Autor Tópico: Dúvida cruel: Nikon D80 X Sony A350  (Lida 31378 vezes)

druso

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Online: 06 de Abril de 2008, 23:18:24
Sou iniciante e estou em dúvida entre a Nikon D80 que ja tem a tradição, qualidade da marca, Facilidade em encontrar lentes etc X Sony A350 lançamento da Sony com alguns pontos positivos que devem ser levados em conta como: 14.2 MP, imagem ao vivo, monitor articulado entre outros.

Espero uma ótima discussão...

Abraço a todos.

Druso


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2008, 23:46:17
Entre essas vá de A350 que é uma câmera bem mais completa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Titus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2008, 00:23:44
druso, você mesmo já respondeu: Nikon.
De que adianta uma câmera supostamente melhor se você não encontrar as lentes e acessórios de que necessita?


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2008, 00:51:09
eu vejo vantagem em pegar uma D80 usada ... tem gente se desfazendo de D80 com se fosse leprosa :) e procurando acha uma quase nova por um valor bem bacana.
Marcelo - POA/RS



tom82

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2008, 01:04:50
Depende... Vai usar para quê? Hobby, trabalho...?  Pretende usar em estúdio? Quais lentes pretende usar?

Dependendo das suas respostas, poderemos indicar melhor, não é?
Sua obrigação, visite minha sala:


https://www.facebook.com/tomcosta82


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2008, 07:57:53
Druso,

Eu trocaria a Sony A350 pela Sony A300, elas são similares, porém a A350 tem 14Mp e a A300 tem 10Mp, a diferença de preço é boa, e as vantagens da A350 são mínimas.

Existe apenas um ponto que ainda me incomoda na Sony A300/A350, que seria a diminuição do visor, por outro lado é a única que tem um Liveview decente.

Uma é mais completa e a outra as vantagens de um sistema mais utilizado.

Valeu


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2008, 09:10:57
druso, eu sou absolutamente amador, isso quer dizer que eu não fotografo em eventos, festas nem nada, eu só uso o equipamento pessoalmente.

Eu tenho uma Olympus E510, com tudo isso que vc está vendo na A350. Se vc está aprendendo a fotografar vai achar que o liveview é importante, depois vc vai ver que não precisa dele. Eu só comprei a E510 pois a minha esposa também usa a máquina e se negou a comprar uma máquina que não tivesse esse recurso. Se ela usa a máquina uma vez por semestre é muito, mas sabe como é mulher :(

Eu pretendo comprar uma A300, como é sabido aqui pelos colegas do forum, mas uma coisa que já foi comentada é o tamanho do visor optico que dizem ser maior na D80 e isso realmente é um grande diferencial pra mim, o da E510 também é pequeno e me incomoda muito. É muito confortável usar uma máquina com esse visor bem grande e claro.

Quanto as lentes e acessórios pra sony isso não é problema. Quando eu comprei a Olympus quase me mataram dizendo que não se acha equipamento no mercado de usados, mas honestamente eu não estava nem aí, já que não costumo mesmo comprar nada usado. A sony tem um leque enorme de possibilidades e certamente vc vai encontrar o que precisa.

A escolha da máquina vai ser uma questão muito pessoal. Mas acredito que a A350/A300 atenda bem o público mais amador que está migrando pra DSLR e a D80 pra quem quer levar a sério (me parece ser uma máquina bem mais robusta e durável, sem contar que está no mercado há algum tempo e as sony acabou de chegar, pode ser que tenha algum recall ou coisa do tipo).
E, também, a comunidade Nikon é bem maior e é mais fácil trocar informações.
Se o Leo Terra encher o saco de fotografia e for fazer culinária, a comunidade sony vai perder metade da sua força, aí a coisa vai ficar feia. :D

Resumidamente vc não irá se arrepender ao comprar uma delas.

Abraços e boa sorte.
[Cameraless !]


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2008, 09:20:42
Eu entre D80 e A350 iria de A300...

Acredito que o sensor da A300 renda melhor que o dá A350, pois a Sony já começou a inflar os sensores com MegaPixel como faz nas compactas...

Abraços!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2008, 09:34:11
Eu entre D80 e A350 iria de A300...

Acredito que o sensor da A300 renda melhor que o dá A350, pois a Sony já começou a inflar os sensores com MegaPixel como faz nas compactas...

Abraços!

Concordo Tiago,

Precisamos fazer um movimento contra o achatamento dos pixels...hehehe..

Segue um review da A350 contra a XTI.
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_DSLR_A350/noise.shtml

A conclusão é interessante, sobre o que estamos falando.
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_DSLR_A350/verdict.shtml

Abraço


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2008, 09:39:34
Meu caro Druso.
A pesar de muita coisa eletronica das nikon ser marca Sony.
Pensa en acesorios,lentes,ASSISTENCIA!!!!!!!!.
Nikon tem tudo,uso nikon faz 20 anos jamais teve problemas.
Teve uma Sony 828 excelente, sensacional, mas aqui voce nao acha nem um miseravel cabinho para nada.
assistensia boa rapida, nem sonhando.
Outra, se comprar errado, e muito dificil de vender.
Nenhum profissional compra Sony.
Mesmo sendo amador, se comprar nikon e mas facil para vender se desistir,pensa nisso.
Boas sao as duas,obviamente.
Na pratica dependendo do uso, nao influi os 10 mega de uma com os 14 da outra.
Voce vai fazer fotos de 4x4 metros!!!!!!!!!!!!!.
Dependendo como a foto e feita e tratada, com 10 mega voce faz chover.
qualquer consulta,escreve!!!!!!!!!!!!!!!!!
grande abraço
Boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2008, 09:42:58
Titus lentes não são uma restrição para Sony já a algum tempo, na verdade ela tem o melhor set inicial do mercado hoje, melhor que Nikon, melhor que Canon, melhor que Pentax e melhor que Olympus, o set de entrada deles está simplesmente imbatível, o set intermediário também está excelente, eles estão elaborando agora é um set alto, que ainda está precisando de ajustes, mas que deve estar bem fechado até o final do ano (quando vão lançar a A900), isso inclui uma nova 70-200 f/2.8 (com um preço melhor) e uma 10-24 top de linha que está em faze final de projeto, além da fantástica cz 24-70, que é simplesmente a melhor lente da categoria. Os tempos em que lentes eram um problema para a Sony já se passou desde a PMA 2007 e está terminando de se firmar com a PMA 2008.
Hoje a Sony conta com 10 lentes Zoom para as categorias de entrada e intermediárias, cobrindo todo o range dessas categorias e a maioria delas são as melhores entre as concorrentes. NA categoria superior é que eles ainda tem deficiência, com apenas 2 lentes zoom que cobrem o range entre 24mm e 200mm, ambas as melhores entre as concorrentes, mas o range aqui precisa de pelo menos uma GA e uma lente zoom que vai a 400mm para ficar adequado. É importante lembrar que não é necessário ter 30 lentes iguais em linha, como a Canon, que tem lente com USM, lente sem USM, lente com IS, lente sem IS e etc, uma marca precisa sobrir o range de vários níveis de qualidade esperada e a Sony já o fez para os dois principais níveis (em termos de vendas), que são os níveis até US$ 800,00 e o fez com extrema qualidade, oferecendo várias opções que são excelentes como a 16-105, a CZ 16-80 (não tem uam concorrente que chegue aos pés dessa lente pelo preço que ela custa) e a também fantástica CZ 70-300, com essas duas zoom você cobre o range entre 16mm e 300mm com uma qualidade que nenhuma outra concorrente oferece pelo mesmo preço e se complementar com a 11-18 (que não deve nada para as principais concorrentes) você fica com um range simplesmente completo em termos de aplicações na categoria de lentes até US$ 800, sem se esquecer que eles também tem cobertura total no range de entrada para o mesmo range.

NAs fixas eles também já contam com 12 lentes nenhuma com aplicação repetida (como as Canon que tem 400mm isso, 400mm aquilo, 400mm aquilo outro, 400mm etc), para você ter uma idéia ela tem até mais cobertura (em intervalo de ângulo de visão) nas linhas até US$ 800 do que a Canon.
Ela continua com deficiências nas linhas mais avançadas de fixas e nestas eu realmente não sei quanto tempo demorarão para cobrir.
Ou seja, o problema que a Sony tem de Range se resume ainda às linhas mais avançadas, que começaram a ser cobertas agora em decorrência do lançamento da A700 e da A900, porque até então ela atendia um público diferente (eu não conheço muitas pessoas dispostas a pagar US$ 1500,00 em uma lente enquanto paga US$ 700,00 na câmera, a maioria esmagadora das pessoas fazem o contrário), mas o papo de problemas de cobertura da Sony já não passa de lenda para a maioria dos níveis de uso, só os usuários mais exigentes (aqueles dispostos a gastar US$ 5000,00 em lentes) é que ainda não estão completamente cobertos (apesar de isso já estar a caminho com lançamentos previstos para a Photokina), isso não vale só para a Sony, a PEntax e a Oly estão seguindo caminhos semelhantes de cobertura do Range (apesar de ainda não terem atingido essa maturidade). É importante lembrar analisar os range que Nikon e Canon mantém lentes super antigas no escopo de lentes, lentes essas que são completamente inúteis, porque existem várias outras mais modernas cobrindo o mesmo range. Disponibilidade de lentes não é dada por número de lentes e sim pela cobertura de ângulos de visão e níveis de qualidade de imagem e resistência do corpo que o set de lentes é capaz de oferecer. ;)


Matusalem pior que não perde, eu comecei a olhar para a Sony depois de dar uma passada na comunidade deles no Dpreview. Eu fui usuário de DSLR da Canon, da Fuji e da NIkon, eu admito que tbm tinha algum preconceito com a Sony, mesmo depois de ela comprar a Minolta eu ainda tinha aquele receio vindo daquela era negra das compactas da marca (porque eles tbm já sairam dessa era). Foi visitando a comunidade da Sony DSLR no Dpreview (que hoje é a quinta mais ativa, colada na Canon SLR e na Nikon SLR, o que é bastante relevante, sendo que as mais ativas São a da Canon compactas e a da própria Sony compactas), que eu comecei a observar várias vantagens do equipamento que eu não acreditava que a Sony manteria da Minolta, como a qualidade do sistema de AF e dos sistemas de exposição. Foi ai que resolvi avaliar a Sony como opção. O que está ocorrendo aqui no Fórum (de o pessoal começar a falar de Sony (note que eu não fui o primeiro a falar aqui no fórum, eu até fui um dos que falei com cautela sobre a A700) o Ivan Lee e o Paulo Machado são usuários que estão no sistema a mais tempo que eu, inclusive o Paulo me deu algumas dicas para minha compra rs... :) A tendência é que a comunidade de fortaleça, pelo menos enquanto a Sony mantiver esse rítimo de bons lançamentos.

 
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 09:51:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2008, 09:48:57
pó Léo, manera aí, melhor set inicial? tendo por base o desempenho das lentes, valor, custo benefício? se é para puxar brasa para o meu assado sou mais a 18-55 II e 50-200 pentax.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2008, 10:05:32
Marcelo não estou puxando sardinha, é só pegar os MTF, o par 18-55 II/50-200 é um bom set pelo que custa, mas o MTF é ridículo se comparado com lentes como a CZ 16-80, a CZ 16-80 tem MTF 4 em 35mm que é MTF de fixa, a 18-55 tem MTF 2.9 (que é MTF típico de lente de baixo custo), é bom para uma lente de US$ 200,00, mas nesse intervalo de preços as lentes são todas muito equivalentes, mas como na classificação da CIPA as lentes de entrada terminam em US$ 800 (o que faz até sentido em termos de compradores médios), ai temos 2 Sony que praticamente não têm concorrentes, A 16-80, é outro padrão de lente (na verdade outro universo pelo que ela custa), só para você ter uma idéia da qualidade e do range do conjunto CZ 16-80 e CZ 70-300 a única marca que tem uma lente do mesmo preço e do mesmo nível da CZ 70-300 é a Canon com a sua 70-200 f/4.0L, agora a CZ 16-80 pelo preço que custa simplesmente não tem competidoras, o que torna esse par a melhor opção montada com lentes até US$ 800,00, portanto a melhor opção de lentes de entrada.
No rangezinho de US$ 200,00 as opções são todas a mesma coisa, a Canon tinha a piorzinha mas melhorou o fundo de garrafa que era a 18-55 o que colocou todo mundo no mesmo patamar, nesse intervalo de preço não tem ninguém melhor, todo mundo gira em torno de MTF 2.8 e 2.9, se for fixar nessas lentes até US$ 200,00 US$ 250,00 ai pode comprar qualquer uma porque os kits são todos exatamente do mesmo nível. ;)
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 10:22:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2008, 10:09:41
sim, eu falo de lente básica básica, se for intermediária....
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2008, 10:14:33
MArcelo por isso que eu disse set inicial (e não de baixo custo)... Inicial porque para quem está investindo na primeira câmera, trabalhar com lentes de entrada no padrão CIPA é tolerável, mesmo porque a Sony oferece Kit com a 16-80 ;), agora de baixo custo não tem diferença, é tudo igual, são lentezinhas fraquinhas, piores até do que de algumas Prossumers, se você for concentrar sua compra em lente de baixo custo pega pela câmera mesmo porque não tem diferença nas de baixo custo.
O que a Sony precisa mudar urgente é o nível profissional, que as lentes que tem são excelentes, mas algumas estão com preço inviável e outras faltam range, como GA (o maior pecado é não ter ainda uma GA Zoom ai para brigar nos US$ 1200,00 e uma nova 70-200 f/2.8 para brigar por um preço mais justo, se eles colocarem isso em linha e uma Zoom top que vá até 400mm e uma fixa top 400mm f/2.8 eles ficam com um range muito bom para nível profissional).
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 10:23:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.