar de cãmera quando entendemos perfeitamente o porquê precisamos de outra.

Ivan
Concordo plenamente. :)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2005, 19:32:38
Citar
Desculpe-me a sinceridade, que espero que não seja encarada como desestímulo, mas se você não tem idéia desses conceitos, não vejo porque precisa de uma Rebel.

A câmera não o fará fotografar melhor. e a máxima aproximação que você terá será menor do que a que tem na 8800 Nikon, de 350mm (maior que as 300mm que viu), com abertura também maior que as das lentes (5.6 em tele nas duas que você mostrou). Ouso dizer que você pagará mais e terá uma ótica por do que a da 8800, que é ótima.

Acho que, pela natureza das dúvidas que você expressou, o mais útil (e mais barato) seria procurar estudar fotografia, entender esses conceitos, entender o que cada regulagem da câmera produz, o que significam os termos usados, e, principalmente, a técnica de fotometria e de captura de esportes. Não sei aonde você mora, mas sugiro um workshop com o Leo, que os tem realizado com certa freqüência.

O certo é trocar de cãmera quando entendemos perfeitamente o porquê precisamos de outra.

Ivan

Também concordo. Você já tem uma boa câmera, com bons recursos e qualidade. Explore bem ela, aprimore seus conhecimentos e, se mais adiante, sentir necessidade de trocar de câmera, saiba exatamente o que você quer o qual câmera poderá te atender.

Um abraço e bem-vindo ao fórum! :)  
« Última modificação: 12 de Julho de 2005, 19:35:53 por Bruno Gomes »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2005, 20:39:38
Citar
Desculpe-me a sinceridade, que espero que não seja encarada como desestímulo, mas se você não tem idéia desses conceitos, não vejo porque precisa de uma Rebel.

A câmera não o fará fotografar melhor. e a máxima aproximação que você terá será menor do que a que tem na 8800 Nikon, de 350mm (maior que as 300mm que viu), com abertura também maior que as das lentes (5.6 em tele nas duas que você mostrou). Ouso dizer que você pagará mais e terá uma ótica por do que a da 8800, que é ótima.

Acho que, pela natureza das dúvidas que você expressou, o mais útil (e mais barato) seria procurar estudar fotografia, entender esses conceitos, entender o que cada regulagem da câmera produz, o que significam os termos usados, e, principalmente, a técnica de fotometria e de captura de esportes. Não sei aonde você mora, mas sugiro um workshop com o Leo, que os tem realizado com certa freqüência.

O certo é trocar de cãmera quando entendemos perfeitamente o porquê precisamos de outra.

Ivan
Eu concordo com vc ivan, na verdade sem conhecimento é provável que uma SLR o faça fotografar pior, pois essas máquinas são normalmente mais exigentes com o fotógrafo do que uma prossumer.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


vilandal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • http://
Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2005, 22:05:22
Olá, para começar, o curso da National Geographic, por exemplo.

Curso de Fotografia

Um conselho, antes de mais nada: não troque sua CP8800 antes de ter certeza! As lentes que mencionaste não possuem estabilização de imagem, que permite fotos mais nítidas com pouca luz e em maiores distâncias focais.

Sobre o "número f" ou abertura: É o valor da relação entre o diâmetro da lente e a distância focal (Exemplo: minha máquina tem lente de 45mm de distância focal e abertura máxima f=1:1.8, o diâmetro de passagem de luz da lente é de 25mm, resultado da divisão 45/1,8.
Lentes de grande distância focal normalmente têm aberturas menores.
Para os curiosos, a máquina é uma rangefinder Yashica Lynx com lente fixa.
Vilso